Skip to main content
Header
Pergunta

O que é preciso fazer para trocar a uma v1 pela v2 ?


O que é preciso fazer para trocar a box v1 pela v2 . Tenho tido alguns problemas e penso que são resultantes do cabo já ter mais de 20 anos e não ser possível substitui-lo . O router está perto o suficiente para ligar o cabo . Qual o custo da alteração e no valor do pacote ?

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

13 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12162 comentários
  • 17 de dezembro de 2021

Não é possivel alterar entre versões da UMA.

Também lhe garanto que não é isso que lhe vai resolver o problema seja ele qual for.


Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 865 comentários
  • 17 de dezembro de 2021

Se o problema for do cabo mudar de caixa não o vai ajudar. Infelizmente só mesmo mudar o cabo.


  • Autor
  • Kilobyte
  • 13 comentários
  • 17 de dezembro de 2021

atcrs Penso que a sua resposta não está correta . A v1 é ligada por cabo coaxial diretamente à parede . A v2 é ligada por cabo ethernet diretamente ao router . O coaxial deixa de ser utilizado


  • Autor
  • Kilobyte
  • 13 comentários
  • 17 de dezembro de 2021

guimas . A sua “garantia” deixa-me desconfiado . Ontem esteve cá um técnico da NOS a trocar a uma v1 por outra v1 . Disse-me que os problemas vinham do cabo e sugeriu que resolvia os problemas se trocasse pela v2 . Ele não o podia fazer sem ordem superior . Apenas pode fazer troca por troca 


Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2259 comentários
  • 17 de dezembro de 2021

Para trocar o modelo de equipamentos tem que renegociar o contrato, ou seja nova fidelização. 

Se o tecnico disse que o problema vem do cabo coaxial, que pelo que disse “vem da parede”, então isso é a rede interna da sua casa, logo deverá falar c um eletricista para trocar esse cabo. 

Ainda assim a NOS tem que garantir o serviço com qualidade, por isso poderão agendar um técnico pra passar um cabo novo desdo ONT até á sua box. Fica é com u mcabo coaxial a passar no rodapé…

Um bem haja 


Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12162 comentários
  • 17 de dezembro de 2021
Zé Pereira escreveu:

atcrs Penso que a sua resposta não está correta . A v1 é ligada por cabo coaxial diretamente à parede . A v2 é ligada por cabo ethernet diretamente ao router . O coaxial deixa de ser utilizado

Isso é mentira. o coaxial é utilizado SEMPRE.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29383 comentários
  • 18 de dezembro de 2021

Boa tarde @Zé Pereira,

A comunidade prestou uma boa ajuda sobre a sua questão. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

Obrigado


  • Autor
  • Kilobyte
  • 13 comentários
  • 18 de dezembro de 2021

Guimas - Agradeço o seu comentário e o seu SEMPRE . Não seja pretensioso a opinar , em letra MAIÚSCULA sobre o que não sabe ( parece que opina muito 5.779 vezes ??? ) .  Não conhece a minha casa . Não conhece a rede que tenho  . TENHO UMA REDE MESH . A box não precisa do cabo coaxial que está danificado para funcionar , como deveria saber . Antes de opinar EM MAIÚSCULAS , primeiro informe-se . INFORMEI-O e FUI 


  • Autor
  • Kilobyte
  • 13 comentários
  • 18 de dezembro de 2021

Bruno Aleixo . Obrigado pelo seu comentário positivo e útil . Não é possível substituir o cabo pois atravessa a minha casa pelo chão e paredes e  ,  em alguma curva , estará quebrado/trilhado e não sai . Pelo mesmo tubo não cabe outro cabo e está fora de questão passar um cabo pelos rodapés . Seriam dezenas e dezenas de metros pois o router está no piso de cima  . Fiz uma rede MESH e é aí que eu quero usar a v2 pois deixo de usar o cabo coaxial onde atualmente está ligada a UMA . Vou saber das condições para a troca . Obrigado 


Inês B.
Forum|alt.badge.img+2
  • Moderador
  • 7094 comentários
  • 19 de dezembro de 2021

Olá @Zé Pereira,

Para verificarmos a melhor solução possível, envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum.

Obrigada


Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12162 comentários
  • 19 de dezembro de 2021
Zé Pereira escreveu:

Guimas - Agradeço o seu comentário e o seu SEMPRE . Não seja pretensioso a opinar , em letra MAIÚSCULA sobre o que não sabe ( parece que opina muito 5.779 vezes ??? ) .  Não conhece a minha casa . Não conhece a rede que tenho  . TENHO UMA REDE MESH . A box não precisa do cabo coaxial que está danificado para funcionar , como deveria saber . Antes de opinar EM MAIÚSCULAS , primeiro informe-se . INFORMEI-O e FUI 

volto a repetir .. SEMPRE !

Não fale do que não sabe ..


  • 64 comentários
  • 23 de dezembro de 2021
Zé Pereira escreveu:

Bruno Aleixo . Obrigado pelo seu comentário positivo e útil . Não é possível substituir o cabo pois atravessa a minha casa pelo chão e paredes e  ,  em alguma curva , estará quebrado/trilhado e não sai . Pelo mesmo tubo não cabe outro cabo e está fora de questão passar um cabo pelos rodapés . Seriam dezenas e dezenas de metros pois o router está no piso de cima  . Fiz uma rede MESH e é aí que eu quero usar a v2 pois deixo de usar o cabo coaxial onde atualmente está ligada a UMA . Vou saber das condições para a troca . Obrigado 


Imagino que seja cliente HFC. A box UMA V1 em HFC apenas necessita de ser ligado por Coaxial, como tem o modem interno DOCSIS, a ligação da UMA V1 à Internet é feita pelo cabo Coaxial (para clientes HFC).

A box UMA V2 não tem nenhum modem interno, por isso precisa de uma ligação adicional Ethernet,. e para isso usa adicionalmente um cabo de rede Ethernet. Na Box UMA V2 é necessário o cabo coaxial e o cabo Ethernet. Não é possível ligar a UMA V2 apenas por Ethernet, uma vez que o sinal de TV está presente no Coaxial. A funcionalidade WiFi não é atualmente suportada na UMA V2.

Se o cabo coaxial que liga à sua Box se encontra degradado a única forma será reparar o mesmo. Geralmente os técnicos da NOS fazem isso, e deveriam ter feito aquando da instalação, pelo menos em FTTH fazem, quanto a HFC não sei.


Inês B.
Forum|alt.badge.img+2
  • Moderador
  • 7094 comentários
  • 23 de dezembro de 2021

Olá @Ana Lopes,

Obrigada por partilhar com a comunidade a informação sobre as boxes e tecnologias. :blush:

 


Comentário