Skip to main content
Header

Mau funcionamento sistema iris

Forum|alt.badge.img

Boa tarde, estou com mesmo problema de há seis meses atrás no sistema iris. As gravações  automáticas e de arquivo não estão a dar em Hd. Apenas o que dá em direto está em Hd.

A barra de puxar para frente e para trás os programas está funcionar mal. A imagem e o tempo ficam parados, não dando para ver  o que está passar e o tempo que já passou. Isto acontece há mais de 1 semana. Já desliguei da corrente e já fiz reposição de parâmetros, mas nada resolveu. Noto também que estão a dar muitos falhanços e paragens momentâneas.Volto referir, apenas nas gravações e  arquivo. Gostaria de saber se está identificado o problema, pois em Dezembro passado, demoraram mais de 1 mês a resolver. Para além de que é muito chato, estar a passar frente ou para trás um programa e não se conseguir ver o que está passar e o tempo.

16 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • June 12, 2025

O melhor é começar por ver os cabos de sinal da box, se estão bem ligados nas duas pontas e não têm folga na ligação. 

Se continuar igual, tenta fazer o despiste da app:

um bem haja 

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Megabyte
  • June 12, 2025

Já fiz isso dos cabos. Como referi , esta situação afetou milhares de clientes iris de forma generalizada, em Dezembro 2024. Estiveram mais de 1 mês a dizerem que estava sinalizada e a tentarem resolver. Os indícios são os mesmos, tudo exatamente igual. 

O problema de puxar atrás e á frente e náo dar o tempo ou imagem que está passar, logo se vê que náo será aqui da minha box e fios, nem vai lá com reposições.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • June 13, 2025

Boa noite ​@rosas

Por favor indique se o se foram identificados problemas, escolha “Iniciar Processo” e avance com o processo de resolução automático sugerido e bem, pelo ​@Bruno Aleixo

Obrigado.

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5

Já fiz isso dos cabos. Como referi , esta situação afetou milhares de clientes iris de forma generalizada, em Dezembro 2024. Estiveram mais de 1 mês a dizerem que estava sinalizada e a tentarem resolver. Os indícios são os mesmos, tudo exatamente igual. 

O problema de puxar atrás e á frente e náo dar o tempo ou imagem que está passar, logo se vê que náo será aqui da minha box e fios, nem vai lá com reposições.

Bom dia, o problema de puxar atrás ou avançar já acontece há algum tempo e mantém-se, por vezes ao carregar no botão passa de imediato 15 minutos para trás, depois não há informação e só parando sabemos onde estamos, o problema é conhecido pela NOS, está identificado e tem sido comunicado que está em resolução. Da nossa parte, (utilizadores),  nada pode ser feito, apenas aguardar.

• Kilobyte
  • July 29, 2025

Boa noite, ​@rosas. Estou com o mesmo problema há mais ou menos o mesmo tempo e, sim, também experienciei a mesma situação no final do ano passado. Relatei o problema aqui: Imagem não acompanha ao avançar e retroceder | Forum NOS. Infelizmente, ninguém dá um prazo para a resolução… O seu também ainda não foi resolvido, pois não? Obrigada

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Megabyte
  • July 31, 2025

Boa noite, continua tudo igual.  A minha paciência estar chegar ao limite. Enrolam enrolam e não resolvem. Mas o cliente paga. Todos os despistes foram feitos. Mas claro,. tal como  6 meses   é um problema geral que tem ser solucionado internamente. Mas nem sequer dáo feed back da situação.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 1, 2025

Boa tarde ​@Sara R. e ​@rosas,

Sabemos como é importante que o serviço de TV esteja a funcionar sem falhas.

Para podermos ajudar da melhor forma, sugerimos que realizem um despiste técnico em my.nos.pt/problemas-tecnicos ou através da App my NOS.

Saibam como em: 

Partilhem com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado,

Boa tarde, também estou com o mesmo problema no meu serviço. Essa situação já corre a mais de um mês. O que estão a fazer para resolver esse problema? 

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5

Boa tarde, também estou com o mesmo problema no meu serviço. Essa situação já corre a mais de um mês. O que estão a fazer para resolver esse problema? 

Boa tarde, se se refere ao problema das gravações, estamos ainda aguardando a resolução pela parte tecnica da NOS.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 7, 2025

Tenho ali uma box IRIS a fazer de relógio, mais logo vou testar. 

Seja como for é um problema conhecido e aguarda resolução. 

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 7, 2025

Boa tarde, ​@sandra cardoso 85 

Lamentamos a situação. Vamos ajudar.

Para podermos ajudar da melhor forma, pedimos que, por favor, realize um despiste técnico em my.nos.pt/problemas-tecnicos/ .

Saiba mais em: 

Obrigado,

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 7, 2025

Obrigado.

Acabei de testar a box IRIS e aqui está o resultado: 

• Na emissão televisa ao vivo volta atrás facilmente sem lag
  • Escolhendo um programa mexe bem em ambas as direções

Obrigado.

Boa 

Obrigado.

Acabei de testar a box IRIS e aqui está o resultado: 

• Na emissão televisa ao vivo volta atrás facilmente sem lag
  • Escolhendo um programa mexe bem em ambas as direções

Obrigado.

Boa tarde, o problema continua igual e já dura a meses. Vocês dizem que o problema foi identificado, mas não sabem como resolve-lo. 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 8, 2025

Boa tarde, ​@sandra cardoso 85 

Lamentamos a situação.

Diga-nos, por favor, se efetuou o despiste técnico ao seu serviço.

Obrigado.

Bom dia,

Identifico-me com o exposto pelos utilizadores/clientes, verificando igualmente um comportamento anómalo do sistema Iris, como reportei aqui neste post do fórum. Existindo vários utilizadores a reportarem o mesmo, claramente não é um problema do lado do cliente mas da NOS (da infraestrutura e/ou das alterações ao software).

Realizei vários testes de despistagem, indicando constrangimentos mas sem conseguirem solucionar o problema. No meio dos testes, um indicou que não identificou constrrangimentos. No teste seguinte já identificou constrangimento (?).

Estas falhas decorrem desde emados de 2024, quando a  NOS alterou o sistema para impor publicidade no inicio dos videos e tem-se degradado desde então, tornando o sistema quase inutilizável em certos momentos - impossível controlar o avanço ou recuo de vídeos, imagem bloqueia ou fica pixelizada, transmissão para ou sai ou retoma ao início, etc.

Técnicos já se deslocaram à habitação e confirmaram que o problema não é do lado do cliente mas sim da infraestrutura e distribuição do sinal da NOS.

Situação já foi reportada telefonicamente várias vezes e apesar de mais tarde receber mensagens a indicar que o problema está solucionado, tal não ocorre, tendo que reportar novamente e ocupar 20-30 minutos ao telefone com o operador a remotamente a fazer “testes” e “análises” para no final concluir que tem que ser reportado novamente. Desisti de realizar chamadas a identificar a anomalia.

Cumprimentos

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 22, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Marco Veloso.

O tema encontra-se a ser acompanhado no tópico já mencionado.

Vamos responder-lhe logo que possível. 

Obrigado