Skip to main content
Header
Megabyte
April 6, 2026
Respondido

Erro ID12 box UMA

Olá. 

A minha box UMA não está a funcionar. Indica o código ID12 como o erro. Está sempre a reiniciar e nunca dá nada. 

Melhor resposta por Rafaela F.

Bom dia a todos, 😊

Agradecemos as vossas mensagens!

@Luis B, para organização do Fórum NOS, movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

A situação que descrevem já está identificada e em fase de resolução pelas equipas NOS responsáveis, pelo que contamos ser breves!

Ainda assim, e caso ainda não o tenham feito, sugerimos que reiniciem a box da corrente elétrica.
Caso a situação persista, pedimos que, por favor, façam a reposição dos parâmetros originais. Saibam como o fazer em:

Após fazê-lo partilhem connosco o vosso feedback, por favor.

Obrigada

56 Comentários

Gigabyte
April 6, 2026

Isto deve ser um erro do lado da NOS. Não me parece que várias boxes avariem por coincidência ao mesmo tempo, a dar o mesmo erro.

Kilobyte
April 6, 2026

Estou com o mesmo problema…. Já desliguei da corrente mas o problema mantem-se

Megabyte
April 6, 2026

Tambem me acontece o mesmo desde hoje. Id12.

E a mim também. Sempre que chego aos canais Sporttv, serviço que pago, dá esse erro e não posso ver o serviço que pago!

E nao so esses qualquer canal que seja fechado, cines, nos studio, etc bloqueia logo a box

A mim começou a acontecer e até agora o erro persiste, quando me preparava para ver o jogo na Sporttv1 , e reparei que nos canais normais dava com dificuldade com a box a dar o erro ID12, e bloqueava e ficava sem imagem, cá para tem a ver com a codificação em que essas boxes de serem velhas já não aguentam os novos sistemas de codificação, o processador da box, a memória, isto está a pedir uma mudança de operador, querem fazer inovações em equipamento usado em vez de actualizarem

Byte
April 6, 2026

Pois a minha box está igual, codigo ID12 desde as 18H. Ainda está assim...Já liguei para eles e disseram que até ás 23H deviam ter a situação resolvida....mas até agora nada...

Megabyte
April 6, 2026

Desde as 20h de hoje, dia 6 de abril, deixei de ter acesso à SportTv e DAZN ( e por vezes TVCine). Surge a referência de erro ID12.

Esta avaria só ocorre na box UMA. Na box Iris que tenho associada funciona normalmente.

Telefonei para a NOS e após os passos de identificação surge a informação gravada de que "foi detectada uma avaria no acesso aos Canais premium de desporto.... estamos a proceder à resolução o mais rápido possível".

Contudo, não consegui falar com ninguém que me informasse sobre a natureza da avaria: sou só eu ou é geral na zona? E porquê só na box UMA e não nas outras?

Parece ser um problema na Box, mas fora do meu controle. Devo esperar? Será um problema exclusivo meu?

Aqui também o erro ID12, é só na UMA, na íris está normal nos canais premium, sporttv DANZ e telecines

Byte
April 6, 2026

Estou exatamente com o mesmo problema. Assim que mudo para um canal premium, bloqueia tudo

Rafaela F.
Rafaela F.Gestor da comunidadeResposta
Gestor da comunidade
April 7, 2026

Bom dia a todos, 😊

@Luis B, para organização do Fórum NOS, movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

A situação que descrevem já está identificada e em fase de resolução pelas equipas NOS responsáveis, pelo que contamos ser breves!

Ainda assim, e caso ainda não o tenham feito, sugerimos que reiniciem a box da corrente elétrica.
Caso a situação persista, pedimos que, por favor, façam a reposição dos parâmetros originais. Saibam como o fazer em:

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Rafaela F.
Gestor da comunidade
April 7, 2026

Bom dia,

@JoaoCabral, ​@dxnog, ​@Cláudio Vedder Ferreira e ​@ruimansilva, para organização da informação movemos os vossos comentários para este tópico que aborda o mesmo tema.

Esta situação encontra-se já identificada e em fase de resolução pelas equipas NOS responsáveis. Lamentamos os inconvenientes.

Caso ainda não o tenham feito, sugerimos que reiniciem a box da corrente elétrica. Se a situação persistir, pedimos que, por favor, façam a reposição dos parâmetros originais e partilhem connosco o vosso feedback.

Estamos disponíveis para ajudar em qualquer questão que surja.

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Megabyte
April 7, 2026

Bom dia a todos, 😊

Obrigada

No meu caso a situação está corrigida. Não foi preciso repor parâmetros. Obrigado pela agregação do tema e pelo esclarecimento (agradeço também ao ​@ruimansilva que me deu uma pista importante; por outro lado não percebo os contributos do colaborador Guimas... quando não se tem nada de útil a dizer - como costuma ser o caso e foi-o novamente - era melhor não escrever nada, até porque uma pessoa precisa de ajuda e não de lições sem sentido que só servem para enervar mais).

Três coisas:

- Quando comecei a ligar para a NOS recebia mensagem de que tinha sido detectado um erro nos canais premium de desporto. Esta mensagem, além de incompleta (porque eram todos os canais premium) só surgia depois de me identificar e de ser feita uma análise técnica remota, pelo que me deixou na dúvida sobre se o problema era geral ou da box. Convinha maior clareza.

- Quando segui a sugestão que aparecia na box: recorrer ao nos.pt/resolver acabei com um diagnóstico errado e uma visita agendada do técnico, entretanto cancelada por mim. Fraca articulação, porque teria sido uma boa oportunidade de esclarecer a situação.

- Foi dia de jogo do Benfica. Ainda bem que não vi, mas um dia assim na SportTv vale dinheiro. Não era má ideia uma compensação de qualquer género.

Obg.

dxnog
Super User
Super User
April 7, 2026

Bom dia a todos, 😊

Obrigada

No meu caso a situação está corrigida. Não foi preciso repor parâmetros. Obrigado pela agregação do tema e pelo esclarecimento (agradeço também ao ​@ruimansilva que me deu uma pista importante; por outro lado não percebo os contributos do colaborador Guimas... quando não se tem nada de útil a dizer - como costuma ser o caso e foi-o novamente - era melhor não escrever nada, até porque uma pessoa precisa de ajuda e não de lições sem sentido que só servem para enervar mais).

Três coisas:

- Quando comecei a ligar para a NOS recebia mensagem de que tinha sido detectado um erro nos canais premium de desporto. Esta mensagem, além de incompleta (porque eram todos os canais premium) só surgia depois de me identificar e de ser feita uma análise técnica remota, pelo que me deixou na dúvida sobre se o problema era geral ou da box. Convinha maior clareza.

- Quando segui a sugestão que aparecia na box: recorrer ao nos.pt/resolver acabei com um diagnóstico errado e uma visita agendada do técnico, entretanto cancelada por mim. Fraca articulação, porque teria sido uma boa oportunidade de esclarecer a situação.

- Foi dia de jogo do Benfica. Ainda bem que não vi, mas um dia assim na SportTv vale dinheiro. Não era má ideia uma compensação de qualquer género.

Obg.

como conseguiste resolver?

Fizes-te alguma coisa?