Skip to main content
Header

Duração das gravações - Box Iris

Bom dia,

Tenho uma dúvida. As gravações na box IRIS, duravam 6 meses, agora tenho series gravadas em setembro e já estão com data para apagarem.

Alguém sabe dizer o porque?

Obrigada a quem responder e Boas Festas. 

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5
Snoopy escreveu:

Bom dia,

Tenho uma dúvida. As gravações na box IRIS, duravam 6 meses, agora tenho series gravadas em setembro e já estão com data para apagarem.

Alguém sabe dizer o porque?

Obrigada a quem responder e Boas Festas. 

Boa tarde, as gravações na box Iris ou outra, têm permanência no arquivo durante 3 ou 6 meses, são os fornecedores de conteudos que determinam qual o tempo em que ficam disponíveis.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 7 de dezembro de 2024

São 3 meses 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 7 de dezembro de 2024

Boa tarde, ​@Snoopy

O ​@Olaf deu uma boa ajuda.

De momento, as gravações têm uma validade de 3 meses. 

Caso tenha alguma questão, fale connosco.

Obrigado, 

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 8 de dezembro de 2024

Mas deveriam ter comunicado aos clientes essas alterações. Que a partír de 27 Agosto supostamente a validade seria de 3 meses ou menos. Não vi nenhum comunicado, nem aqui no fórum..

• Kilobyte
  • 9 de dezembro de 2024
rosas escreveu:

Mas deveriam ter comunicado aos clientes essas alterações. Que a partír de 27 Agosto supostamente a validade seria de 3 meses ou menos. Não vi nenhum comunicado, nem aqui no fórum..

Bom dia D. Rosa, concordo plenamente. Fui às gravações e foi ai que reparei, que gravações de setembro já estavam com datas para apagarem.

Péssimo serviço…

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 9 de dezembro de 2024

Bom dia, ​@rosas e ​@Snoopy

Compreendemos. No entanto, a gestão do limite temporal das gravações manuais está dependente de múltiplos fatores como a eficiência operacional do serviço e o cumprimento dos contratos com detentores dos direitos dos vários conteúdos, podendo vir a alterar ao longo do tempo. Conforme o disposto das Condições Gerais Contratuais e especificas do serviço de Televisão. 
Obrigado, 

• Kilobyte
  • 10 de dezembro de 2024

Mais vale não ter box de gravação se somos quase que obrigados a ver as suas series quase em direto. 

Não entendo sequer o porque de haver prazos para vermos as gravações se estão gravadas na cloud.

Não consigo entender mesmo...

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 10 de dezembro de 2024

@Snoopy, compreendemos. 
No entanto, a definição do prazo de permanência, tem que ver com decisões dos fornecedores atendendo aos contratos de Direitos de Visualização. 
Muito obrigado, 

• Kilobyte
  • 27 de janeiro de 2025

A minha utilização da UMA passa muito por ver gravações agendadas.

Por isso tenho sempre muitas gravações em espera para serem vistas.

E de facto, começaram a desaparecer.

Portanto e no que me diz respeito, no ultimo ano já me aconteceu:
1 - um aumento em 2024 que me tinham assegurado que não ia existir;

2 - inúmeros problemas como o bloqueio da box, funções como o continuar a ver a desaparecer constantemente, gravações da mesma série com episódios espalhados, conteúdos cuja descrição não corresponde  ao anunciado, etc., etc.

3 - erros frequentes (id 5, id 1001, etc.).

Todos, erros que obrigam ao recurso a um apoio técnico cada vez mais distante e difícil, sendo um verdadeiro calvário conseguir chegar à fala com um operador, tantas e tantas vezes, para nada.

E a juntar a tudo isto, a introdução de anúncios intrusivos que não têm nenhuma contrapartida para o cliente, nem mesmo em termos de qualidade.

Agora dou conta de uma alteração absolutamente unilateral que é a passagem do prazo de validade das gravações. de 6 meses para 3 meses,

Esta alteração é dum miserabilismo atroz, que se traduz em mais uma desconsideração para com o cliente, sem que se veja qualquer justificação-

Mais.

Quando acontecem coisas destas, a nos nunca assume a responsabilidade.

Lá vem o discurso de que é uma coisa imposta por alguém de fora (nomeadamente os fornecedores.

Já reclamei algumas vezes pela má definição de segmentos dos programas, que muitas vezes é imputada aos canais.

Quando vou verificar as mesmíssimas situações noutras operadoras, prova-se que não é assim.

Gosto bastante da NOS, mas francamente sinto que o cliente é cada vez menos importante (refira-se, por exemplo, que os seniores eixaram de ter comandos próprios), o serviço é cada vez mais fraco e qualquer explicação serve.

É assim que, paulatinamente a NOS vai “escavando” caminhos para outras operadoras.

Cumprimentos

AMAC01

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 27 de janeiro de 2025

Boa noite, ​@amac01 

Lamentamos que as nossas escolhas não vão ao encontro das suas expectativas. 

Quanto às gravações, conforme tivemos oportunidade de indicar neste artigo, a gestão do limite temporal das gravações manuais está dependente de múltiplos fatores como a eficiência operacional do serviço e o cumprimento dos contratos com detentores dos direitos dos vários conteúdos, podendo vir a alterar ao longo do tempo. Conforme o disposto das Condições Gerais Contratuais e especificas do serviço de Televisão. 

Relativamente, à publicidade, desde 17 de agosto de 2020 disponibiliza anúncios publicitários antes da visualização de uma gravação automática/avançada para clientes com a box Iris e UMA.  A publicidade tem uma duração máxima de 30 segundos que surge no inicio da gravação, com  indicação Anúncio e um contador com a sua duração, tendo, de momento, um intervalos entre anúncio  de 5 minutos.

Recordamos, também, que as gravações de programas – à semelhança da Restart TV (voltar ao início de um programa) e de outras funcionalidades – são um benefício que a NOS, sempre que é possível, proporciona aos clientes com serviço de televisão, mas que a NOS não garante, nem poderia garantir, uma vez que nem todos os canais o permitem, nem todas as TV boxes o permitem, pelo que são serviços gratuitos. Isso está referido de forma clara na Condições de Serviço de Televisão da NOS.

Quanto aos problemas que indica quando surge mensagem de erro ou bloqueia, estamos inteiramente à disposição para ajuda. 

Obrigado, 

• Kilobyte
  • 9 de fevereiro de 2025

Mário P

Com todo o respeito, acho lamentável a sua resposta:

As vossas escolhas não vão ao encontro das minhas expectativas.??? Acho espantosa esta observação

Não consigo perceber em que é que um downgrade do serviço pode corresponder às expectativas de alguém. Para além de terem provocado outros problemas no funcionamento do sistema

Quanto às Condições Gerais Contratuais, sempre invocadas, já agora a NOS podia elaborar esse documento referindo apenas que “tudo pode ser mudado, cortado, suprimido, etc).

É mesmo pena que a NOS não “ouça” os clientes.

Cumprimentos

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 10 de fevereiro de 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@amac01 e lamentamos o transtorno.

Cabe-nos informar e esclarecer de acordo com a informação em vigor, o que consideramos ter sido feito.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 16 de março de 2025

As gravações de filmes do TV Cine também passaram a durar apenas 3 meses (em vez de 6 meses)?

E são 3 meses ou 90 dias?

Na minha Box Uma nunca surge informação sobre a data de expiração de uma gravação. Nem que só falte 1 dia. Simplesmente desaparece quando é altura disso. Ultimamente descobri que as gravações desapareciam mais rapidamente que o habitual e deparei-me com estas informações no fórum. De resto, ninguém me disse nada, não fui alertado de nada.

O que vos peço agora é que me esclareçam com clareza. Os filmes gravados a partir do TV Cine duram apenas 90 dias na cloud? Há algum programa gravado que continua a durar 180 dias na cloud?

Dito isto não consigo evitar algumas considerações. Vou tratá-las como um PS, porque me interessam menos que as questões que referi acima:

PS: A mim embaraça-me ler os argumentos que os moderadores do Forum e alguns "compadres" aqui fazem em defesa da NOS em situações como esta.

Por favor respondam com clareza e não provoquem ainda mais os clientes, já suficientemente agravados.

A verdade é que a NOS anunciou - mentindo - que a duração das gravações era de 6 meses (corrigiu apenas quando surgiram as primeiras excepções), depois a NOS mentiu quando anunciou que a duração das gravações era de 3 ou 6 meses em função dos direitos (pelo visto passou a ser em função de "múltiplos fatores"), a NOS defrauda os seus clientes de forma grosseira e ignora sugestões (por exemplo ordenar gravações por data na box UMA), a NOS ignora os erros que subsistem (nas boxes IRIS as gravações passaram a ser identificadas com uma imagem genérica e nalgumas boxes UMA não surge informação que uma gravação será apagada em breve). A NOS não devia tratar com leveza o impacto negativo que decisões unilaterais têm na qualidade de vida dos seus clientes e os seus colaboradores não deviam usar a palavra "lamentamos" em vão. No geral, os vossos assinantes sabem a vergonha a que estão sujeitos, mas um aviso prévio (ou mesmo um aviso claro, incluído por exemplo na fatura) não custava nada.

Jorge C
Super User
  • 16 de março de 2025

Boa noite ​@Luis B

Sugiro a leitura deste outro tópico sobre o mesmo tema que contém informação clara. 

Obrigado.

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 16 de março de 2025
Jorge C escreveu:

Boa noite ​@Luis B

Sugiro a leitura deste outro tópico sobre o mesmo tema que contém informação clara. 

Obrigado.

Fico na mesma, sobretudo porque a minha Box não anuncia o fim da gravação, mesmo quando está eminente. Ou então a “informação clara” que me quer transmitir é que a NOS pode apagar as gravações (quaisquer) quando quiser.

A minha pergunta era se as gravações dos filmes TV Cine também tinham duração (máxima) de 3 meses. Só pedia e hipóteses de resposta: “sim”, “não, mantêm-se em 6 meses no caso da TV Cine” ou um “de acordo com as condições atuais, pode ser 3 meses ou até menos: consulte

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 16 de março de 2025

o tópico refere-se a quando foi a exibição

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 16 de março de 2025

@Luis B, bom dia. 
A sugestão foi já endereçada. De momento, apenas na box Iris tem a referência a data de expiração. 

Assim que existam novidades partilharemos. 
Obrigado, 

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 16 de março de 2025
Olaf escreveu:

o tópico refere-se a quando foi a exibição

De acordo, mas a resposta que recebi remeteu-me para esse tópico, daí que não tenha ficado esclarecido.

A minha dúvida, e repito a conclusão que deixei no outro tópico, é saber se, independentemente do tipo de gravação e mesmo no caso de conteúdos do TV Cine, a sua duração máxima na cloud passou a ser de 90 dias. É isso? E está sujeita a ser eliminada a qualquer momento sem aviso prévio?

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 16 de março de 2025
Mário P. escreveu:

@Luis B, bom dia. 
A sugestão foi já endereçada. De momento, apenas na box Iris tem a referência a data de expiração. 

Assim que existam novidades partilharemos. 
Obrigado, 

Obrigado, mas já é assim há tanto tempo… Na verdade, já só queria mesmo confirmar qual o prazo das gravações de conteúdos da TV Cine (já percebi que a regra geral passou a ser 3 meses). E os conteúdos da TV Cine também estão sujeitos a serem eliminados pela NOS antes destes 3 meses, sem aviso prévio? O cenário de eliminação antecipada é um processo aleatório e muito provável ou é apenas excepcional?

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 16 de março de 2025

O dos TVCine tem o TVCine+ fica por mais tempo até 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 17 de março de 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Luis B e também a partilha do ​@Olaf sobre o tema.

As gravações estão disponíveis até 3 meses, na generalidade, sendo que cada conteúdo em especifico poderá ter um período de disponibilização diferente, mediante as imposições por parte do fornecedor (cada canal).

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Comentário