Qual o id de rede para o porto?
42837
Obrigada
porque é que aparece a imagem assim?
Sinal fraco e/ou com pouca qualidade. Se o televisor permitir, verifique a taxa de erros de bit (BER).
Provaveis causas: Sinal fraco, degradado (demasiada atenuaçao em fichas, tomadas, cabos) ou interferencias de sinais gerados em equipamentos a funcionar nas redondezas, etc, etc...
Bom Dia.
Após receber informação que os 110 canais já estariam disponíveis na minha zona (Santa Maria da Feira), lancei-me na pesquisar desses canais nas televisões sem box lá de casa. Após ultrapassar a questão de pesquisa dos mesmos nas TV LG (tive de mudar o país), lá consegui sintonizar os canais e radios. A grelha ficou igual com a da box. No entanto, assinalei as seguintes situações: Canal/Posição passa do 6 para o 9 o que implica não ter a TVI24 e a CMTV. Também não apareceu o canal 42 relativo ao Panda. Alguma explicação para isto? Os demais canais estao posicionados igual ao operador.
@Manuel Camarinha provavelmente tem que ver com o facto de a organização da grelha só ser no dia 9 de janeiro. nesse dia deve ficar tudo ok! vê mais informação aqui:
https://forum.nos.pt/novidades-16/a-sua-televisao-vai-mudar-nova-grelha-digital-3861
Juli89 obrigado pelo interesse demonstrado. De facto existe essa data de 9 de Janeiro. No entanto, assumi que essa data seria para a passagem dos 35 canais analogicos disponibilizados para os futuros 23 canais (já com os novos canais).
No meu caso, já consegui sintonizar os canais digitais na tv sem box. Acontece apenas aqueles saltos na grelha.
Será que até 9 de Janeiro esses saltos serão corrigidos e as posições em falta ocupadas pelos respetivos canais?
Olá,
@Manuel Camarinha. 🙂
A
@juli89 deu uma boa ajuda. Para que possam ser feitos os despistes técnicos necessários e para que assim possamos perceber ao certo o que se passa, pedimos que nos ligue. Conheça
aqui quais as Linhas de Apoio disponíveis. :)
Aproveitámos para mover a sua publicação para este tópico, mais antigo, onde o tema já está a ser debatido. Desta forma a consulta de informação torna-se mais fácil para toda a comunidade.
@Manuel Camarinha, pelo que percebi da sua questao, para alem da ordenaçao dos canais, a sintonia efetuada nao detetou alguns canais.
Em principio, foi ja retirada a codificaçao a todos os canais que fazem parte do pacote digital em sinal aberto, estando assim todos eles disponiveis para sintonia em televisores com sintonizador DVB-C.
Os canais que refere estao disponiveis na Box? Se remover da box o cartao continua a poder ver esses canais? Se sim, entao pode tratar-se de um problema de nivel de sinal insuficiente para o televisor em causa. Ja tentou efetuar nova sintonia nas frequencias em que esses canais sao emitidos atualmente (170.5 MHz e 184.5 MHz)?
Para alem da reduçao do n° de canais analogicos, no proximo dia 9 de Janeiro vao tambem ser alteradas grande parte das portadoras dos canais digitais. Com essa alteraçao sera expectavel que desapareçam os problemas de sintonia manifestados por alguns modelos de televisores, em especial os relacionados com as frequencias mais baixas como as que indiquei.
Ando a testar vários países mas os canais não ficam ordenados.
Bom Dia. Obrigado pelo vosso interesse.
O que se passa é que, após as TV LG sem box ter feito a pesquisar automatica dos canais digitais, tendo sido detetado os mesmos, bem como as radios e tendo até os mesmos ficado ordenados segundo a grelha disponível na box e nos flyers disponibilizados para os canais digitais, acontece algumas posição não estarem preenchidas.
A titulo de exemplo: Após a posição 6 (RTP3) passa para a posição 9 (Sportv +), saltando a TVI 24 e a CMTV. Mais à frente (nao vi um a um) deteto a ausencia do canal 42 (Panda). Ora, encontrando-se todos os canais descodificados, tendo a televisao feito a busca automática com sucesso, porque está a acontecer isso?
C24XXXX201, de que forma posso testar a dica que deu quanto às frequências? Embora ache que nao será por aí e estejamos perante alguma perturbação para a zona Douro Litoral, visto a grande maioria dos canais estarem acessíveis, bem como as rádios.
Carolina, a NOS ficou de me contactar há 2 dias, pelo que aguardo.
Cumprimentos,
@Manuel Camarinha, confirme através da Box (p. ex. Iris > Opções > Configuração Técnica > Informação do Serviço > Rede > Sinal) quais os parâmetros das portadoras (frequência, modulação e taxa de símbolos) em que são emitidos os canais em falta nos televisores sem Box. Não estou ligado a essa rede, por isso não posso assegurar que as frequências que indiquei são as corretas.
Na posse desses dados, efetue pesquisa manual no televisor.
Se os canais estão disponíveis na Box sem necessidade de ter o cartão introduzido na mesma, então estão em sinal aberto e como tal tambem disponiveis nos televisores com sintonizador DVB-C.
Uma portadora digital pode emitir vários canais DTV. Não será muito normal que os televisores detectem apenas alguns canais de uma mesma portadora, mas pode acontecer, sobretudo quando a qualidade do sinal não for a melhor e em particular se a taxa de erros (BER) for elevada. Pode inclusive acontecer que o numero de canais memorizados varie de uma sintonia para outra.
Como referi anteriormente, vários utilizadores de distintas redes têm reportado a dificuldade de alguns modelos de televisores sintonizarem algumas das portadoras, em especial na banda VHF. Há inclusive quem tenha apontado como possível solução o ajuste das frequências usadas, p. ex. usar 184.0 MHz ou 185.0 MHz em vez de 184.5 MHz.
Como também referi, após a conclusão das alterações nessa rede (09/01/2018) os canais digitais atualmente emitidos em portadoras da banda VHF deverão passar a ser emitidos em frequências mais altas, na banda UHF, a exemplo do que aconteceu em outras redes. Nessa altura, será necessário efetuar nova pesquisa de canais inclusivamente nas Box, pelo que será muito provável que deixe de se verificar essa dificuldade na detecção de alguns canais por certos televisores.
Tudo isto é válido para instalações com nível e qualidade de sinal adequado. Caso se verifique baixo nível de sinal entregue pelo operador e/ou degradação do sinal na instalação particular, deverá ser dada prioridade a correção destas anomalias.
Caríssimos, já encontrei solução para o problema que apresentei. Tão simples como passar o país de Alemanha (país que escolhi para ultrapassar o facto de a LG não permitir busca por cabo com o país Portugal) para Espanha.
Bastou esta simples alteração para ter tudo a funcionar na plenitude.
Obrigado a quem tentou ajudar. Fica a dica para quem tiver a mesma dificuldade.
...Bastou esta simples alteração para ter tudo a funcionar na plenitude...Incluindo os canais que antes nao eram memorizados?
Manuel, conhece aquela anedota da mosca sem asas que nao ouve?
Pois... nao se devem tirar conclusoes precipitadas, sobretudo em temas que nao dominamos!
...Pode inclusive acontecer que o numero de canais memorizados varie de uma sintonia para outra...pois... se tivesse feito nova sintonia num qualquer pais que permita ter visivel nesse televisor a opçao "cabo", o resultado seria exatamente o mesmo 😉
Sim, bastou mudar para Espanha, fazer nova sintonização automática e surgiram os canais que anteriormente não constavam.
Nao tem relaçao alguma com a mudança de pais... ;)
Mas nao sera este o local para explicaçoes tecnicas mais profundas...
Repito a ideia que importa: nao se devem tirar conclusoes precipitadas, sobretudo em temas que nao dominamos!
Bem... Posso assegurar que foi a única ação que tomei, experimentei numa das tv LG e estendi a mesma solução às restantes LG com pleno sucesso.
Inclusivamente, o apoio técnico da NOS, perante a descrição que também aqui fiz no inicio, disse que nao havia nada a fazer e a única solução seria comprar os sintonizadores.
Não fiquei convencido e como tinha lido em alguns fóruns sobre o país espanha, assim experimentei. E resultou.
Se tecnicamente esta é a explicação...não sei.
Mas foi a única acção diferente que tomei.
Meu caro Manuel, nao existe nenhuma explicaçao tecnicamente aceitavel para que uma qualquer diferença nas pre-configuraçoes dos varios paises permitam a deteçao de apenas alguns serviços emitidos num mesmo multiplexer. E a descriçao inicial que aqui nos colocou foi exatamente nesse sentido. Ou sera que afinal estavam em falta todos os canais DTV de uma mesma portadora e nao apenas os que mencionou?
Acho mais que parece sinal fraco pelo formato pixelado que está na imagem. Mas...
Tenta ver com a Assistência da NOS. Provavelmente seja do cabeamento do prédio/ligação via cabo feito até ti. Pode ser algo temporário(como aqui em Rio Tinto, os canais da RTP não davam direito(apesar de que nos vizinhos que eram de operadoras diferentes, dava em condições, e liguei para a Linha de Apoio e lá disseram que estavam a fazer manutenção(pelo que , passados breves momentos depois do telefonema, o técnico tocou à camapainha pra também fazer no meu prédio)).
Quando procuro canais digitais alguns aparecem com imagem de ma qualidade o que posso fazer para resolver o problema?
Não consigo resolver o problema me ajudem
Para ver TV Globo HD no canal digital qual a posição?
O canal Globo ocupa a posiçao 10 e esta apenas disponivel na versao SD.
Grelha digital na sua televisão sem box
Bem, podes tentar fazer isto:
1: Vê se os cabos de Tv tao bem colocados.
2: Verifica as ligações do Divisor da Nos.(aquela peça que entra 1 e sai 2/3)
3: (E EM ULTIMO CASO) desliga o teu router da tomada e verifica se mantem ou nao. Se por acaso nao manter, então o problema é causado pela interferencia do router sobre os canais, visto que eles estão a compartilhar o mesmo cabo coaxial.