Skip to main content
Header
Kilobyte
May 3, 2022

Como configurar o comando da televisão Samsung para controlar a BOX UMA

Sou cliente NOS e comprei uma televisão Samsung 43AU9005KXXC e queria configurar a televisão para comandar a BOX UMA.

A própria televisão tem um template para fazer a tarefa, no entanto apesar de escolher o fornecedor de serviço (NOS) e o fabricante da BOX (ARRIS), nunca se consegue que funcione. Ainda tentei colocar o modelo da BOX (ZD4500ZNO), mas a televisão não parece reconhecer.

Alguém pode ajudar sobre esta questão?

56 Comentários

Byte
November 15, 2023

Não percebo a dificuldade da NOS em introduzir uma funcionalidade que existe há quase 20 anos, que até já está parcialmente introduzida (botão on off), que toda a concorrência tem, e que depende apenas de uma actualização de software.

Não é nenhuma bizarria, faz parte dos protocolos do hdmi desde 2005, e só por carolice a NOS há anos resiste em introduzir. Pelo menos as funções canal +/- além do power, que é o mínimo indispensável para usar apenas um comando no dia a dia.

A opção da app para google tv seria interessante... Se não fosse paga. Eu de bom grado deixava mesmo de ter box, se não fosse mais caro não a ter.

As respostas circulares que não levam a lado nenhum de quem representa a NOS também não ajudam.

Sou cliente há mais de 20 anos, e não deixa de ser irónico que esteja a ponderar deixar de ser por causa de teimosia sobre um comando redundante.

Mário P.
Gestor da comunidade
November 16, 2023

Agradecemos o seu feedback e partilha, @FernandoPereira

Lamentamos que as nossas escolhas não vão de encontro com as suas expectativas. 
De momento, a box UMA já dispõe da funcionalidade HDMI-CEC, contudo, a possibilidade, de controlar ou realizar outras ações com o comando diferente daquele que é da box, de momento, não está disponível. 

Para que possamos melhorar, as opiniões e apreciações da comunidade são importantes para nós e, por isso, caso surjam novidades partilharemos, aqui, no Fórum  NOS. 

Muito obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
December 29, 2023

Viva malta,

Acrescento a (minha) desilusão com a mesma perda de funcionalidades.. No meu caso vinha da Vodafone. 

Malta da NOS:

1. ao ler o histórico, dá-me a parecer que não perceberam o problema. Não tem a ver com on/off da TV. Simplesmente, queremos controlar a box com o comando da TV
  2. voltar a dois comandos não por favor. Reitero: “voltar a”, é algo que era possível e deixou de ser!
  3. o vosso HDMI-CEC é fraquinho, nem sempre liga a TV (pelo menos a minha). Ás vezes liga, outras não.. parece ter vontade própria ¯\_(ツ)_/¯ 

Kilobyte
December 29, 2023

Fui cliente MEO, onde sempre vi evolução no serviço. 

Comprei uma TV Samsung de última geração no início deste mês e fiquei surpreendido com o comando inteligente deles. A própria TV quis fazer ligação com a velha box de 8 anos da MEO, e puff, fez-se magia. O comando da Samsung emparelhou com a box velha da MEO e fiquei apenas a precisar de usar 1 comando.

Decidi mudar para a NOS por motivos que não preciso mencionar aqui, e para minha desilusão, a box UMA de última geração, com uma inovação nunca antes vista não funciona com o comando... Apeteceu me cancelar o contracto ao fim de 2horas.

Por favor vamos avaliar essa box e fazer um upgrade sff. Pelo que vejo a vossa box velha e ultrapassada IRIS tem funções melhores que esta inigualável UMA não tem.

Fico aguardar. Vou fazer também reclamação numa loja. 

Quantos mais formos a fazê-lo melhor. Só falar aqui não adianta, parecem robôs a responder sem sentido.

Cumprimentos,

Mário P.
Gestor da comunidade
December 29, 2023

Bom dia a todos, 

Lamentamos que as nossas escolhas não vão de encontro com as vossas expectativas, @TioTempestade e @NunoSFranco 

Confirmamos que, de momento, a funcionalidade de emparelhamento de comandos com a box UMA está limitada ao comando original.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Byte
May 12, 2024

Boa tarde @RMLT,

Agradecemos a sua mensagem. 

O controle da Box UMA com comandos não oficiais, não é garantida. Para o efeito, sugerimos que utilize o comando oficial da Box UMA.

Fale connosco caso surjam outras questões.

Obrigado 

Está situação  vai fazer com que volte a mudar para outra operadora.

Olaf
Super User
Super User
May 12, 2024

É para isso que existe concorrência, para que escolha aquela a que mais agrada a oferta. 

Mário P.
Gestor da comunidade
May 12, 2024

@KITCHEN SOLUTIONS, boa tarde. 
Lamentamos a situação. 

No entanto, e conforme indicámos anteriormente, de momento, a box UMA já dispõe da funcionalidade HDMI-CEC, contudo, a possibilidade, de controlar ou realizar outras ações com o comando diferente daquele que é da box, de momento, não está disponível. 

Obrigado,

Kilobyte
May 13, 2024

É para isso que existe concorrência, para que escolha aquela a que mais agrada a oferta. 

E tb é por isso que existe o fórum, para que possamos questionar e opinar sobre o serviço :)

João H.
Gestor da comunidade
May 13, 2024

Boa tarde @TioTempestade,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Os testemunhos da comunidade são muito importantes para nós para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisados internamente para análise de oportunidades de melhoria.

Partilhe connosco caso surja algum outro tema ou sugestão, e fique a par de todas as novidades sobre os serviços NOS aqui, no Fórum NOS.

Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.