Header

Box IRIS má. Interace mau. Lenta e frustrante.


Reputação 2
Bom dia.
Gostava de saber a opinião de outros utilizadores da box iris sobre a qualidade da box e dos menus.
Sou novo cliente NOS, vindo da Vodafone. Tenho uma box IRIS. Desde o primeiro dia que me dou muito mal com a utilização da box. Os menus são confusos, lentos, pouco funcionais. Está anos luz atrás da box vodafone que tinha desde 2014. É incrível como pode a NOS ter clientes com este hardware.

Situações frustrantes:
Estou a ver TV e quero pausar. Carrego no botão de pausa. Não pausa e aparece o menu em que tenho novamente que carregar no botão pausa para aí pausar a TV. Depois quando quero voltar a reproduzir, carrego no botão e a emissão volta a trás uns 30 segundos a 1 minuto.

Quero apenas mudar de canal para cima ou para baixo. Carregar no mesmo botão têm resultados diferentes aleatórios. Ora muda de canal, ora apresenta a lista de canais sem mudar de canal.

Quero apenas voltar atrás uns segundos na emissão. É um pavor. Botões, botões, botões e ora volta 1 segundo atrás, ora acabo a ver a emissão experimental da RTP de 1957.

Quero ver dois episódios que foram emitidos seguidos num determinado dia. Botões Botões botões, menus, menus, menus... E lá acabo a ver o primeiro episódio. Quando acaba o episódio em vez de perguntar se quero continuar a ver a gravação ou voltar a emissão em direto, salta para a emissão em direto e tenho que voltar ao calvário para ver o segundo episódio.


Eu não sou um info-excluído. Nem estou a tentar ser um velho do restelo em relação "às novas tecnológias" acho apenas que a box iris é má. Com maus menus, mal desenhada. Nunca tive este tipo de problemas com a box Vodafone de 2014. Neste momento só quero que passem os 24 meses para fugir.

49 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Realmente a usar a IRIS parece que voltei aos anos 90. Nunca pensei que em 2020 fosse possível um equipamento tao lento e não responsivo. Fazer zapping nesta box é literalmente impossível sem perder a vontade de ver TV. 

O meu conselho a outros utilizadores IRIS é que NUNCA se chegarem perto das BOXs mais básicas da MEO e Vodafone e continuarem na ignorância….

É o meu caso, como não tenho acesso a essas boxs, acho boa a box Iris. 

 

O facto de não ter tido contacto com um produto “melhor”, não significa que esteja contente e feliz com um produto que simplesmente é um desespero! Não acha a BOX IRIS lenta a responder? Não acha que o acesso à programação é desesperante? Que a navegação entre canais (principalmente com pré-visualização) não é super lenta? Que a pesquisa não é super-lenta? Que qualquer operação de puxar à frente ou puxar atrás não é super-lenta e apresenta uma imagem DE VEZ em quando, e que simplesmente nem sabe bem onde vai, e quando faz PLAY é tipo “é mais ou menos aqui”?

 

Se não acha isso, então um dia que experimente uma BOX da Vodafone ou da MEO vai ter a experiência da sua vida!

Reputação 7
Crachá +2

Faça a reposição dos parametros através das definições. Deve ficar velocidade normal.

Reputação 7
Crachá +5

@marcolopes  Pois é, como já disse, nunca tive uma dessas maravilhosas boxs, parece-me que para experimentar uma dessas maravilhas terei  que pedir a mudança de serviços para uma dessas Operadoras, como o que eu leio mais aqui no Fórum é utilizadores a pedirem para voltarem à box Iris depois de experimentarem a box Uma,  eu penso 4 vezes antes me meter em aventuras. Eu já tive computadores com 1GB de memoria e já tive com 8GB e agora tenho com 16GB. Conheço as diferenças de velocidade, mas é como digo, para mim a velocidade da box Iris é normal. É claro que aos olhos do monstro o normal é monstruoso, para mim a box funciona normalmente porque não conheço outras. O que está ao meu alcance seria pedir a mudança para os serviços UMA, que tem a obrigação de ser mais veloz que a Iris, mas como leio por aqui tantas reclamações, é de aguentar. 

Reputação 7
Crachá +2

Troquei da iris para a UMA e Quase tudo ok, só tem um bug que quando ligo a TV está o ecrá a negro enquando não mudar de canal. De resto mt fluida. Experimentei a vbox nova da vodafone e aquilo tinha uns poucos bugs. Ficava a negro ao sair do menu e voltar a imagem. Gostei mais da UMA.

Reputação 7
Crachá +2

Troquei da iris para a UMA e Quase tudo ok, só tem um bug que quando ligo a TV está o ecrá a negro enquando não mudar de canal. De resto mt fluida. Experimentei a vbox nova da vodafone e aquilo tinha uns poucos bugs. Ficava a negro ao sair do menu e voltar a imagem. Gostei mais da UMA.

 

Eu testei a UMA quando foi lançada e não me convenceu… talvez tenha evoluído entretanto…

De resto, vivo com a IRIS… de qualquer forma, a BOX está no quarto, porque não existe interesse qualquer da minha parte em ver na sala canais que nem sequer são transmitidos em DOLBY DIGITAL 5.1. A BOX para mim serviria apenas se fosse cliente assíduo do VIDEO-CLUBE, uma vez que, finalmente (e apenas o ano passado) a NOS começou a disponibilizar os títulos em DD 5.1.

infelizmente é uma tristeza ver que por cá ninguém dá interesse ao som MULTI-CANAL… enquanto que há mais de uma década que operadores europeus transmitem grande parte dos conteúdos com o SOM original dos filmes / séries / documentários…

É triste que nem os canais TV CINES tenham som 5.1. Definitivamente, a BOX não me serve para quase nada… (excepto para ver a TV dos últimos 7 dias)

Recebi uma chamada do serviço NOS a propor-me uma “melhoria” na minha box IRIS (gravação na cloud e velocidade de Internet até 200 mgbs). Certamente o problema da lentidão manter-se-ia e apenas iria conseguir mais 24 meses de fidelização e mais 1 ou 2 euros na fatura todos os meses. Consegui, em loja, uma boa proposta para a UMA e acabei por fazer a troca. Embora tenha um ou outro bug de vez em quando (vai-se abaixo e encrava numa ou outra operação), é claramente muito superior à IRIS. 
Só espero que estas pequenas falhas da UMA sejam corrijidas e possa, por fim, dizer que estou satisfetio com o meu serviço de televisão.
(A velocidade de internet aumentou
 

Reputação 7
Crachá +5

@JoaoPereiraRamos E qual é o Router que lhe instalaram para ter melhorado  a velocidade da  internet ?

Reputação 7
Crachá +2

Recebi uma chamada do serviço NOS a propor-me uma “melhoria” na minha box IRIS (gravação na cloud e velocidade de Internet até 200 mgbs). Certamente o problema da lentidão manter-se-ia e apenas iria conseguir mais 24 meses de fidelização e mais 1 ou 2 euros na fatura todos os meses. Consegui, em loja, uma boa proposta para a UMA e acabei por fazer a troca. Embora tenha um ou outro bug de vez em quando (vai-se abaixo e encrava numa ou outra operação), é claramente muito superior à IRIS. 
Só espero que estas pequenas falhas da UMA sejam corrijidas e possa, por fim, dizer que estou satisfetio com o meu serviço de televisão.
(A velocidade de internet aumentou
 

 

A velocidade de DOWNLOAD da internet aumentou… aquela que pouco interessa…

Eu não me fidelizava por uma box UMA… mas são opções...

Reputação 7
Crachá +2

@JoaoPereiraRamos E qual é o Router que lhe instalaram para ter melhorado  a velocidade da  internet ?

 

Não precisam de mudar o ROUTER para passar de 100 para 200Mbits de DOWNLOAD...

Reputação 7
Crachá +2

Recebi uma chamada do serviço NOS a propor-me uma “melhoria” na minha box IRIS (gravação na cloud e velocidade de Internet até 200 mgbs). Certamente o problema da lentidão manter-se-ia e apenas iria conseguir mais 24 meses de fidelização e mais 1 ou 2 euros na fatura todos os meses. Consegui, em loja, uma boa proposta para a UMA e acabei por fazer a troca. Embora tenha um ou outro bug de vez em quando (vai-se abaixo e encrava numa ou outra operação), é claramente muito superior à IRIS. 
Só espero que estas pequenas falhas da UMA sejam corrijidas e possa, por fim, dizer que estou satisfetio com o meu serviço de televisão.
(A velocidade de internet aumentou
 


Tem a versão 1? Tenho mais noção dos problemas desta versão e reiniciar ou encravar não é normal.

Tente fazer isto: definições - ajuda técnica - repor parametros. se depois disto ainda continuar a acontecer se tiver disponibilidade em loja fazem a troca.

Reputação 2

Deixo só um update! Continua tudo na mesma. :) Cada vez como menos vontade de usar a box. É triste. Já só falta um ano de fidelização… Está quase.

Reputação 7
Crachá +2

Deixo só um update! Continua tudo na mesma. :) Cada vez como menos vontade de usar a box. É triste. Já só falta um ano de fidelização… Está quase.

 

Graças ao “senhor” que está no céu que a NOS implementou a grelha DIGITAL DVB-C! A Box só a uso esporadicamente… caso contrário o desespero seria grande :D

 

Quando mudar para o hardware e verdadeira NET FIBRA da vodafone não vai querer outra coisa :D

Reputação 1

Tenho o mesmo problema. Já liguei vezes sem conta para a linha de apoio, todos parecem estar a trabalhar por favor. Sendo que em 10 colaboradores, 1 é simpático. Tenho o meu contrato quase a terminar, e o serviço começou a dar problemas. À terceira visita de técnico (aos quais a todos tive que pedir que fossem buscar máscara), lá mudaram a box e o router. Problema resolvido? Não. Solução deles? Pagar mais por um serviço que já valeu a pena durante cerca de 1 ano e meio, que está fora de questão. Solução minha? Procurar operadoras que tenham vontade de vender, e principalmente, vontade de manter o cliente.

 

Quando se liga para a linha não sabem dar informação, dão informação errada. Queria uma segunda box para outra TV, disseram me que podia levantar em loja ou ser mandada para casa, por 3€ mensais, em que eu faria a instalação e caso tivesse alguma dúvida, eles ajudariam. E que não ficaria fidelizado mais 2 anos. Chego em loja e dizem o que? Não têm essas box para levantamento, tem que ir o técnico a casa(que são SÓ 40€) e que teria que ficar mais 2 anos neste serviço de porcaria. Estou realmente farta! 

Reputação 7
Crachá +2

Tenho o mesmo problema. Já liguei vezes sem conta para a linha de apoio, todos parecem estar a trabalhar por favor. Sendo que em 10 colaboradores, 1 é simpático. Tenho o meu contrato quase a terminar, e o serviço começou a dar problemas. À terceira visita de técnico (aos quais a todos tive que pedir que fossem buscar máscara), lá mudaram a box e o router. Problema resolvido? Não. Solução deles? Pagar mais por um serviço que já valeu a pena durante cerca de 1 ano e meio, que está fora de questão. Solução minha? Procurar operadoras que tenham vontade de vender, e principalmente, vontade de manter o cliente.

 

Quando se liga para a linha não sabem dar informação, dão informação errada. Queria uma segunda box para outra TV, disseram me que podia levantar em loja ou ser mandada para casa, por 3€ mensais, em que eu faria a instalação e caso tivesse alguma dúvida, eles ajudariam. E que não ficaria fidelizado mais 2 anos. Chego em loja e dizem o que? Não têm essas box para levantamento, tem que ir o técnico a casa(que são SÓ 40€) e que teria que ficar mais 2 anos neste serviço de porcaria. Estou realmente farta! 


3€ mensais é a box da iris e sim 40€ deslocação. Não fica mais 2 anos fidelizada não.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vinda ao Fórum NOS @Sara carneiro:grinning:
Lamentamos o que nos conta, não é essa a experiência que queremos que tenha. :disappointed_relieved:

Nós podemos ajudar! Pedimos que, por favor, nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente ou número de contribuinte para o perfil @Fórum

Ficamos a aguardar a sua mensagem. 

Muito obrigado. 

Reputação 1

O que posso confirmar é que sinto que desde que recusei a proposta da NOS para mudar para um novo modelo de Box a troco de ficar mais dois anos fidelizado a velocidade da box Iris me parece cada vez mais lenta e os menus desesperantes. Por exemplo, a minha box chega a levar 3 ou 4 minutos para carregar as opções do “Video on demand” (perdoem o anglicismo!). Jà contactei os serviços da NOS, já foi feita a reposição de configurações e o “flush” (sic) da box e tudo continua na mesma!

Reputação 7
Crachá +5

@Nuno C. Godinho Também tenho notado uma diferença na minha box iris, chega mesmo a travar quando estou a ver uma gravação e carrego stop para voltar para outro canal, fica paralisada aí uns 30 segundos, não acontecia, mas basta levar a uma loja NOS e efectuam a troca e neste caso não altera a fidelização.

Reputação 4

Meus caros,

 

Se o serviço da NOS não está a ser feito de acordo com o contratado é simples: pedem uma rescisão do contrato de fidelização por justa causa, pela falha de serviço apresentada e continuamente não resolvida!

Depois disso procuram outro operador. 

 

Já agora, reinicializar a box não é solução! Pois, isso coloca em causa uma das suas funcionalidades tão usada para vender o produto, que é a possibilidade de armazenar configurações de utilizador e outras customizações.

 

No meu caso pessoal, já usei a IRIS e mudei para a UMA na busca de melhor serviço.

Nada feito!

Continuam a existir problemas não resolvidos na UMA e além disso existem funcionalidades mal elaboradas que prejudicam em muito a usabilidade do serviço, principalmente no recurso de programas gravados.

Além de que anunciam comando por voz na UMA que apenas existe na versão antiga da box ou na APP Controlo Remoto NOS. Isso é propaganda falsa!

Falam tanto em 4K com apenas 2 ou 3 canais, sem interesse algum, com essa qualidade!

Deveriam no mínimo ter todos os canais disponíveis em HD, mas nem isso. Poucos são os que possuem HD. Ainda há muitos canais só para fazer número grande na apresentação dos serviços.

Seria melhor venderem pacotes acessíveis de canais com a qualidade desejada do que terem centenas de canais de fraca qualidade (quer de imagem, quer de conteúdo).

 

Posto isto, após esgotar a minha paciência terei de enveredar pelas vias legais da forma que indiquei se quiser tentar optar pelo que a concorrência oferece!

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Nuno C. Godinho, @Jose Rodrigues e @Carlos Almeida,

@Nuno C. Godinho, o @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda! Seria possível levar a box a loja para verificarem o equipamento? 

@Carlos Almeida, lamentamos todo o transtorno causado. :disappointed_relieved:  Pedimos que nos confirme o seu contacto e o melhor horário para lhe ligarmos por mensagem privada, para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 

Reputação 4

Boa tarde fórum,

 

Fica aqui “UMA” actualização da minha história como cliente NOS.

 

Hoje mesmo fui contactado pelos vossos serviços comerciais com um “oferta” que em nada melhorava a qualidade dos meus serviços, bem como pelo contrário, ainda agravava e muito a minha despesa mensal!

Perante tal "oferta” tive de gentilmente recusar e dizer o que me vai pela alma relativamente aos maus serviços prestados até ao momento. 😁

 

Posto isto, a menina desse serviço passou-me de imediato para uma gestora de cliente! 🤨🤔

 

Então, perante nova exposição de todas as últimas peripécias porque passei com os serviços da NOS, relativas quer ao serviço de televisão, quer ao serviço de telemóveis, a gestora de conta tentou apresentar-me nova “oferta” de maior despesa!

Pelo que tive de me rir à gargalhada, para não chorar! 😂🤣

Então, este mês vão cobrar-me por um serviço de telemóvel que deixei de ter, sem possibilidade de me rectificarem imediatamente o valor do débito directo que vai ser feito para a semana, e que só na próxima factura o vão fazer em atraso, e vêm agora fazer-me propostas descabidas de maior despesa mensal?! 😲🙄🤦

Não me parece que estejam a ver bem o filme, só pode ser isso!

Então, eu já estou prejudicado, quer na factura, quer na qualidade dos serviços prestados e a “oferta” que me apresentam em vez de ser um desconto mensal até ao fim da fidelização, ou uma melhoria efectiva dos serviços prestados com um upgrade sem qualquer aumento da factura. Não! A dita “oferta” é «Queremos lhe vender mais uns serviços e você paga-nos mais um bom pedaço, porque até merecemos...» 🤑👏🤡🤓

Mas, está tudo doido?! 😵🤪🥴

Devem de ser efeitos da pandemia e do confinamento, só pode! 😷🌈

 

Brevemente, quando estiver mais disposto a brincar com isto, vou resolver de “UMA” vez por todas este problema! ⚖️😎

Parece-me que não resta outra alternativa, a não ser: “NÓS” mesmos a procurar “UMA” solução. 😞

 

Até mais ver! 🖐️

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Carlos Almeida,

Queremos mesmo ajudá-lo. :disappointed_relieved:  
No entanto, para isso, precisamos mesmo que nos envie os seus dados por mensagem privada para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 

O problema disto tudo começa na rede coaxial. E cabo coaxial é coisa que não falta à NOS (antiga TV Cabo). A partir daí, qualquer serviço nunca vai ser mais do que mediano.

 

Uma box pra ser fluída e eficaz tem que ser IPTV, alimentada por uma boa ligação ftth. Depois vem o software, mas isso são outros 500… 

 

Já agora deixo o meu testemunho. Sou cliente IRIS com box pace 2.0 HD (sem disco) há vários anos. Sempre funciona de forma decente… quando digo decente é com toda a lentidão, bugs e péssimo interface que sempre a caracterizaram. 
 

Mas, nas últimas semanas a situação agravou-se. O lag entre uma simples mudança de canal torna o zapping quase impossível.. ir ao arquivo demora imenso tempo. Por vezes congela no zapping e fica a preto 30 segundos. Por vezes fica só a linha íris no meio durante 1 minuto.

 

A qualidade do sinal é boa, já fiz reposição de parâmetros e não resulta… creio que a box fritou e só com troca voltará ao normal. NÃO PRETENDO APOIO TÉCNICO, OBRIGADO.

 

Reputação 7
Crachá +2

O problema disto tudo começa na rede coaxial. E cabo coaxial é coisa que não falta à NOS (antiga TV Cabo). A partir daí, qualquer serviço nunca vai ser mais do que mediano.

 

Uma box pra ser fluída e eficaz tem que ser IPTV, alimentada por uma boa ligação ftth. Depois vem o software, mas isso são outros 500… 

 

Já agora deixo o meu testemunho. Sou cliente IRIS com box pace 2.0 HD (sem disco) há vários anos. Sempre funciona de forma decente… quando digo decente é com toda a lentidão, bugs e péssimo interface que sempre a caracterizaram. 
 

Mas, nas últimas semanas a situação agravou-se. O lag entre uma simples mudança de canal torna o zapping quase impossível.. ir ao arquivo demora imenso tempo. Por vezes congela no zapping e fica a preto 30 segundos. Por vezes fica só a linha íris no meio durante 1 minuto.

 

A qualidade do sinal é boa, já fiz reposição de parâmetros e não resulta… creio que a box fritou e só com troca voltará ao normal. NÃO PRETENDO APOIO TÉCNICO, OBRIGADO.

 


Se com reposição não resolve, provavelmente é problema de sinal da sua residência. É então necessário envio de técnico.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Carlos R. Duarte e @Jose Rodrigues

@Carlos R. Duarte , envie-nos o seu número de cliente para o @Fórum por mensagem privada, por favor. 
Vamos verificar a sua situação.

Obrigada 

Comentário