Skip to main content
Header
Megabyte
September 4, 2019

Box IRIS má. Interace mau. Lenta e frustrante.

• September 4, 2019
  • 49 comentários
  • 1629 visualizações
Bom dia.
Gostava de saber a opinião de outros utilizadores da box iris sobre a qualidade da box e dos menus.
Sou novo cliente NOS, vindo da Vodafone. Tenho uma box IRIS. Desde o primeiro dia que me dou muito mal com a utilização da box. Os menus são confusos, lentos, pouco funcionais. Está anos luz atrás da box vodafone que tinha desde 2014. É incrível como pode a NOS ter clientes com este hardware.

Situações frustrantes:
Estou a ver TV e quero pausar. Carrego no botão de pausa. Não pausa e aparece o menu em que tenho novamente que carregar no botão pausa para aí pausar a TV. Depois quando quero voltar a reproduzir, carrego no botão e a emissão volta a trás uns 30 segundos a 1 minuto.

Quero apenas mudar de canal para cima ou para baixo. Carregar no mesmo botão têm resultados diferentes aleatórios. Ora muda de canal, ora apresenta a lista de canais sem mudar de canal.

Quero apenas voltar atrás uns segundos na emissão. É um pavor. Botões, botões, botões e ora volta 1 segundo atrás, ora acabo a ver a emissão experimental da RTP de 1957.

Quero ver dois episódios que foram emitidos seguidos num determinado dia. Botões Botões botões, menus, menus, menus... E lá acabo a ver o primeiro episódio. Quando acaba o episódio em vez de perguntar se quero continuar a ver a gravação ou voltar a emissão em direto, salta para a emissão em direto e tenho que voltar ao calvário para ver o segundo episódio.

Eu não sou um info-excluído. Nem estou a tentar ser um velho do restelo em relação "às novas tecnológias" acho apenas que a box iris é má. Com maus menus, mal desenhada. Nunca tive este tipo de problemas com a box Vodafone de 2014. Neste momento só quero que passem os 24 meses para fugir.

49 Comentários

Ana P.
Moderador
November 25, 2019

Olá @JoaoPereiraRamos e @Heder Costa

@JoaoPereiraRamos, o nosso objetivo é auxiliar os nossos utilizadores da melhor forma e, por isso, claramente iremos ajudá-lo! Para isso, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
marcolopes
Super User
Super User
November 26, 2019

Olá @JoaoPereiraRamos e @Heder Costa

@JoaoPereiraRamos, o nosso objetivo é auxiliar os nossos utilizadores da melhor forma e, por isso, claramente iremos ajudá-lo! Para isso, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

Cara @Ana P. , infelizmente, e por mais boa vontade que a moderação tenha, contra FACTOS não há argumentos! A IRIS é um produto LENTO… que não flui, não responde aos comandos rapidamente… e não há nada que a moderação ou o apoio técnico possam fazer…

EXCEPTO…

quem sabe, colocar à disposição dos clientes que assim o desejarem um “upgrade??” para o software UMA, que é possível nas BOX HD 2.0, por exemplo!

Mas como sabemos, a NOS irá usar esse “argumento” como forma de negociação para prender o cliente mais 2 anos e cobrar um pequeno aumento para um “serviço melhor” :D

Dito isto, toda a gente é livre de mudar, desde que tenha alternativas melhores!

Byte
January 7, 2020

Realmente a usar a IRIS parece que voltei aos anos 90. Nunca pensei que em 2020 fosse possível um equipamento tao lento e não responsivo. Fazer zapping nesta box é literalmente impossível sem perder a vontade de ver TV. 

O meu conselho a outros utilizadores IRIS é que NUNCA se chegarem perto das BOXs mais básicas da MEO e Vodafone e continuarem na ignorância….

Jose Rodrigues
Super User
Super User
January 7, 2020

Realmente a usar a IRIS parece que voltei aos anos 90. Nunca pensei que em 2020 fosse possível um equipamento tao lento e não responsivo. Fazer zapping nesta box é literalmente impossível sem perder a vontade de ver TV. 

O meu conselho a outros utilizadores IRIS é que NUNCA se chegarem perto das BOXs mais básicas da MEO e Vodafone e continuarem na ignorância….

É o meu caso, como não tenho acesso a essas boxs, acho boa a box Iris. 

marcolopes
Super User
Super User
January 7, 2020

Subscrevo! E pelo que soube, uma BOX HD 2.0 com UPGRADE para software UMA vai dar ao mesmo, porque o hardware não foi pensado para correr a UMA, e como tal… também não é solução.

Não existe comparação possível entre uma BOX IRIS e uma BOX VODAFONE ou MEO!!!

marcolopes
Super User
Super User
January 7, 2020

É o meu caso, como não tenho acesso a essas boxs, acho boa a box Iris. 

O facto de não ter tido contacto com um produto “melhor”, não significa que esteja contente e feliz com um produto que simplesmente é um desespero! Não acha a BOX IRIS lenta a responder? Não acha que o acesso à programação é desesperante? Que a navegação entre canais (principalmente com pré-visualização) não é super lenta? Que a pesquisa não é super-lenta? Que qualquer operação de puxar à frente ou puxar atrás não é super-lenta e apresenta uma imagem DE VEZ em quando, e que simplesmente nem sabe bem onde vai, e quando faz PLAY é tipo “é mais ou menos aqui”?

Se não acha isso, então um dia que experimente uma BOX da Vodafone ou da MEO vai ter a experiência da sua vida!

Guimas
Super User
Super User
January 7, 2020

Faça a reposição dos parametros através das definições. Deve ficar velocidade normal.

Jose Rodrigues
Super User
Super User
January 7, 2020

@marcolopes  Pois é, como já disse, nunca tive uma dessas maravilhosas boxs, parece-me que para experimentar uma dessas maravilhas terei  que pedir a mudança de serviços para uma dessas Operadoras, como o que eu leio mais aqui no Fórum é utilizadores a pedirem para voltarem à box Iris depois de experimentarem a box Uma,  eu penso 4 vezes antes me meter em aventuras. Eu já tive computadores com 1GB de memoria e já tive com 8GB e agora tenho com 16GB. Conheço as diferenças de velocidade, mas é como digo, para mim a velocidade da box Iris é normal. É claro que aos olhos do monstro o normal é monstruoso, para mim a box funciona normalmente porque não conheço outras. O que está ao meu alcance seria pedir a mudança para os serviços UMA, que tem a obrigação de ser mais veloz que a Iris, mas como leio por aqui tantas reclamações, é de aguentar. 

Guimas
Super User
Super User
January 7, 2020

Troquei da iris para a UMA e Quase tudo ok, só tem um bug que quando ligo a TV está o ecrá a negro enquando não mudar de canal. De resto mt fluida. Experimentei a vbox nova da vodafone e aquilo tinha uns poucos bugs. Ficava a negro ao sair do menu e voltar a imagem. Gostei mais da UMA.

marcolopes
Super User
Super User
January 7, 2020

Troquei da iris para a UMA e Quase tudo ok, só tem um bug que quando ligo a TV está o ecrá a negro enquando não mudar de canal. De resto mt fluida. Experimentei a vbox nova da vodafone e aquilo tinha uns poucos bugs. Ficava a negro ao sair do menu e voltar a imagem. Gostei mais da UMA.

Eu testei a UMA quando foi lançada e não me convenceu… talvez tenha evoluído entretanto…

De resto, vivo com a IRIS… de qualquer forma, a BOX está no quarto, porque não existe interesse qualquer da minha parte em ver na sala canais que nem sequer são transmitidos em DOLBY DIGITAL 5.1. A BOX para mim serviria apenas se fosse cliente assíduo do VIDEO-CLUBE, uma vez que, finalmente (e apenas o ano passado) a NOS começou a disponibilizar os títulos em DD 5.1.

infelizmente é uma tristeza ver que por cá ninguém dá interesse ao som MULTI-CANAL… enquanto que há mais de uma década que operadores europeus transmitem grande parte dos conteúdos com o SOM original dos filmes / séries / documentários…

É triste que nem os canais TV CINES tenham som 5.1. Definitivamente, a BOX não me serve para quase nada… (excepto para ver a TV dos últimos 7 dias)