Skip to main content
Header
Megabyte
September 4, 2019

Box IRIS má. Interace mau. Lenta e frustrante.

• September 4, 2019
  • 49 comentários
  • 1629 visualizações
Bom dia.
Gostava de saber a opinião de outros utilizadores da box iris sobre a qualidade da box e dos menus.
Sou novo cliente NOS, vindo da Vodafone. Tenho uma box IRIS. Desde o primeiro dia que me dou muito mal com a utilização da box. Os menus são confusos, lentos, pouco funcionais. Está anos luz atrás da box vodafone que tinha desde 2014. É incrível como pode a NOS ter clientes com este hardware.

Situações frustrantes:
Estou a ver TV e quero pausar. Carrego no botão de pausa. Não pausa e aparece o menu em que tenho novamente que carregar no botão pausa para aí pausar a TV. Depois quando quero voltar a reproduzir, carrego no botão e a emissão volta a trás uns 30 segundos a 1 minuto.

Quero apenas mudar de canal para cima ou para baixo. Carregar no mesmo botão têm resultados diferentes aleatórios. Ora muda de canal, ora apresenta a lista de canais sem mudar de canal.

Quero apenas voltar atrás uns segundos na emissão. É um pavor. Botões, botões, botões e ora volta 1 segundo atrás, ora acabo a ver a emissão experimental da RTP de 1957.

Quero ver dois episódios que foram emitidos seguidos num determinado dia. Botões Botões botões, menus, menus, menus... E lá acabo a ver o primeiro episódio. Quando acaba o episódio em vez de perguntar se quero continuar a ver a gravação ou voltar a emissão em direto, salta para a emissão em direto e tenho que voltar ao calvário para ver o segundo episódio.

Eu não sou um info-excluído. Nem estou a tentar ser um velho do restelo em relação "às novas tecnológias" acho apenas que a box iris é má. Com maus menus, mal desenhada. Nunca tive este tipo de problemas com a box Vodafone de 2014. Neste momento só quero que passem os 24 meses para fugir.

49 Comentários

Jose Rodrigues
Super User
Super User
September 8, 2019
@ALVARO NUNES Boa noite, pois o caso é esse, a IRIS não apresenta problemas, certamente a UMA será melhor, mais moderna, mais rápida, tem até comando por voz, etc., etc., etc., já sabemos que tem até o Pack canais extra, porventura terá até os TV Cine mas......... no meu caso vou aguentar ainda mais algum tempo para mudar. Cumprimentos.
Byte
October 28, 2019

A minha box iris desde que renovei meu contrato tem estado muito lenta, às vezes demora diversos minutos a passar entre canais na lista de canais. Alguém se queixa do mesmo?

Jose Rodrigues
Super User
Super User
October 28, 2019

A minha box iris desde que renovei meu contrato tem estado muito lenta, às vezes demora diversos minutos a passar entre canais na lista de canais. Alguém se queixa do mesmo?

Boa noite, é a box que tenho instalada, não apresenta nenhum problema, nem o que refere nem qualquer outro, é seu costume reiniciar a box ? Costuma fazer a reposição dos parâmetros de fabrica quando nota uma qualquer anomalia ? Com o uso constante, erros ao clicar no comando etc.,  acumulam-se os erros, é necessário Reinicar e Repor os parâmetros originais.

marcolopes
Super User
Super User
October 29, 2019

caro@Heder Costa , bem vindo ao clube IRIS! :D

Não há nada a fazer. IRIS é mesmo assim!

UMA é um pouco melhor na velocidade…

Já testei VODAFONE e MEO. Ambas MUITO melhores do que IRIS, e melhores do que UMA.

Não coloco em causa a variedade de canais. Mas no que toca a BOX? Nem a UMA safa a NOS.

Upgrade para UMA? Se fosse de borla SEM FIDELIZAÇÃO, era capaz de TESTAR,  mas como já testei uma nas lojas, não fiquei sequer convencido. Tendo em conta que a NET é 10 VEZES inferior à concorrência, mais vale aguardar para mudar para a Vodafone.

Megabyte
October 29, 2019

@marcolopes  e cá vamos nós com a “cabeça entre as orelhas”, à espera que o tempo passe.

Um novo ponto de frustração que me acontece é o seguinte:
Estou a ver a emissão em directo e pauso. Um, dois minutos, depois continuo a ver o programa (desfasado da emissão em directo o tempo que estive em pausa). Quando o programa acaba por chegar ao fim, começa o seguinte e pouco depois salta para a emissão em directo. Saltando os minutos que pausei. Depois tenho que voltar a trás para ver a parte que saltou. E ao fazer isto já sei que mais à frente vai voltar a saltar para a emissão em directo quer eu queira quer não.

Será que alguém da NOS têm e usa os serviços NOS. Não parece, são problemas tão óbvios que é ridículo!

marcolopes
Super User
Super User
October 29, 2019

@marcolopes  e cá vamos nós com a “cabeça entre as orelhas”, à espera que o tempo passe.

Um novo ponto de frustração que me acontece é o seguinte:
Estou a ver a emissão em directo e pauso. Um, dois minutos, depois continuo a ver o programa (desfasado da emissão em directo o tempo que estive em pausa). Quando o programa acaba por chegar ao fim, começa o seguinte e pouco depois salta para a emissão em directo. Saltando os minutos que pausei. Depois tenho que voltar a trás para ver a parte que saltou. E ao fazer isto já sei que mais à frente vai voltar a saltar para a emissão em directo quer eu queira quer não.

Será que alguém da NOS têm e usa os serviços NOS. Não parece, são problemas tão óbvios que é ridículo!

A descrição do problema é confusa, porque a IRIS é um MIX de lentidão e confusão!

O que mais me chateia ainda é a falta de conectividade (muitas vezes quero ver algo no arquivo / pesquisa e NADA!), e a falta de sincronismo entre o inicio e o fim dos programas (tantas vezes tenho de começar a ver outro episódio “gravado” para acabar o anterior...)

A BOX da Vodafone parece um MEDIA PLAYER a fazer REW/FWD, suave, responsiva…

Não vale a pena reclamar… é o que é neste caso. Alternativa é mesmo outro operador.

Tiago C.
Moderador
October 29, 2019

Olá @Leonardo Semblano e @Heder Costa,

Para os conseguirmos ajudar, pedimos que nos enviem uma mensagem privada com o vosso número de Cliente NOS. 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
October 29, 2019

Boa noite, é a box que tenho instalada, não apresenta nenhum problema, nem o que refere nem qualquer outro, é seu costume reiniciar a box ? Costuma fazer a reposição dos parâmetros de fabrica quando nota uma qualquer anomalia ? Com o uso constante, erros ao clicar no comando etc.,  acumulam-se os erros, é necessário Reinicar e Repor os parâmetros originais.

A Nos deveria pagar aos cliente para utilizarem a box Iris; aquilo não funciona pura e simplesmente e não percebo porque que este JR vem com perguntas de apoio técnico. Não se notam anomalias a IRIS É UMA ANOMALIA!

Ss
Kilobyte
November 25, 2019

Boa noite,

Antes demais será importante referir que já fiz todos os despites básicos sugeridos pela NOS, e já troquei de BOX mais do que 1 vez. Todas as box HDDVR apresentam os mesmo problemas: Lentidão.

Concordo com grande parte das anomalias que foram levantadas por diversos clientes neste tópico. Por vezes, penso em “parar/recuar” a emissão, ou mesmo aceder a contéudo gravado...mas só de imaginar todo o processo penoso e frustação que será manipular esta box, perco de imediato o interesse. Ah, e nem vou mencionar as vezes a box bloqueia e reinicia sozinha. 
Já fui cliente de outras operadoras, e nunca a experiência televisiva foi tão má. Já reportei por diversas vezes, tanto em loja, como por chamada telefónica, e as respostas são sempre as mesmas: “As anomalias que verifica já foram reportadas por mais clientes. Serão corrigidas em futuras atualizações”;  ou simplesmente admitem que a box está ultrapassada, mas que no entanto, tenho a excelente opção de fazer um upgrade para a UMA. Ou seja, para ter um serviço decente, tenho de pagar mais do que pago atualmente porque a NOS é incapaz de renovar/melhorar um serviço que presta aos seus clientes.
Felizmente há outras escolhas no mercado . Visto que estou certo de qual medida devo tomar, no caso de não ver solucionado este problema que se arrasta há mais de dois anos (visto que mudei de residência e a box veio atrás, logo mais 2 anos de fidelização), 
@Ana P.  e @Tiago C.  poderei contar com algum apoio da vossa parte?

Obrigado

Megabyte
November 25, 2019

Boa noite,

Antes demais será importante referir que já fiz todos os despites básicos sugeridos pela NOS, e já troquei de BOX mais do que 1 vez. Todas as box HDDVR apresentam os mesmo problemas: Lentidão.

Concordo com grande parte das anomalias que foram levantadas por diversos clientes neste tópico. Por vezes, penso em “parar/recuar” a emissão, ou mesmo aceder a contéudo gravado...mas só de imaginar todo o processo penoso e frustação que será manipular esta box, perco de imediato o interesse. Ah, e nem vou mencionar as vezes a box bloqueia e reinicia sozinha. 
Já fui cliente de outras operadoras, e nunca a experiência televisiva foi tão má. Já reportei por diversas vezes, tanto em loja, como por chamada telefónica, e as respostas são sempre as mesmas: “As anomalias que verifica já foram reportadas por mais clientes. Serão corrigidas em futuras atualizações”;  ou simplesmente admitem que a box está ultrapassada, mas que no entanto, tenho a excelente opção de fazer um upgrade para a UMA. Ou seja, para ter um serviço decente, tenho de pagar mais do que pago atualmente porque a NOS é incapaz de renovar/melhorar um serviço que presta aos seus clientes.
Felizmente há outras escolhas no mercado . Visto que estou certo de qual medida devo tomar, no caso de não ver solucionado este problema que se arrasta há mais de dois anos (visto que mudei de residência e a box veio atrás, logo mais 2 anos de fidelização), 
@Ana P.  e @Tiago C.  poderei contar com algum apoio da vossa parte?

Obrigado

Claro que pode contar com todo o apoio dos colaboradores da NOS. Pelo menos aqui nas mensagens. Eles vão dizer: “ Para os conseguirmos ajudar, pedimos que nos enviem uma mensagem privada com o vosso número de Cliente NOS.”
Se cumprir o pedido, de facto alguém da NOS vai telefonar-lhe e encaminha-lo para os “técnicos”. Contas feitas e ao fim de muitas horas perdidas fica… IGUAL. A Box nasceu torta e nunca se vai endireitar.
Lamento. Temos que fazer um grupo de apoio dos encalhados da IRIS. E a fidelização que não acaba...