Skip to main content
Header
Kilobyte
August 8, 2025

WIFI-Calling

Vi nas perguntas frequentes que o Wi-Fi calling fica desativo no modo avião.

Fiz o teste e a resposta é NÃO.

o Wi-Fi calling funciona em modo avião.

Mas a questão que queria colocar é se essa funcionalidade ao usar ela por exemplo nos EUA, no caso apenas de RECEBER CHAMADAS e por acaso atender, serei cobrado em roaming.

Vi também nas perguntas frequentes que o Wi-Fi calling só funciona com IP Português. Não sei , porque ainda não tive oportunidade de testar. Apenas é só o modo Avião .

e por último , não consigo encontrar nada por escrito no site em tarifários sobre se sou cobrado ou não em roaming usando o WI-FI Calling. No apoio ao cliente dizem que não serei cobrado, mas sem nada por escrito não poderei confiar

26 Comentários

Jorge C
Super User
Super User
August 9, 2025

Mas se desativar o E SIM, não tenho a certeza que quando voltar a ativar, vai considerar como nova ativação e os e-sim já me alertaram que tem um nr limitado de ativações 

A minha sugestão foi baseada na minha experiência, normalmente desativo sem remover. 

Obrigado.

PMFSMSAutor
Kilobyte
August 9, 2025

Continuo sem confirmação de qual a melhor forma de resolver este problema.

Não existe ninguém aqui que consiga esclarecer como não ser cobrado em roaming ? A sua solução obriga a perder  uma re-activação do ESIM

PMFSMSAutor
Kilobyte
August 9, 2025

A minha solução não funciona ?

• desativar Wi-Fi -calling no iPhone 
  • desativar voicemail
  • colocar em modo avião 

Existe risco de ser cobrado em roaming?

Jorge C
Super User
Super User
August 9, 2025

A minha solução não funciona ?

• desativar Wi-Fi -calling no iPhone 
  • desativar voicemail
  • colocar em modo avião 

Existe risco de ser cobrado em roaming?

A informação que existe está neste tópico. 

Por favor, aguarde uma resposta dos gestores da comunidade 😅

Obrigado.

RGarrido03
Kilobyte
August 11, 2025

No ano passado fui para Djerba, na Tunísia, e, como é óbvio, o Wi-Fi Calling não funcionou, uma vez que tinha um IP tunisino (o do hotel). A VPN que tenho para casa não funcionou também, já que o Wi-Fi Calling vai sempre pela ligação normal e não pelo túnel da VPN.

Este ano vou para Saidia, Marrocos, e estou a pensar numa abordagem diferente: vou comprar um cartão SIM no aeroporto assim que chegar a Marrocos, e vou levar um telemóvel com uma custom ROM que permite partilhar a ligação VPN pelo hotspot. Assim, coloco o cartão SIM nesse telemóvel, ligo-lhe a VPN, e se tudo correr bem, terei o IP do serviço NOS de minha casa (português, portanto) disponível num hotspot, onde posso ligar o meu telemóvel e os da minha família, e usufruirmos do Wi-Fi Calling como se estivéssemos em Portugal.

Funcionará? É uma boa questão, mas não vejo constrangimentos, já que as condições se encontram reunidas 🙃 de qualquer forma quando experimentar digo o resultado.

Jorge C
Super User
Super User
August 11, 2025

Boa tarde ​@RGarrido03,

Muito obrigado pela excelente ideia, que poderá ser útil a muitos membros da comunidade! 👍

Para quem procura uma solução económica para ter dados móveis em Marrocos sem recorrer ao roaming tradicional, deixo como exemplo os planos eSIM local da BNESIM:

📎 shop.bnesim.com/es/plans/ma/

• 1 GB por 3,99 € (validade 30 dias)

• 3 GB por 11,22 € (validade 30 dias)

• 5 GB por 18,78 € (validade 30 dias)

Este é apenas um exemplo de serviço disponível no mercado, mas que apresenta uma boa relação qualidade/preço e cobertura local.

Obrigado.