Skip to main content
Header
Pergunta

Tarifário Livre - Taxa de manutenção


  • Kilobyte
  • 3 comentários

Bom dia,

 

Adquiri um Cartão SIM Livre e sem carregamentos obrigatórios.

 

Hoje recebo um SMS a informar que irá ser debitado 1.50€ de 2 em 2 meses para o numero se manter ativo.

 

Preciso que me ajudem a compreender que cartão adquiri eu ?

 

Se o cartão é livre e sem carregamentos obrigatórios, porque será debitado 1.50€ de 2 em 2 meses ?

Isso não é obrigar-me a carregar o cartão ?

 

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

14 Comentários

  • Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 18 de novembro de 2019

Esse tipo de atitudes só o entendo de uma forma, fraude, enganar clientes, cartão sem carregamento obrigatório mas com cobranças de 1.50€ de 2 em 2 meses.

Esta informação será tornada publica e espero tornar se viral.

 


Oscar7
Forum|alt.badge.img+2
  • Kilobyte
  • 3930 comentários
  • 18 de novembro de 2019

Hoje em dia praticamente todos os operadores têm essas taxas. 


  • Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 18 de novembro de 2019
Oscar7 escreveu:

Hoje em dia praticamente todos os operadores têm essas taxas. 

 

Não se vende gato por lebre

 


Tiago C.
Forum|alt.badge.img+6
  • Moderador
  • 8809 comentários
  • 18 de novembro de 2019

Bem-vindo ao Fórum NOS, @zeux.

O tarifário Livre tem uma taxa de manutenção de 1.50€ a cada 2 meses, de forma a manter o seu cartão ativo. 
 


  • Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 18 de novembro de 2019
Tiago C. escreveu:

Bem-vindo ao Fórum NOS,@zeux.

O tarifário Livre tem uma taxa de manutenção de 1.50€ a cada 2 meses, de forma a manter o seu cartão ativo. 
 

Essa informação deve ser dada a quando da compra do cartão na loja, por esse motivo me desloquei a loja, chego a conclusão de que nem nas lojas a informação é dada como deve ser.

Informação esta que também poderia constar na caixa do cartão, mas não, toda a informação  e mais alguma, menos esta.


Tiago C.
Forum|alt.badge.img+6
  • Moderador
  • 8809 comentários
  • 18 de novembro de 2019

Olá @zeux,

Lamentamos que não tenha sido informado. :pensive:

Pode confirmar toda a informação sobre o tarifário Livre aqui


  • 4683 comentários
  • 18 de novembro de 2019

Assumindo que tal como relatou, a informação referente às novas regras de manutenção de cartão SIM nao lhe foram prestadas no acto da compra do mesmo nem se encontram inscritas nos documentos que o acompanham, reporte o caso à entidade reguladora ANACOM através do Livro de Reclamações Online

Tal como ja comentaram acima, a generalidade dos operadores aplicam idênticas regras de manutenção,  mas... AINDA EXISTEM ALTERNATIVAS para quem não quer pagar minutos/SMS sem os usar!


AKRYL
Forum|alt.badge.img+2
  • Exabyte
  • 237 comentários
  • 26 de novembro de 2019
zeux escreveu:

Bom dia,

 

Adquiri um Cartão SIM Livre e sem carregamentos obrigatórios.

 

Hoje recebo um SMS a informar que irá ser debitado 1.50€ de 2 em 2 meses para o numero se manter ativo.

 

Preciso que me ajudem a compreender que cartão adquiri eu ?

 

Se o cartão é livre e sem carregamentos obrigatórios, porque será debitado 1.50€ de 2 em 2 meses ?

Isso não é obrigar-me a carregar o cartão ?

 

 

Actualmente o único tarifário disponível nas operadoras móveis sem carregamentos obrigatórios e sem taxas é o tarifário da altice UZO. Tenho o tarifário há mais de 2 anos e nunca foi cobrada qualquer taxa de manutenção. 


  • 4683 comentários
  • 26 de novembro de 2019
AKRYL escreveu:
zeux escreveu:

....

 

Actualmente o único tarifário disponível nas operadoras móveis sem carregamentos obrigatórios e sem taxas é o tarifário da altice UZO....

E até ao final de 2019 ainda recebe bonus se pedir a portabilidade do numero.


  • Megabyte
  • 10 comentários
  • 14 de agosto de 2020

Bom dia,

 

Escolhi este tarifário para não ter carregamentos obrigatório nem quaisquer outros custos para a minha filha.

Acontece que de ela tem recebido uma SMS a dizer que de dois em dois meses cobram 1,5 para manter o cartão ativo, com que fundamento?

 

Carrego o telemóvel todos os meses e a miúda faz uma ou duas chamadas mensais para não lhe ser cobrada qualquer custo.

 

E agora isto?

 

Será um que alguém me pode ajudar em como contornar esta situação? Se

 

Obrigada


  • 4683 comentários
  • 14 de agosto de 2020

@filantropo , foi uma alteraçao das condiçoes do tarifario, atempadamente comunicada aos consumidores. Nao é exclusivo da NOS. Outros operadores tem o mesmo tipo de taxa (despesas logisticas com a manutençao de números (??)) associada a tarifarios sem carregamentos obrigatórios.

Parece-me que a soluçao para quem necessite de tarifario sem carregamentos obrigatórios e sem taxa de manutençao, passa pelo UZO de um operador concorrente. Veremos até quando...


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29414 comentários
  • 17 de agosto de 2020

Olá @filantropo e @C24XXXX201

Movemos os vossos comentários para um tópico onde o tema já é debatido. 

@filantropo, conforme indicado pelo @C24XXXX201, o tarifário Livre tem uma taxa de manutenção a cada 2 meses, de forma a manter o cartão ativo. 

Pode confirmar toda a informação sobre o tarifário Livre aqui

Obrigado


Olá, bom dia! Estou com o mesmo dilema. Eu mudei de tarifário há uns meses e já percebi que é necessário para manutenção. A minha dúvida é: eu já não utilizo o cartão e a cobrança já vai em 3 euros, contudo recebi uma mensagem a dizer que se não pagasse o cartão seria desativado. Eu já não utilizo o número, é preciso realizar algo, ou simplesmente deixa-lo bloquear?

 

Obrigado, 


Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2237 comentários
  • 20 de julho de 2021

Se não pagares o cartão fica inativo e o número é eventualmente rotacionado para outro cliente, tanto quanto sei,

Um bem haja