Skip to main content
Header
Bit
March 18, 2024
Respondido

Spoofing

Estou há um mês a receber telefonemas de múltiplos números, que me indicam que lhes tenho telefonado múltiplas vezes. Como já  não é  só um, acredito que lhes apareça o meu número tanto que retornam a  chamada. Mas essas chamadas não são feitas por mim nem aparecem no meu histórico nem no histórico de facturação. Acredito que estejam a usar o meu numero num esquema de spoofing. Como devo proceder? 

Melhor resposta por Mário P.

Bom dia,  @BRBF

Lamentamos a situação. 

Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos analisar e responder o mais rápido que nos for possível. No entanto, sugerimos sempre que notem estas situações reportem às autoridades competentes para analisarem a situação.

A NOS tem conhecimento de que estão a existir, chamadas de voz internacionais ou nacionais para obter informações pessoais confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.

Saiba mais em: 

Obrigado,

203 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
February 28, 2025

Boa tarde ​@AlexPorto,

Agradecemos a sua mensagem.

Por norma, este tipo de comunicações não tem origem na rede NOS, pelo que não nos é possível analisar a situação.

Após análise deste tema junto das equipas NOS responsáveis, recomendamos que comunique situações deste género junto das autoridades policiais competentes.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
February 28, 2025

Então, estão a usar números atribuídos pela NOS a clientes seus para fazer chamadas falsas, e são os clientes que têm de, individualmente, fazer queixa de cada chamada em que o seu número, recordo, atribuído pela NOS enquanto fornecedor, é utilizado para spoofing? Obviamente é responsabilidade da NOS, conhecendo o problema, proteger os seus clientes, os seus dados, a sua infraestrutura, os seus serviços e o seu próprio negócio e deveria ser do seu interesse máximo comunicar, imediatamente, com as autoridades para tentarem resolver ou mitigar a situação em vez de “lavarem as mãos” e passarem a responsabilidade para o cliente.

Jorge C
Super User
Super User
February 28, 2025

Boa tarde ​@AlexPorto

Sugiro que consulte as melhores práticas neste outro tópico. 

Obrigado.

Guimas
Super User
Super User
March 1, 2025

Então, estão a usar números atribuídos pela NOS a clientes seus para fazer chamadas falsas, e são os clientes que têm de, individualmente, fazer queixa de cada chamada em que o seu número, recordo, atribuído pela NOS enquanto fornecedor, é utilizado para spoofing? Obviamente é responsabilidade da NOS, conhecendo o problema, proteger os seus clientes, os seus dados, a sua infraestrutura, os seus serviços e o seu próprio negócio e deveria ser do seu interesse máximo comunicar, imediatamente, com as autoridades para tentarem resolver ou mitigar a situação em vez de “lavarem as mãos” e passarem a responsabilidade para o cliente.

Não estão a usar numeros atribuidos pela NOS. Editam o numero e metem o que querem. Ou seja a operadora não tem forma nenhuma de analisar/rastrear a situação.

Olaf
Super User
Super User
March 1, 2025

Sendo algo fraudulento nada melhor que as entidades competentes

Kilobyte
March 1, 2025

Os números são atribuídos pelas operadoras, alguém está a utilizá-los de forma fraudulenta e a resposta das mesmas é “paciência, avisem as autoridades, não podemos fazer nada”. Cada cliente vai fazer queixa às autoridades por cada chamada destas que receber? Imaginem o caos... Não há um procedimento para tentar resolver a situação em conjunto com as autoridades? Como se isto não fosse um problema de qualidade do serviço mesmo que não seja provocado pelas operadoras.

Olaf
Super User
Super User
March 1, 2025

Se ler, o que foi dito vai perceber que eles não conseguem rastrear uma vez que as comunicações não são feitas através da rede NOS… e para alguns tipos de investigações é necessário autorização judiciária.. 

Kilobyte
March 1, 2025

Se ler o que eu escrevi, não pedi para rastrear precisamente porque sei que é impossível. Pedi ações concretas pela operadora, junto das autoridades e em colaboração com estas, para investigar e possivelmente resolver, ou mitigar, estas situações uma vez que é do seu interesse não ter situações de abuso e fraude aos seus clientes. Isto é pedir o básico ao nível do interesse e responsabilidade a uma empresa da dimensão da NOS. Simples.

Mário P.
Gestor da comunidade
March 1, 2025

Boa tarde, ​@AlexPorto 

A comunidade deu uma boa ajuda. 

Não conseguimos intervir, pelo que sugerimos que contacte as autoridades para que através dos seus mecanismos de excepção verifiquem a situação e se for necessário a colaboração da NOS, de certo que fá-lo-emos. 

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Guimas
Super User
Super User
March 1, 2025

Se ler o que eu escrevi, não pedi para rastrear precisamente porque sei que é impossível. Pedi ações concretas pela operadora, junto das autoridades e em colaboração com estas, para investigar e possivelmente resolver, ou mitigar, estas situações uma vez que é do seu interesse não ter situações de abuso e fraude aos seus clientes. Isto é pedir o básico ao nível do interesse e responsabilidade a uma empresa da dimensão da NOS. Simples.

Parece que ainda não percebeste o que é spoofing …….