Skip to main content
Header
Bit
March 18, 2024
Respondido

Spoofing

Estou há um mês a receber telefonemas de múltiplos números, que me indicam que lhes tenho telefonado múltiplas vezes. Como já  não é  só um, acredito que lhes apareça o meu número tanto que retornam a  chamada. Mas essas chamadas não são feitas por mim nem aparecem no meu histórico nem no histórico de facturação. Acredito que estejam a usar o meu numero num esquema de spoofing. Como devo proceder? 

Melhor resposta por Mário P.

Bom dia,  @BRBF

Lamentamos a situação. 

Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos analisar e responder o mais rápido que nos for possível. No entanto, sugerimos sempre que notem estas situações reportem às autoridades competentes para analisarem a situação.

A NOS tem conhecimento de que estão a existir, chamadas de voz internacionais ou nacionais para obter informações pessoais confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.

Saiba mais em: 

Obrigado,

207 Comentários

Byte
January 16, 2025

Não foi a 1 vez e venho aqui expor o assunto. Telefonaram- me a dizer que tinham uma chamada Não atendida e o qual respondi que não tinha sido eu. Mas é verdade ja tinha acontecido comigo. Como podemos denunciar esta situação curiosa a NOS . Ja não é a 1 nem a 2 vez que acontece , receber chamada a perguntar o que queria ou na mesma situação responder a uma chamada que nem sequer a fez mas eu a recebi.

Obrigado

João H.
Gestor da comunidade
January 16, 2025

Boa tarde ​@CmmSantos,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
January 23, 2025

Boa tarde a todos,

Hoje tenho recebido chamadas de pessoas que dizem ter recebido chamadas do meu numero de telemovel, mas eu não tenho feito chamadas.

O que pode estar a acontecer e como resolver.

Cumprimentos

João H.
Gestor da comunidade
January 23, 2025

Boa tarde ​@Mauricio_Canelas,

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
January 30, 2025

Recebo chamadas de numeros fora dos meus contactos a perguntarem se liguei.

Não liguei, suspeito que estejam a piratear o meu numero. 

O que fazer ?

João H.
Gestor da comunidade
January 30, 2025

Boa tarde ​@OSCAR BRUNO COELHO ANTUNES,

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Jorge C
Super User
Super User
January 31, 2025

Boa tarde ​@OSCAR BRUNO COELHO ANTUNES

Sugiro que leia este comentário aqui

Obrigado.

Kilobyte
February 13, 2025

Boa tarde,

Estou com o mesmo problema. Recebi nos últimos meses algumas chamadas de várias pessoas a retribuir chamadas que eu teria feito, mas que efetivamente não fiz. Hoje pedi para me enviarem um print do histórico das chamadas e efetivamente consta uma chamada que eu não fiz, nem aparece no meu telemóvel.

Vou enviar mensagem privada para a NOS e, posteriormente, reportar às autoridades.

Obrigado

João H.
Gestor da comunidade
February 13, 2025

Boa tarde ​@cdoliveira,

Agradecemos o seu testemunho e lamentamos a situação.

Conforme esclarecido neste tópico, é necessário que reporte estas situações diretamente junto das autoridades competentes para analisarem a situação.

Obrigado

Kilobyte
February 28, 2025

Olá. Esta situação continua a ocorrer comigo também. Recebo, várias vezes por mês, chamadas de pessoas legítimas que me dizem ter uma chamada minha que eu não realizei. Já comuniquei há meses a situação à NOS que me diz que não pode fazer nada, o conselho dado foi “não aceite cookies na internet” (isto é verídico).

Tem de haver alguma forma de a operadora atuar relativamente a isto, sozinha ou em colaboração com as outras operadoras, porque é impossível pedirem aos clientes para andarem a fazer queixas na polícia a cada suspeita. Espero que este problema seja, urgentemente, comunicado a quem de facto tem poder de tentar investigar e resolver a situação na NOS (e outras já agora).