Skip to main content
Header
Bit
March 18, 2024
Respondido

Spoofing

Estou há um mês a receber telefonemas de múltiplos números, que me indicam que lhes tenho telefonado múltiplas vezes. Como já  não é  só um, acredito que lhes apareça o meu número tanto que retornam a  chamada. Mas essas chamadas não são feitas por mim nem aparecem no meu histórico nem no histórico de facturação. Acredito que estejam a usar o meu numero num esquema de spoofing. Como devo proceder? 

Melhor resposta por Mário P.

Bom dia,  @BRBF

Lamentamos a situação. 

Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos analisar e responder o mais rápido que nos for possível. No entanto, sugerimos sempre que notem estas situações reportem às autoridades competentes para analisarem a situação.

A NOS tem conhecimento de que estão a existir, chamadas de voz internacionais ou nacionais para obter informações pessoais confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.

Saiba mais em: 

Obrigado,

203 Comentários

Jorge C
Super User
Super User
March 1, 2025

Boa tarde ​@AlexPorto ,

Compreendo a sua preocupação em relação ao spoofing e aos riscos associados.

Conforme mencionado anteriormente, o spoofing é uma técnica utilizada por cibercriminosos para falsificar a identidade de uma fonte confiável, com o intuito de enganar indivíduos ou sistemas e obter acesso não autorizado a informações sensíveis, recursos financeiros ou disseminar malware.

Para se proteger contra ataques de spoofing, é recomendável:

• Verificar cuidadosamente as informações do remetente: Esteja atento a discrepâncias nos endereços de e-mail, números de telefone ou URLs.

• Não fornecer informações sensíveis sem confirmação: Evite compartilhar dados pessoais ou financeiros em resposta a comunicações não solicitadas.

• Utilizar ferramentas de segurança: Implementar soluções de segurança, como filtros de spam, software antivírus atualizado e autenticação multifator, pode ajudar a detectar e prevenir tentativas de spoofing.

• Manter-se informado: Eduque-se sobre as táticas comuns utilizadas em ataques de spoofing para reconhecer sinais de alerta e agir de forma adequada.

Ao adotar essas medidas, você pode reduzir significativamente o risco de ser vítima de ataques de spoofing e proteger suas informações pessoais e financeiras.

Espero que estas informações sejam úteis e contribuam para uma melhor compreensão sobre o spoofing e as formas de se proteger contra este tipo de ameaça. Se tiver mais dúvidas ou precisar de esclarecimentos adicionais, não hesite em perguntar. 

Obrigado. 

Byte
March 3, 2025

Olá, pessoal.

Eu tenho recebido ultimamente com alguma frequência, ligações de números desconhecidos (que eu não tenho nos contactos) de pessoas a falar que estão a retornar uma ligação perdida a partir do meu número. Ocorre que não sou eu a fazer essas ligações.

Relativamente às pessoas que me ligam, não me parecem ser burlões. Apenas “retornam” a ligação para o meu número.

Mais alguém com este problema? Poderá ser um problema de “ghost call” da NOS ou então do próprio telemóvel?

Obrigado.

João H.
Gestor da comunidade
March 3, 2025

Boa tarde ​@Gabriel Knorst Ludwig,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
April 1, 2025

Estou há um mês a receber telefonemas de múltiplos números, que me indicam que lhes tenho telefonado múltiplas vezes. Como já  não é  só um, acredito que lhes apareça o meu número tanto que retornam a  chamada. Mas essas chamadas não são feitas por mim nem aparecem no meu histórico nem no histórico de facturação. Acredito que estejam a usar o meu numero num esquema de spoofing. Como devo proceder? 

Boa tarde, obrigada pela resposta, e quais são as autoridades a quem me devo dirigir? as chamadas são diversas e de números de pessoas (particulares) que muito sinceramente, não me parecem fazer parte de uma forma de burla, pelo menos é essa a sensação, são sempre pessoas diferentes, numeros diferentes e até de vários locais do país, nunca recebei do estrangeiro. Há alguma coisa, neste momento, que possa fazer no meu telemóvel para “limpar” ?  Obrigada

Susana Matos

Jorge C
Super User
Super User
April 1, 2025

Boa tarde ​@Susana do Carmo Bessa Matos

Sugiro que use o Gabinete de Cibercrime

As comunicações recebidas por esta via serão remetidas aos competentes serviços do Ministério Público, se descreverem factos de natureza criminal.

De acordo com o Código de Processo Penal (artigo 246.º, n.º 2), as denúncias criminais devem conter a identificação do denunciante e a respetiva assinatura. Se os factos denunciados não respeitarem a crime público, apenas será dado seguimento a denúncias que contenham aqueles elementos (ou dados que permitam vir a sanar esta irregularidade).

Obrigado.

Mário P.
Gestor da comunidade
April 1, 2025

@Susana do Carmo Bessa Matos, sugerimos que contacte qualquer órgão de policia criminal ou os serviços online disponibilizados pelo Ministério Público. 

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Byte
May 13, 2025

Boa tarde,

Deixo aqui a questão se existe forma da NOS verificar se o meu número está a ser utilizado de forma clonada para fazer chamadas para outros números?

Todos os dias recebo 4 e 5 chamadas de números que não conheço a dizer que têm uma chamada não atendida do meu número que claramente não efectuei.

Por vezes a outra pessoa parece confusa e pergunta quem é que tem uma chamada não atendida, por vezes dá a sensação que são chamadas aleatórias com a desculpa de chamada perdida do meu lado de forma a tentar extrair informações de quem fala, e de que zona estou a falar.

Caso alguém saiba se o suporte pode ajudar nesta questão agradeço pois são chamadas atrás de chamadas e o suporte técnico poderá conseguir verificar se o meu número estará a ser utilizado noutra zona do país por exemplo ligado a diferentes antenas.

Obrigado

João H.
Gestor da comunidade
May 13, 2025

Boa tarde ​@ricardojdsilva,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
May 27, 2025

Boa tarde, recebi uma chamada de um número desconhecido, dizendo que lhe tinha ligado e que estava a devolver a chamada, entrei em contacto com os vossos serviços e dizem-me que o meu número deve ter sido clonado e que nada podem fazer senão desligar o número. Ora tendo 20 anos com o mesmo número e profissionalmente traria muito transtorno, como devo proceder uma vez que a vossa companhia diz-me que não pode fazer nada e mais como tiveram acesso ao meu número uma vez que tenho bloqueio de números desconhecidos. Obrigado 

Guimas
Super User
Super User
May 27, 2025

Não é clonagem é chamado spoofing. Ou seja, alguém colocou através de uma aplicação o seu numero como numero de saida, dai aparecer o seu numero visivel para a outra pessoa.

Isto não significa que alguém tenha acesso ao seu numero, apenas que o escreveu aleatoriamente provavelmente. A operadora também não consegue rastrear por isso para já nada a fazer.