Skip to main content
Header
Respondido

Spoofing

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
33% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

93 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29268 comentários
  • 30 de janeiro de 2025

Boa tarde ​@OSCAR BRUNO COELHO ANTUNES,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Jorge C
Super User
  • 8022 comentários
  • 31 de janeiro de 2025

Boa tarde ​@OSCAR BRUNO COELHO ANTUNES

Sugiro que leia este comentário aqui

Obrigado.

• Kilobyte
  • 6 comentários
  • 13 de fevereiro de 2025

Boa tarde,

Estou com o mesmo problema. Recebi nos últimos meses algumas chamadas de várias pessoas a retribuir chamadas que eu teria feito, mas que efetivamente não fiz. Hoje pedi para me enviarem um print do histórico das chamadas e efetivamente consta uma chamada que eu não fiz, nem aparece no meu telemóvel.

Vou enviar mensagem privada para a NOS e, posteriormente, reportar às autoridades.

Obrigado

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29268 comentários
  • 13 de fevereiro de 2025

Boa tarde ​@cdoliveira,

Agradecemos o seu testemunho e lamentamos a situação.

Conforme esclarecido neste tópico, é necessário que reporte estas situações diretamente junto das autoridades competentes para analisarem a situação.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Kilobyte
  • 4 comentários
  • 28 de fevereiro de 2025

Olá. Esta situação continua a ocorrer comigo também. Recebo, várias vezes por mês, chamadas de pessoas legítimas que me dizem ter uma chamada minha que eu não realizei. Já comuniquei há meses a situação à NOS que me diz que não pode fazer nada, o conselho dado foi “não aceite cookies na internet” (isto é verídico).

Tem de haver alguma forma de a operadora atuar relativamente a isto, sozinha ou em colaboração com as outras operadoras, porque é impossível pedirem aos clientes para andarem a fazer queixas na polícia a cada suspeita. Espero que este problema seja, urgentemente, comunicado a quem de facto tem poder de tentar investigar e resolver a situação na NOS (e outras já agora).

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29268 comentários

Boa tarde ​@AlexPorto,

Por norma, este tipo de comunicações não tem origem na rede NOS, pelo que não nos é possível analisar a situação.

Após análise deste tema junto das equipas NOS responsáveis, recomendamos que comunique situações deste género junto das autoridades policiais competentes.

Obrigado

• Kilobyte
  • 4 comentários

Então, estão a usar números atribuídos pela NOS a clientes seus para fazer chamadas falsas, e são os clientes que têm de, individualmente, fazer queixa de cada chamada em que o seu número, recordo, atribuído pela NOS enquanto fornecedor, é utilizado para spoofing? Obviamente é responsabilidade da NOS, conhecendo o problema, proteger os seus clientes, os seus dados, a sua infraestrutura, os seus serviços e o seu próprio negócio e deveria ser do seu interesse máximo comunicar, imediatamente, com as autoridades para tentarem resolver ou mitigar a situação em vez de “lavarem as mãos” e passarem a responsabilidade para o cliente.

Jorge C
Super User
  • 8022 comentários

Boa tarde ​@AlexPorto

Sugiro que consulte as melhores práticas neste outro tópico. 

Obrigado.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12135 comentários
  • 1 de março de 2025
AlexPorto escreveu:

Então, estão a usar números atribuídos pela NOS a clientes seus para fazer chamadas falsas, e são os clientes que têm de, individualmente, fazer queixa de cada chamada em que o seu número, recordo, atribuído pela NOS enquanto fornecedor, é utilizado para spoofing? Obviamente é responsabilidade da NOS, conhecendo o problema, proteger os seus clientes, os seus dados, a sua infraestrutura, os seus serviços e o seu próprio negócio e deveria ser do seu interesse máximo comunicar, imediatamente, com as autoridades para tentarem resolver ou mitigar a situação em vez de “lavarem as mãos” e passarem a responsabilidade para o cliente.

Não estão a usar numeros atribuidos pela NOS. Editam o numero e metem o que querem. Ou seja a operadora não tem forma nenhuma de analisar/rastrear a situação.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 3838 comentários
  • 1 de março de 2025

Sendo algo fraudulento nada melhor que as entidades competentes

• Kilobyte
  • 4 comentários
  • 1 de março de 2025

Os números são atribuídos pelas operadoras, alguém está a utilizá-los de forma fraudulenta e a resposta das mesmas é “paciência, avisem as autoridades, não podemos fazer nada”. Cada cliente vai fazer queixa às autoridades por cada chamada destas que receber? Imaginem o caos... Não há um procedimento para tentar resolver a situação em conjunto com as autoridades? Como se isto não fosse um problema de qualidade do serviço mesmo que não seja provocado pelas operadoras.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 3838 comentários
  • 1 de março de 2025

Se ler, o que foi dito vai perceber que eles não conseguem rastrear uma vez que as comunicações não são feitas através da rede NOS… e para alguns tipos de investigações é necessário autorização judiciária.. 

• Kilobyte
  • 4 comentários
  • 1 de março de 2025

Se ler o que eu escrevi, não pedi para rastrear precisamente porque sei que é impossível. Pedi ações concretas pela operadora, junto das autoridades e em colaboração com estas, para investigar e possivelmente resolver, ou mitigar, estas situações uma vez que é do seu interesse não ter situações de abuso e fraude aos seus clientes. Isto é pedir o básico ao nível do interesse e responsabilidade a uma empresa da dimensão da NOS. Simples.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29411 comentários
  • 1 de março de 2025

Boa tarde, ​@AlexPorto 

A comunidade deu uma boa ajuda. 

Não conseguimos intervir, pelo que sugerimos que contacte as autoridades para que através dos seus mecanismos de excepção verifiquem a situação e se for necessário a colaboração da NOS, de certo que fá-lo-emos. 

Obrigado, 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12135 comentários
  • 1 de março de 2025
AlexPorto escreveu:

Se ler o que eu escrevi, não pedi para rastrear precisamente porque sei que é impossível. Pedi ações concretas pela operadora, junto das autoridades e em colaboração com estas, para investigar e possivelmente resolver, ou mitigar, estas situações uma vez que é do seu interesse não ter situações de abuso e fraude aos seus clientes. Isto é pedir o básico ao nível do interesse e responsabilidade a uma empresa da dimensão da NOS. Simples.

Parece que ainda não percebeste o que é spoofing …….

Jorge C
Super User
  • 8022 comentários
  • 1 de março de 2025

Boa tarde ​@AlexPorto ,

Compreendo a sua preocupação em relação ao spoofing e aos riscos associados.

Conforme mencionado anteriormente, o spoofing é uma técnica utilizada por cibercriminosos para falsificar a identidade de uma fonte confiável, com o intuito de enganar indivíduos ou sistemas e obter acesso não autorizado a informações sensíveis, recursos financeiros ou disseminar malware.

Para se proteger contra ataques de spoofing, é recomendável:

• Verificar cuidadosamente as informações do remetente: Esteja atento a discrepâncias nos endereços de e-mail, números de telefone ou URLs.

• Não fornecer informações sensíveis sem confirmação: Evite compartilhar dados pessoais ou financeiros em resposta a comunicações não solicitadas.

• Utilizar ferramentas de segurança: Implementar soluções de segurança, como filtros de spam, software antivírus atualizado e autenticação multifator, pode ajudar a detectar e prevenir tentativas de spoofing.

• Manter-se informado: Eduque-se sobre as táticas comuns utilizadas em ataques de spoofing para reconhecer sinais de alerta e agir de forma adequada.

Ao adotar essas medidas, você pode reduzir significativamente o risco de ser vítima de ataques de spoofing e proteger suas informações pessoais e financeiras.

Espero que estas informações sejam úteis e contribuam para uma melhor compreensão sobre o spoofing e as formas de se proteger contra este tipo de ameaça. Se tiver mais dúvidas ou precisar de esclarecimentos adicionais, não hesite em perguntar. 

Obrigado. 

Olá, pessoal.

Eu tenho recebido ultimamente com alguma frequência, ligações de números desconhecidos (que eu não tenho nos contactos) de pessoas a falar que estão a retornar uma ligação perdida a partir do meu número. Ocorre que não sou eu a fazer essas ligações.

Relativamente às pessoas que me ligam, não me parecem ser burlões. Apenas “retornam” a ligação para o meu número.

Mais alguém com este problema? Poderá ser um problema de “ghost call” da NOS ou então do próprio telemóvel?

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29268 comentários
  • 3 de março de 2025

Boa tarde ​@Gabriel Knorst Ludwig,

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Obrigado