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Spoofing


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93 Comentários

João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29268 comentários
  • 1 de novembro de 2024

Boa noite,

Agradecemos o seu testemunho e partilha @RICARDO JORGE SILVA LOPES.

A situação encontra-se esclarecida ao longo deste mesmo tópico.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


  • Gigabyte
  • 24 comentários
  • 4 de novembro de 2024
RICARDO JORGE SILVA LOPES escreveu:

De quem é a responsabilidade da privacidade da chamada?
Da integridade dos meus dados no operador?
Da segurança da rede que pago mensalmente?

Se eu for à policia é para fazer queixa da NOS por não usar o protocolo STIR/SHAKEN que garante e autentica a origem da chamada. É da responsabilidade da rede garantir isto. Darem outra resposta demonstra amadorismo. Precisam que vos faça a segurança da rede? É só ligarem.
 

Sim, não só são absolutamente amadores incompetentes como não têm qualquer consideração pelos clientes.
Aliás, faz todo o sentido, não fazer queixa na Policia, mas por um processo em tribunal, por a NOS ser cúmplice em fraudes.


Bruno Aleixo
Super User
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  • Super User
  • 2237 comentários
  • 4 de novembro de 2024
Pemifer escreveu:
RICARDO JORGE SILVA LOPES escreveu:

De quem é a responsabilidade da privacidade da chamada?
Da integridade dos meus dados no operador?
Da segurança da rede que pago mensalmente?

Se eu for à policia é para fazer queixa da NOS por não usar o protocolo STIR/SHAKEN que garante e autentica a origem da chamada. É da responsabilidade da rede garantir isto. Darem outra resposta demonstra amadorismo. Precisam que vos faça a segurança da rede? É só ligarem.
 

Sim, não só são absolutamente amadores incompetentes como não têm qualquer consideração pelos clientes.
Aliás, faz todo o sentido, não fazer queixa na Policia, mas por um processo em tribunal, por a NOS ser cúmplice em fraudes.

Isso são situações da alçada da divisão de ciber crimes  da PJ. https://www.policiajudiciaria.pt/unc3t/

Como é que o operador vai fazer alguma coisa se isto muitas vezes são chamadas feitas a partir do outro lado do planeta? Se alguém clonar o seu cartão de crédito, também está a espera que seja o banco a ir atrás dos criminosos? isso é ignorância completa... tudo o que são crimes tem que ser reportado à policia, não ao prestador de serviços….

um bem haja 


  • Gigabyte
  • 24 comentários
  • 4 de novembro de 2024
Bruno Aleixo escreveu:
Pemifer escreveu:
RICARDO JORGE SILVA LOPES escreveu:

De quem é a responsabilidade da privacidade da chamada?
Da integridade dos meus dados no operador?
Da segurança da rede que pago mensalmente?

Se eu for à policia é para fazer queixa da NOS por não usar o protocolo STIR/SHAKEN que garante e autentica a origem da chamada. É da responsabilidade da rede garantir isto. Darem outra resposta demonstra amadorismo. Precisam que vos faça a segurança da rede? É só ligarem.
 

Sim, não só são absolutamente amadores incompetentes como não têm qualquer consideração pelos clientes.
Aliás, faz todo o sentido, não fazer queixa na Policia, mas por um processo em tribunal, por a NOS ser cúmplice em fraudes.

Isso são situações da alçada da divisão de ciber crimes  da PJ. https://www.policiajudiciaria.pt/unc3t/

Como é que o operador vai fazer alguma coisa se isto muitas vezes são chamadas feitas a partir do outro lado do planeta? Se alguém clonar o seu cartão de crédito, também está a espera que seja o banco a ir atrás dos criminosos? isso é ignorância completa... tudo o que são crimes tem que ser reportado à policia, não ao prestador de serviços….

um bem haja 

Imagine, que a NOS é o seu filho.

O seu filho sempre que sai de casa e deixa a porta aberta. 

Um dia, você chega e constata que foi assaltado.

Segundo a sua teoria, o importante é alertar a Policia, o seu filho pode continuar calmamente a deixar a porta aberta.

É o que se passa aqui!

A NOS, por motivos que desconheço, penso que será mesmo só por incompetência, tem as portas escancaradas. 
Não interessa a origem da chamada, no meu caso, da mensagem.
Tem de haver um canal seguro entre a NOS e a CGD.
É uma regra elementar de segurança!
Se há segurança, o que duvido, e esta foi quebrada, é da responsabilidade da NOS implementar correções para evitar novas quebras.

Não é a PJ que vai aos servidores da NOS implementar regras de segurança, tem de ser a própria NOS.

E isto nem devia ser motivo de discussão, enquanto a NOS se desresponsabilizar e não reconhecer o problema, o problema vai continuar.
Reconhecer que há um problema, é fundamental para o resolver.

Fingir que não existe, não resolve nada.


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29268 comentários
  • 4 de novembro de 2024

Boa tarde a todos,

Agradecemos as vossas mensagem e partilhas.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Obrigado


Guimas
Super User
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  • Super User
  • 12135 comentários
  • 4 de novembro de 2024

Os numeros são de outra operadora mas aparecem mascarados como numeros da NOS. Como é que a NOS é cumplice ?

As proprias centrais telefónicas das empresas têm essa funcionalidade, é só meterem um numero qualquer como numero de saida e a outra pessoa já vê outro numero qualquer que não é o verdadeiro.


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • 29411 comentários
  • 5 de novembro de 2024

@Pemifer, bom dia. 
A NOS não se revê no género de prática que descreve. O Vishing é um mecanismo de Phishing que recorre ao serviço de voz, ou seja, recebe uma chamada, normalmente com origem num número manipulado (spoofing), número esse que pode pertencer a outro cliente particular (nacional ou internacional), uma empresa ou a um prestador de serviços. Assim, sendo um número manipulado, infelizmente, não conseguimos intervir, pelo que sugerimos que contacte as autoridades para que através dos seus mecanismos de excepção verifiquem a situação. 

Obrigado, 


  • Gigabyte
  • 24 comentários
  • 5 de novembro de 2024

Estamos a falar de receber uma mensagem fraudulenta dentro da NOS, com a mesma identificação de mensagens legitimas da CGD.

Em informática, há uma coisa chamada, comunicações seguras.

Acho estranho que, aparentemente, não haja comunicações seguras entre a NOS e a CGD.

Havendo comunicações seguras, qualquer falha nas comunicações seguras não pode ser reparada pela PJ, tem de ser reparada pela NOS.
Não havendo comunicações seguras, não será a PJ que irá implementar isso, tem de ser a NOS.

Aqui a resposta é que não há falha nenhuma e para fazer queixa à PJ, não há qualquer interesse em evitar que haja motivo para fazer queixa.

 


Ja por diversas vezes verifiquei que existe a utilização de numeros aleatórios 93 por parte de entidades a modo de phishing/venda de base de dados.

Ligam de um nr aleatorio 93, o qual atendido aparece uma gravação em inglês, que nem sequer me dei ao trabalho de ouvir, mas em geral falava qq coisa de ter recebido um montante... Se por exemplo não se atender e por casualidade retornar-se a chamada, o número sera reencaminhado para um nr completamente aleatorio, em que a pessoa retorna a chamada a pensar que o contacto foi meu…

Nao sei se mais alguém tem o mesmo problema, mas o que é facto é que o call center nao sabe o que fazer e so da respostas retoricas…

So na últimas 2h recebi as chamadas destes números:

- 93****621

- 93****957

- 93****086

- 93****859

- 93****383

 

O qual ao responder a um foi me direcionado para um numero 91 em que o sr contactou-me a dizer que tinha uma chamada perdida de minha parte…

Comi se pode resolver isso? Visto que alguma entidade esta a usar numeros NOS para o esquema e nao se consegue resolver via apoio ao Cliente... Tou um pouco farto pra ser sincero…

Obrigado 


Jorge C
Super User
  • 8022 comentários
  • 15 de novembro de 2024

Boa tarde ​@Eduardo Krithinas

Sugiro que siga as recomendações partilhadas neste site. 

Vishing | Phishing através de chamadas de voz internacionais/nacionais | Forum NOS  

Pode também gerir as autorizações de marketing, desta forma. 

Como gerir as autorizações na my NOS | Forum NOS

Obrigado.


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29268 comentários
  • 15 de novembro de 2024

Boa tarde ​@Eduardo Krithinas,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Os números que menciona estão inativos e, pelo que confirmamos as comunicações não foram feitas através da rede NOS pelo que  sugerimos que reporte às autoridades competentes para analisarem a situação.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


João H. escreveu:

 

Os números que menciona estão inativos e, pelo que confirmamos as comunicações não foram feitas através da rede NOS pelo que  sugerimos que reporte às autoridades competentes para analisarem a situação.

Olá João, obrigado pela resposta.

Mas pergunto como se consegue aceder/saber a números inativos/não usados sem aceder a base de dados da operadora? Como explicamos isso? também pergunto: ao ligarmos pra qualquer desses números contactados somos direcionados para números aleatórios dentro ou fora da própria rede...como conseguem esse encaminhamento?

Por outros motivos, ligados também ligados a phishing/scam/coisas online, tentei ir as “autoridades competentes” que me perguntaram: “mas você foi burlado?”… não, não fui… “então deixe lá isso” mesmo com provas concretas, números, IPs, IBANS do scam e simplesmente ignoraram… portanto estamos por nossa conta, e quero perceber o que se pode fazer junto a NOS para evitar/filtrar isto… estão a usar números 93… a NOS vai ignorar essa situação? Continuo sem perceber a passividade.


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • 29411 comentários
  • 16 de novembro de 2024

@Eduardo Krithinas, bom dia. 

Conforme indicado, uma vez que as comunicações não foram feitas através da rede NOS, infelizmente, não conseguimos intervir, pelo que sugerimos que contacte as autoridades para que através dos seus mecanismos de excepção verifiquem a situação. 

Obrigado, 


  • Byte
  • 1 comentário
  • 19 de novembro de 2024

Boa tarde tenho recebido chamadas de números que não conheço e, dizer-me tinham chamada não atendida do meu número, como pode estar isto a acontecer?


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29268 comentários
  • 19 de novembro de 2024

Boa tarde ​@Pimteixeira,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Obrigado


  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 26 de dezembro de 2024

Olá,

Tenho exatamente o mesmo problema que já acontece à pelo menos à 2 meses. 

Vejo uma chamada não atendida, ligo de volta e a pessoa garantir que não me ligou. E acontece também o contrário alguém me ligou porque tinha uma chamada não atendida minha, mas eu não liguei para ninguém e o próprio histórico de chamadas na myNOS indica que não efetuei essas chamadas.

Como se resolve isto?

Obrigado, lpg


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29268 comentários
  • 26 de dezembro de 2024

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho e partilha ​@lpgarcia.

Como esclarecido neste mesmo artigo, tendo indícios de que esteja a ser alvo deste tipo de fraude, por favor, contacte as autoridades competentes.

Obrigado


  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 26 de dezembro de 2024
João H. escreveu:

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho e partilha ​@lpgarcia.

Como esclarecido neste mesmo artigo, tendo indícios de que esteja a ser alvo deste tipo de fraude, por favor, contacte as autoridades competentes.

Obrigado

Portanto um problema sem resolução, a própria operadora não o consegue resolver. É mais fácil trocar de numero e ter cuidado onde inserimos da próxima vez o numero de contacto novo.


  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 15 de janeiro de 2025

Boa tarde,

Na sexta passada recebi uma chamada de uma pessoa a indicar que liguei varias vezes e hoje repetiu-se a retribuição de um outro numero. Existe alguma forma de reportar isto além de por esta via? Começo a achar que me andam a fazer spoofing ou lá como se diz.


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29268 comentários
  • 15 de janeiro de 2025

Boa tarde ​@Narurian,

Agradecemos a sua mensagem.

Como partilhado neste mesmo tópico, sugerimos que reporte às autoridades competentes para analisarem a situação.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


  • Byte
  • 1 comentário
  • 16 de janeiro de 2025

Não foi a 1 vez e venho aqui expor o assunto. Telefonaram- me a dizer que tinham uma chamada Não atendida e o qual respondi que não tinha sido eu. Mas é verdade ja tinha acontecido comigo. Como podemos denunciar esta situação curiosa a NOS . Ja não é a 1 nem a 2 vez que acontece , receber chamada a perguntar o que queria ou na mesma situação responder a uma chamada que nem sequer a fez mas eu a recebi.

Obrigado


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29268 comentários
  • 16 de janeiro de 2025

Boa tarde ​@CmmSantos,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado


Boa tarde a todos,

Hoje tenho recebido chamadas de pessoas que dizem ter recebido chamadas do meu numero de telemovel, mas eu não tenho feito chamadas.

O que pode estar a acontecer e como resolver.

Cumprimentos


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29268 comentários
  • 23 de janeiro de 2025

Boa tarde ​@Mauricio_Canelas,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Recebo chamadas de numeros fora dos meus contactos a perguntarem se liguei.

Não liguei, suspeito que estejam a piratear o meu numero. 

O que fazer ?


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