Skip to main content
Header
Bit
March 18, 2024
Respondido

Spoofing

Estou há um mês a receber telefonemas de múltiplos números, que me indicam que lhes tenho telefonado múltiplas vezes. Como já  não é  só um, acredito que lhes apareça o meu número tanto que retornam a  chamada. Mas essas chamadas não são feitas por mim nem aparecem no meu histórico nem no histórico de facturação. Acredito que estejam a usar o meu numero num esquema de spoofing. Como devo proceder? 

Melhor resposta por Mário P.

Bom dia,  @BRBF

Lamentamos a situação. 

Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos analisar e responder o mais rápido que nos for possível. No entanto, sugerimos sempre que notem estas situações reportem às autoridades competentes para analisarem a situação.

A NOS tem conhecimento de que estão a existir, chamadas de voz internacionais ou nacionais para obter informações pessoais confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.

Saiba mais em: 

Obrigado,

207 Comentários

Byte
April 11, 2024

Boa noite,

Aconteceu-me o mesmo na 2a feira passada (8 de abril).

Dois números que desconheço ligaram-me às 14 e às 14:14 (este não consegui atender, e devolvi a chamada às 14:16).

Em ambos os casos, as pessoas com quem falei disseram que me estavam a ligar porque tinham recebido um telefonema meu (e aparentemente não tinham atendido a tempo), quando na realidade não efetuei as chamadas.

Já consultei os consumos na área de cliente, e também não constam as alegadas chamadas (apenas está lá a devolução da chamada devolvida que fiz às 14:16).

Suspeito que seja caller id spoofing com o meu número. Pelo que li, os burlões vão usando “gamas de números regionais”,  para tentarem que as pessoas atendam e façam o que solicitam.

No passado também já recebi chamadas de números nacionais que deviam ser também id spoofing: era a conhecida burla de tentarem passar-se pela Polícia Judiciária ou pela Interpol, com um bot a falar em inglês do outro lado

Agradecia que tentassem confirmar a situação. Vou deixar os detalhes dos dois números como mensagem privada no perfil @Fórum .

Obrigado

Mário P.
Mário P.Gestor da comunidadeResposta
Gestor da comunidade
April 12, 2024

Bom dia,  @BRBF

Lamentamos a situação. 

Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos analisar e responder o mais rápido que nos for possível. No entanto, sugerimos sempre que notem estas situações reportem às autoridades competentes para analisarem a situação.

A NOS tem conhecimento de que estão a existir, chamadas de voz internacionais ou nacionais para obter informações pessoais confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.

Saiba mais em: 

Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Byte
May 23, 2024

Bom dia, hoje também me aconteceu novamente a situação que a @tdsrodrigues  reportou. 

Ligou-me um número de telemóvel +351924 XXX XXX , que não conheço, a devolver uma suposta chamada que teria recebido do meu número 5 minutos antes. 

Em nenhum momento este indivíduo tentou absolutamente nada de scam, pelo que claramente há pessoas a receber estas chamadas, e isto merece uma verificação sérias por parte das operadoras. 

Não sendo também já a primeira vez que isto me acontece, agradecia que verificassem.

João H.
Gestor da comunidade
May 23, 2024

Boa noite @rfdomingos,

Agradecemos a sua mensagem e partilha. 

Como recomendado anteriormente, sugerimos que reporte este tema junto das autoridades competentes para analisarem a situação.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
June 19, 2024

Boa tarde,
Esta semana pelo menos duas a três vezes me ligaram a informar que tinham uma chamada não atendida do meu telefone, acontece que eu não fiz a chamada para esses números,
Como podemos resolver esta situação? 

Pelo que li nos fóruns podem estar a usar o numero indevidamente, cabe a nós resolver essa questão, alguém com o mesmo problema?

Obrigado

João H.
Gestor da comunidade
June 19, 2024

Boa tarde @Antonio Filipe Ferreira,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.
Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Sugerimos, por favor, que reporte este tema às autoridades competentes para analisarem a situação.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Byte
June 19, 2024

Hoje dia 19-06-2024 ligaram-me do numero +35953912546 da Bulgaria. Não atendi. Mais tarde vouvi as mensagens e a deste numero era em ingles. Apaguei de imediato.

Una 40 minutos mais tarde recebi outro telefonema do numero 939182551 . Atendi e surgiu uma voz que me pareceu gravação em ingles a dizer que os dados do  meu identity carda tinham sido roubados e estavam a ser usados para fazer lavagem de dinheiro. Quando cheguei aqui, assustei-me, pois vi que esta conversa não era normal e desliguei.

Como e pode saber de quem e este numero da Nos ou o que devo fazer?

Grata

Belmira Neves

Jorge C
Super User
Super User
June 19, 2024

Boa tarde @maria belmira brito das neves,

Segundo o que está difundido na comunicação social, se tem recebido toques de números internacionais que não conhece (números começados por "00" ou "+" e o indicativo do país) não devolva a chamada.

Trata-se de um esquema fraudulento dirigido aos utilizadores do serviço telefónico, com o intuito de os levar a devolver a chamada e, assim, cobrar-lhes um valor que pode ser elevado.

Caso tenha um tarifário pré-pago esse valor é imediatamente descontado do saldo do cartão, mas se tiver um tarifário pós-pago pode aperceber-se da situação apenas quando receber a fatura para pagamento.

Se suspeitar que pode estar em causa a prática de um crime, deverá apresentar queixa junto da Polícia de Segurança Pública ou da Guarda Nacional Republicana da sua área de residência.

Em alternativa, pode contactar diretamente o Ministério Público ou o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) junto do tribunal da área onde os factos se verificaram, uma vez que a ANACOM não tem competências para investigar este tipo de situações.

Sugiro que bloqueie esses números.

Obrigado.

João H.
Gestor da comunidade
June 19, 2024

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @maria belmira brito das neves assim como a partilha do @Jorge C.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Sugerimos, por favor, que reporte este tema às autoridades competentes para analisarem a situação.

Obrigado

Byte
June 20, 2024

Bom dia,

Tenho o número de telemóvel do meu irmão inserido no meu pacote de casa, e já por mais do que uma vez que ele me liga, a dizer que telefonam para ele, pessoas a queixar-se de que ele liga para elas, quando não as conhece, não tem o contacto delas, nem conhece o número a partir do qual lhe ligam.

Gostaria de saber se têm alguma solução para isto se faz favor. Obrigado.