Estou há um mês a receber telefonemas de múltiplos números, que me indicam que lhes tenho telefonado múltiplas vezes. Como já não é só um, acredito que lhes apareça o meu número tanto que retornam a chamada. Mas essas chamadas não são feitas por mim nem aparecem no meu histórico nem no histórico de facturação. Acredito que estejam a usar o meu numero num esquema de spoofing. Como devo proceder?
Boa tarde
Agradecemos a sua mensagem e partilha.
Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.
Sugerimos, por favor, que reporte este tema às autoridades competentes para analisarem a situação.
Obrigado
Hoje dia 19-06-2024 ligaram-me do numero +35953912546 da Bulgaria. Não atendi. Mais tarde vouvi as mensagens e a deste numero era em ingles. Apaguei de imediato.
Una 40 minutos mais tarde recebi outro telefonema do numero 939182551 . Atendi e surgiu uma voz que me pareceu gravação em ingles a dizer que os dados do meu identity carda tinham sido roubados e estavam a ser usados para fazer lavagem de dinheiro. Quando cheguei aqui, assustei-me, pois vi que esta conversa não era normal e desliguei.
Como e pode saber de quem e este numero da Nos ou o que devo fazer?
Grata
Belmira Neves
Boa tarde
Segundo o que está difundido na comunicação social, se tem recebido toques de números internacionais que não conhece (números começados por "00" ou "+" e o indicativo do país) não devolva a chamada.
Trata-se de um esquema fraudulento dirigido aos utilizadores do serviço telefónico, com o intuito de os levar a devolver a chamada e, assim, cobrar-lhes um valor que pode ser elevado.
Caso tenha um tarifário pré-pago esse valor é imediatamente descontado do saldo do cartão, mas se tiver um tarifário pós-pago pode aperceber-se da situação apenas quando receber a fatura para pagamento.
Se suspeitar que pode estar em causa a prática de um crime, deverá apresentar queixa junto da Polícia de Segurança Pública ou da Guarda Nacional Republicana da sua área de residência.
Em alternativa, pode contactar diretamente o Ministério Público ou o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) junto do tribunal da área onde os factos se verificaram, uma vez que a ANACOM não tem competências para investigar este tipo de situações.
Sugiro que bloqueie esses números.
Obrigado.
Boa tarde,
Agradecemos a sua mensagem
Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.
Sugerimos, por favor, que reporte este tema às autoridades competentes para analisarem a situação.
Obrigado
Bom dia,
Tenho o número de telemóvel do meu irmão inserido no meu pacote de casa, e já por mais do que uma vez que ele me liga, a dizer que telefonam para ele, pessoas a queixar-se de que ele liga para elas, quando não as conhece, não tem o contacto delas, nem conhece o número a partir do qual lhe ligam.
Gostaria de saber se têm alguma solução para isto se faz favor. Obrigado.
Bom dia
Abraço
Boa tarde
Agradecemos a sua mensagem e ajuda do
Para organização do Fórum movemos os vossos comentários para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.
Obrigado
Boa tarde
Agradecemos a sua mensagem e partilha.
Obrigado
Bom dia,
Onde devo fazer queixas de uso indevido do numero?
Tem acontecido regularmente, e isto deve acabar,
Agradeço que informem um e-mail para enviar reclamação formal
Boa tarde
Agradecemos a sua mensagem.
Como esclarecido neste tópico, sugerimos que reporte às autoridades competentes para analisarem a situação.
Obrigado
Boas, nao sei se este tema ja foi apresentado, mas tenho vindo a receber algumas chamadas de pessoas aleatorias, numeros nao privados nacionais a dizer que eu lhes liguei. Ora eu nao tenho apps estranhas instaladas no tlm e nunca liguei a esses numeros, alias nem aparecem no meu tlm, assim que fico com a ideia de que ou o numero esta a ser usado por outra operadora, ou existe um esim/clone, ou existe algum problema na operadora NOS.
Gostaria de saber a vossa opiniao e proximos passos para resolucao.
Obrig.
Tem algum serviço empresarial associado ou só residencial?
Não me parece que seja nenhum dos casos que mencionou.
Bom dia,
Seja bem-vindo ao Fórum NOS.
Movemos o seu comentário para o tópico onde tem semelhante é abordado.
Sugerimos que consulte o detalhe de comunicações e que, por favor, verifique se há evidências de uma chamada do seu número para algum daqueles que indica não conhecer.
Obrigado,
O Mais caricato é que a Nos remete logo para apresentarmos queixa em local apropriado (penso que indicam a policia), mas não querem sequer analisar e resolver algo, que estão a usar os números da Rede nos...
Bom dia,
Compreendemos o que nos indica, no entanto, e infelizmente, quando existe estas situação as comunicações não passam pela rede NOS, pelo que para que se possa pedir informação a outras redes é necessário uma autorização judicial, como compreenderá.
Lamentamos não conseguir intervir.
Obrigado,
Boa tarde,
Já há algum tempo que tenho recebido algumas chamadas de números a dizer que eu liguei para eles, quando na verdade não liguei e não tenho esses números. Um deles inclusive indicou que na chamada que recebeu do meu número diziam que era da polícia. Não tenho sequer nenhuma destas chamadas registadas no meu histórico do telemóvel. Como é que isto é possível? Alguém sabe como poderei resolver?
Obrigada,
Acho que o termo para isso é spoofing. Se pode fazer alguma coisa .. talvez reportar á policia.
Boa tarde,
Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado
Nos últimos dois dias tenho recebido diversas chamadas provenientes do ataque “spoofing” , são chamadas de números de pessoas “comuns” que estão a ser usadas para algum esquema de fraude.
Chegam a ser 3 chamadas seguidas, cada uma delas de um número diferente.
Isto é uma situação que deve ser da responsabilidade da operadora proteger os seus sistemas para que tais situações não acontecam. Falhas como estas podem ser muito graves mesmo.
Por exemplo, uma situação simples, os delatores utilizarem o número da CGD fazendo-se passar pelo banco…. e isto é apenas um exemplo, poderiam ser bem piores.
Cabe à operadora não permitir que tal aconteca, mecanismos existem e devem ser implementados.
Este tipo de fraudes já não é algo novo, pelo que deveria existir algum bloqueio deste tipo de ID chamador, permitir ID’s reais e não “clonados”.
Vejam isso com a maior urgência possível, é uma questão de segurança que pode impactar em diversos meios.
Pode ser do interesse deles, sim, mas também das autoridades que lhes cabe verificar de onde advém, por isso, a moderação sugeriu nos casos anteriores apresentar queixa
Boa tarde,
Conforme tivemos oportunidade de explicar, infelizmente, quando existem estas situações, em regra, as comunicações não passam pela rede NOS, pelo que, para que se possa pedir informação a outras redes, é necessário uma autorização judicial, como compreenderá.
Obrigado,
Venho alertar que recebi um SMS identificado com CGD, que se juntou a outros SMS legítimos da CGD.
Que haja tentativas de fraude por SMS, compreendo, passou a ser normal.
Que haja tentativas de fraude identificadas como CGD, que vão para a mesma caixa de mensagens das mensagens legítimas, já não compreendo, nem acho normal.
Não acho normal, nem aceitável, que qualquer espertalhão se identifique junto da NOS como sendo a CGD e a NOS aceite.
Boa noite,
Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado
Boa noite,
Obrigado
Boa noite!
Não identifiquei a minha situação nestas mensagens.
Por outro lado, sofri do mesmo problema, identificado originalmente, recebi 2 telefonemas de pessoas que me disseram que lhes tinha ligado.
Uma vez que responderam várias vezes “reporte às autoridades competentes”, por acaso, sabem que autoridade será esta?
Eu não sei.
No meu caso tenho 2 queixas.
1- recebi mensagens fraudulentas identificadas como CGD, com o mesmo identificador de mensagens legitimas
2- recebi telefonemas de pessoas que garantiram que eu lhes tinha ligado.
Bom dia,
A título esclarecedor, o Vishing é um mecanismo de Phishing que recorre ao serviço de voz, ou seja, recebe uma chamada, normalmente com origem num número manipulado (spoofing), número esse que pode pertencer a outro cliente particular (nacional ou internacional), uma empresa ou a um prestador de serviços.
Sugerimos que denuncie a situação diretamente à Caixa Geral de Depósitos para que possam atuar. Infelizmente, como indicado neste tópico, quando existem estas situações, em regra, as comunicações não passam pela rede NOS, pelo que, para que se possa pedir informação a outras redes, é necessário uma autorização judicial, como compreenderá. Diferente seria, caso tivesse recebido um SMS fraudulento, com um número 93, aí conseguimos tomar as medidas necessárias.
Obrigado,
De quem é a responsabilidade da privacidade da chamada?
Da integridade dos meus dados no operador?
Da segurança da rede que pago mensalmente?
Se eu for à policia é para fazer queixa da NOS por não usar o protocolo STIR/SHAKEN que garante e autentica a origem da chamada. É da responsabilidade da rede garantir isto. Darem outra resposta demonstra amadorismo. Precisam que vos faça a segurança da rede? É só ligarem.
Comentário
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.