Skip to main content
Header
Bit
March 18, 2024
Respondido

Spoofing

Estou há um mês a receber telefonemas de múltiplos números, que me indicam que lhes tenho telefonado múltiplas vezes. Como já  não é  só um, acredito que lhes apareça o meu número tanto que retornam a  chamada. Mas essas chamadas não são feitas por mim nem aparecem no meu histórico nem no histórico de facturação. Acredito que estejam a usar o meu numero num esquema de spoofing. Como devo proceder? 

Melhor resposta por Mário P.

Bom dia,  @BRBF

Lamentamos a situação. 

Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos analisar e responder o mais rápido que nos for possível. No entanto, sugerimos sempre que notem estas situações reportem às autoridades competentes para analisarem a situação.

A NOS tem conhecimento de que estão a existir, chamadas de voz internacionais ou nacionais para obter informações pessoais confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.

Saiba mais em: 

Obrigado,

203 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Super User
March 3, 2026

já vi que este fórum serve para agredir literalmente os clientes da NOS. “O que pensa vem de um lugar de não conhecimento sobre o tema.”, mas o que é isto? não admito este tipo de respostas. Bruno Aleixo, é funcionário da NOS?

agredir literalmente? não admite o que? 😂 isso parece-me um problema de egos. Voce partilhou o seu “pensamento” e eu partilhei o meu… não lhe faltei ao respeito em lado nenhum, limitei-me a dizer que se pensa dessa forma claramente é porque não tem informação pra julgar o que se passa de forma entendida, e passei a explicar e ainda lhe respondi quem é que são as entidades a que deve reportar crimes informáticos….

Parece-lhe que sou funcionário da nós? os funcionários estão identificados… eu sou só uma pessoa como voce, que vem a fóruns ajudar a explicar e esclarecer dúvidas sobre coisas que percebo, não precisa de ficar magoada, porque ninguém a tratou mal...

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Kilobyte
March 3, 2026

LOLOLOLOL, siga para uma queixa formal! a NOS acabou de perder um cliente!

Bruno Aleixo
Super User
Super User
March 3, 2026

“A NOS perdeu um cliente”, porque outro cliente lhe respondeu a uma questão num fórum publico… é que nem contado 😂

O amigo Bruno ajuda
Kilobyte
March 3, 2026

A NOS perdeu um cliente, porque não clarificou devidamente o meu grave problema. Um problema sério de segurança tem de se respondido pela entidade, não por outro cliente.

A NOS perdeu um cliente, porque o único canal de resposta séria que dão aos clientes é através do portal da queixa. E depois, sujeitam os clientes a forúns como este, onde somos expostos a falar com outros clientes, que se julgam muitos espertos e tratam as pessoas como burras. Desnecessário a forma como respondeu.  Have a good life.

João H.
Gestor da comunidade
March 3, 2026

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens e partilhas sobre o tema ​@Filipa Direita e ​@Bruno Aleixo.

Como partilhado pelo ​@Bruno Aleixo, este tipo de comunicações não tem origem na rede NOS, pelo que não nos é possível atuar diretamente. 

Conforme partilhado, temas relacionados com crimes informáticos devem, primariamente, ser reportados junto das autoridades competentes.

O Fórum NOS é um canal de comunicação disponibilizado pela NOS, onde utilizadores e clientes NOS podem partilhar experiências sobre os produtos e serviços NOS e acompanhar novidades.
Esta é uma comunidade aberta a qualquer utilizador, cliente ou não, participar em discuções. Saiba mais sobre o Fórum NOS através do nosso artigo:

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Guimas
Super User
Super User
March 3, 2026

Queixa formal de alguém que lhe tentou explicar as coisas? Isso só a vai deixar ficar mal. Tem que se acalmar e ler o que foi escrito. 

Jorge C
Super User
Super User
March 4, 2026

Boa noite ​@Filipa Direita

Sugiro que reporte o caso, até para salvaguardar futuramente o seu número: 

• PJ (Polícia Judiciária): Pode e deve apresentar uma queixa/denúncia, especialmente se houver indícios de burla ou crime informático associado. Pode fazê-lo através do Portal de Queixa Eletrónica

• UNC3T (Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica): É a unidade específica da PJ que lida com estes temas pelo telefone 211 967 000

• CNCS (Centro Nacional de Cibersegurança): Pode reportar o incidente para fins estatísticos e de alerta nacional pelo telefone 210 497 400

Obrigado.

Megabyte
March 4, 2026

Olá,

Hoje recebi chamadas de várias pessoas a dizer que tinham uma chamada perdida do meu número, mas eu não fiz essas chamadas.

O meu telemóvel está a funcionar normalmente (tenho rede, consigo fazer chamadas e usar dados), mas fiquei preocupado que o meu número possa estar a ser usado indevidamente, talvez spoofing.

Alguém já passou por isto com um número NOS/WTF?  
Há alguma forma de confirmar se houve atividade anormal ou algum pedido de segunda via do cartão SIM associado ao meu número?

Obrigado pela ajuda.

Jorge C
Super User
Super User
March 4, 2026

Boa noite ​@Matheus Costa Miranda Lima

A questão está esclarecida neste artigo. 

Obrigado.

Megabyte
March 5, 2026

Boa noite ​@Matheus Costa Miranda Lima

A questão está esclarecida neste artigo. 

Obrigado.

Olá ​@Jorge C ,

Obrigado pela resposta e pelo artigo. Entretanto também entrei em contacto diretamente com o apoio da WTF/NOS e confirmaram que não houve qualquer atividade anormal no meu número, pelo que deverá mesmo tratar-se de spoofing.

Agradeço a ajuda e a indicação dos recursos.

Cumprimentos.