Skip to main content
Header
Bit
March 18, 2024
Respondido

Spoofing

Estou há um mês a receber telefonemas de múltiplos números, que me indicam que lhes tenho telefonado múltiplas vezes. Como já  não é  só um, acredito que lhes apareça o meu número tanto que retornam a  chamada. Mas essas chamadas não são feitas por mim nem aparecem no meu histórico nem no histórico de facturação. Acredito que estejam a usar o meu numero num esquema de spoofing. Como devo proceder? 

Melhor resposta por Mário P.

Bom dia,  @BRBF

Lamentamos a situação. 

Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos analisar e responder o mais rápido que nos for possível. No entanto, sugerimos sempre que notem estas situações reportem às autoridades competentes para analisarem a situação.

A NOS tem conhecimento de que estão a existir, chamadas de voz internacionais ou nacionais para obter informações pessoais confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.

Saiba mais em: 

Obrigado,

203 Comentários

Rafaela F.
Gestor da comunidade
February 9, 2026

Olá ​@Teresa 05, bem-vinda ao Fórum NOS. 😊

Movemos o seu comentário para o artigo onde este tema já é abordado, como também esclarecido.

Se tiver alguma dúvida, após lê-lo, partilhe connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Kilobyte
February 26, 2026

Estou a receber telefonemas de múltiplos números, que me indicam que lhes tenho telefonado múltiplas vezes. Como já  não é  só um, acredito que lhes apareça o meu número tanto que retornam a  chamada. Mas essas chamadas não são feitas por mim nem aparecem no meu histórico nem no histórico de facturação. Acredito que estejam a usar o meu numero num esquema de spoofing. Como devo proceder? 

ByteSábio
February 26, 2026

veja se este tópico ajuda 

espero ter ajudado
Kilobyte
February 26, 2026

Obrigado, mas não encontrei uma solução.

Quero uma resposta oficial da NOS.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
February 26, 2026

Boa tarde ​@Filipa Direita,  bem-vinda ao Fórum NOS. 😊

Movemos o seu comentário para o artigo onde este tema já é abordado e esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação.

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Kilobyte
February 26, 2026

Boa tarde,

Qual solução que a NOS apresenta? Contactar as autoridades? lol...

João H.
Gestor da comunidade
February 26, 2026

Boa tarde ​@Filipa Direita,

Agradecemos a sua mensagem.

Sim, sendo que estas comunicações não têm origem nem passam pela rede NOS, é necessário que reporte a situação junto das autoridades competentes.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
March 3, 2026

Boa tarde,

Continuo a receber chamadas de números a dizer que lhes liguei. Agora mesmo recebi outra.

Quais são as autoridades competentes aonde me devo dirigir?

Gostaria de esclarecer o comentário “sendo que estas comunicações não têm origem nem passam pela rede NOS”. Não passam na rede NOS? Como assim, se estou a receber chamadas?

Penso que a NOS está a fugir subtilmente às suas responsabilidades contratuais. 

Cumprimentos,

Bruno Aleixo
Super User
Super User
March 3, 2026

Boa tarde,

Continuo a receber chamadas de números a dizer que lhes liguei. Agora mesmo recebi outra.

Quais são as autoridades competentes aonde me devo dirigir?

Gostaria de esclarecer o comentário “sendo que estas comunicações não têm origem nem passam pela rede NOS”. Não passam na rede NOS? Como assim, se estou a receber chamadas?

Penso que a NOS está a fugir subtilmente às suas responsabilidades contratuais. 

Cumprimentos,

Entidades a dirigir é a PSP ou unidade de cibercrimes da PJ.

O que pensa vem de um lugar de não conhecimento sobre o tema. Só porque recebe uma chamada num número da nos, não quer dizer que a chamada passe na rede da nos, resumidamente, a chamada pode estar a passar por antenas de outros operadores e pode nem ter origem em Portugal que costuma ser o caso….

mesmo que passasse na rede da nos, o processo pra conseguir averiguar a fonte, por causa de rgpd, tem sempre que passar pela policia e tribunal primeiro, é preciso haverem ordens judiciais pra poder haver qualquer investigação do género, e quando a chamada pode vir de várias origens e passar por várias redes diferentes, o operador não vai conseguir ajudar diretamente. 

este tipo de ataques tornou-se cada vez mais frequente em todos os operadores, é só procurar na net, basicamente desde o governo do costa e da geringonça, quando começaram a trazer mais criminosos pro país, um bem haja a eles.

O amigo Bruno ajuda
Kilobyte
March 3, 2026

já vi que este fórum serve para agredir literalmente os clientes da NOS. “O que pensa vem de um lugar de não conhecimento sobre o tema.”, mas o que é isto? não admito este tipo de respostas. Bruno Aleixo, é funcionário da NOS?