Skip to main content
Header
Bit
March 18, 2024
Respondido

Spoofing

Estou há um mês a receber telefonemas de múltiplos números, que me indicam que lhes tenho telefonado múltiplas vezes. Como já  não é  só um, acredito que lhes apareça o meu número tanto que retornam a  chamada. Mas essas chamadas não são feitas por mim nem aparecem no meu histórico nem no histórico de facturação. Acredito que estejam a usar o meu numero num esquema de spoofing. Como devo proceder? 

Melhor resposta por Mário P.

Bom dia,  @BRBF

Lamentamos a situação. 

Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos analisar e responder o mais rápido que nos for possível. No entanto, sugerimos sempre que notem estas situações reportem às autoridades competentes para analisarem a situação.

A NOS tem conhecimento de que estão a existir, chamadas de voz internacionais ou nacionais para obter informações pessoais confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.

Saiba mais em: 

Obrigado,

203 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
August 14, 2025

Boa tarde ​@FPedrosa,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Byte
August 25, 2025

Boa tarde. 

Fui contactada hoje por uma senhora, que afirmou estar apenas a devolver uma chamada que tinha no telemóvel. Contudo, eu não liguei a ninguém, nem conheço a senhora. 
Poderei estar a ser vítima de spoofing. Como devo proceder?

Obrigada

Cumprimentos

Alexandra Pinto

Jorge C
Super User
Super User
August 25, 2025

Boa tarde ​@Alexandra Lopes Pinto

Sugiro que proceda conforme indicado neste artigo.

Obrigado.

João H.
Gestor da comunidade
August 25, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Alexandra Lopes Pinto.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
August 26, 2025

estou a receber telefonemas de pessoas a dizer que lhes liguei, no entanto, não tenho qualquer chamada feita para esses números . como evitar esta situação?

Kilobyte
August 26, 2025

estou a receber telefonemas de pessoas a dizer que lhes liguei, no entanto, não tenho qualquer chamada feita para esses números . como evitar esta situação?

Jorge C
Super User
Super User
August 26, 2025

Boa tarde ​@Rui Cid Martins

Sugiro que proceda conforme indicado neste artigo. 

Obrigado.

João H.
Gestor da comunidade
August 27, 2025

Boa tarde ​@Rui Cid Martins.

Agradecemos a sua mensagem.

Obrigado

Byte
September 5, 2025

Boa tarde,

Estou neste momento de férias em Cabo Verde e estou a receber constantemente chamadas de pessoas a dizer que estão a devolver uma chamada que eu efetuei. Contudo, eu não efetuei nenhuma dessas chamadas. Poderá o meu número ter sido clonado? Será isto vishing? Como posso proceder para resolver a questão?

João H.
Gestor da comunidade
September 5, 2025

Boa tarde ​@Diogo Caetano.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado