Skip to main content
Header
Megabyte
June 18, 2024
Respondido

Sinal Fraco dentro de Casa

Eu estou a mudar de Casa, mas dentro da casa nova o sinal de telemovel é muito fraco ou inexistente . Pode por um booster de sinal de telemovel? e como devo proceder para a nos aumentar o sinal?

Melhor resposta por CP001

@Dzenner exatamente, mas esqueci-me de mencionar uma coisa: nem todos os equipamentos são compatíveis com Wi-Fi calling NOS. Há uma lista antiga de equipamentos compatíveis https://nos.pt/content/dam/nos/assets/pdfs/Equipamentos-compativeis-tecnologia-WiFi-Calling-NOS.pdf

@João H. @Mário P. a NOS pode atualizar esta lista, por favor? É que já não é atualizada há dois anos.

Outra desvantagem do Wi-FI calling @Dzenner é que em Android não permite receber SMS. Só no iPhone a funcionalidade está gradualmente a ser disponibilizada. Esperemos que chegue ao Android em breve. 

Nesse sentido, só conseguirá ver as SMS quando estiver num sítio com boa cobertura  móvel. 
Já para receber e fazer chamadas bastará a cobertura Wi-Fi da sua casa

64 Comentários

Jorge C
Super User
Super User
June 18, 2024

@CP001 basta ler o que ele escreveu, porque contra factos não existem argumentos 😊

“(...) o serviço não funciona com o modo voo, ou seja, ausência de rede móvel NOS, uma vez que entende a necessidade de verificação de cobertura.”

Obrigado.

PS - Recordo que as respostas oficiais da NOS são dadas pela equipa de moderação.

DzennerAutor
Megabyte
June 18, 2024

Bo tarde @Jorge C e @Dzenner, eu uso regularmente o Wi-Fi calling em casas de pedra (sem rede móvel nenhuma) para fazer e realizar chamadas.

O que o @Mário P. explica nesse comentário que cita @Jorge C é uma coisa diferente. É que é  necessário, depois de adquirir o cartão de telemóvel, fazer pelo menos uma chamada na rede móvel “normal” e de vez em quando voltar  a estar na rede móvel. Mas eu presumi que o @Dzenner não fosse estar 24 sobre 24 h, 7 dias por semana, em casa.

Portanto, de facto, @Jorge C, se for para um idoso ou para uma pessoa acamada e que não saia de casa não funciona… Mas,  se estivermos a falar de uma pessoa que saia de casa pelo menos uma vez por semana, então não tem problema nenhum. Testo regularmente a funcionalidade (todos os fins de semana) e resulta como esperado

@CP001 Pergunta para esclarecer: mesmo sem rede de telefone gsm, 2g,3g,4g,5g … so mesmo com acesso a WIFI se alguem me tenta telefonar, o telefone vai tocar?

CP001
June 18, 2024

@Dzenner sim. Sempre. É sempre assim que funciona. O telefone vai tocar.

@Jorge C a minha função aqui, visto que não sou funcionário da NOS e sou um mero cliente, não é a de dar respostas oficiais como deve compreender. A minha função aqui, como participante neste fórum, é dar respostas corretas, e de acordo com a experiência que tenho, que já usei muito o Wi-Fi calling.

Note que a resposta do @Mário P. é oficial e correta porque encaminha para o post oficial em que está a resposta e diz o seguinte:

“Consigo utilizar o Wifi-Calling se estiver em modo avião?Oculte o conteúdo

Não, pois a conexão ao Wifi-Calling é estabelecida após a identificação da baixa qualidade no sinal da rede NOS, ou por tentativa de conexão falhada, por isso, é importante manter o seu telemóvel ativo normalmente”

Jorge C
Super User
Super User
June 18, 2024

@Dzenner como comparação, a comunicação de voz iniciada na rede no Wi-Fi Calling da MEO quando os clientes se deslocam para um local onde já há rede móvel com boa intensidade e o sinal da rede Wi-Fi fica fraco, a comunicação passa automaticamente para rede móvel.

As chamadas WiFi são comunicações de voz tarifadas de acordo com o seu tarifário móvel.

ℹ️  MEO

Obrigado.

Jorge C
Super User
Super User
June 18, 2024

@Dzenner sim. Sempre. É sempre assim que funciona.

@Jorge C a minha função aqui, visto que não sou funcionário da NOS e sou um mero cliente, não é a de dar respostas oficiais como deve compreender. A minha função aqui, como participante neste fórum, é dar respostas corretas, e de acordo com a experiência que tenho.

Note que a resposta do @Mário P. é oficial e correta porque encaminha para o post oficial em que está a reposta e diz o seguinte:

“Consigo utilizar o Wifi-Calling se estiver em modo avião?Oculte o conteúdo

Não, pois a conexão ao Wifi-Calling é estabelecida após a identificação da baixa qualidade no sinal da rede NOS, ou por tentativa de conexão falhada, por isso, é importante manter o seu telemóvel ativo normalmente”

@CP001 considero essa resposta errada, não é possível iniciar uma chamada pelo serviço Wi-Fi Calling sem inicio na rede móvel NOS portanto como tem uma interpretação diferente sobre o assunto, apenas o @João H. ou o @Mário P. podem esclarecer novamente.

Quem determina se o sinal da rede móvel é forte ou fraco é a própria rede móvel.

Obrigado.

CP001
June 18, 2024

@Jorge C com todo o respeito, funciona perfeitamente. A minha resposta está correta.

Uso a funcionalidade Wi-Fi calling desde que foi lançada na NOS e sempre funcionou assim. Serve para fazer e receber chamadas por Wi-Fi, mesmo sem rede móvel. É assim que uso, sem rede móvel.

@Jorge C experimente por si a funcionalidade num local sem rede e verá que estou correto

Jorge C
Super User
Super User
June 18, 2024

@CP001 lamento mas não uso a rede móvel da NOS para realizar um teste.

Note que não existe nenhuma aplicação além da compatibilidade da rede móvel do operador.

Questione-se como será que o Wi-Fi identifica o seu número de telefone, porque acho estranho o @Mário P. afirmar que não funcionava em modo de voo com Wi-Fi. 

Vamos aguardar um esclarecimento porque o que descreve é uma contradição 😊

Obrigado.

CP001
June 18, 2024

Boa tarde, @Jorge C,

Mas foi precisamente para isso que foi lançada a funcionalidade Wi-FI Calling, ter rede em locais onde nunca se teria rede ou ainda locais com rede fraca.

Jorge C
Super User
Super User
June 18, 2024

Boa tarde @CP001,

Entendo a sua explicação, no entanto, há um ponto crucial a esclarecer.

Conforme indicado pela NOS, a funcionalidade Wi-Fi Calling necessita inicialmente de detetar a rede móvel da NOS para ser ativada, mesmo que a qualidade do sinal seja fraca.

Isto significa que o dispositivo precisa ter algum nível de conectividade com a rede móvel da NOS para que o Wi-Fi Calling possa assumir a comunicação. Esta é uma limitação importante e é mencionada nas respostas oficiais da equipa de moderação da NOS.

• O que descreve, de que o Wi-Fi Calling funciona perfeitamente sem qualquer rede móvel, entra em contradição com a informação oficial fornecida pela NOS.

Segundo o que está publicado, a chamada tem sempre de ser realizada, primeiramente, com a rede NOS, e quando for verificada a pouca cobertura, a chamada será encaminhada pelo Wi-Fi.

Entendo que sua experiência pessoal pode diferir, mas é fundamental basearmo-nos nas diretrizes oficiais da NOS para oferecer uma orientação precisa e consistente aos utilizadores.

Aguardemos um esclarecimento adicional por parte da equipa de moderação para resolver esta aparente discrepância.

Obrigado.

CP001
June 18, 2024

@Jorge C

Dar informações oficiais apenas vincula a NOS. 
Como lhe disse, a mim como cliente cabe-me dar as informações que considero corretas.

Quantas vezes já acusei aqui a NOS de estar a violar regras legais em determinados casos, embora a informação oficial fosse em sentido contrário.

Para testar acabo de realizar uma chamada em iOS para o número 16990 com a rede móvel desligada e em modo de avião. A chamada funcionou sem problemas. Aqui fica a prova:

Acredito que o que @Mário P. quis dizer ali era que, de ora em vez, é preciso voltar a estar na rede móvel para a funcionalidade se manter ativa. Pelo menos dois dias seguidos a funcionalidade funciona (isso asseguro-lhe porque testei), e até acredito que mais alguns dias até ter de se voltar a registar na rede móvel.