Skip to main content

Eu estou a mudar de Casa, mas dentro da casa nova o sinal de telemovel é muito fraco ou inexistente . Pode por um booster de sinal de telemovel? e como devo proceder para a nos aumentar o sinal?

Boa noite, @Jorge C, vai-me desculpar mas a mensagem acho que não se percebia 🙂 Ou pelo menos o leitor que era eu não percebeu. Também pode ser burrice minha, confesso 😅 O adiantar da hora não ajuda


@CP001 ou quem a escreveu explicou-se mal 😅


Boa tarde a todos,

Agradecemos o seu testemunho @Dzenner
Não identificámos falhas na cobertura de rede móvel na zona que menciona. 

Diga-nos, por favor, se testou o seu cartão SIM noutro equipamento ou se conhece algum outro utilizador NOS que sinta a mesma dificuldade na zona.

Obrigado


viva @João H.  tanto a minha mulher como a minha são nós e ambas tem o mesmo problema dentro de casa. 


Boa tarde @Dzenner,

Agradecemos o seu testemunho e realizámos o alerta para a pouca cobertura de rede interna na área que menciona. 

A comunidade partilhou uma boa alternativa para esta situação. caso o seu equipamento seja compatível com Wi-Fi calling, este recurso pode ser utilizado em situações como a que partiha. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Boa tarde @João H.,

Agradeço o seu acompanhamento e a atenção dada à questão apresentada pelo @Dzenner.

Gostaria de reforçar a necessidade de um esclarecimento adicional sobre a funcionalidade Wi-Fi Calling, especificamente quanto à sua ativação em situações de ausência de rede móvel.

A informação disponível atualmente parece confusa, e é crucial que haja clareza para garantir que todos possam usufruir dos serviços oferecidos de forma eficaz.

Mais uma vez, agradeço a vossa colaboração e disponibilidade para resolver estas questões.

Obrigado.


Boa tarde @Jorge C,

Agradecemos a sua mensagem.

A informação que partilhou e que se encontra nos tópicos oficiais está correta e atualizada.
Ainda assim, como partilhado pelo @CP001, é possível que a funcionalidade seja utilizada fora das circunstâncias descritas, contudo não sendo este acesso garantido.

Obrigado


Boa tarde @João H..,

Agradeço a sua resposta pronta e a atenção prestada ao tópico.

Compreendo que a informação oficial sobre o funcionamento do Wi-Fi Calling está atualizada.

No entanto, dado que a utilização deste serviço fora das condições oficiais não é garantida, gostaria de saber se seria possível fornecer uma recomendação mais clara e precisa ao utilizador que inicialmente levantou a questão, @Dzenner.

A clareza nas orientações é essencial para que todos possamos usufruir dos serviços.

Agradeço desde já a vossa compreensão e colaboração contínua.

Obrigado.


@João H. essa resposta é um nim, resposta a advogado, para que seja esclarecedor funciona só com WiFi ou não?


@Dzenner funcionar, funciona. Não sabemos é durante quanto tempo, não sabemos durante quantos dias seguidos até precisar de nova autenticação na rede.. Eu até poderia testar mas não tenho um telemóvel livre para isso. Pelo menos dois dias, como disse anteriormente, funciona.

 

@João H. ainda sobre este assunto, queria lembrar também que a lista de equipamentos compatíveis está desatualizada. Se a NOS pudesse atualizar, agradecíamos (falo em particular para os equipamentos Android)
https://nos.pt/content/dam/nos/assets/pdfs/Equipamentos-compativeis-tecnologia-WiFi-Calling-NOS.pdf


@Dzenner funcionar, funciona. Não sabemos é durante quanto tempo, não sabemos durante quantos dias seguidos até precisar de nova autenticação na rede.. Eu até poderia testar mas não tenho um telemóvel livre para isso. Pelo menos dois dias, como disse anteriormente, funciona.

 

@João H. ainda sobre este assunto, queria lembrar também que a lista de equipamentos compatíveis está desatualizada. Se a NOS pudesse atualizar, agradecíamos (falo em particular para os equipamentos Android)
https://nos.pt/content/dam/nos/assets/pdfs/Equipamentos-compativeis-tecnologia-WiFi-Calling-NOS.pdf

@CP001 A autenticação na rede não deve ser um problema, pois não estou preso dentro casa, mesmo dentro da casa existe sítios onde tem rede e outros que não. 


@Dzenner então para o seu caso não tenho dúvida de que vai funcionar. Só tem de ativar a funcionalidade “Chamadas por Wi-FI” nos menus do smartphone.

 

Que equipamento tem? Tem de ser um dos compatíveis. Por Wi-Fi recebe e faz chamadas. Já SMS só com rede móvel, mas a NOS parece estar a implementar essa funcionalidade de SMS em Wi-Fi Calling (em especial na versão mais recente do iOS, que parece já ter a opção).


@Dzenner então para o seu caso não tenho dúvida de que vai funcionar. Só tem de ativar a funcionalidade “Chamadas por Wi-FI” nos menus do smartphone.

 

Que equipamento tem? Tem de ser um dos compatíveis. Por Wi-Fi recebe e faz chamadas. Já SMS só com rede móvel, mas a NOS parece estar a implementar essa funcionalidade de SMS em Wi-Fi Calling (em especial na versão mais recente do iOS, que parece já ter a opção).

@CP001 iphone 13


@Dzenner então esteja descansado que vai funcionar e muito bem. Garanta que tem é a última versão do iOS por causa das SMS

 


Ative também as chamadas por 4G. Não está relacionado mas pode ser útil:

 


@Dzenner então esteja descansado que vai funcionar e muito bem. Garanta que tem é a última versão do iOS por causa das SMS

 

 

já ativei Obrigado… mas ainda não tenho wifi na casa nova, pois ainda não me mudei


Se entretanto já hoje quiser testar a funcionalidade, é só colocar o telefone em modo de avião e ativar o Wi-Fi.

Em qualquer rede Wi-Fi pode testar a funcionalidade


Boa tarde a todos,

Conforme mencionado pelo @João H., a funcionalidade Wi-Fi Calling pode ser utilizada fora das condições descritas, embora sem garantia de acesso.

Dado que a “melhor resposta” não é garantida pela NOS, solicito um esclarecimento adicional dos gestores da comunidade para eliminar ambiguidades e fornecer orientações precisas.

A clareza nas orientações é essencial para a utilização eficaz dos serviços.

Obrigado.

 


Bom dia a todos, 

Lamentamos a demora na nossa resposta. 

@Dzenner e @Jorge C, a funcionalidade apenas será ativa quando o equipamento detecte que a rede móvel encontra-se fraca, ou seja, a ativação do modo de voo não permite a sua verificação e, por conseguinte, não funcionará o Wi-Fi Calling ou como indicado, e bem, pelo @João H. e o @CP001, caso funcione não garantimos o correto funcionamento. 

@CP001, de momento não temos outra listagem a partilhar, no entanto, endereçámos o pedido para que seja analisada. 
Obrigado, 


Bom dia, @Mário P.,

 

Embora a NOS não garanta a funcionalidade, quero só lembrar que na arquitetura do Wi-Fi calling está prevista a utilização sem rede. É a razão pelo qual foi criada a funcionalidade https://www.telecomtutorial.info/post/02-vowifi-architecture

 

No entanto, voltando à discussão, percebo que a NOS não se queira responsabilizar se houver falhas. Na minha opinião, faria bem em assumir isso, mas é uma opção da operadora. Preferia como o @Jorge C que fosse tudo mais claro.

 

Funcionar, funciona bem e assim desde que foi lançada esta opção (sem rede e em modo de avião). Agora, se a NOS não garante suporte, ou não assegura que funcione, isso é outra questão.

 

É uma pena, porque até o operador MEO diz claramente que suporta em rede inexistente https://forum.meo.pt/telemovel-12/chamadas-wifi-ou-wifi-calling-159156 

A NOS fica para trás em não querer assumir o que já faz


Certo e foi a informação dada, @CP001

Adicionalmente, agradecemos a partilha. 

A NOS, de momento, não garante o funcionamento do Wi-Fi Calling com o modo de voo.

Se surgirem novidades informaremos.
Obrigado, 


Boa tarde  @Mário P. 

 

E numa utilização normal quando o cliente vai para um local com rede inexistente? A NOS garante? Sublinho novamente, sem rede funciona perfeitamente, quero só clarificar o que a NOS garante e o que a NOS não garante.

 

De qualquer forma, aqui no Fórum NOS como sou cliente sem qualquer vínculo à NOS compreenda @Mário P. que vou continuar a dar respostas com base na ideia de como funcionam as coisas e não necessariamente na informação oficial da NOS. Esse trabalho deixo para os dois moderadores e para outros utilizadores

 

Obrigado, desde já


Boa tarde a todos,

Agradeço a todos pela participação e pelas valiosas contribuições sobre o tema Wi-Fi Calling.

Em particular, agradeço ao @Mário P. pela clarificação importante sobre as condições de funcionamento do Wi-Fi Calling na rede NOS.

A informação de que a funcionalidade requer a deteção inicial da rede móvel, mesmo que fraca, para ser ativada é crucial para evitar mal-entendidos.

Este ponto é essencial para assegurar que os utilizadores têm expectativas realistas sobre o serviço.

Dito isto, gostaria de sugerir a alteração da "melhor resposta" do tópico. A resposta atual pode induzir em erro, levando os utilizadores a acreditar que o Wi-Fi Calling funciona sem quaisquer restrições, o que não é o caso conforme esclarecido pela equipa de moderação da NOS.

Ao atualizar a resposta destacada com a informação mais precisa e oficial, garantimos que futuras leituras do tópico terão uma orientação clara e correta, evitando confusões e dúvidas.

Agradeço desde já a compreensão e colaboração de todos.

Obrigado.


@Jorge C o Wi-Fi calling funciona sem quaisquer restrições. É a informação correta.

 

A NOS é que não quer garantir isso contratualmente. Mas na prática funciona.

 

Quanto à melhor resposta, concordo que pode ser marcada uma resposta com a informação oficial passada pela NOS, que é a de que não garante.


@CP001 acrescento mais uns pormenores: no IOS possivelmente a resposta estará adequada a todos os equipamentos que o suportem; em Android embora muitos equipamentos o suportem devido a especificidades impostas pela NOS ou pelos equipamentos em que suporta a tecnologia esse suporte é muito mais restrito sendo “oficial” para uma listagem de equipamentos atualizada em agosto de 2022 apesar de muitos pedidos para ser atualizada e nos outros casos na sorte do utilizador ter comprado um equipamento igualmente bafejado para ter esse suporte - que ao contrário do IOS poderá mesmo assim variar imenso de equipamento para equipamento dada a integração no desenvolvimento de hardware e software da Apple.

Os outros ou tem sorte ou não e o terem fraco sinal de rede movel ou não ou sequer terem sinal de nada adianta. A funcionalidade pode estar lá e estar ativa que isso não adianta para nada.

 

Já na concorrência que avançou atrasada e bem para a tecnologia a questão é tida em conta com atualização dos equipamentos compatíveis no mês passado e “pasme-se” inclusão posterior dos sms no wifi-calling que na NOS parecem continuar em teste. E sei porque fui obrigado a resolver o assunto por mim e o equipamento embora também não listado na concorrência faz tudo como deve ser - infelizmente não em modo avião por definição da operadora que o avisa explicitamente e parece não o permitir pelo menos em Android 

 

Mas também acho que deveria ser esclarecido devidamente o que é possível tecnicamente e não só o que a NOS se quer comprometer a garantir… Até porque se formos por aí deveria esclarecer muito melhor a publicidade “enganadora” que faz pois parece que a tecnologia ajuda a resolver as falhas de rede mas só o faz se, se e se… E mesmo assim se...


@Vaz muito obrigado. Até em modo de avião nos iPhones (como o do utilizador em questão) funciona. Deixei um screenshot na página anterior e ainda ontem testei. 
 

Em Android testei também com rede inexistente e também funciona. Vou testar em modo de avião no Android logo que conseguir.

 

Qual é o equipamento que tem?


Comentário