Skip to main content
Header
Respondido

roaming

Boa tarde

sou motorista e estou constantemente no estrangeiro em viagem mas todos os fins de semana estou em Portugal, ja desde 2022 sempre usei os dados moveis e efetuei chamadas sem ser cobrada por isso, e agora estao me a cobrar uma taxa de roaming. Como faço para não ser cobrado roaming uma vez que nao tenho outra alternativa e porquê que só agora estou a ser cobrada? 

Melhor resposta por Olaf

• Utilização do serviço maioritariamente em Roaming, quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:
    • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
    • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017. 

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
0% acharam o tópico útil

8 Comentários

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4319 comentários
  • 2 de março de 2025

Sim, por estar maioritariamente em roaming é aplicado taxa 

O meu namorado está exatamente o mesmo tempo que eu no estrangeiro e em portugal, usa mais dados e efetua mais chamadas e nao lhe é cobrada taxa nenhuma, só que é a da meo. A lei é diferente para as diferentes operadoras?

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4319 comentários
  • Resposta
  • 2 de março de 2025
  • Utilização do serviço maioritariamente em Roaming, quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:
    • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
    • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017. 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30859 comentários
  • 2 de março de 2025

Boa tarde, ​@DIANA RITA DA SILVA MARQUES 

O ​@Olaf deu uma boa ajuda. 

Atendendo ao regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017, quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. 

Obrigado, 

O que não entendo é que se essa lei esta em vigor desde 2017 porquê q em 3 anos so agora é que esta a ser cobrada essa taxa tendo em conta que sempre usei os dados de forma igual

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30859 comentários
  • 2 de março de 2025

@DIANA RITA DA SILVA MARQUES, boa tarde.

Desde 5 de junho de 2023 que se aplica a sobretaxa de roaming aos clientes cujo consumo (volume de comunicações) em roaming e presença (dias de comunicações) no Espaço Economico Europeu (EEE) e Reino Unido sejam superiores (>50%) a Portugal, nos últimos 4 meses (120 dias).

A política de utilização responsável tem por objetivo evitar uma utilização abusiva ou anómala pelos clientes, nomeadamente a utilização de tais serviços para outros fins que não as viagens periódicas, por exemplo, a sua utilização a título permanente.

Obrigado, 

Ok

obrigada

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31304 comentários
  • 3 de março de 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@DIANA RITA DA SILVA MARQUES.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Comentário