Skip to main content
Header
Kilobyte
April 25, 2017

Reactivar número 93

Olá, tenho estado a residir no estrangeiro e deixei de usar o meu número portugues por um longo longo periodo de tempo (telemóvel avariou), mas estou agora de regresso e verifiquei que o meu número foi desactivado. Por diversas razoes era mesmo importante manter o meu número antigo e reactivá-lo. Fui a uma loja Nos mas dizeram-me que com mais de seis meses nao é possível. Nao vejo razao para isso, já que é tudo gerido informaticamente. Poderiam-me ajudar? Obrigado

52 Comentários

Tiago C.
    Moderador
    September 7, 2018
    Olá @Frizzer.,

A reativação de um cartão apenas é possível no período de "quarentena" (3 meses). No período de "guarda" (3 meses seguintes) o número ainda não foi atribuido a outro cliente mas já não é possível ser reativado.
    Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    September 7, 2018
    O que contradiz a informação prestada por outro moderador neste tópico. Em que é que ficamos. Pelos vistos fazendo uma exposição à provedoria talvez consiga reativar esse número após os 6 meses até porque já passaram 3 meses e ainda não 6.
    Tiago C.
    Moderador
    September 7, 2018
    Olá @Frizzer.,

A que resposta se refere?
    Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    September 7, 2018
    Refiro-me à resposta neste tópico da moderadora Carolina V.
    "O período em que pode pedir a reativação do número que tinha, depois de inativo, designa-se por “quarentena”, e é de 3 meses.
    Só neste prazo, definido pelo “Regulamento de Portabilidade”, pode solicitar o uso do mesmo número, no mesmo prestador, ou pedir a portabilidade para outro.
    Nos restantes 3 meses, que se designa por “tempo de guarda”, e até ao final dos 6, o número fica totalmente indisponível para qualquer operação ou serviço. No final dos 6 meses o número fica disponível para ser reatribuído."
    Tiago C.
    Moderador
    September 7, 2018
    Olá @Frizzer.,

A resposta da @Carolina V. indica o mesmo.

O período em que pode pedir a reativação do número que tinha, depois de inativo, designa-se por “quarentena”, e é de 3 meses.
    Só neste prazo, definido pelo “Regulamento de Portabilidade”, pode solicitar o uso do mesmo número, no mesmo prestador, ou pedir a portabilidade para outro.

Após este período de três meses, apesar de o número ainda não ter sido atribuído a outro cliente, também já não é possível reativá-lo.

Nos restantes 3 meses, que se designa por “tempo de guarda”, e até ao final dos 6, o número fica totalmente indisponível para qualquer operação ou serviço. No final dos 6 meses o número fica disponível para ser reatribuído.
    Megabyte
    September 10, 2018
    Olá @Tiago C.
    Entendo. Então em que parte se encaixa "No final dos 6 meses o número fica disponível para ser reatribuído"?
    Tiago C.
    Moderador
    September 11, 2018
    Olá @Frizzer.,

No final dos 6 meses o número fica disponível para ser atribuído a outra cliente.
    Megabyte
    September 11, 2018
    Entendo. Então se fica disponível para ser atribuído a outro cliente porque não, poder ser atribuído a um cliente em especifico, neste caso a quem tem interesse nesse número, porque até já lhe pertenceu?
    Ou será que esse número irá para um cliente aleatório e que neste caso em especifico o anterior titular desse número poderá tentar contactar o novo titular e pedir-lhe que o ajude a resolver a recuperar uma conta de email que está bloqueada porque o número de recuperação é esse que deixou de utilizar e que agora pode ir parar a um terceiro.
    Carolina V.
    Moderador
    September 11, 2018
    Olá, @Frizzer..

Sim, a atribuição é aleatória e não é possível garantir a associação ao cliente que o detinha anteriormente.
    Megabyte
    September 12, 2018
    Bom dia
    E quem é que gere a atribuição desse número. A operadora de origem?