Skip to main content
Header
Megabyte
February 2, 2020
Pergunta

MMS

Boa tarde,

Ao consultar os detalhes do meu tarifário verifico que tenho um plafond mensal de 3500 min/sms e 4 GB de dados móveis.

Há anos que envio MMS através da app de mensagens do meu telemóvel (fotos anexadas á mensagem) sem wifi e dados móveis ligados e nunca paguei nada por nenhuma.

O que é que me está a fugir aqui?

134 Comentários

Mário P.
    Gestor da comunidade
    April 18, 2024

Boa tarde, @PTenrinho

O pedido do número da fatura, visa a conseguirmos consultar o serviço contratado, uma vez que não temos dados privados seus, e estes não devem ser partilhados publicamente. Sendo a fatura um mero elemento de identificação interna, não existe assim problemas. 

Após analisarmos a situação, verificamos que o seu contrato foi modificado, com o seu consentimento a 4 de abril de 2023, esta alteração aos MMS foi feita transversalmente a todos os tarifários. 

Quanto aos minutos que referimos nas nossas respostas, tem que ver com o telefone fixo. 

No entanto, endereçámos o seu pedido à equipa que o vai ajudar e contactar para o número que termina em “528”

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    April 18, 2024

Agradeço o empenho,mas não é verdade. A última alteração ao contrato, como já referi anteriormente, é 22/10/2023!

Quanto aos minutos, também não é verdade, basta ver a fatura pedida.

Mário P.
    Gestor da comunidade
    April 18, 2024

Quanto ao telefone fixo, verificamos que, de facto, no seu caso manteve-se com as condições de Ilimitado, @PTenrinho

No entanto, mantemos a informação prestada, e endereçámos a sua questão. Por favor, aguarde o nosso contacto. 

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    June 19, 2024

Acordei em 2022 um tarifario que incluia 2X5000 min/SMS/MMS em cada telemóvel. Em Dez/2023 foi renovado nas mesmas condições por mais 24 meses. Sucede que hoje enviei 2 MMS que o destinatário não conseguiu abrir e a NOS enviou uma mensagem informando que vai cobrar pelos MMS

Jorge C
    Super User
    Super User
    June 19, 2024

Boa tarde @Joaquim Ferreira Coelho,

Em Dezembro de 2023, já existiam relatos aqui que mencionavam o seguinte:

“Houve alterações às condições dos tarifários, por exemplo, os MMS’s deixam de estar incluídos e os novos tarifários Voz Móvel, também, passam a ter um máximo de 3500 minutos/SMS.”

Como solução, está referida a possibilidade de bloqueio de MMS em vários tópicos.

Obrigado.

João H.
    Gestor da comunidade
    June 19, 2024

Boa tarde @Joaquim Ferreira Coelho,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do @Jorge C.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Olaf
    Super User
    Super User
    December 24, 2024

Significa que foi transformado em mms

João H.
    Gestor da comunidade
    December 24, 2024

Boa tarde ​@ManuelM,

Agradecemos a sua mensagem.

Cada SMS pode ter até até 160 caracteres. Para a contagem dos caracteres nos SMS, contam quer as letras quer os espaços e em alguns equipamentos da marca Qteck e o iPhone contam também como caracteres os acentos.

Se o número de caracteres ultrapassar o equivalente a 3 a 5 SMS, em alguns equipamentos é feita a conversão automática para o formato MMS (que suporta até 300KB de conteúdo), sendo a taxação aplicada também a de um MMS em vez de X SMS. Esta situação, também se aplica quando o destinatário da mensagem for um endereço de email em vez de um número de telemóvel.

Pode consultar mais informações através de outros tópicos sobre este tema:

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Byte
    June 3, 2025

Olá a todos.

mudei há 1 mês meu tarifário da nos do qual eu sou cliente há 2 anos, recebi uma oferta de um novo plano e aceitei. No contrato dizia que eu não seria cobrada por envio de SMS e nem MMS. Mas enviei e mesmo assim fui cobrada €0,61 pelo MMS. Meu plano é ilimitado para ligações e sms.

Antes de alterar o plano o mesmo era cobrado também. Gostaria de saber se todos os planos da nos são assim.

Obrigada.

Mário P.
    Gestor da comunidade
    June 3, 2025

@Angie94, boa tarde. 

Os MMS não se encontram nas comunicações integradas nos tarifários, desde 1 de dezembro de 2022, os novos tarifários não incluem MMS, ou seja, as condições especificas, enviadas ao cliente no âmbito de adesão ou na renegociação, do serviço já preveem a alteração.

Adicionalmente, no site NOS, dispõe dessa informação em nos.pt: “Outras comunicações não incluídas no plafond são taxadas ao preço de uma comunicação fora do pacote para outras redes nacionais. MMS e Videochamadas não estão incluídas no plafond sendo sempre consumos extra pacote. Consulta aqui os preçários em vigor.”

Obrigado,