Skip to main content
Header
Pergunta

Estou no Brasil e o meu SIM deixou de funcionar

Bom dia. Estou no Brasil a trabalhar à mais de 2 meses e recentemente o meu cartão SIM da WTF deixou de funcionar. Diz “Sem rede disponível” e mesmo com a ajuda de um técnico de iPhone em que tentamos de tudo para resolver o problema de rede chegou se a conclusão que o problema era do serviço e não do equipamento. Talvez um bloqueio de roaming ou de rede por estar tanto tempo fora de Portugal. O problema é que não consigo contactar nenhum número de apoio ao cliente (por não ter rede) não consigo fazer um pedido de ajuda on-line no site da NOS porque pedem um sms de confirmação para o meu número (do qual não tenho rede), a WTF não tem nenhum canal de contacto a não ser o Facebook (para o qual já mandei mensagem e não obtive resposta) e o número de apoio ao cliente não consigo ligar (porque mais uma vez não tenho rede). 
Como se não fosse grave o suficiente a ausência de rede, impede de receber o sms de confirmação de transações do Banco da minha empresa ou seja não consigo fazer nenhum tipo de operação enquanto este problema não for resolvido. 
Já carreguei o meu saldo do tarifário e apesar do dinheiro ter saído do MBWay nunca chegou a entrar na minha conta WTF. 
Peço ajuda com urgência. Pois não quero ter de sair desta operadora passados quase 10 anos como cliente. 

3 Comentários

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 4, 2026

Boa noite, ​@Lucas Dutra. Seja bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Lamentamos a situação e vamos ajudar. Antes de mais, pode confirmar-nos se já reiniciou o telemóvel?

Para garantir que não se trata de uma situação pontual com uma das redes locais, sugerimos que desative a pesquisa automática de rede, de forma a permitir a pesquisa manual. As redes com acordo com a NOS /WTF são a Vivo e a Claro.
Confirme-nos, se tem acesso a ambas e se tem a possibilidade de testar com outra rede. 

Pedimos ainda que, caso tenha um telemóvel dual SIM, que verifique se o cartão WTF é o que está selecionado como principal, para chamadas, SMS e dados móveis, e que tem o roaming ativo.

Tendo em conta que o serviço já funcionou corretamente anteriormente, caso a situação se mantenha, pedimos e se possível, que teste o cartão WTF noutro telemóvel.

O roaming no Brasil é automático e a recepção de SMS é gratuita. Saiba mais sobre o roaming através do Site NOS.

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigada.

• Autor
  • Byte
  • July 6, 2026

Boa tarde! Muito obrigado pela resposta. Infelizmente já tentei de tudo, o meu telemóvel não tem dual SIM. Eu tenho um eSIM neste telemóvel e já tentei tudo com ele desligado bem como com ele ligado. Já mudei o cartão WTF para principal para chamadas, SMS e dados móveis, e certifiquei me de deixar o roaming ativo. Já mudei pra a escolha de rede manual, já escolhi a Vivo e reiniciei o telemóvel, já escolhi a Claro e fiz o mesmo e agora mesmo já mudei o SIM da WTF para um outro IPhone 11 que tenho aqui, tentei tudo isto outra vez e nada..

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 6, 2026

Boa tarde ​@Lucas Dutra,

Agradecemos o seu testemunho.

Pelo que compreendemos do que nos indicou, após testar o SIM noutro equipamento a dificuldade mantém-se.

Deste modo, e para resolver esta situação, é necessário obter a 2.ª via do SIM. A aquisição da 2.ª via do SIM pode ser feita diretamente numa loja NOS ou enviada para um morada em Portugal.

Em alternativa, existe a possibilidade do pedido da 2.ª via para eSIM através da my NOS. Contudo, para garantir o correto funcionamento do serviço, a ativação tem de ter o seu primeiro registo numa rede NOS, pelo que apenas em território nacional é possível fazê-lo.

Partilhe connosco se surgir mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada