Skip to main content
Header
Destaque

Como pedir a 2.ª via do eSIM na my NOS

• September 15, 2025
  • 23 comentários
  • 4312 visualizações

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6

A App e Área de Cliente my NOS têm disponível diversas funcionalidades que o ajudam a gerir todos os seus serviços NOS, de forma rápida, dinâmica, cómoda e a qualquer momento. 

Neste artigo explicamos como pedir a 2.ª via do seu eSIM na app my NOS.

Na página inicial da my NOS, através do ícone do Assistente Virtual NOS indique o assunto ou a questão que pretende esclarecer para obter uma resposta rápida às suas dúvidas.

Pedir a 2.ª Via do eSIM

Saiba como fazer o pedido de 2.ª via do eSIM:

Atenção ❗Para fazer um novo pedido de eSIM, a 2.º via, é necessário ter um email de titular associado à conta NOS, caso não tenha não terá a funcionalidade disponível. Saiba como definir um e-mail à sua conta NOS:

1. Aceda à app my NOS e, em “Menu”, selecione “Gerir Conta”;

2. Escolha “Ver serviços contratado” e, de seguida, selecione o serviço de “Telemóvel”;

3. Escolha “Gerir eSIM (SIM digital)”;

4. Selecione “Pedir 2.ª Via” para pedir uma nova via do seu eSIM;

5. De seguida, confirme que tomou conhecimento de que a 2.ª via tem um custo e escolha “Pedir 2.ª via”. Para concluir este processo é necessário estar ligado à internet. 
    O eSIM atual é desligado quando o novo é ativo, sendo que este processo ocorre de acordo com a hora em que fez o pedido:
    Até às 19h59: a ativação ocorre no próprio dia 4h após o pedido;
    Entre as 20h00 e as 21h59: a ativação ocorre às 10h00 do dia seguinte;
    Após as 22h00: a ativação ocorre às 13h00 do dia seguinte.
    Em caso de perda ou furto, fale connosco para que possamos desativar o seu eSIM antigo.

6. Insira o código que recebeu no email de titular associado à sua conta NOS;

7. Por fim, recebe a mensagem que a atribuição do eSIM está em curso. Por questões de segurança, terá de esperar até poder instalar o eSIM na página dos seus serviços ou através do email enviado.

Para instalar o eSIM no seu equipamento através da app my NOS saiba como em:

Em alternativa, também é enviado email para o email de titular associado à conta NOS com informação de como instalar o eSIM diretamente no equipamento.

Saiba ainda como transferir eSIM para outro equipamento ou mudar o cartão SIM para eSIM na my NOS em:

Conheça o serviço eSIM em:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na área de cliente my NOS, em my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store.  Saiba mais sobre a my NOS em: 

23 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 17, 2025

Boa tarde,

A App e Área de Cliente my NOS tem disponível diversas funcionalidades que o ajudam a gerir todos os seus serviços NOS, de forma rápida, dinâmica, cómoda e a qualquer momento.  

Descubra neste artigo como pedir a 2.ª via do seu eSIM na app my NOS.

Conheça ainda outros artigos relevantes sobre este tema:

Obrigado

Boa tarde

eu queria entrar na minha conta da mynos mas pede me um código enviado para o meu número mas eu não tenho acesso ao numero para introduzir o codigo 

podem me ajudar?

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • December 6, 2025

Não tem acesso ao número? Ou não recebe o SMS. Desculpe mas fiquei sem compreender 

Não tem acesso ao número? Ou não recebe o SMS. Desculpe mas fiquei sem compreender 

Eu uso esim e recentemente apaguei o esim do telemóvel 

para o adicionar pela App mynos tenho de aceder à App e quando tento entrar pede me o codigo da verificação de 2 etapas e sendo que não tenho acesso ao número não posso introduzi o codigo 

pedir a 2 via ia demorar tempo que não posso espera 

pedia que retirassem essa segurança para poder aceder a conta. Obrigado 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • December 6, 2025

Boa tarde, ​@JOSÉ ACÁCIO ELIAS BESSA 

Compreendemos a situação. No entanto, e infelizmente, sendo que apagou o eSIM, não conseguimos ajudar. 

Sugerimos que, por favor, solicite uma 2.ª via do eSIM numa loja NOS. 

Obrigado,

Boa tarde, ​@JOSÉ ACÁCIO ELIAS BESSA 

Compreendemos a situação. No entanto, e infelizmente, sendo que apagou o eSIM, não conseguimos ajudar. 

Sugerimos que, por favor, solicite uma 2.ª via do eSIM numa loja NOS. 

Obrigado,

Eu não necessito de ajuda no esim. Apenas quero que retirem a segurança de 2 fatores

da conta.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • December 6, 2025

@JOSÉ ACÁCIO ELIAS BESSA, a NOS privilegia a segurança dos clientes, o código que é enviado para o contacto móvel associado à Conta NOS, é uma segunda autenticação com o objetivo de salvaguardar acessos indevidos, pelo que esta funcionalidade não é possível desativar. Assim sempre que tenta fazer o acesso num novo equipamento ou depois de terminar a sessão é necessário validar duas etapas de autenticação.
Obrigado, 

Boa tarde,

Preciso trocar meu chip SIM para e-SIM. Para tanto, é necessário cadastrar e-mail.

Ao tentar em “Dados da conta”, “Contactos do titular”, “E-mail”, após receber código via SMS e digitar meu e-mail, uma mensagem acusa erro a dizer “Não foi possível adicionar o email do titular. Por favor, tente novamente ou experimente mais tarde”.

Vale ressaltar que, ao clicar no canto superior direito da tela, onde se encontra meu nome, aparece o meu e-mail em “Dados pessoais”. Ou seja, já tenho e-mail cadastrado, que não aparece em “Dados da conta”.

Peço auxílio.

Grato.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 27, 2026

Boa tarde ​@Flavio Almada Bittencourt,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo onde pode encontrar mais informações sobre o mesmo tema.

Procedeu conforme descrito no artigo abaixo: 

Caso a dificuldade persista, por favor, envie-nos uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF e e-mail.

Obrigado

Olá João, boa tarde.

Recebi uma atualização na app e consegui cadastrar o e-mail.

Obrigado!

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 29, 2026

Boa tarde ​@Flavio Almada Bittencourt,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 13, 2026

Bom dia a todos,

💢A funcionalidade para gestão do eSIM através da my NOS encontra-se temporariamente indisponível.💢

Caso pretenda mudar o seu SIM para eSIMtransferir o eSIM entre equipamentos ou pedir uma 2.ª via do eSIM, pode fazê-lo numa loja NOS mais perto de si, através do Quick Transfer caso possua um equipamento iOS ou falando connosco aqui, no Fórum NOS, para receber o cartão via CTT.

Partilhe connosco se surgir alguma dúvida ou questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Estou atualmente no estrangeiro e preciso da vossa ajuda urgente. Ao tentar transferir o meu serviço para um novo telemóvel, o perfil do eSIM foi apagado do equipamento antigo e o processo falhou.

Neste momento, o meu telemóvel antigo ficou sem o eSIM e o novo ainda não o tem, pelo que estou totalmente sem rede móvel e impossibilitado de efetuar ou receber chamadas (incluindo para as vossas linhas de apoio). A minha aplicação my NOS tem um perfil limitado e não me permite gerar uma 2.ª via de forma autónoma.

Como não regresso a Portugal nos próximos meses, solicito por favor o envio de uma 2.ª via do código QR do eSIM para o e-mail associado à minha conta de cliente.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • July 16, 2026

Não é possível, só podem enviar via ctt em portugal, ou podes pedir numa loja:

a minha recomendação é comprares um pré-pago no país onde estás

um bem haja 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 17, 2026

Bom dia ​@Catarina de carvalho Pisco, bem-vinda ao Fórum NOS.

Movemos o seu comentário para o artigo onde este tema é já abordado e esclarecido, deste modo garantimos a organização da informação.

Agradecemos a sua mensagem e a ajuda do ​@Bruno Aleixo sobre este tema.

Lamentamos, contudo de momento a funcionalidade para gestão do eSIM na my NOS, incluindo a opção de obter uma 2.ª via do eSIM, encontra-se temporariamente indisponível.

Para obter uma 2.ª via é necessário deslocar-se a uma loja NOS mais perto de si ou, em alternativa, pode receber o cartão via CTT.
O envio do cartão via CTT apenas é possível para uma morada em Portugal. Caso o pretenda, para podermos ajudar envie-nos uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o número em causa, NIF associado e a morada completa.

Obrigada

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 7, 2026

Boa tarde a todos, 😊

💢A funcionalidade de pedir a 2.ª via do eSIM através da my NOS já se encontra novamente disponível para tarifários incluídos num pacote NOS. 💢

Se tiver alguma dúvida, partilhe connosco, que ajudamos.

Obrigada

Estou passando alguns meses na Holanda e tive meu telefone roubado. Tentei gerar um eSIM pela app mas a opção parece indisponível. Fiz uma chamada ao Apoio Técnico e me explicaram que a app precisava estar em rede portuguesa para o eSIM ser gerado. Liguei aos meus pais e pedi que, através da minha conta e com meus dados, gerassem um eSIM e instalassem meu número ao telefone deles. A app também não permitiu que gerassem.

Como consigo ter acesso ao meu número antigo? Meus pais moram em uma aldeia e é delicado pedir que vão até uma NOS. Gostaria de resolver minha situação digitalmente e, se possível, instalar o eSIM no meu novo dispositivo.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 12, 2026

Boa tarde ​@Érica dos Santos Cunha,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo onde pode encontrar mais informações sobre o mesmo tema.

O seu tarifário está incluído num pacote de serviços NOS? 

Obrigado

Boa tarde! Meu tarifário é o WTF Pós Ilimitado, João. Só não sei o que preciso para conseguir gerar minha 2a via do eSIM com meu número :/

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 12, 2026

Boa tarde ​@Érica dos Santos Cunha,

Agradecemos o seu testemunho.

Caso o número faça parte de um pacote com serviço de televisão é possível pedir a 2ª via através da my NOS, como descrito neste artigo. Não sendo, apenas é possível solicitar a segunda via em loja, mediante apresentação de dados de titularidade, para efeito de segurança. 

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Então eu não tenho possibilidade de recuperar meus dados, a não ser que faça um plano extra? Eu fui roubada, e perco meus dados ou sou obrigada a contratar um plano?

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • August 12, 2026

O moderador não falou nada em contratar.

De qualquer forma acho que no seu caso não tem hipotese de resolver a situação.

Mesmo que os seus pais vão á loja NOS comprar a 2º via ( 10 euros) para o seu esim e lhe enviarem .. o mesmo para funcionar tem que ser ativo em território nacional primeiro. Mas tente na mesma

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 13, 2026

Bom dia ​@Érica dos Santos Cunha,

Agradecemos o seu testemunho e a ajuda do ​@Guimas sobre o tema.

O que queremos dizer é que o pedido de 2.ª via do eSIM através da my NOS está novamente disponível para tarifários móveis incluídos num pacote NOS.

Se o seu número não fizer parte de um pacote NOS, neste momento ainda não é possível efetuar este pedido pela my NOS, o que lamentamos. Contamos que a funcionalidade fique disponível para todos os clientes o quanto antes.

Ainda assim, como alternativa, pode pedir a 2.ª via do eSIM numa loja NOS ou pode recebê-la via CTT na sua morada em Portugal.
Caso pretenda receber a 2.ª via do eSIM na sua morada, por favor, envie-nos uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o número em causa e o NIF associado para podermos ajudar.

Obrigada