Header
Respondido

Alternativa para obter segunda via do ESIM estando impossibilitado de ir a uma loja


Olá pessoal,

 

Estou numa situação delicada: Estou em viagem e só retorno para Portugal em Novembro.

Meu telemóvel quebrou com o ESIM dentro dele. Peguei um novo telemóvel e tentei usar o QRCODE que utilizei inicialmente na ativação, mas ele deu erro em todas as tentativas. Portanto, estou sem acesso ao meu número neste momento. O problema principal é que uso este número para fazer as validações do banco.

 

Como posso fazer para solicitar a segunda via do ESIM (um novo QRCODE) sem ir a uma loja, já que só vou a Portugal em Novembro?

 

Tenho familiares e amigos que podem ir a uma loja por mim, mas não sei até que ponto eles conseguiriam algo.

 

Obrigado!

icon

Melhor resposta por Mário P. 28 July 2023, 15:55

Ver pergunta inicial

7 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Adutra

Queremos ajudar.

A 2.ª via apenas pode ser adquirida em loja e a sua ativação em território nacional, pelo que apenas um familiar com a sua autorização o poderia levantar. 

Assim, sugerimos que peça a uma familiar o levantamento da 2.ª via numa loja. No entanto, e para esta ser aceite, para garantir a segurança, é necessário: 

  • Documento de identificação da pessoa que vai fazer o levantamento do cartão;
  • Cópia do documento de identificação do titular da conta e;
  • Declaração de autorização para levantamento de 2.ª via do cartão SIM/eSIM (que deixamos em anexo).

Nota: Só são aceites os seguintes documentos de identificação: Cartão de Cidadão , Bilhete de Identidade ou passaporte

Obrigado, 

Olá @Mário P. , muito obrigado pela resposta tão ágil!

 

Eu posso conseguir que um familiar vá até a loja. Mas esta informação que mencionaste “ativação em território nacional” me preocupa.

 

Estou em território da União Européia, mas não em Portugal. Estive em contacto com a Linha de Apoio ao Cliente e me informaram que não há nenhuma limitação relacionada à ativação em território nacional, mas se calhar tu tens informações mais detalhadas… podes confirmar por favor se há mesmo alguma limitação para ativar? Porque eu consigo que um amigo faça tudo isso que indicaste, mas meu telemóvel está comigo no estrangeiro…

 

Obrigado uma vez mais!

Reputação 7
Crachá +6

Compreendemos o que nos indica e lamentamos, @Adutra
Tratando-se de uma 2.ª via, ou seja, um cartão novo (mesmo que em formato eSIM) o 1.º acesso tem de ser em território Português para que exista um registo à rede NOS, não garantimos o funcionamento mesmo que se encontre no Espaço Europeu. 
Sugerimos que um dos deus familiares, se possível, ative o cartão no seu smartphone (concordando claro) e que o remova. De seguida, basta que envie o QR Code para si. 

No entanto, alerto que para desassociar o cartão não pode escolher a opção eliminar o eSIM (se não é necessário uma outra via porque esta ação inativa o QR Code). Saiba mais e como o fazer em: 

 Obrigado 

Obrigado Mário, entendida a questão. Vou tentar seguir conforme tuas indicações.

Tema resolvido!

Reputação 7
Crachá +6

Obrigado, @Adutra

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Boa tarde,

Conseguiu ativar o e-sim? Estou com problema idêntico. O meu filho está a fazer mestrado num país da EU e ontem roubaram-lhe o iPhone. Fui hoje a uma loja, como o cartão dele está associado ao meu contrato, é mais fácil pedir uma 2ª via. Tendo em conta a situação pretendia que a mesma fosse eSIM, no entanto na loja não me garantiram ser possível ler o Qrcode através da digitalização do cartão ou foto. Também não me falaram que tenho de ativar o cartão em território nacional. Alguém pode informar-me estás informações. Poderei ativar o eSim num android em Portugal e depois como passo essa ativação para um iPhone que está noutro país?

 

Obrigado

Luís Costa

Reputação 7
Crachá +6

@LfCosta, boa tarde. 

Pode sim, ativar, o QRCode num equipamento desde que seja compatível com o eSIM e desassociá-lo. Após fazê-lo é necessário partilhar o QRCode. Estando ligado a uma rede Wi-Fi, deve remover o eSIM do dispositivo antigo em Definições > Dados Móveis > Plano de Dados > Remover plano de Dados e de seguida configurar o eSIM no dispositivo novo. 

O mesmo QRCode pode ser usado até 5 vezes. 
Obrigado

 

Comentário