Skip to main content
Header
Destaque

Roaming NOS. Vai para fora do país? Simplificamos a sua viagem!

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
33% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

639 Comentários

• Kilobyte
  • 18 comentários
  • 14 de fevereiro de 2022

Nova política de utilização responsável o que mudou do ano passado para este ? segundo a a anacon e o tribunal arbitral NADA

• Byte
  • 1 comentário
  • 16 de fevereiro de 2022

Boa tarde

Recebi a mensagem que nos últimos 120 dias utilizei dados móveis maioritariamente em roaming e que se a utilização de mantiver durante os próximos 15 dias irá ser uma cobrada uma taxa sobre o trafego de roaming. 
Mas já estive no ano passado também mais de 120 dias fora de portugal e nunca recebi tal mensagem e pelas condições de roaming se o trafego não superar o último de 4 meses não existe limite.

Irá acontecer?

CP001
  • 1521 comentários

Boa tarde @biiyue, os 4 meses correspondem a esses 120 dias. A ideia da União Europeia é que no espaço dos 120 dias passe pelo menos 61 dias em Portugal ou mais de metade do tráfego que usar o use em Portugal. Para corrigir a situação nos próximos 15 dias sugiro que tente, de duas uma: usar o serviço pelo menos 8 dias em Portugal, ou (segunda opção) usar mais dados móveis em Portugal do que no estrangeiro no espaço desses 15 dias.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29923 comentários

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @biiyue.

O @CP001 prestou uma boa ajuda a esclarecer.

Para organização do Fórum, movemos os vossos comentários para este tópico que aborda o mesmo tema.

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Kilobyte
  • 18 comentários

Ficaram sem palavras ou respostas ?contra factos não há argumentos (ditado antigo).expliquem me está um cartão novo a trabalhar desde 13 de janeiro ?

• Kilobyte
  • 18 comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29944 comentários
  • 17 de fevereiro de 2022

Bom dia @a.gomes

O tarifário, seja ele qual for, tem a permissão a ser utilizado em território estrangeiro (EEE). No entanto, a sua utilização maioritária tem de ser no território nacional. Se a sua utilização maioritária é no estrangeiro, aplica-se a politica de utilização responsável.   

Como indicado pelo @Guimas, por favor, consulte o link recebido na mensagem. 

Obrigado, 

• Kilobyte
  • 18 comentários
  • 17 de fevereiro de 2022

A minha mulher recebeu uma SMS tá a gastar muitos GB no Spotify em Portugal também querem mandar onde se gasta os GB ,isto vai no bom caminho se não querem clientes avisem e não iludam os novos clientes  mesmo nós estamos a ficar fartos e só ler os comentários por aqui .

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29944 comentários
  • 18 de fevereiro de 2022

Bom dia @a.gomes
A NOS notifica, para salvaguarda do utilizador, quando está a chegar ao limite do trafego contratado. A mensagem que recebeu é explicita quanto à aplicação utilizada? 

Se sim, a mensagem não é da NOS. Consegue, por favor, mostrar-nos um print da mensagem recebida? 

Ficamos a aguardar. 

Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • 803 comentários
  • 18 de fevereiro de 2022
a.gomes escreveu:

A minha mulher recebeu uma SMS tá a gastar muitos GB no Spotify em Portugal também querem mandar onde se gasta os GB ,isto vai no bom caminho se não querem clientes avisem e não iludam os novos clientes  mesmo nós estamos a ficar fartos e só ler os comentários por aqui .

Amigo, uma coisa são os dados que se gastam, outra coisa é a duração do período de Roaming!

Na SMS não está a referir que gastou muitos dados, está a dizer que há 120 dias que está em Roaming, por isso passam a cobrar a tarifa base de roaming.

Se vier a Portugal nem que seja apenas 1 dia, certamente “limpa” essa restrição.

Uma coisa são os dados, outra é o tempo que está em roaming.

• Kilobyte
  • 15 comentários
  • 19 de fevereiro de 2022

Boa tarde, problema resolvido com os os gastos superiores em roaming do que em Portugal, não é de todo a melhor opção mas é a que se pode fazer até que a NOS ou o tribunal arbitral de uma resposta, infelizmente vamos ter que gastar mais em Portugal pois bem vamos gastar recursos e poluir um pouco mais infelizmente, já que tenho dados ilimitados, contas feitas dados em roaming em semana e meia ronda os 5gb e em três dias de território nacional pouco mais de 37gb, acho que isto é desnecessário mas é a isto que a NOS obriga. De realçar que o meu tarifário é ilimitado para território nacional e 41gb em roaming.

• Kilobyte
  • 18 comentários
  • 20 de fevereiro de 2022

Sou motorista de longo curso estou 8,9 dias em roming depois 2,3 em Portugal não estou 120 dias fora  Deus me livre e continuo a receber os SMS há mesma .eu e muita dos meus colegas

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29923 comentários
  • 21 de fevereiro de 2022

Boa tarde @firminomateus,

Agradecemos o seu testemunho. Lamentamos o transtorno causado.

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Kilobyte
  • 15 comentários

Não é nenhum transtorno, é só colocar o telemóvel a reproduzir filmes em formato ultra HD tipo 4k ou 8k durante a noite. A minha única pena é o desperdício de recursos.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29923 comentários

Boa tarde @a.gomes.

Agradecemos a sua mensagem. Lamentamos o transtorno.

Agrupamos o seu e outros comentários neste tópico que aborda o mesmo tema, e onde o a questão já foi esclarecida.

Obrigado

• Kilobyte
  • 18 comentários

Já vi o meu único transtorno e ter de ver filmes e ioutube noite e dia (mesmo a dormir) para conseguir gastar mais em Portugal que no estrangeiro ,e assim que vamos vivendo

• Byte
  • 1 comentário
  • 23 de fevereiro de 2022

Olá, recebi mensagem de barramento de controle de consumo e não consigo desbloquear no momento na França sem Internet e não consigo acessar nada da nos nem ligar no suporte. Preciso do desbloqueio urgente 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29944 comentários
  • 23 de fevereiro de 2022

Bem-vindo ao Fórum NOS @tassiopelima
Movemos o seu comentário para o artigo sobre o Roaming. Assim garantimos a boa organização do Fórum. 

Confirme-nos, por mensagem privada, no perfil @Fórum, o número de telemóvel e o número de contribuinte associado ao serviço, por favor. 
Obrigado

• Kilobyte
  • 2 comentários
  • 28 de fevereiro de 2022

Boas tardes 

Sou portador de dois cartões NOS, um digamos normal com chamadas/sms/internet, outro internet movel.

O primeiro tem 15,6 GB de internet Roming EU

O segundo tem cerca de 19GB de internet Roming EU

A minha primeira pergunta vai no sentido de pedir um claro esclarecimento do que numa mensagem recebida pela Nos se refere a frase "Politica de utilização responsavel".

Exerço a actividade de motorista internacional, logo passo cerca de 90% do meu tempo de 24hrs no estrangeiro. Sendo assim o consumo de internet em Portugal é reduzido ao residual  (1%).

Até onde é considerado em GB uma utilização responsavel no meu caso?

Fico a aguardar resposta sincera e se possivel de alguém ligado há Nos.

Obrigado

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29923 comentários
  • 28 de fevereiro de 2022

Boa tarde @A Cosme,

Agradecemos  a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos a sua questão para este tópico onde o mesmo tema já se encontra tratado.

Obrigado

CP001
  • 1521 comentários
  • 2 de março de 2022
DanielS escreveu:
a.gomes escreveu:

Amigo, uma coisa são os dados que se gastam, outra coisa é a duração do período de Roaming!

Na SMS não está a referir que gastou muitos dados, está a dizer que há 120 dias que está em Roaming, por isso passam a cobrar a tarifa base de roaming.

Se vier a Portugal nem que seja apenas 1 dia, certamente “limpa” essa restrição.

Uma coisa são os dados, outra é o tempo que está em roaming.

A Cosme escreveu:

Boas tardes 

Sou portador de dois cartões NOS, um digamos normal com chamadas/sms/internet, outro internet movel.

O primeiro tem 15,6 GB de internet Roming EU

O segundo tem cerca de 19GB de internet Roming EU

A minha primeira pergunta vai no sentido de pedir um claro esclarecimento do que numa mensagem recebida pela Nos se refere a frase "Politica de utilização responsavel".

Exerço a actividade de motorista internacional, logo passo cerca de 90% do meu tempo de 24hrs no estrangeiro. Sendo assim o consumo de internet em Portugal é reduzido ao residual  (1%).

Até onde é considerado em GB uma utilização responsavel no meu caso?

Fico a aguardar resposta sincera e se possivel de alguém ligado há Nos.

Obrigado

Não estou ligado à NOS, mas posso tentar ajudar.

O facto de vir a Portugal não limpa necessariamente o registo para efeitos da aplicação da malfadada política de utilização responsável.

As regras da UE dizem que a política de utilização só acontece se alguém num período de 120 dias (vamos imaginar de 3/11/2021 a 2/03/2022) permanecer mais de 60 desses dias fora do país e ao mesmo tempo usar mais dados fora do país do que dentro do país em que fez o contrato. É preciso preencher estas duas condições para cair na política de utilização. Se preencherem só uma das condições não podem ser colocados na referida política de utilização.

Em resumo, se o contrato tiver sido feito com uma operadora portuguesa (neste caso com a NOS), esta política é só para quem simultaneamente esteja muito tempo fora de Portugal e ao mesmo tempo nesses 120 dias use mais dados móveis no estrangeiro (UE) do que em Portugal.

Se o telemóvel no mesmo dia se ligar a uma antena portuguesa e mais tarde a uma antena de outro país convencionou-se que esse dia conta como dia em Portugal e não como dia fora de Portugal.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29944 comentários
  • 3 de março de 2022

Excelente ajuda, @CP001. Muito obrigado!:slight_smile:

@A Cosme, o @CP001 deu uma boa ajuda. 
Se tiver alguma questão adicional, por favor, partilhe connosco. Estamos aqui para ajudar. 

• Byte
  • 1 comentário
  • 9 de março de 2022

Bom dia,

Sou cliente NOS WTF e estou em um país da UE. Estava a utilizar os dados móveis como de costume, quando deixei de ter dados. No entanto, quando fui ver a net que tinha, vi que ainda tinha 1GB . Como faco para resolver o problema? Está aqui o print.

Habitualmente as minhas faturas costumam ter o valor de 51,77€, no entanto este mês, a fatura tem o valor de 10,21€. Nesta fatura, também o valor de um dos telemóveis foi retirado da mesma. Após ter ido a uma loja NOS, a pessoa em questão que me atendeu, disse não ter compreendido o porque de o telemóvel ter sido removido da fatura nem o porque do desconto do valor. Ele fez um pedido para que me ligassem e novamente comecei a explicar a situação. Após ter respondido a pessoa ao telemóvel o meu NIF, a chamada foi desligada e passado uma hora ainda não houve retorno da mesma, nem existe a possibilidade de eu ligar para o mesmo número. Para adicionar, o mês passado, visto que trabalho no estrangeiro, fui notificado que o meu caso tinha passado a ser de consumo excessivo fora de Portugal e como tal iria começar a pagar ROAMING. Este mês no entando, na área de cliente da NOS aparece-me que posso continuar a usar 15GB de internet em ROAMING.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29923 comentários
  • 9 de março de 2022

Boa tarde @Alexandre_Prata,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Comentário