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Roaming NOS – Perguntas mais frequentes


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Para continuar a falar sem preocupações na União Europeia e em todo o Mundo, conheça as modalidades de Roaming, consulte as tarifas e descubra o Net Roaming da NOS😊

Saiba tudo sobre o Roaming NOS em: 

 

Neste artigo respondemos às perguntas mais frequentes sobre o Roaming da NOS. Conheça as respostas: 

  1. Como ativo o Roaming?

    Consoante o tipo de tarifário, o funcionamento do roaming pode ser distinto.

    1. Com um tarifário pós-pago, o valor das comunicações em roaming é debitado na sua fatura.
    2. Com um tarifário pré-pago, o valor das comunicações em roaming é descontado automaticamente do saldo. Se viajar para um país onde não existe acordo de roaming automático, é necessário ativar o roaming contratual.

    Para ativar, pode seguir uma das seguintes alternativas:

     

    1. Lojas NOS: Precisa de levar consigo o seu BI/Cartão de Cidadão;
    2. Linha Apoio a Cliente voz móvel: 16990;
    3. Proposta de subscrição: Preencher a proposta disponível aqui e enviar para: NOS Remessa Livre 52690 EC Campo Grande 1721-962 Lisboa (não necessita de selo). A Proposta de Subscrição inclui a autorização de pagamento por Débito Direto em conta que deve ser obrigatoriamente preenchida.
  2. Como escolher uma rede no estrangeiro?

    Em roaming, o seu telemóvel, registar-se-á de forma automática a um dos operadores com os quais a NOS tem acordo. Se este procedimento não resultar, pode fazê-lo manualmente:

    1. Aceda ao menu de Definições/Rede do telemóvel do seu dispositivo;
    2. Selecione o operador que desejas.

    As tarifas aplicáveis dependem do país em que se encontre independentemente da operadora em que está registado.

  3. O que acontece em zonas fronteiriças?

    Sempre que estiver perto de uma fronteira, o seu telemóvel pode ligar-se automaticamente a uma rede do país fronteiriço, podendo entrar em regimes de taxação diferentes.  
    Para desativar a seleção automática de rede:

    1. Aceda ao seu menu de definições;
    2. Verifique a lista de operadores disponíveis;
    3. Selecione manualmente a rede NOS, em território nacional, ou de um operador do país onde se encontre.
  4. Como carregar o saldo no estrangeiro?

    Em roaming, pode carregar o seu saldo de duas formas:

    1. Homebanking: Aceda ao site do seu banco onde quer que esteja e efetue um carregamento;
    2. Carregamentos automáticos: Solicite à NOS para carregar automaticamente o seu telemóvel através de Débito Direto em Conta sempre que o seu saldo chegar a €2,50 ou numa data pré-definida por si. Saiba mais sobre este serviço aqui.

    Se o seu saldo for inferior a €0,20 na União Europeia ou a €2 no Resto do Mundo, a NOS adianta-lhe gratuitamente um saldo mínimo para que não fique sem comunicar no estrangeiro. Este saldo é-lhe descontado no carregamento seguinte.

  5. Como efetuar comunicações no estrangeiro?

    Para realizar chamadas e enviar mensagens em roaming pode ser necessário marcar o código de acesso internacional (+ ou 00), seguido do código do país (exemplo: código de Portugal 351) e do número de telefone que pretende contatar. Consulte aqui os indicativos internacionais.  
     
    É necessário incluir o código internacional e o código do país, mesmo nos contactos que estão gravados na sua lista telefónica. Exemplo: Para ligar do estrangeiro para Portugal marque 00351 antes do número de telemóvel da pessoa com quem pretende falar.

  6. Como receber comunicações no estrangeiro?

    Para receber chamadas ou mensagens quando está em Roaming, basta que a pessoa que quer contactar marque o seu número de telemóvel como se estivesse em Portugal. A pessoa que lhe liga paga a chamada como se estivesse em Portugal.  
     
    As chamadas e as mensagens que receber quando estiver no Espaço Económico Europeu são gratuitas. No entanto, no Resto do Mundo, as chamadas recebidas são taxadas conforme tarifas aplicáveis no país onde se encontra.

  7. Como usar dados móveis em roaming?

    De forma que a utilização dos teus dados em roaming seja mais económica, recomendamos que:

    1. Desative as atualizações automáticas nas definições do seu telemóvel;
    2. Antes de viajar, faça o download de aplicações e mapas dos sítios que vai visitar
    3. Verifique nas definições do seu telemóvel se tem ativo/desativo a opção “Dados em Roaming”
  8. Como controlar o consumo de dados em roaming?

    Na União Europeia, Noruega, Islândia e Liechtenstein 

    Controle o seu consumo da mesma forma que em Portugal. Para consultar o saldo e/ou plafond disponível utilize o *111#.
    Fora do EEE,
    O controlo de consumos de dados em roaming ajuda-o a controlar os seus gastos de internet no telemóvel enquanto se encontra no estrangeiro. É um serviço gratuito e que fica ativo automaticamente quando se encontra fora do país. Desta forma, para que saiba o que já consumiu, recebe dois alertas automáticos:

    SMS de aviso quando atingires 80% do limite de consumo mensal (€49,2 IVA incluído)  SMS sempre que atingir o limite mensal de consumo de €61,5 (IVA incluído). Neste momento o acesso ao internet fica inibido. Este limite é aplicado entre o dia 1 e 31 de cada mês. Sempre que o acesso seja inibido, o limite de consumo pode ser renovado enviando gratuitamente um SMS com o texto "Renovar" para o 1279.          

  9. Como aceder ao voicemail no estrangeiro?

    Para aceder ao seu voicemail enquanto está em roaming, é preciso marcar +351931331330 seguido do seu número de telemóvel e do código de acesso sempre que estes sejam solicitados.

    No acesso ao serviço de voicemail e reencaminhamentos, a chamada é taxada de acordo com o tarifário de roaming aplicável ao país onde se encontra.

    Se não pretende ser cobrado em roaming por chamadas para o voicemail, pode desativar os reencaminhamentos no telemóvel, não necessitando de desativar o voicemail.

    Para cancelar todos os reencaminhamentos de chamadas no telemóvel marque a sequência ##002#(tecla de chamar) ou através da sua área de cliente.

    Na União Europeia o depósito de mensagens no voicemail é gratuito.

  10. Como obter mais informações em roaming?

    Saiba mais, aqui, no Fórum NOS em: 

     

  11. Quais as condições do meu tarifário em roaming?

    Em roaming, quando se liga a uma rede estrangeira, recebe um SMS de boas-vindas com as tarifas aplicáveis ao país em que se encontra.

    No Espaço Económico Europeu, as chamadas de voz, SMS e MMS são taxadas de acordo com o seu tarifário nacional, sendo consideradas como comunicações para outras redes móveis nacionais. A internet no telemóvel e a internet móvel são taxadas de acordo com o seu tarifário nacional, podendo ser sujeitas a uma Política de Utilização Responsável. Sabe mais aqui.

    No Resto do Mundo (fora EEE), as chamadas de voz, SMS, MMS e a internet no telemóvel são taxadas consoante o país em que se encontre.
    A NOS oferece os serviços de roaming em parceria com outros operadores de redes no país visitado. São expectáveis velocidades de dados semelhantes quando estiver em roaming, face às disponibilizadas na sua rede. Contudo, a qualidade do serviço em roaming, nomeadamente a velocidade, latência e disponibilidade dos serviços pode ser afetada por fatores externos e alheios à NOS como a tecnologia, a cobertura ou a topografia do local.

  12. Qual o impacto do desligamento das redes 2G e 3G em roaming?

    Devido ao desligamento das redes 2G e 3G de alguns operadores, situação que a NOS é alheia, os clientes em roaming, que se registem nesses operadores, ficarão impossibilitados de conseguir fazer ou receber chamadas de voz “tradicionais” através das tecnologias 2G ou 3G. Conheça as soluções e alternativas aqui.

  13. Quais são as velocidades disponíveis em roaming?

    A NOS oferece serviços de roaming em parceria com outros operadores de redes no país visitado. São expectáveis velocidades de dados semelhantes quando estiver em roaming, face às disponibilizadas na sua rede. Contudo, a velocidade efetiva de download e upload, em cada momento, depende de vários fatores externos à NOS, incluindo:

    1. as velocidades suportadas pelo equipamento terminal utilizado;
    2. a quantidade de tráfego na zona de utilização do serviço;
    3. a cobertura e topografia nessa zona ou local;
    4. a utilização indoor;
    5. o número de utilizadores simultâneos;
    6. a latência acrescida resultante da distância entre países;
    7. o número de aplicações em execução no equipamento terminal do utilizador (firewall, antivírus, aplicações peer-to-peer, outras sessões ou aplicações concorrentes com a sessão na internet, etc.);
    8. o sistema operativo e a configuração de hardware e/ou software do equipamento terminal do utilizador;
    9. as características dos servidores utilizados e a capacidade das redes que interligam esses servidores à internet;
    10. a capacidade e/ou disponibilidade das redes dos parceiros de roaming e das redes de trânsito internacionais utilizadas;
    11. Políticas de controlo de QoS aplicadas por essas redes, que podem resultar na degradação do serviço em roaming.

    Consulte aqui informação sobre as velocidades máximas estimadas ou anunciadas de upload e download.

  14. Quais os números especiais no EEE?

    Em cumprimento do previsto nos artigos 13.º e 15.º do Regulamento (UE) 2022/612 do Parlamento Europeu de 6 de abril 2022 sobre roaming em redes de comunicações publicas dentro da União Europeia, a NOS disponibiliza informações sobre os serviços de valor acrescentado disponibilizados noutros Estados Membros que podem estar sujeitos a custos acrescidos, bem como informações relativa a meios alternativos de acesso aos serviços de emergência e sistemas de avisos à população, disponibilizados nesses países. Saiba mais em nos.pt.

  15. O que é o Roaming automático?

    O Roaming automático é um tipo de roaming disponibilizado que está ativo por defeito nos tarifários de carregamentos.

  16. O que é o Roaming Contratual?

    O Roaming Contratual está ativo por defeito em tarifários pagos em fatura.

  17. Quais os impactos do Brexit no serviço de roaming?

    Até informação em contrário, mantém-se as condições e tarifários em roaming/comunicações internacionais.

  18. Tenho um Kanguru, estou no estrangeiro e não consigo aceder ao serviço, como posso resolver?

    Os tarifários de internet móvel ou banda larga móvel não permitem a utilização em roaming. 

  19. O que é a sobretaxa?

    Quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

    • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
    • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

     

    Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017.

  20. Estou a ser faturado por comunicações no estrangeiro

    A totalidade das comunicações feitas em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou.

 


AtençãoAntes de viajar é aconselhável que verifique a existência de acordo de Roaming celebrado entre a NOS e as tarifas de alguns dos operadores do país de destino.

 

Consulte a cobertura, os operadores e as redes disponíveis em Roaming, agora à velocidade do 5G em nos.pt ou na App NOS. Saiba como em: 

 

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na sua Área de Cliente ou na App NOS, disponível através do Google Play e da App Store


5 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

Para continuar a falar sem preocupações na União Europeia e em todo o Mundo, conheça as modalidades de Roaming, consulte as tarifas e descubra o Net Roaming da NOS. 😊

Saiba tudo sobre o Roaming NOS em: 

Neste artigo respondemos às perguntas mais frequentes sobre o Roaming da NOS. 
Qualquer questão, por favor, partilhe connosco. 
Obrigado,

 

Trabalho 6 meses em Espanha e 6 meses em Portugal

Como resolvo a sobretaxa Roaming?

Obrigado

Filipe Gomes

Reputação 7
Crachá +2

Existe uma opção de retirada das sobretaxas. Tem um custo, recomendo ligar á linha de apoio, não me lembro especificamente qual é

Reputação 7

 

Trabalho 6 meses em Espanha e 6 meses em Portugal

Como resolvo a sobretaxa Roaming?

Obrigado

Filipe Gomes

 

Existe uma “Política de Utilização Responsável” que está disponível publicamente aqui.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Felipe Gomes,

Agradecemos a sua mensagem. A comunidade partilhou uma boa ajuda.

Vamos ajudar a encontrar a melhor solução. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

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