Ligou-se à rede de um operador em roaming e está a sentir dificuldades na realização de chamadas?
Neste artigo ajudamo-lo a compreender o que está a acontecer e o que pode fazer para resolver qualquer dificuldade.
Desligamento das redes 2G e 3G
Devido ao desligamento das redes 2G e 3G de alguns operadores, como por exemplo pela AT&T nos Estados Unidos da América (EUA), situação que a NOS é alheia, os clientes em roaming, que se registem nestes operadores, estão impossibilitados de conseguir fazer ou receber chamadas de voz “tradicionais” através das tecnologias 2G ou 3G.
Se o operador visitado mantiver pelo menos uma das tecnologias disponíveis, 2G ou 3G, os clientes em roaming conseguem realizar chamadas “tradicionais”, sem qualquer dificuldade. Apenas ficando impossibilitados no caso de o operador visitado desligar ambas as tecnologias.
A NOS, de forma a minimizar o constrangimento, disponibiliza o serviço de VoLTE (Voice over LTE) em roaming nestes operadores.
O serviço VoLTE permite realizar chamadas de voz com alta qualidade através da rede 4G, em simultâneo com os dados móveis e sem qualquer restrição na velocidade da sua internet 4G. Sendo uma alternativa à ligação tradicional de voz com o 2G ou 3G.Este serviço já está disponível na rede AT&T nos EUA.
Saiba mais sobre a tecnologia VoLTE em:
A utilização desta tecnologia não tem qualquer custo adicional. Para usufruir do serviço é apenas necessário que tenha:
- Equipamento compatível com VoLTE em roaming;
- Instalada a última versão de software disponível;
Conheça a lista de equipamentos compatíveis com VoLTE em roaming:
6S/6S+
7/7+
8/8+
X
Xr/XS/XS Max
11/11 Pro/11 Pro Max
2/12 Mini/12 Pro/12 Pro Max
3/13 Mini/13 Pro/13 Pro Max
SE
SE (2020)
SE (2022)
1S (2020)
1S (2021)
3X
S59Pro
Mate 20 X
P Smart 2021
P30 Lite
P30 Pro
P40 lite E
V70
A15
Find X3 Lite
Reno4 Pro 5G
FOLD 2
Galaxy A02s
Galaxy A02s
Galaxy A03s
Galaxy A10
Galaxy A12
Galaxy A12 (Exynos)
Galaxy A20
Galaxy A20e
Galaxy A20s
Galaxy A21s
Galaxy A21s
Galaxy A22
Galaxy A22 5G
Galaxy A30 DS
Galaxy A30s
Galaxy A31
Galaxy A32 5G
Galaxy A32 LTE
Galaxy A40
Galaxy A42 5G
Galaxy A50
Galaxy A51
Galaxy A52
Galaxy A52 5G
Galaxy A52s 5G
Galaxy A6 (2018) DS
Galaxy A6+ (2018) DS
Galaxy A7 2018
Galaxy A70
Galaxy A71
Galaxy A72
Galaxy Fold3 5G
Galaxy J6 (2018) DS
Galaxy J6+
Galaxy M02
Galaxy M12
Galaxy M30s
Galaxy Note 10
Galaxy Note 10 Lite
Galaxy Note 9 DS
Galaxy Note10+
Galaxy Note20
Galaxy Note20 5G
Galaxy Note20 Ultra 5G
Galaxy S10
Galaxy S10+
Galaxy S10e
Galaxy S20 4G
Galaxy S20 5G
Galaxy S20 FE 4G
Galaxy S20 FE 5G
Galaxy S20 Ultra 5G
Galaxy S20+ 4G
Galaxy S20+ 5G
Galaxy S21 5G
Galaxy S21 Ultra 5G
Galaxy S21+ 5G
Galaxy S22 ULTRA
Galaxy S9 DS
Galaxy S9+ DS
Galaxy Z Flip 5G
Galaxy Z Flip3 5G
10 SE
10L
20L+
20SE
Power U10
Mi 10 Lite 5G
Mi 10T Lite
Mi 11
Mi 11 Lite 4G
Mi 11 Lite 5G
Mi 11 Lite 5G New Edition
Mi 11i
Mi 11T 5G
Redmi 10
Redmi 9T
Redmi Note 10 5G
Redmi Note 10 Pro
Redmi Note 10S
Redmi Note 7
Redmi Note 8
Redmi Note 9T
Ficou com dúvidas de como proceder? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:
- Se o operador visitado desligar apenas o 2G consigo fazer chamadas de voz “tradicionais”? E se desligar apenas o 3G?
Sim, desde que o operador visitado desligue apenas uma das tecnologias, continua a conseguir realizar chamadas de voz tradicionais, através da rede 2G ou 3G, de acordo com a tecnologia disponibilizada pelo operador.
- Se o operador visitado desligar a rede 2G e 3G, que alternativas e operadores tenho disponíveis?
Se não tiver um equipamento compatível com VoLTE em roaming sugerimos as seguintes alternativas:
- Verifique nas definições de rede do smartphone se consegue selecionar manualmente outra rede. Por exemplo, no caso dos EUA, pode ligar-se à rede da T-Mobile USA, que disponibiliza a rede 2G/3G/4G e permite fazer/receber chamadas de voz sem necessitar de VoLTE.
- Caso outras redes não estejam disponíveis, pode manter-se ligado à rede do operador atual e optar por realizar chamadas através de apps de conversação, como o whatsapp. É necessário que tenha os dados móveis em roaming ligados, sendo taxado de acordo com o preço dos dados móveis no país destino, comunicado na mensagem de boas-vindas. A NOS disponibiliza uma oferta alternativa com pacotes de dados móveis de 200MB por apenas 7,5€ - para ativar basta enviar SMS com “NETROAMING” para o 1279.
Saiba mais em nos.pt/netroaming
- Quais os equipamentos e versões de software que permitem usar o serviço de VoLTE em roaming? Todos os equipamentos e versões de software compatíveis com VoLTE em Portugal, são compatíveis em roaming?
Nem todos os equipamentos e versões de software são compatíveis. Tomando como exemplo a Apple, o iPhone iOS 13.4 ou superior é compatível com VoLTE nacional, mas apenas iOS 15 ou superior é compatível com VoLTE em roaming.
Consulte a lista acima de equipamentos compatíveis com VoLTE em roaming. Adicionalmente, para garantir a compatibilidade dos equipamentos, instale a última versão de software disponível.
- O meu equipamento é compatível com VoLTE em roaming, mas não consigo fazer chamadas. Porquê?
Caso tenha um equipamento compatível verifique que tem instalada a última versão de software disponível.
- Consigo confirmar se o meu equipamento tem VoLTE em roaming consultando o menu de definições do telemóvel?
Não, esta informação não está disponível nos menus de definições dos equipamentos.
- Se o meu equipamento for compatível com VoLTE em roaming, consigo automaticamente fazer/receber chamadas em operadores que desligaram a rede 2G/3G ou é necessária alguma alteração nas definições do telemóvel?
Não é necessária qualquer alteração. Consegue fazer/receber chamadas automaticamente.
- Posso usar VoLTE em roaming se tiver o serviço de dados de roaming desativado no equipamento?
Sim. Não necessita de ativar os dados móveis. Apesar de as chamadas serem realizadas sobre a rede 4G, a tecnologia VoLTE é independente do serviço de dados móveis.
- A utilização do serviço de VoLTE em roaming tem custos adicionais?
O preço das chamadas realizadas e recebidas em VoLTE é o mesmo das chamadas de voz “tradicionais”. Os preços por minuto são comunicados na mensagem de boas-vindas, na chegada ao destino.
- Consigo enviar e receber SMS em roaming sem problemas nos operadores que desligam a rede 2G/3G?
Sim.
Todos os clientes residenciais têm tarifário compatível com VoLTE em roaming. No caso de clientes empresariais os seguintes tarifários ainda são incompatíveis com a tecnologia VoLTE em roaming:
- Mobilidade 4.000 UE Pré-Pago GE
- Plano FM Corporate 2015 M
- Plano Corporate CGD
- Consumo Matricial Corp 4.5
- Plano Corporate CGD CC
- Plano Corporate UC 2017 CC
- Plano Corporate UC 2017
- Sonae FM M
- Consumo Matricial Dados Corp 4
- Mobilidade 4.000 Nac Pré-Pago GE
- Misto Corp CUG Reg
- Consumo Matricial Corp 4
- Mobilidade 500 Nac Pré-Pago GE
- Mobilidade 4.000 Nac Pré-Pago PME
- Rede Negócios FM
- Mobilidade 4.000 UE Pré-Pago PME
- Mobilidade CUG Pré-Pago PME
- Rede 2012_Acesso C
- Mobilidade 500 Nac Pré-Pago PME
- Rede Total 2013_Acesso C
- Consumo Matricial DadosCorp4.5
- Plano FM Corporate 2012 M
- Mobilidade CUG Pré-Pago GE
- WT - Voz Móvel 10
- Rede Total 2013_Acesso C 0.10
- Plano Especial MM Prom FM
- Mobilidade 4.000 UE+G2 Pré-Pago PME
- Mobilidade 4.000 Nac+G1 Pré-pago GE
- Mobilidade 500 Nac+G2 Pré-Pago PME
- Plano FM Corporate 2015 CC
- Plano FM Corporate 2015 M 1+1
- Plano Individual FM Light 2013
- Rede Mobilidade GE FM
- Rede Profissionais Promo FM
- Rede Mobilidade FM Pós Pago PME
- Plano Mobilidade 1 CC FM
- Plano Mobilidade 0 CC FM
- Plano Mobilidade 3 CC FM
- Plano Individual FM Mais 2013
- Plano Mobilidade 2 CC FM
- Sonae FM CC
- Plano Mobilidade 2 Especial CC FM
- Plano Mobilidade 4 CC FM
- Plano Individual Mobilidade FM
- Rede Total 2013 FM
Caso tenha alguma dúvida sobre este tema, partilhe connosco.
Estamos sempre disponíveis para ajudar.