Ligou-se à rede de um operador em roaming e está a sentir dificuldades na realização de chamadas?
Neste artigo ajudamo-lo a compreender o que está a acontecer e o que pode fazer para resolver qualquer dificuldade.
Desligamento das redes 2G e 3G
Devido ao desligamento das redes 2G e 3G de alguns operadores, como por exemplo pela AT&T nos Estados Unidos da América (EUA), situação que a NOS é alheia, os clientes em roaming, que se registem nestes operadores, estão impossibilitados de conseguir fazer ou receber chamadas de voz “tradicionais” através das tecnologias 2G ou 3G.
Se o operador visitado mantiver pelo menos uma das tecnologias disponíveis, 2G ou 3G, os clientes em roaming conseguem realizar chamadas “tradicionais”, sem qualquer dificuldade.Apenas ficando impossibilitados no caso de o operador visitado desligar ambas as tecnologias.
A NOS, de forma a minimizar o constrangimento, disponibiliza o serviço de VoLTE (Voice over LTE) em roaming nestes operadores.
O serviço VoLTE permite realizar chamadas de voz com alta qualidade através da rede 4G, em simultâneo com os dados móveis e sem qualquer restrição na velocidade da sua internet 4G. Sendo uma alternativa à ligação tradicional de voz com o 2G ou 3G.Este serviço já está disponível na rede AT&T nos EUA.
Saiba mais sobre a tecnologia VoLTE em:
A utilização desta tecnologia não tem qualquer custo adicional. Para usufruir do serviço é apenas necessário que tenha:
Equipamento compatível com VoLTE em roaming;
Instalada a última versão de software disponível;
Conheça a lista de equipamentos compatíveis com VoLTE em roaming:
6S/6S+
7/7+
8/8+
X
Xr/XS/XS Max
11/11 Pro/11 Pro Max
2/12 Mini/12 Pro/12 Pro Max
3/13 Mini/13 Pro/13 Pro Max
SE
SE (2020)
SE (2022)
1S (2020)
1S (2021)
3X
S59Pro
Mate 20 X
P Smart 2021
P30 Lite
P30 Pro
P40 lite E
V70
A15
Find X3 Lite
Reno4 Pro 5G
FOLD 2
Galaxy A02s
Galaxy A02s
Galaxy A03s
Galaxy A10
Galaxy A12
Galaxy A12 (Exynos)
Galaxy A20
Galaxy A20e
Galaxy A20s
Galaxy A21s
Galaxy A21s
Galaxy A22
Galaxy A22 5G
Galaxy A30 DS
Galaxy A30s
Galaxy A31
Galaxy A32 5G
Galaxy A32 LTE
Galaxy A40
Galaxy A42 5G
Galaxy A50
Galaxy A51
Galaxy A52
Galaxy A52 5G
Galaxy A52s 5G
Galaxy A6 (2018) DS
Galaxy A6+ (2018) DS
Galaxy A7 2018
Galaxy A70
Galaxy A71
Galaxy A72
Galaxy Fold3 5G
Galaxy J6 (2018) DS
Galaxy J6+
Galaxy M02
Galaxy M12
Galaxy M30s
Galaxy Note 10
Galaxy Note 10 Lite
Galaxy Note 9 DS
Galaxy Note10+
Galaxy Note20
Galaxy Note20 5G
Galaxy Note20 Ultra 5G
Galaxy S10
Galaxy S10+
Galaxy S10e
Galaxy S20 4G
Galaxy S20 5G
Galaxy S20 FE 4G
Galaxy S20 FE 5G
Galaxy S20 Ultra 5G
Galaxy S20+ 4G
Galaxy S20+ 5G
Galaxy S21 5G
Galaxy S21 Ultra 5G
Galaxy S21+ 5G
Galaxy S22 ULTRA
Galaxy S9 DS
Galaxy S9+ DS
Galaxy Z Flip 5G
Galaxy Z Flip3 5G
10 SE
10L
20L+
20SE
Power U10
Mi 10 Lite 5G
Mi 10T Lite
Mi 11
Mi 11 Lite 4G
Mi 11 Lite 5G
Mi 11 Lite 5G New Edition
Mi 11i
Mi 11T 5G
Redmi 10
Redmi 9T
Redmi Note 10 5G
Redmi Note 10 Pro
Redmi Note 10S
Redmi Note 7
Redmi Note 8
Redmi Note 9T
Ficou com dúvidas de como proceder? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:
Se o operador visitado desligar apenas o 2G consigo fazer chamadas de voz “tradicionais”? E se desligar apenas o 3G?
Sim, desde que o operador visitado desligue apenas uma das tecnologias, continua a conseguir realizar chamadas de voz tradicionais, através da rede 2G ou 3G, de acordo com a tecnologia disponibilizada pelo operador.
Se o operador visitado desligar a rede 2G e 3G, que alternativas e operadores tenho disponíveis?
Se não tiver um equipamento compatível com VoLTE em roaming sugerimos as seguintes alternativas:
Verifique nas definições de rede do smartphone se consegue selecionar manualmente outra rede. Por exemplo, no caso dos EUA, pode ligar-se à rede da T-Mobile USA, que disponibiliza a rede 2G/3G/4G e permite fazer/receber chamadas de voz sem necessitar de VoLTE.
Caso outras redes não estejam disponíveis, pode manter-se ligado à rede do operador atual e optar por realizar chamadas através de apps de conversação,como o whatsapp. É necessário que tenha os dados móveis em roaming ligados, sendo taxado de acordo com o preço dos dados móveis no país destino, comunicado na mensagem de boas-vindas. A NOS disponibiliza uma oferta alternativa com pacotes de dados móveis de 200MB por apenas 7,5€ - para ativar basta enviar SMS com “NETROAMING” para o 1279. Saiba mais em nos.pt/netroaming
Quais os equipamentos e versões de software que permitem usar o serviço de VoLTE em roaming? Todos os equipamentos e versões de software compatíveis com VoLTE em Portugal, são compatíveis em roaming?
Nem todos os equipamentos e versões de software são compatíveis. Tomando como exemplo a Apple, o iPhone iOS 13.4 ou superior é compatível com VoLTE nacional, mas apenas iOS 15 ou superior é compatível com VoLTE em roaming.
Consulte a lista acima de equipamentos compatíveis com VoLTE em roaming. Adicionalmente, para garantir a compatibilidade dos equipamentos, instale a última versão de software disponível.
O meu equipamento é compatível com VoLTE em roaming, mas não consigo fazer chamadas. Porquê?
Caso tenha um equipamento compatível verifique que tem instalada a última versão de software disponível.
Consigo confirmar se o meu equipamento tem VoLTE em roaming consultando o menu de definições do telemóvel?
Não, esta informação não está disponível nos menus de definições dos equipamentos.
Se o meu equipamento for compatível com VoLTE em roaming, consigo automaticamente fazer/receber chamadas em operadores que desligaram a rede 2G/3G ou é necessária alguma alteração nas definições do telemóvel?
Não é necessária qualquer alteração. Consegue fazer/receber chamadas automaticamente.
Posso usar VoLTE em roaming se tiver o serviço de dados de roaming desativado no equipamento?
Sim. Não necessita de ativar os dados móveis. Apesar de as chamadas serem realizadas sobre a rede 4G, a tecnologia VoLTE é independente do serviço de dados móveis.
A utilização do serviço de VoLTE em roaming tem custos adicionais?
O preço das chamadas realizadas e recebidas em VoLTE é o mesmo das chamadas de voz “tradicionais”. Os preços por minuto são comunicados na mensagem de boas-vindas, na chegada ao destino.
Consigo enviar e receber SMS em roaming sem problemas nos operadores que desligam a rede 2G/3G?
Sim.
Todos os clientes residenciais têm tarifário compatível com VoLTE em roaming. No caso de clientes empresariais os seguintes tarifários ainda são incompatíveis com a tecnologia VoLTE em roaming:
Mobilidade 4.000 UE Pré-Pago GE
Plano FM Corporate 2015 M
Plano Corporate CGD
Consumo Matricial Corp 4.5
Plano Corporate CGD CC
Plano Corporate UC 2017 CC
Plano Corporate UC 2017
Sonae FM M
Consumo Matricial Dados Corp 4
Mobilidade 4.000 Nac Pré-Pago GE
Misto Corp CUG Reg
Consumo Matricial Corp 4
Mobilidade 500 Nac Pré-Pago GE
Mobilidade 4.000 Nac Pré-Pago PME
Rede Negócios FM
Mobilidade 4.000 UE Pré-Pago PME
Mobilidade CUG Pré-Pago PME
Rede 2012_Acesso C
Mobilidade 500 Nac Pré-Pago PME
Rede Total 2013_Acesso C
Consumo Matricial DadosCorp4.5
Plano FM Corporate 2012 M
Mobilidade CUG Pré-Pago GE
WT - Voz Móvel 10
Rede Total 2013_Acesso C 0.10
Plano Especial MM Prom FM
Mobilidade 4.000 UE+G2 Pré-Pago PME
Mobilidade 4.000 Nac+G1 Pré-pago GE
Mobilidade 500 Nac+G2 Pré-Pago PME
Plano FM Corporate 2015 CC
Plano FM Corporate 2015 M 1+1
Plano Individual FM Light 2013
Rede Mobilidade GE FM
Rede Profissionais Promo FM
Rede Mobilidade FM Pós Pago PME
Plano Mobilidade 1 CC FM
Plano Mobilidade 0 CC FM
Plano Mobilidade 3 CC FM
Plano Individual FM Mais 2013
Plano Mobilidade 2 CC FM
Sonae FM CC
Plano Mobilidade 2 Especial CC FM
Plano Mobilidade 4 CC FM
Plano Individual Mobilidade FM
Rede Total 2013 FM
Caso tenha alguma dúvida sobre este tema, partilhe connosco.
Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Página 1 / 2
Bom dia,
Estarei por um período nos Estados Unidos, e necessito que a linha telefônica funcione para receber SMS.
Tendo um pré pago por carregamento, o serviço de roaming funciona? Existe tempo determinado para funcionar fora de Portugal? Funciona enquanto houver saldo, independentemente do período que esteja no exterior?
Bom dia a todos,
O operador AT&T, dos Estados Unidos da América, inactivou as redes 2G e 3G, pelo que, em alternativa, vamos disponibilizar a tecnologia VoLTE em Roaming quando se liga à AT&T.
Se tiver questões, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar.
Obrigado
Boa tarde @Vanessa dos Santos Candreva,
Agradecemos a sua mensagem. Pedimos desculpa pela demora na resposta.
Movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema da sua questão.
Acreditamos que vai encontrar aqui toda a informação que necessita.
Caso tenha alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado
Ligou-se à rede de um operador em roaming e está a sentir dificuldades na realização de chamadas?
Atualizámos o nosso artigo para que compreenda ainda melhor o que pode fazer se estiver a viajar e não tiver cobertura 2G ou 3G.
Saiba tudo no nosso artigo:
Obrigado
Boa tarde,
O serviço de VoLTE em roaming funciona apenas nas operadoras que desligaram as redes 2G e 3G? Caso a operadora ainda tenha alguma dessas redes a funcionar, é possível ativar o VoLTE em roaming estando ligado a esta operadora?
Boa tarde @ANDRE R,
Agradecemos a sua mensagem.
Sim, o serviço de VoLTE e Wi-Fi calling está disponível em roaming, desde que tenha um equipamento e tarifário compatíveis.
Obrigado
Boa tarde, fiquei sem roaming de voz no telemóvel. Encontro-me nos EUA e o serviço de roaming tem funcionado mas hoje recebi indicação de que o valor tinha ultrapassado os 62 euros e perdi acesso à rede, podendo apenas fazer chamadas SOS. Em ocasiões anteriores foram-me enviados dados de pagamento para continuar o roaming mas não desta vez, e queria por isso saber como é possível obter esses dados para reactivar o roaming de voz.
Obrigado
Boa tarde @Jorge Mourinha,
Agradecemos a sua mensagem.
Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo.
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.
Obrigado
Boa tarde,
Afinal o serviço de voz não se encontrava bloqueado, apenas o de dados móveis. A inacessibilidade da rede deviA-se a problemas do operador americano e não do serviço de roaming. Obrigado pela ajuda.
Boa tarde @Jorge Mourinha,
Agradecemos o seu testemunho sobre este tema.
Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado
Boa tarde,
Quais paises europeus a NOS fornece o VOLTE em Roaming?
Obrigado.
Atualmente apenas fornecemos o VoLTE nos Estados Unidos, @Wesley Lima. Assim que existam novidades partilharemos. Obrigado
Boas,
Para quando o 5G SA na NOS?
Boa tarde @Wesley Lima,
Agradecemos a sua mensagem.
De momento não temos novidades sobre este tema.
Fique a par de todas as novidades aqui, no Fórum NOS, ou Site NOS.
Obrigado
Com o desligamento da rede 3G na Alemanha as chamadas lá serão todas via 2G em roaming??? Ou já tem VoLTE lá em roaming?
Em roaming no Reino Unido, a rede a que estou ligado (EE) já não tem rede 3G ativa, pelo que as chamadas caem sempre para 2G. Alguma previsão para a ativação do VOLTE?
Em roaming no Reino Unido, a rede a que estou ligado (EE) já não tem rede 3G ativa, pelo que as chamadas caem sempre para 2G. Alguma previsão para a ativação do VOLTE?
Boa tarde @ANDRE R,
O VoLTE, ou Voice over LTE, é uma tecnologia que permite chamadas em 4G ou 5G.
Obrigado
Boa tarde, @Jorge C,
Sim eu conheço esta tecnologia, mas infelizmente ainda não está disponível em roaming em muitos (senão todos os países a não ser os EUA).
Obrigado
Em roaming no Reino Unido, a rede a que estou ligado (EE) já não tem rede 3G ativa, pelo que as chamadas caem sempre para 2G. Alguma previsão para a ativação do VOLTE?
Boa tarde @ANDRE R,
O VoLTE, ou Voice over LTE, é uma tecnologia que permite chamadas em 4G ou 5G.
Obrigado
Neste caso tá errado o VoNR é que é chamadas via 5G o ícone pode ficar no VoLTE mas é apenas isso que fica em chamada na realidade estas em 4G mas o ícone mostra 5G nomeadamente se tiverem numa B1/B3/B7 nunca estas em 5G
Não me faz diferença se o serviço é VoLTE ou VoNR, apenas gostaria que um deles estivesse ativo em roaming. A qualidade de voz em 2G é muito limitada e é impossível utilizar os dados móveis durante uma chamada. Estamos no final de 2023...
Em roaming no Reino Unido, a rede a que estou ligado (EE) já não tem rede 3G ativa, pelo que as chamadas caem sempre para 2G. Alguma previsão para a ativação do VOLTE?
Boa tarde @ANDRE R,
O VoLTE, ou Voice over LTE, é uma tecnologia que permite chamadas em 4G ou 5G.
Obrigado
Neste caso tá errado o VoNR é que é chamadas via 5G o ícone pode ficar no VoLTE mas é apenas isso que fica em chamada na realidade estas em 4G mas o ícone mostra 5G nomeadamente se tiverem numa B1/B3/B7 nunca estas em 5G
Boa tarde @Celso Costa,
Foi uma resposta sem pesquisa, apenas para esclarecer a questão do cliente
VoLTE (Voice over LTE) e VoNR (Voice over New Radio) são tecnologias de voz utilizadas em redes móveis de última geração, como o 4G LTE e o 5G, respectivamente. Ambas permitem que as operadoras de telefonia transmitam voz por meio de redes de dados de alta velocidade, em vez de utilizar redes mais antigas dedicadas apenas para chamadas de voz.
Aqui estão as principais diferenças entre VoLTE e VoNR:
Tecnologia subjacente:
VoLTE opera em redes 4G LTE. Ele permite que chamadas de voz sejam transmitidas através da rede de dados LTE em pacotes de dados.
VoNR é específico para redes 5G. Ele foi desenvolvido para aproveitar as vantagens das redes 5G, oferecendo melhor qualidade de voz, latência reduzida e maior eficiência em comparação com VoLTE.
Qualidade e eficiência:
VoNR é projetado para fornecer uma qualidade de voz ainda melhor do que VoLTE, aproveitando as capacidades avançadas das redes 5G, como maior largura de banda, menor latência e melhor confiabilidade.
Enquanto o VoLTE já oferece uma experiência de voz bastante satisfatória em comparação com as tecnologias mais antigas, o VoNR promete melhorias adicionais na qualidade e eficiência das chamadas de voz.
O símbolo VoLTE que aparece nos telefones geralmente indica que o dispositivo está conectado a uma rede 4G LTE que suporta chamadas de voz por meio da tecnologia VoLTE. Da mesma forma, quando um telefone 5G exibe o símbolo VoNR, significa que está conectado a uma rede 5G que suporta chamadas de voz usando a tecnologia VoNR.
Esses símbolos indicam a capacidade do dispositivo de realizar chamadas de voz sobre a rede de dados em vez de usar redes mais antigas (como 3G ou 2G) exclusivamente para chamadas de voz. Essas tecnologias proporcionam uma experiência de chamada mais avançada, com melhor qualidade de voz e a capacidade de continuar usando dados enquanto fala ao telefone, algo que não era possível em redes mais antigas.
Espero que este comentário seja mais do seu agrado
Obrigado
Em roaming no Reino Unido, a rede a que estou ligado (EE) já não tem rede 3G ativa, pelo que as chamadas caem sempre para 2G. Alguma previsão para a ativação do VOLTE?
Boa tarde @ANDRE R,
O VoLTE, ou Voice over LTE, é uma tecnologia que permite chamadas em 4G ou 5G.
Obrigado
Neste caso tá errado o VoNR é que é chamadas via 5G o ícone pode ficar no VoLTE mas é apenas isso que fica em chamada na realidade estas em 4G mas o ícone mostra 5G nomeadamente se tiverem numa B1/B3/B7 nunca estas em 5G
Boa tarde @Celso Costa,
Foi uma resposta sem pesquisa, apenas para esclarecer a questão do cliente
VoLTE (Voice over LTE) e VoNR (Voice over New Radio) são tecnologias de voz utilizadas em redes móveis de última geração, como o 4G LTE e o 5G, respectivamente. Ambas permitem que as operadoras de telefonia transmitam voz por meio de redes de dados de alta velocidade, em vez de utilizar redes mais antigas dedicadas apenas para chamadas de voz.
Aqui estão as principais diferenças entre VoLTE e VoNR:
Tecnologia subjacente:
VoLTE opera em redes 4G LTE. Ele permite que chamadas de voz sejam transmitidas através da rede de dados LTE em pacotes de dados.
VoNR é específico para redes 5G. Ele foi desenvolvido para aproveitar as vantagens das redes 5G, oferecendo melhor qualidade de voz, latência reduzida e maior eficiência em comparação com VoLTE.
Qualidade e eficiência:
VoNR é projetado para fornecer uma qualidade de voz ainda melhor do que VoLTE, aproveitando as capacidades avançadas das redes 5G, como maior largura de banda, menor latência e melhor confiabilidade.
Enquanto o VoLTE já oferece uma experiência de voz bastante satisfatória em comparação com as tecnologias mais antigas, o VoNR promete melhorias adicionais na qualidade e eficiência das chamadas de voz.
O símbolo VoLTE que aparece nos telefones geralmente indica que o dispositivo está conectado a uma rede 4G LTE que suporta chamadas de voz por meio da tecnologia VoLTE. Da mesma forma, quando um telefone 5G exibe o símbolo VoNR, significa que está conectado a uma rede 5G que suporta chamadas de voz usando a tecnologia VoNR.
Esses símbolos indicam a capacidade do dispositivo de realizar chamadas de voz sobre a rede de dados em vez de usar redes mais antigas (como 3G ou 2G) exclusivamente para chamadas de voz. Essas tecnologias proporcionam uma experiência de chamada mais avançada, com melhor qualidade de voz e a capacidade de continuar usando dados enquanto fala ao telefone, algo que não era possível em redes mais antigas.
Espero que este comentário seja mais do seu agrado
Obrigado
No entanto te garanto que o ícone a dizer 5G na NOS não é VoNR apenas mantem podia explicar mas é algo muito técnico para aqui
Com o desligamento da rede 3G na Alemanha as chamadas lá serão todas via 2G em roaming??? Ou já tem VoLTE lá em roaming?
Em relação a isto é que queria saber a resposta eheheh
Com o desligamento da rede 3G na Alemanha as chamadas lá serão todas via 2G em roaming??? Ou já tem VoLTE lá em roaming?
Em relação a isto é que queria saber a resposta eheheh
Boa noite @Celso Costa,
Em relação ao 1º ponto a resposta é negativa, no que diz respeito ao 2º tem 4/5G.
Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. Atualmente os operadores com que a NOS tem parceria, na Alemanha, disponibilizam 4G e 5G, O2 e Telekom, respectivamente, @Celso Costa. Uma vez que não há VoLTE, a chamada será feita por GSM.
A funcionalidade VoLTE, de momento, ainda não se encontra disponível em Roaming. Estamos a trabalhar para disponibilizar esta em mais países. Assim que tenhamos novidades, partilharemos, @ANDRE R.
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.