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O novo serviço de envio de mensagens RCS está disponível na NOS, com a App Google Messages, para que possa tirar o máximo partido das funcionalidades de mensagens no seu equipamento Android:grinning:

Com a utilização do RCS passa a ser possível ter uma experiência interativa de troca de mensagens diretamente na App de mensagens do seu telemóvel. :wink:

O que é o RCS?

O RCS (Rich Communication Services) é a tecnologia que permite a utilização de funcionalidades avançadas durante a troca mensagens.

A nova geração de mensagens instantâneas, semelhante ao iMessage do iPhone, permite-lhe trocar não só mensagens como também elementos multimédia, como fotografias ou vídeo de alta-definição, e conversar em tempo real quando ligado a uma rede WiFi (sem custos adicionais) ou dados móveis. Permite-lhe ainda aceder a notificações de leitura ou quando um contacto está a escrever, funcionalidades que até agora só estavam disponíveis em aplicações como o WhatsApp ou Messenger do Facebook.

Depois de ativadas as funcionalidades RCS, a aplicação decide em cada momento entre o envio das suas mensagens via RCS ou SMS/MMS convencionais, garantindo que todas as mensagens são entregues, independentemente do destinatário ter ou não RCS.

 

Quais as principais vantagens?

O RCS abre assim um conjunto de funcionalidade adicionais às do SMS, com maior interação e multimédia, como:

  • Enviar imagens e vídeos em HD (até 105MB), sem ser via MMS;
  • Compatibilidade com GIFs e áudios (até 105MB);
  • Criar grupos de conversação;
  • Suportar mais de 160 caracteres por mensagem;
  • Utilização em WiFi;
  • Receber sinalização de escrita e recibos de leitura;

Como posso verificar/ativar?

Para ativar basta que a app de mensagens do seu equipamento tenha associado as comunicações RCS, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat” e ative em “Ativar funcionalidades de chat” ou verifique se já se encontra ativo.

 

Para que possa usufruir desta funcionalidade é necessário que o equipamento esteja atualizado com a última versão do Android OS disponível.

 

Saiba mais sobre o funcionamento do RCS:

Em que equipamentos posso usar os RCS?

As comunicações RCS são compatíveis com um grupo selecionado de equipamentos com sistema operativo Android 5.0 ou superior, sendo da responsabilidade de cada fabricante a respetiva implementação.

 

Como posso utilizar os RCS?

Se tem um dispositivo Android OS compatível, pode ativar a funcionalidade RCS na App de mensagens em Definições > Funcionalidades Chat.

 

Com as funcionalidades chat (RCS) ativadas, consigo enviar mensagens a um destinatário com um telefone antigo?

Sim, mesmo que o destinatário tenha um telemóvel antigo sem a funcionalidade RCS, continua a poder enviar mensagem através de SMS ou MMS, garantindo assim que os seus contactos recebem sempre as mensagens.

 

Ativei as funcionalidades de chat, como posso desativar e optar pelo envio de SMS/MMS?

Para que possa voltar a enviar mensagens via SMS/MMS para todos os seus destinatários, basta que desative as funcionalidades de chat. Para isso aceda à app de mensagens, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat”, carregue em “Ativar funcionalidades de chat” e selecione “Desligar”.

 

Ativei as funcionalidades de chat, consigo optar por enviar SMS/MMS para alguns destinatários?

Sim, mesmo com as funcionalidades de chat ativadas, pode optar por enviar SMS/MMS para destinatários à sua escolha. Abrindo uma conversa, abrindo as opções > Detalhes e selecione a opção que permite apenas enviar SMS/MMS convencionais para este contacto.

 

As funcionalidades RCS são da exclusiva responsabilidade da Google, pelo que a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento deste serviço.

O que achou desta nova funcionalidade de mensagens no seu telemóvel?  :grinning:

Olá @monteiro83,

Lamentamos a demora na resposta.

Sugerimos que em alternativa experimente a Samsung Messages. Deverá desativar ou desinstalar a App Google Messages, por ambas não funcionam em simultanêo.

Diga-nos se funcionou.

Obrigada


Olá @monteiro83,

Lamentamos a demora na resposta.

Sugerimos que em alternativa experimente a Samsung Messages. Deverá desativar ou desinstalar a App Google Messages, por ambas não funcionam em simultanêo.

Diga-nos se funcionou.

Obrigada

 No momento em que verifiquei que não estava a funcional desinstalei a app Google Messages, sendo que o problema continuou. 

Ontem aquando da verificação da vossa resposta tentei reativar o serviço, e o mesmo ficou funcional.

Obrigado


Olá @monteiro83,

Obrigada pelo seu feedback. Ainda bem que já tem acesso. :relaxed:

Se tiver outras questões estamos disponíveis para ajudar.


Boa noite,

Infelizmente sou mais um "felizardo" por não conseguir colocar o serviço a funcionar de forma nenhuma, nem através do Google Messages nem Samsung Messages. A Samsung afirma o problema ser da operadora, fiz testes com outro cartão de outra operadora e realmente funcionou a primeira. Podem por favor resolver este problema de uma vez por todas?

Obrigado.


Olá @XPower,

O seu telemóvel está atualizado com a última versão Android?
Obrigada


Olá @XPower,

O seu telemóvel está atualizado com a última versão Android?
Obrigada

Boa tarde,

Galaxy Note 20 Ultra, com a última versão de software e todas as aplicações atualizadas, tanto no google play como galaxy store.

Após diversos testes efetuados com a Samsung, foi confirmado por eles que o problema está unicamente na operadora, também efetuei testes com o cartão sim de outra operadora e funcionou à primeira.


Após conversa com a linha de apoio técnica da NOS, existe um problema em analise pelo operador, por isso meus caros colegas, teremos que aguardar que alguém resolva o problema. Até lá ficamos limitados ou podemos mudar para a concorrência que funciona tudo muito bem!
Obrigado!


Olá @XPower,

Lamentamos o transtorno.

Temos indicação de que após algum tempo o serviço fica funcional. Sugerimos que vá tentando o acesso.

Agradecemos a partilha da sua experiência com a comunidade.

Obrigada


Os meses a passar e o serviço sem funcionar, nem sei mais o que dizer… Único operador português com este problema e sem uma solução a curto prazo.


Boa tarde @XPower,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

Detalhe-nos a situação, por favor.

Agradecemos a compreensão 


Boa noite, o problema está no histórico da conversa. Continua sem funcionar e a última vez que a vossa equipa me contactou nem previsão havia para ser resolvido...


Bom dia @XPower

Lamentamos o transtorno. 

As funcionalidades RCS são da exclusiva responsabilidade da Google, pelo que a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento do serviço.

Se a aplicação pré-definida do dispositivo suporte RCS não funciona é necessário instalar a App Google Messages.

Obrigado.


Está a informar erradamente os clientes, tanto que quando meto um cartão de outro operador tudo funciona! A NOS não está é a conseguir manter os serviços que a concorrência oferece. Infelizmente é uma realidade! Existe um problema técnico que me foi informado pela vossa equipa, e irá continuar até não sabem dizer quando… 


Boa noite @XPower,

Lamentamos o transtorno.

O serviço RCS é gerido em exclusivo pela Google.

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Boa tarde,

Começou a funcionar agora, após meses de espera. Recebi diversas mensagens que já tinham sido enviadas para mim à diversos dias (a mais antiga enviada a 12 de janeiro), espero que mantenham o serviço a funcionar, isto é como nos enviarem uma carta importante e os correios não entregarem 🙈.

Obrigado. 


Olá @XPower

Agradecemos o seu feedback. 

Se tiver alguma questão, por favor, partilhe connosco. 

Obrigado


Bom dia a todos, 

Por questões de organização, movemos os vossos comentários para o artigo sobre 

Obrigado


Cara NOS,

 

Sendo o RCS o único serviço de chat disponível integralmente em servidores nacionais e havendo um risco actual de isolamento de Portugal de comunicações oceânicas internacionais, penso ser importante uma campanha da NOS juntos dos clientes e trabalhadores para a existência do mesmo.

 

De facto não só a NOS não publicita a sua existência junto dos clientes nem promove a sua utilização (com tráfego gratuito nos seus tarifários como para outras apps, por exemplo), como os seus trabalhadores desconhecem a sua existência. Recentemente fui a uma loja para me ajudarem a activar o serviço e não só desconheciam a sua existência como após uma pesquisa ainda me informaram não ter relação com a NOS e ser um serviço Google, apesar de ser integralmente alojado nos vossos servidores.

 

Penso que pequenas coisas como mencionar RCS nos tarifários (onde falam de SMS e MMS) e formação/informação junto dos vossos trabalhadores seria já um grande apoio na promoção da segurança nacional através da integridade das comunicações. Obrigado.


Boa tarde @12241899, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Agradecemos a partilha.
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado: 

Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

O Envio de mensagens através da app Google RCS (chat, imagem, vídeo, som) tem a taxação de dados, sendo grátis através de Wi-Fi ou descontada do pacote de dados do tarifário se for utilizada a rede 3G ou 4G, à semelhança do serviço iMessage da Apple.

Obrigado


Boa tarde.

 

Recentemente fiz portabilidade da Vodafone para a WTF.

Agora, sendo cliente wtf ao registarme-me no chat RCS em vez de registar o meu numero atual, regista o número original do cartão para o qual fiz portabilidade. Existe solução?


Boa tarde @Joao Miguel55, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Diga-nos, por favor, quando foi feita a portabilidade e o registo no serviço de mensagem Google. 
Obrigado


Boa tarde, rcs ainda se mantém na wtf? E que vodafone vai desligar.


Boa tarde @Toz, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Sim, o serviço RCS mantem-se disponível, no entanto, a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento do serviço.

Obrigado


Boa tarde, rcs ainda se mantém na wtf? E que vodafone vai desligar.

Boa tarde

 

De facto é um serviço da Google e também a Vodafone o mantém porque é fornecido pela Google.

O que a Vodafone descontinuará é o RCS nativo, que a NOS nunca teve.


Boa tarde como desativar sem que se volte a activar?Obrigada 


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