Skip to main content
Header

O novo serviço de envio de mensagens RCS está disponível na NOS, com a App Google Messages, para que possa tirar o máximo partido das funcionalidades de mensagens no seu equipamento Android:grinning:

Com a utilização do RCS passa a ser possível ter uma experiência interativa de troca de mensagens diretamente na App de mensagens do seu telemóvel. :wink:

O que é o RCS?

O RCS (Rich Communication Services) é a tecnologia que permite a utilização de funcionalidades avançadas durante a troca mensagens.

A nova geração de mensagens instantâneas, semelhante ao iMessage do iPhone, permite-lhe trocar não só mensagens como também elementos multimédia, como fotografias ou vídeo de alta-definição, e conversar em tempo real quando ligado a uma rede WiFi (sem custos adicionais) ou dados móveis. Permite-lhe ainda aceder a notificações de leitura ou quando um contacto está a escrever, funcionalidades que até agora só estavam disponíveis em aplicações como o WhatsApp ou Messenger do Facebook.

Depois de ativadas as funcionalidades RCS, a aplicação decide em cada momento entre o envio das suas mensagens via RCS ou SMS/MMS convencionais, garantindo que todas as mensagens são entregues, independentemente do destinatário ter ou não RCS.

 

Quais as principais vantagens?

O RCS abre assim um conjunto de funcionalidade adicionais às do SMS, com maior interação e multimédia, como:

  • Enviar imagens e vídeos em HD (até 105MB), sem ser via MMS;
  • Compatibilidade com GIFs e áudios (até 105MB);
  • Criar grupos de conversação;
  • Suportar mais de 160 caracteres por mensagem;
  • Utilização em WiFi;
  • Receber sinalização de escrita e recibos de leitura;

Como posso verificar/ativar?

Para ativar basta que a app de mensagens do seu equipamento tenha associado as comunicações RCS, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat” e ative em “Ativar funcionalidades de chat” ou verifique se já se encontra ativo.

 

Para que possa usufruir desta funcionalidade é necessário que o equipamento esteja atualizado com a última versão do Android OS disponível.

 

Saiba mais sobre o funcionamento do RCS:

Em que equipamentos posso usar os RCS?

As comunicações RCS são compatíveis com um grupo selecionado de equipamentos com sistema operativo Android 5.0 ou superior, sendo da responsabilidade de cada fabricante a respetiva implementação.

 

Como posso utilizar os RCS?

Se tem um dispositivo Android OS compatível, pode ativar a funcionalidade RCS na App de mensagens em Definições > Funcionalidades Chat.

 

Com as funcionalidades chat (RCS) ativadas, consigo enviar mensagens a um destinatário com um telefone antigo?

Sim, mesmo que o destinatário tenha um telemóvel antigo sem a funcionalidade RCS, continua a poder enviar mensagem através de SMS ou MMS, garantindo assim que os seus contactos recebem sempre as mensagens.

 

Ativei as funcionalidades de chat, como posso desativar e optar pelo envio de SMS/MMS?

Para que possa voltar a enviar mensagens via SMS/MMS para todos os seus destinatários, basta que desative as funcionalidades de chat. Para isso aceda à app de mensagens, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat”, carregue em “Ativar funcionalidades de chat” e selecione “Desligar”.

 

Ativei as funcionalidades de chat, consigo optar por enviar SMS/MMS para alguns destinatários?

Sim, mesmo com as funcionalidades de chat ativadas, pode optar por enviar SMS/MMS para destinatários à sua escolha. Abrindo uma conversa, abrindo as opções > Detalhes e selecione a opção que permite apenas enviar SMS/MMS convencionais para este contacto.

 

As funcionalidades RCS são da exclusiva responsabilidade da Google, pelo que a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento deste serviço.

O que achou desta nova funcionalidade de mensagens no seu telemóvel?  :grinning:

Boa Tarde eu uso Google SMS pois claro é o default de SMS do meu telefone! E tenho uma dúvida o envio de SMS é demorado por vezes demora a enviar uma simples SMS 2m e está situação não se verificava antes quando usava outra app de SMS do Miui (sistema da Xiaomi) . Agora a minha dúvida é a seguinte será preciso activar algo para esta situação se resolver? Ou qual será a fonte do problema é que já contactei a desenvolvedora da aplicação e dizem que é problemas do fornecedor de serviços de rede móvel! Já liguei para linha cá na madeira mas não me conseguiram ajudar! 

Experimente criar um novo APN e definir esse APN como defeito sempre activo nas definições dos dados móveis, usando o APN "ims" e verifique se o problema persiste.

ja o fiz nao resolveu. 


Será que alguem podia postar a definiçoes de apn Correctas da nos?


Olá @Mkobain,

Envie-nos, por favor, o seu número de cliente e número de telemóvel em questão, por mensagem privada, através do perfil @Fórum.

Obrigada


ja enviei e ate agora nao obtive resposta nenhuma?


Olá @Mkobain,

Pedimos desculpa pela demora na resposta.

Vamos responder à sua mensagem logo que possível.

Obrigada


Boa noite,

Tentei ativar o meu serviço de chat mas dá sempre falha ao registar. Falei com os serviços de assistência da Samsung, que após todos os despistes, indica que está situação se deve ao operador que tenho contratado, neste caso a NOS, porque da parte do equipamento e software está tudo bem e que tenho de falar convosco.

Sendo assim,porque é  que este serviço não está a funcionar devidamente e permitir ativação do chat?

Tenho um Galaxy A31 e está atualizado e é compatível, de acordo com a vossa informação do RCS.

Espero que resolvam esta questão, fico aguardar pela vossa resposta. 

Obrigada. 


Olá @mozinha,

Vamos verificar a situação.

Envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, para o perfil @Fórum.

Obrigada 


Olá @mozinha,

Vamos verificar a situação.

Envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, para o perfil @Fórum.

Obrigada 

 Obrigada por ter respondido, e já enviei mensagem privada.


Boa tarde,

 

Eu tenho um Samsung A20e, acontece que sempre que tento ativar o RCS diz me que a minha operadora nao permite. Tambem tentei instalar o  App Google Messages e deu me a mesma mensagem


Boa tarde @Eduardo Mota,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Esta tecnologia está presente de origem em alguns smartphones (a aplicação para envio de mensagens já inclui as funcionalidades avançadas) mas também pode ser utilizada através de da instalação de uma app.

Confirme, por favor, tem a app Google Messages? O equipamento deve estar atualizado com todas as atualizações de Android OS efetuadas e a última versão disponível da App Google Messages. Tem a funcionalidade ativa nas definições do equipamento?

Obrigado


Boa tarde @João H.

O RCS existe no meu dispositivo, alias ja utilizei com outra operadora. Acontece que o SIM 1 que é o meu WTF não esta a funcionar. Mas o meu SIM 2 funciona direito  ja troquei os SIMs para ver se funcionava mas nada. O dispositivo esta atualizado e com as aplicações todas atualizadas.

 

Obrigado


Boa tarde @Eduardo Mota,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado


Boa tarde,

Tentei ativar o meu serviço de chat mas dá sempre falha ao registar. Falei com os serviços de assistência da Samsung, que após todos os despistes, indica que está situação se deve ao operador que tenho contratado, neste caso a NOS, porque da parte do equipamento e software está tudo bem e que tenho de falar convosco.

Sendo assim,porque é  que este serviço não está a funcionar devidamente e permitir ativação do chat?

Tenho um Galaxy A72 e está atualizado e é compatível, de acordo com a vossa informação do RCS.

fico aguardar pela vossa resposta. 

Obrigada. 


Olá @Kaity,

Vamos ajudar!
Detalhe-nos o erro que surge, por favor. 

Obrigada 


Olá @Kaity,

Vamos ajudar!
Detalhe-nos o erro que surge, por favor. 

Obrigada 

Vou às definições da App mensagens, vou a definições de chat e aparece a perguntar:

Registar no serviço de chat?

É dá o que está na foto acima


Olá @Kaity,

Confirma que o seu equipamento tem atualizado o Android OS e tem a última versão disponível da App Google Messages?

Não é possível utilizar duas aplicações de mensagens simultaneamente (Samsung Messages e Google Messages, por exemplo), certifique-se que não está a usar outra aplicação.

Obrigada


Boa tarde, tenho a App Google desativada e a Samsung messages pré-definida como preferência para mensagens


Boa tarde @Kaity,

Agradecemos a sua mensagem.

Confirme, por favor, se tem a funcionalidade RCS ativa nas definições do dispositivo.

Deverá também ativar a App Google Messages.

Obrigado 


Boa noite, possua um Samsung A51 e após a ultima atualização as mensagens chat deixaram de funcionar, diz sempre "falha ao registar" .

Ja vi por alguns comentários que o problema não é da Samsung mas sim da operadora.

Podem ajudar sff

Obrigado


Boa noite. Diz que fez uma actualização ao Samsung e a partir daí deixou de funcionar, como é que é responsabilidade da operadora? Duvido que ajude mas experimente actualizar as definições dos serviços da operadora nas definições do cartão. Depois sim pode solicitar ajuda ao apoio técnico, talvez o assunto já seja conhecido e haja uma solução.


Boa noite, tal como referi no meu comentário já houveram várias pessoas que contactaram a Samsung e a mesma diz ser problemda operadora...…  daí a minha questão!

Obrigada 

 


Olá @Liliana Santos002,

Existe a App Samsung Messages e Google Messages, qual utiliza?

Sugerimos que verifique em “Definições” e “Funcionalidades de chat” se está ativo e configurado.

O serviço RCS é gerido em exclusivo pela Google/Samsung.

Obrigada

 


Olá @Liliana Santos002,

Existe a App Samsung Messages e Google Messages, qual utiliza?

Sugerimos que verifique em “Definições” e “Funcionalidades de chat” se está ativo e configurado.

O serviço RCS é gerido em exclusivo pela Google/Samsung.

Obrigada

 

boa tarde, peço desculpa a minha ignorância, mas com é que sei se é App Samsung Messages ou Google Messages? obrigada


Olá @Liliana Santos002,

Qual é o nome que diz na app?

Obrigada


Boa tarde,

 

Verifico que este problema já vem de longa data. Eu possuo um note 10+, já tive as sms via chat ativas. De um momento para o outro deixei de as ter. Tentei diversas vezes iniciar o serviço, colocando o número de telemóvel, o erro que reporta é sempre o mesmo “falha no  Registo”. Tentei instalar a app mensagens da google, qual o meu espanto ao querer iniciar o registo de funcionalidades chat é me dada a indicação que o meu operador (NOS) não permite este tipo de serviço. Gostaria de saber em que ponto está da parte da minha operadora(NOS), visto que tenho tido diversos contatos que me enviaram sms aos quais não respondi por nem sequer os receber.

 

Obrigado


Comentário