Skip to main content
Header
DestaqueTutorial

Conheça o WiFi-Calling na NOS


Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
24% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

103 Comentários

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 3327 comentários
  • 19 de maio de 2024
joaosantos1992 escreveu:

Se usar o WiFi-Calling para ligar para um país fora da União Europeia, terei custos de roaming? E se usar o WiFi-Calling para ligar para Portugal estando fora da União Europeia?

Como e que tenciona usar a funcionalidade sem executar primeiro a chamada, arrisca-se a ter custos 


Jorge C
Super User
  • Super User
  • 7464 comentários
  • 19 de maio de 2024
joaosantos1992 escreveu:

Se usar o WiFi-Calling para ligar para um país fora da União Europeia, terei custos de roaming? E se usar o WiFi-Calling para ligar para Portugal estando fora da União Europeia?

 

Boa tarde @joaosantos1992,

Conforme pode verificar no ponto 3 deste tópico “Não terá qualquer custo adicional” 😊

Obrigado


  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 19 de maio de 2024
Olaf escreveu:
joaosantos1992 escreveu:

Se usar o WiFi-Calling para ligar para um país fora da União Europeia, terei custos de roaming? E se usar o WiFi-Calling para ligar para Portugal estando fora da União Europeia?

Como e que tenciona usar a funcionalidade sem executar primeiro a chamada, arrisca-se a ter custos 

 

Não compreendi esta resposta. Eu tenho o WiFi-Calling ativado. O que é do meu entender é que, para usar o WiFi-Calling preciso de ter o telemóvel em modo de voo (mas com o WiFi ligado, o que dá para fazer), pois caso contrário o telemóvel iria usar a rede para fazer a chamada e aí sim teria custos de roaming.


Jorge C
Super User
  • Super User
  • 7464 comentários
  • 19 de maio de 2024
joaosantos1992 escreveu:
Olaf escreveu:
joaosantos1992 escreveu:

Se usar o WiFi-Calling para ligar para um país fora da União Europeia, terei custos de roaming? E se usar o WiFi-Calling para ligar para Portugal estando fora da União Europeia?

 

Como e que tenciona usar a funcionalidade sem executar primeiro a chamada, arrisca-se a ter custos 

 

Não compreendi esta resposta. Eu tenho o WiFi-Calling ativado. O que é do meu entender é que, para usar o WiFi-Calling preciso de ter o telemóvel em modo de voo (mas com o WiFi ligado, o que dá para fazer), pois caso contrário o telemóvel iria usar a rede para fazer a chamada e aí sim teria custos de roaming.

 

Este site sugere o que descreveu.

Wi-Fi Calling - Transformação Digital | NOS

“O Wi-Fi Calling funciona de forma muito semelhante às chamadas tradicionais, os utilizadores inserem o número que querem contactar e a chamada é realizada. No entanto, enquanto que as chamadas tradicionais são redirecionadas para os serviços de telecomunicações, os contactos por Wi-Fi Calling seguem diretamente pela internet sem fios.”

Obrigado


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 28218 comentários
  • 19 de maio de 2024

Boa tarde a todos, 
A título esclarecedor, a funcionalidade é gratuita. 

No entanto, a conexão ao Wi-Fi calling ocorre após a identificação da baixa qualidade no sinal da rede NOS ou tentativa de conexão falhada.

Obrigado, 


Jorge C
Super User
  • Super User
  • 7464 comentários
  • 19 de maio de 2024

Boa tarde @Mário P.,

Não leve a mal mas talvez possa esclarecer esta afirmação contraditória.

No artigo que referi, informam “O Wi-Fi Calling permite que os utilizadores do serviço estejam sempre contactáveis, desde que tenham acesso a uma ligação Wi-Fi, isto é importante para trabalhadores que viajam para locais remotos, com fraca cobertura ou com incompatibilidades de rede.“

Wi-Fi Calling - Transformação Digital | NOS

Obrigado


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 28218 comentários
  • 19 de maio de 2024

Não compreendemos a sua dúvida, @Jorge C

Detalhe-nos a sua questão para que possamos então esclarecer. No entanto, o texto que copia é auto explicativo, refere que aqueles que estejam numa chamada e seja detectada pouca cobertura de rede móvel, caso esteja ligado ao Wi-Fi, é feita a alteração. 

Obrigado, 


Jorge C
Super User
  • Super User
  • 7464 comentários
  • 19 de maio de 2024
Mário P. escreveu:

Não compreendemos a sua dúvida, @Jorge C

Detalhe-nos a sua questão para que possamos então esclarecer. No entanto, o texto que copia é auto explicativo, refere que aqueles que estejam numa chamada e seja detectada pouca cobertura de rede móvel, caso esteja ligado ao Wi-Fi, é feita a alteração. 

Obrigado, 

 

Concordo que é auto explicativo mas a minha interpretação é outra.

Obviamente que se o telefone deixa de se ligar à rede do operador e as chamadas são efetuadas através do Wi-Fi Calling, com certeza que a ideia é disponibilizar as chamadas em todos os locais.

Portanto não é a rede do operador que determina o uso do Wi-Fi Calling exceto se estiverem a colocar restrições ao uso do serviço que não estão mencionadas no site.

Wi-Fi Calling - Transformação Digital | NOS

Espero ter esclarecido a minha dúvida.

Obrigado


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 28218 comentários
  • 19 de maio de 2024

A chamada tem sempre de ser realizada, primeiramente, com a rede NOS para que quando seja verificada a pouca cobertura seja dada a possibilidade de alterar para o Wi-Fi Calling, @Jorge C
Até porque como referimos nos nossos artigos, o serviço não funciona com o modo voo, ou seja, ausência de rede móvel NOS, uma vez que entende a necessidade de verificação de cobertura.

Obrigado, 


Jorge C
Super User
  • Super User
  • 7464 comentários
  • 19 de maio de 2024
Mário P. escreveu:

A chamada tem sempre de ser realizada, primeiramente, com a rede NOS para que quando seja verificada a pouca cobertura seja dada a possibilidade de alterar para o Wi-Fi Calling, @Jorge C
Até porque como referimos nos nossos artigos, o serviço não funciona com o modo voo, ou seja, ausência de rede móvel NOS, uma vez que entende a necessidade de verificação de cobertura.

Obrigado, 

 

Agradeço pelo esclarecimento e considero essa situação uma restrição do serviço.

Obrigado

PS - Um exemplo de um operador que não impõe restrições significativas no serviço de Wi-Fi Calling é a T-Mobile nos Estados Unidos. A T-Mobile permite aos seus clientes utilizar o Wi-Fi Calling como uma alternativa à rede móvel tradicional, sem a necessidade de iniciar a chamada primeiro na rede móvel.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 27824 comentários
  • 20 de maio de 2024

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e partilha @Jorge C.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado


Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • 797 comentários
  • 24 de junho de 2024

Para quando a disponibilização de SMS através de VoWiFi (Wi-Fi Calling)?
Verificamos que nas mais recentes atualizações do iOS surge informação de IMS Voz e SMS


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 27824 comentários
  • 24 de junho de 2024

Boa tarde a todos,

Atualizámos a lista de equipamentos compatíveis com tecnologia Wi-FI Calling da NOS.
Em anexo poderão encontrar a listagem mais recente de equipamentos certificados.

Acrescentamos mais modelos nas marcas de equipamentos já anteriormente indicadas e ainda a inclusão das seguintes marcas de dispositivos: HonorNotting ZTE.

💢 Atualizámos listagem de equipamentos certificados Wi-Fi Calling também no nosso artigo 💢

Obrigado


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 27824 comentários
  • 24 de junho de 2024

Boa tarde @DanielS,

Agradecemos a sua mensagem. 

De momento não temos novidades de forma a responder à sua questão.

Fique atento a todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado


  • Kilobyte
  • 5 comentários
  • 26 de novembro de 2024

Will Google Phones be ever added to the compatible device list?


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 28218 comentários
  • 26 de novembro de 2024

We continue working to expand the list of certified equipment with the functionality in question, ​@Andrei Zhinkov . We suggest you stay tuned for news

Best Regards, 


  • Kilobyte
  • 5 comentários
  • 26 de novembro de 2024
Mário P. escreveu:

We continue working to expand the list of certified equipment with the functionality in question, ​@Andrei Zhinkov . We suggest you stay tuned for news

Best Regards, 

 

I received exactly the same reply over a year ago. Please provide me with a few details on that topic. Why google devices have not been added so far and what has to happen for them to be added? 
 


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 27824 comentários
  • 26 de novembro de 2024

Hello ​@Andrei Zhinkov,

For the devices to be certified, they first need to go through extensive technical testing. 

Share with the community any questiona you might have. We’re always available to assist.

Thank you


  • Kilobyte
  • 5 comentários
  • 26 de novembro de 2024
João H. escreveu:

Hello ​@Andrei Zhinkov,

For the devices to be certified, they first need to go through extensive technical testing. 

Share with the community any questiona you might have. We’re always available to assist.

Thank you

 

Ok, that I understand, but what is the reason why google devices have not been tested yet?

 

Thank you for taking your time to respond 🙏


Vaz
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 558 comentários
  • 26 de novembro de 2024

O problema - que sei ser alheio aos moderadores - é a falta de transparencia da NOS nesta, como noutras questões.

Não basta só dizer que quando houver novidades informam - o que até acredito que seja o que podem transmitir sem qualquer dúvida - mas a NOS podia fazer melhor e apresentar razões objetivas para a não inclusão dos equipamentos que estão capacitados para esta tecnologia - que anunciam como a última bolacha do pacote mas depois esquecem de dizer que é só de muito poucos pacotes…

Haverá razões compreensiveis como falta de comunicação das marcas de pormenores dos equipamentos, o atraso destas em implementar os ficheiros indispensáveis para o funcionamento e depois (para mim o mais grave) o desleixo na atualização da listagem de telemóveis certificados completamente que esteve parada quase dois anos, durante o mesmo tempo em que a NOS publicitava em letras gordas as tecnologias…

Será que é para valer a máxima: quem tiver sorte está abrangido quem não tiver que tivesse?

 

E como já o pedi por várias vezes pelo menos atualizar a vossa própria loja online com informação sobre os que são compativeis efetivamente ou temos de concluir que serão todos?

 

Certamente que não e esse esforço até será muito menor que abranger em testes a enorme diversidade de equipamentos que são lançados no mercado apesar de saber que mesmo noutras empresas que não o conseguem fazer, equipamentos não listados conseguem magicamente funcionar e fazem magicamente surgir uma oportunidade para quem precisa da funcionalidade para suprir a incapicadade da NOS para por exemplo resolver a falta de cobertura indoor como a própria tão comercialmente publicita…

 

E neste momento agitado do mercado até pode ser uma forma de estancar algumas saidas para a concorrencia.

Sabem que comigo já perderam um e a contagem vai continuando...


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 28218 comentários
  • 27 de novembro de 2024

Bom dia a todos, 
Endereçámos a vossa questão e, de momento, o Wi-Fi Calling está já certificado para equipamentos  Google Pixel a partir do modelo 6.

Obrigado,  

 


  • Kilobyte
  • 22 comentários
  • 8 de janeiro de 2025

Alguma previsão para quando se poderão enviar e receber SMS por WiFi?


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 27824 comentários
  • 9 de janeiro de 2025

Boa tarde ​@ANDRE R,

Agradecemos a sua mensagem.

De momento não temos informações sobre este tema, nem previsão para implementação da funcionalidade.

Caso surjam novidades serão partilhadas através dos meios habituais. Fique atento a todas as novidades, aqui, no Fórum NOS.

Obrigado


  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 19 de janeiro de 2025

O OnePlus 13 suportará WiFi-calling?

 

Jorge C
Super User
  • Super User
  • 7464 comentários
  • 19 de janeiro de 2025

Boa noite ​@Anutar

Infelizmente não está na lista de equipamentos suportados. 

Equipamentos-compativeis-tecnologia-WiFi-Calling-NOS 

Obrigado.


Comentário