Skip to main content
Header
Inês B.
Moderador
March 25, 2021
DestaqueTutorial

Conheça o VoLTE na NOS

O VoLTE (Voice over LTE) é uma tecnologia que permite realizar chamadas telefónicas com alta qualidade em simultâneo com os dados móveis, não tendo qualquer restrição no que toca à velocidade da sua internet 4G. 😊

Fique a conhecer as vantagens de ter esta funcionalidade ativa: 

• Tem melhor qualidade da voz durante a chamada (HD VOICE+ e UHD VOICE);
  • Não apresenta atrasos na comunicação;
  • Realiza chamadas e utiliza dados móveis com melhor velocidade;
  • Reduz o gasto da bateria do telemóvel;

Atualmente a tecnologia VoLTE, certificada na rede NOS a partir da versão NOS 41.2, é compatível com os equipamentos iPhone 6S ou superiores e com iOS 13.4 ou superior, e com os seguintes equipamentos:

📄 Equipamento compatíveis com tecnologia VoLTE na NOS 📄

Se o seu equipamento e tarifário forem compatíveis, a funcionalidade está ativa, na rede, por defeito.

Consulte aqui como verificar e ativar o VoLTE no seu equipamento.

Esclarecemos também algumas das perguntas mais frequentes sobre a tecnologia VoLTE e Wifi-Calling aqui.

Conheça as novas tecnologias VoLTE e WiFi-Calling aqui. 😎

Se precisar da nossa ajuda, estamos disponíveis por aqui. 😊

45 Comentários

Jorge C
Super User
Super User
June 27, 2025

Bom dia ​@Arodrigues1975

A falta de internet durante chamadas pode estar relacionada com a ausência do VoLTE (Voice over LTE) ou com o IMS (IP Multimedia Subsystem) não registado no seu equipamento.

Sem estas funcionalidades, o telemóvel pode alternar para redes 2G/3G durante a chamada.

Para verificar:

• Confirme se o VoLTE está ativo no seu telemóvel em Definições > Redes móveis > VoLTE 

• Verifique o estado do IMS marcando *#*#4636#*#* para aceder às informações do telefone → Estado do IMS (deve indicar registado). 

Se o equipamento e tarifário forem compatíveis, a funcionalidade está ativa, por defeito. 

Equipamento compatíveis com tecnologia VoLTE na NOS

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.

João H.
Gestor da comunidade
June 27, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Arodrigues1975 e a ajuda do ​@Jorge C.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo onde pode encontrar mais informações sobre o mesmo tema.

Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
June 28, 2025

Obrigado ​@Jorge C pela a mensagem.

Ao tentar marcar o código algo muito rápido acontece mas não consigo ver. Estou no OPPO Reno 10 5g mas posso tentar no Samsung S23 e ver o que acontece. Instalei uma APP "Network Cell Info Lite" e consigo ver a informação da rede que: Voice NW e Data NW estão ambos com LTE, penso que significa que estão com VO LTE activo e a funcionar mas não funciona. Este mês ultrapassou os dados móveis e estão cortados. quando re iniciar vou recolher uma imagem de diagnóstico e partilho. Obrigado pela ajuda. Ainda vou acreditar no que um dos técnicos da NOS me informou (meu número tem um bug raro) 

Kilobyte
July 12, 2025

Novamente em contacto com a nos me informaram que pode ser problema do chip do cartão e para solicitar um novo. Apesar de ter solicitado uma segunda via a 3 meses atrás teria de pagar novamente o cartão a não ser que fique provado que seja o problema no chip.

Depois disto, de me colocarem no lado de cliente e depois de técnico, com mais de 30 anos fidelizado na Nós, antiga Optimus, vou dar uma oportunidade e pedir um cartão novo E consegui que fosse gratuito, só vai dizer Digi em vez de nos (com letra pequena) óptima notícia é que vou ter VoLte e conseguir abrir o Google Maps se estiver numa chamada. Para além do salto tecnológico, vou pagar 1/4 do que pagava com mais serviços e sem ficar sem dados móveis. 

Jorge C
Super User
Super User
July 12, 2025

Boa tarde ​@Arodrigues1975

Segundo a minha experiência, terá exatamente o mesmo problema.

Conforme pode verificar o Samsung S23 (2017) não tem o menu de ativação de VoLTE.

No Oppo Reno 10 (2023) basta ativar o 4G Calling.

Obrigado.