Skip to main content
Header
Destaque

Conheça o Smart Number da NOS

• December 7, 2020
  • 64 comentários
  • 12172 visualizações

Mostre a primeira mensagem

64 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • October 1, 2025

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum, juntamente com o o número de contribuinte e o número de telemóvel ​@TNunes3307.

Obrigado, 

• Kilobyte
  • October 3, 2025

Boa tarde, já enviei os dados por PM, receberam?

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • October 4, 2025

@TNunes3307, boa tarde. 
Recebemos e endereçámos a sua questão à equipa que pode ajudar. 
Obrigado, 

Boa noite, 

estou a tentar conectar o meu Apple Watch com o meu tarifário wtf mas deu me um erro que não tinha smart number, como resolvo isto? 

obrigado

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • February 3, 2026

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • February 4, 2026

Bom dia ​@399Catarina Pereira, bem-vinda ao Fórum NOS. 😊

Movemos o seu comentário para o artigo onde pode encontrar mais informação sobre este tema. Deste modo, garantimos a boa organização da informação.

Para ativar o serviço Smart Number é necessário ter um smartwatch compatível com o serviço e um tarifário elegível.

Diga-nos, por favor, se o tarifário WTF que tem ativo no seu número é por carregamentos ou fatura.

Obrigada

Adquiri recentemente um Apple Watch Ultra 3 na NOS e tenho o serviço Smart Number ativo no meu tarifário 5G+ ilimitado.

O equipamento suporta 5G e é comercializado com essa característica. No entanto, em vários pontos da cidade do Porto onde o meu iPhone 16 Pro apresenta cobertura 5G+, o Apple Watch liga-se apenas em 4G.

Contactei o apoio ao cliente e foi-me indicado que, segundo informação interna, o Smart Number ainda não disponibiliza acesso a 5G. Se assim for, estamos perante uma limitação do serviço e não do equipamento.

Esta situação merece um esclarecimento claro. Se o serviço não permite 5G, essa informação deveria estar explicitamente comunicada no momento da subscrição do tarifário com  Smart Number.

Podem confirmar oficialmente:

• Se o Smart Number da NOS já suporta 5G no Apple Watch Ultra 3

• Caso não suporte, qual o prazo previsto para disponibilização

• Se esta limitação está identificada como temporária

Fico a aguardar esclarecimento.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 3, 2026

Boa tarde ​@mariodomcruz,

Agradecemos a sua mensagem.

O serviço Smart Number recai sobre tecnologia VoLTE para comunicação, estabelecendo um acesso através de rede 4G. Dessa forma, este ainda não permite tráfego em rede 5G, mesmo que o relógio em questão seja compatível com 5G.

De momento não existem novidades sobre implementação de uso de rede 5G neste serviço.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde,

obrigado pelo esclarecimento.

A resposta apresentada confirma que o Smart Number da NOS está tecnicamente limitado a 4G, apesar de a própria NOS comercializar e divulgar o Apple Watch Ultra 3 como equipamento compatível com a sua rede, sendo este um dispositivo com suporte para 5G.

Esta situação não é aceitável.

Não é razoável que a operadora promova um equipamento com capacidade 5G e, simultaneamente, disponibilize um serviço associado que impede a utilização dessa tecnologia, sem que essa limitação esteja claramente identificada na informação comercial.

Existe aqui uma incoerência objetiva entre o que é divulgado e o que é efetivamente disponibilizado ao cliente.

Assim, considero que a NOS deve disponibilizar o Smart Number com suporte a 5G para equipamentos compatíveis, incluindo o Apple Watch Ultra 3.

A manutenção desta situação coloca em causa a clareza da informação prestada aos consumidores, assim como a oferta de serviço em conformidade com o contratualizado.

Aguardo uma posição definitiva sobre esta matéria.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 3, 2026

Boa tarde,

Agradecemos o seu feedback e a forma clara como expôs a sua posição.

Compreendemos a sua expectativa relativamente à utilização de 5G em equipamentos compatíveis, e percebemos a importância do tema para si.

Importa esclarecer que o serviço Smart Number funciona atualmente através de tecnologia VoLTE, com acesso assegurado via rede 4G.

A compatibilidade de um equipamento com 5G refere-se à sua capacidade técnica de ligação a essa rede. No entanto, a disponibilização de 5G num serviço específico depende também da arquitetura e desenvolvimento da própria solução, que pode operar sobre uma tecnologia distinta da utilizada no tarifário principal do smartphone.

Neste momento, o serviço Smart Number encontra-se operacional em 4G e não dispomos ainda de previsão para evolução para 5G. Caso venham a existir desenvolvimentos nesse sentido, serão comunicados através dos canais habituais.

Agradecemos novamente o seu contributo, que é importante para a melhoria contínua dos nossos serviços. 

Obrigado.

Boa tarde,

Agradeço novamente o esclarecimento prestado.

Ainda assim, mantenho a minha posição: a limitação estrutural do Smart Number a 4G deveria estar expressamente identificada na comunicação pública do serviço e na informação associada aos equipamentos compatíveis. Essa distinção técnica entre capacidade do equipamento e arquitetura do serviço não é evidente para o consumidor comum, sendo natural que se presuma a utilização plena da tecnologia disponível.

Tendo em conta que não existe previsão de evolução para 5G e que esta limitação não está claramente comunicada, irei apresentar uma exposição no Portal da Queixa, de forma a tornar a situação pública e permitir um debate mais alargado sobre a coerência entre a comunicação comercial e o serviço efetivamente prestado.

Obrigado.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • March 3, 2026

Boa tarde,

Ainda assim, mantenho a minha posição: a limitação estrutural do Smart Number a 4G deveria estar expressamente identificada na comunicação pública do serviço e na informação associada aos equipamentos compatíveis. Essa distinção técnica entre capacidade do equipamento e arquitetura do serviço não é evidente para o consumidor comum, sendo natural que se presuma a utilização plena da tecnologia disponível.

Tendo em conta que não existe previsão de evolução para 5G e que esta limitação não está claramente comunicada, irei apresentar uma exposição no Portal da Queixa, de forma a tornar a situação pública e permitir um debate mais alargado sobre a coerência entre a comunicação comercial e o serviço efetivamente prestado.

Obrigado.

Não entendo a reclamação.

Onde é que a empresa promove o equipamento para usar com a tecnologia? 

Eles vendem o relógio e claro que ai promovem as caracteristicas dele, porque o equipamento não está bloqueado à nos, funciona noutros operadores e países…. 

o serviço apenas é vendido como um serviço pago para usar o seu tarifário já contratado entre  um smartphone ao smartwatch, mas nunca refere que redes é que estão disponíveis, não é como se estivessem a enganar ninguém. (pra além de que 5g ainda não funciona em grande parte do país, principalemente no interior e também qualquer utilziação que vá fazer num smartwatch nem 4G precisa, 3G chegava, mas já foi descontinuado)

Gostava de perceber melhor de onde é que vem essa premissa.

um bem haja 

Boa tarde,

Obrigado.

Não entendo a reclamação.

Onde é que a empresa promove o equipamento para usar com a tecnologia? 

Eles vendem o relógio e claro que ai promovem as caracteristicas dele, porque o equipamento não está bloqueado à nos, funciona noutros operadores e países…. 

o serviço apenas é vendido como um serviço pago para usar o seu tarifário já contratado entre  um smartphone ao smartwatch, mas nunca refere que redes é que estão disponíveis, não é como se estivessem a enganar ninguém. (pra além de que 5g ainda não funciona em grande parte do país, principalemente no interior e também qualquer utilziação que vá fazer num smartwatch nem 4G precisa, 3G chegava, mas já foi descontinuado)

Gostava de perceber melhor de onde é que vem essa premissa.

um bem haja 

Boa tarde, Bruno,

Percebo o seu ponto, mas a minha questão não é sobre o relógio estar bloqueado à NOS nem sobre as características técnicas do equipamento em si.

O ponto é este:

• Tenho um tarifário 5G+ ativo

• Vivo e utilizo o serviço no centro do Porto, com cobertura 5G constante

• O meu iPhone está permanentemente ligado em 5G+

• O Apple Watch Ultra 3 é um equipamento com suporte 5G

• E, ainda assim, quando funciona de forma autónoma, liga-se sempre apenas a 4G

Portanto, não estamos a falar de falta de cobertura, nem de limitações geográficas, nem de 5G “teórico”. Tenho 5G real e estável na minha zona.

A questão é de coerência do serviço.

Quando a NOS vende um serviço chamado Smart Number que permite utilizar o mesmo tarifário 5G+ num smartwatch compatível, é legítimo assumir que esse serviço acompanhará a tecnologia do tarifário principal, salvo indicação em contrário.

O problema é que essa limitação estrutural a 4G não está claramente identificada na informação pública do serviço. Só soube disso depois de contactar o apoio ao cliente.

Quanto ao argumento de que “num smartwatch 4G é suficiente”, isso é outra discussão. Pode ser suficiente para muitas utilizações, mas não é esse o ponto. Se contrato um serviço 5G+ e tenho cobertura 5G+ permanente na minha zona, não faz sentido que um dispositivo compatível fique tecnicamente limitado por decisão de arquitetura do operador, sem que isso seja transparente à partida.

Não estou a dizer que haja bloqueio do equipamento. Estou a dizer que há uma limitação do serviço que não é evidente na comunicação.

É apenas isso.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 3, 2026

Boa tarde ​@mariodomcruz,

Agradecemos o seu testemunho e forma detalhada como expôs a situação. Agradecemos também a sua partilha ​@Bruno Aleixo.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Partilhe connosco caso surja alguma questão ou tema.

Obrigado