Skip to main content
Header
Ana M.
Moderador
January 12, 2017
Destaque

Como desbloquear o meu telemóvel

Desde de 4 de julho de 2016, todos os telemóveis e equipamentos de internet móvel vendidos pela NOS são desbloqueados ou podem ser desbloqueados gratuitamente, desde que comprados depois de 15 de novembro de 2015, a qualquer momento.😎

Para desbloquear o telemóvel precisa do IMEI (International Mobile Equipment Identity), que é o código que distingue o seu telemóvel de todos os outros. Saiba como obter o IMEI do seu equipamento em: 

Se já tem o IMEI consiga o código, desloque-se a uma loja e peça o código de debloqueio. 😊
Se o seu telemóvel for Dual Sim tenha em conta apenas o primeiro IMEI, o segundo já está desbloqueado.

❗Atenção❗Ao fim de duas tentativas, se não conseguir terminar o desbloqueio, de acordo com os passos indicados, pode ser uma anomalia, por isso não deve tentar novamente. Entregue o equipamento numa Loja com serviço de reparação e atendimento técnico.

Existem algumas regras iguais para todos os operadores, e independentemente de usar, ou não, um cartão NOS, para o desbloqueio dos equipamentos comprados antes de 15 de novembro de 2015.

Os códigos de desbloqueio podem não funcionar em alguns equipamentos, e este podem não ficar desbloqueados, como é o exemplo dos modelos Microsoft/Nokia. Esta situação é da inteira responsabilidade do fabricante. Mesmo assim, continuam a funcionar normalmente.

O desbloqueio de equipamentos está disponível para todos os clientes NOS, particulares e empresariais (exceto clientes corporate).

Qualquer questão, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

389 Comentários

Mário P.
Gestor da comunidade
November 4, 2025

@Marcelo77, boa noite. 
O modo de realizar o pedido aplicar-se-á nos mesmos termos do comentário que antecede ao seu. Aguardamos a sua mensagem privada para o perfil ​@Fórum com a seguinte informação: 

• número de contacto; 
  • número de identificação fiscal; 
  • IMEI (os 15 dígitos).

Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
diogo fmr
Megabyte
March 17, 2026

Enviei ontem mensagem privada para @forum com a informação para desbloquear equipamento mas ainda não obtive resposta, demora em media quanto tempo? obrigado.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
March 18, 2026

Bom dia ​@diogo fmr,

Todas as mensagens são respondidas pela ordem de entrada.
Recebemos a sua mensagem e vamos responder-lhe o mais breve que nos for possível.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Byte
July 28, 2026

Olá!

Estou a pensar usar mais do que uma operadora no hotspot dado que, no Verão, costumo ir para um sitio em.que a NOS tem muito pouca rede. A minha questão é: o Hotspot ZTE U10E, que comprei há cerca de um ano e meio, está bloqueado à NOS?

Obrigado desde já.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
July 29, 2026

Boa tarde ​@IvPe, bem-vindo ao Fórum NOS.

Para organização da informação, movemos o seu comentário para o artigo onde este tema já é abordado e esclarecido.

Desde de 4 de julho de 2016, todos os telemóveis e equipamentos de internet móvel vendidos pela NOS são desbloqueados.

Partilhe com a comunidade se surgir alguma outra questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Kilobyte
August 18, 2026

Boa tarde. Pretendo o código de desbloqueio do router MF910. O número de série é 864154024013690. Obrigado.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
August 18, 2026

Boa tarde ​@Afsimoes,

Para organização do Fórum NOS, movemos o seu comentário para o artigo sobre a mesma temática.

Desde de 4 de julho de 2016, todos os telemóveis e equipamentos de internet móvel vendidos pela NOS são desbloqueados ou podem ser desbloqueados gratuitamente, desde que comprados depois de 15 de novembro de 2015, a qualquer momento.

Confirme-nos, por favor, em que data adquiriu o equipamento em causa.

Obrigada

Kilobyte
August 31, 2026

Boa tarde,

Tenho um Nokia 222 Dual SIM (RM-1137) antigo, originalmente associado à NOS, e pretendo desbloqueá-lo para utilizar um cartão Vodafone.

Ao inserir o cartão Vodafone surge a mensagem “O SIM1 não é válido”.

Já tentei contactar o número indicado para desbloqueio de equipamentos, 800 930 801, mas não consigo efetuar a chamada/obter atendimento. Atualmente também não sou cliente NOS, pelo que não tenho nenhum serviço NOS associado.

Podem, por favor, ajudar-me a obter o código de desbloqueio de rede (NCK)?

Posso enviar o IMEI e restantes dados necessários por mensagem privada.

Obrigado.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
August 31, 2026

Bom dia ​@André Pintoo, bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem. Estamos aqui para ajudar.

Diga-nos, por favor, em que data foi adquirido este equipamento.
Isto, porque todos os equipamentos adquiridos à NOS após 4 de julho de 2016 já se encontram desbloqueados.

Obrigada

Kilobyte
August 31, 2026

Bom dia ​@Rafaela F.  / ​@Fórum 
Estou numa situação semelhante. Falei com o apoio que me indicou para enviar a documentação via https://i.nos.pt/as-formALT contudo  sempre que tento anexar os pdfs com o pedido recebo erro. Já enviei uma mensagem privada para ​@Fórum na esperança de que consigam ajudar com o pedido. Não tenho disponibilidade para me deslocar a uma loja NOS. O meu equipamento é certamente anterior a essa data, é um sendo s330 bloqueado à Optimus. Obrigado desde já pela ajuda.

Kilobyte
September 10, 2026

Bom dia ​@Rafaela F.  / ​@Fórum 
Estou numa situação semelhante. Falei com o apoio que me indicou para enviar a documentação via https://i.nos.pt/as-formALT contudo  sempre que tento anexar os pdfs com o pedido recebo erro. Já enviei uma mensagem privada para ​@Fórum na esperança de que consigam ajudar com o pedido. Não tenho disponibilidade para me deslocar a uma loja NOS. O meu equipamento é certamente anterior a essa data, é um sendo s330 bloqueado à Optimus. Obrigado desde já pela ajuda.

Boa tarde.

No seguimento deste tópico e da abertura de processo interno, informo que fui contactado telefonicamente pela vossa colaboradora Tânia Rocha. Foi-me transmitida a impossibilidade de fornecer o código de desbloqueio para o meu Sendo S330 (comprado em 2005), com a justificação de que o fabricante já não o disponibiliza.

Como a responsabilidade legal de efectuar o desbloqueio recai inteiramente sobre a operadora que impôs a restrição de rede (nos termos do Decreto-Lei n.º 56/2010), a cessação de actividade do fabricante não isenta a NOS de cumprir a lei. O netlock foi uma exigência da antiga Optimus, cabendo agora à NOS o ónus de o remover.

Uma vez que a operadora assume a sua incapacidade técnica para cumprir a legislação em vigor e devolver-me um equipamento funcional, não aceito que o prejuízo recaia sobre mim. Como tal, informo que a situação foi escalada através de queixa formal no Livro de Reclamações Electrónico, acompanhada da respectiva exigência de compensação.

Aguardarei a resposta oficial do vosso departamento de provedoria/contencioso através da via legal.

Cumprimentos

João H.
Gestor da comunidade
September 10, 2026

Boa tarde ​@bobo,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do seu testemunho.

Sendo que expôs a questão através do livro de reclamações, por favor, aguarde resposta à sua exposição.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.