Skip to main content
Header
Ana P.
Moderador
December 8, 2020
DestaqueTutorial

Como ativar o WiFi-Calling

• December 8, 2020
  • 95 comentários
  • 13477 visualizações

Com o objetivo de modernizar os serviços móveis e melhorar a sua experiência, lançamos no mercado as tecnologias WiFi-Calling e VoLTE. 😊

De simples utilização, sem aplicações, nem logins e com a mesma segurança que as redes móveis proporcionam, estas novas tecnologias permitem realizar chamadas telefónicas através do 4G (LTE) ou WiFi.

Para ajudá-lo da melhor forma, neste tópico explicamos passo-a-passo como pode ativar o WiFi-Calling no seu equipamento. 😊

Ficou curioso quanto às caraterísticas destas novas funcionalidades? Conheça as novas tecnologias no nosso artigo:

Como ativar o WiFi-Calling

Atualmente, certificada na rede NOS a partir da versão NOS 41.2, é compatível com os equipamentos iPhone 6S ou superiores e com iOS 13.4 ou superior, e com os seguintes equipamentos:

📄 Equipamento compatíveis com tecnologia WiFi-Calling na NOS 📄

Se o seu equipamento e tarifário forem compatíveis, a funcionalidade está ativa, na rede, por defeito.

Nos equipamentos com iOS 13.4 ou superior basta que:

1. Aceda ao ícone “Definições” do seu equipamento;
  2. Selecione “Telefone” e de seguida carregue em “Chamadas por Wi-Fi”;

1. Clique em “Ativar” para ativar as chamadas por WiFi;

💢Esta funcionalidade não se encontra disponível a todos os tarifários NOS.💢

O Wi-Fi calling está disponível através de ligações a redes de internet fixa/residencial com IP público nacional. Se a rede ao qual está ligado não tiver um IP Português, não é possível realizar comunicações por Wi-Fi.

Conheça as novas tecnologias VoLTE e WiFi-Calling aqui e saiba como ativar a funcionalidade VoLTE aqui. 😎

Esclarecemos também algumas das perguntas mais frequentes sobre a tecnologia VoLTE e Wifi-Calling aqui.

Caso tenha alguma dúvida sobre este tema, partilhe connosco. 😊

95 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Super User
May 30, 2022

Olá a todos, alguém consegue fazer chamadas wifi utilizando o apple watch ?

Também não consigo, mas farei por esclarecer a situação junto do operador. Caso já tenha solução gostaria de saber como resolveu.

Quando tentas fazer chamada pelo relógio longe do iphone, sabes se o iphone tem internet? ele precisa de ter dados móveis ou uma ligação wifi para isso funcionar.

Um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Megabyte
May 30, 2022

Olá a todos, alguém consegue fazer chamadas wifi utilizando o apple watch ?

Também não consigo, mas farei por esclarecer a situação junto do operador. Caso já tenha solução gostaria de saber como resolveu.

Quando tentas fazer chamada pelo relógio longe do iphone, sabes se o iphone tem internet? ele precisa de ter dados móveis ou uma ligação wifi para isso funcionar.

Um bem haja 

Boa noite, sim tentei de todas as formas… Já contacteI no meu caso a nos madeira, pelo que fui informado que para usufruir de chamadas por Wi-Fi no meu Apple Watch, teria de aderir ao serviço smart number. Desta forma achei que não valia a pena pagar cerca de 5€ por um serviço que estaria a usar esporadicamente só no caso de esquecer o telemóvel em casa, e no trabalho por exemplo, conseguir contactar alguém pelo relógio através de Wi-Fi. No entanto continuo a achar estranho que no meu iPad sem ser celular consiga fazer chamadas por Wi-Fi e no Apple Watch não o consiga apesar de estarem os dois associados à mesma cloud. Acho que fará mais sentido ter o serviço smart number quando temos um Apple Watch celular em que estamos sempre ligados à rede, e não como no meu caso a versão gps que apenas poderíamos usar perto de ligação Wi-Fi.Por esse motivo deveriam liberar estas chamadas sem qualquer serviço associado.

Mário P.
Gestor da comunidade
May 31, 2022

Agradecemos a sua sugestão, @MT3
Vamos endereçar a sua sugestão. Se surgirem novidades partilharemos aqui, no Fórum NOS. 
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Megabyte
September 7, 2022

Existe forma de adicionar equipamentos à lista?

Tenho um Android OnePlus 9 Pro que tem essa tecnologia mas não me aparece a opção de activá-la no cartão SIM da NOS.

João H.
Gestor da comunidade
September 7, 2022

Boa tarde @mmalmeida,

Agradecemos a sua mensagem.

O equipamento OnePlus 9 Pro não é um terminal certificado para utilização do Wi-Fi Calling na NOS. Consulte a lista completa de equipamentos certificados aqui.

Sugerimos que verifique se existem atualizações disponíveis para o seu equipamento.

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Megabyte
September 7, 2022

Boa tarde @mmalmeida,

Agradecemos a sua mensagem.

O equipamento OnePlus 9 Pro não é um terminal certificado para utilização do Wi-Fi Calling na NOS. Consulte a lista completa de equipamentos certificados aqui.

Sugerimos que verifique se existem atualizações disponíveis para o seu equipamento.

Obrigado 

E existe forma de agilizarem a certificação deste equipamento?

A casa onde estou a morar tem rede NOS muito má (e é no centro de Lisboa!) e não tendo rede em condições a alternativa é mudar de operador.

João H.
Gestor da comunidade
September 7, 2022

Boa tarde @mmalmeida,

Agradecemos o seu testemunho.

Partilhe connosco qual o código postal completo da zona onde identificou a falha de cobertura de rede móvel.

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Megabyte
September 7, 2022

Boa tarde @mmalmeida,

Partilhe connosco qual o código postal completo da zona onde identificou a falha de cobertura de rede móvel.

Obrigado 

1600-478 Lisboa

João H.
Gestor da comunidade
September 8, 2022

Boa tarde @mmalmeida,

Não identificámos qualquer anomalia na cobertura de rede móvel na zona que refere.

Indique-nos, por favor, se a situação ocorre de forma igual em espaços interiores e exteriores. 

Testou o cartão SIM noutro equipamento móvel? 

Obrigado 

Megabyte
September 8, 2022

Boa tarde @mmalmeida,

Não identificámos qualquer anomalia na cobertura de rede móvel na zona que refere.

Indique-nos, por favor, se a situação ocorre de forma igual em espaços interiores e exteriores. 

Testou o cartão SIM noutro equipamento móvel? 

Obrigado 

Acontece com múltiplas pessoas do mesmo condomínio, tanto dentro de casa como fora.

Outra zona onde, no caso a rede é mesmo inexistente: 2510-665