Skip to main content
Header
Tiago C.
Moderador
October 17, 2018
Destaque

A NOS melhorou a qualidade das chamadas de Voz Móvel

A NOS melhorou a qualidade das chamadas de Voz Móvel

Reparou que as suas chamadas de voz são feitas com mais qualidade? A NOS implementou o codec AMR-WB na sua rede 3G e assim, permite a todos os clientes de telemóvel uma melhor experiência. Com esta melhoria, garantimos:

• melhor qualidade
  • maior definição de voz
  • voz mais realista e cristalina

Para os nossos utilizadores mais curiosos, partilhamos também algumas FAQS:

• A alteração foi feita em todo o país?
    Sim, esta alteração aplica-se a toda a rede 3G da NOS.
  •  Vou notar melhorias em todas as chamadas? 
    Em todas as chamadas realizadas entre clientes móveis da NOS. A maioria dos equipamentos é compatível com esta tecnologia.
  • O que é a voz HD?
    É a qualidade de voz de alta-definição. Chamadas de voz mais cristalinas e naturais são possíveis através da utilização de um fluxo de áudio com frequências de 50Hz a 7kHz processadas 16 mil vezes por segundo, utilizando o codec AMR-WB.

Conheça também a funcionalidade VoLTE e Wi-Fi Calling em:

O que acham destas novidades?

35 Comentários

Kilobyte
November 19, 2023

Algum desenvolvimento neste tema?

Isto já é um assunto falado à muito tempo até nalguns foruns da Meo, não há nada como técnicos falarem com técnicos porque tecnicamente não existe nenhuma limitação para que os protocolos de interligação de redes não sejam os adequados, até se diz que a limitação está do lado da Nos e não da Meo.

“Da minha experiência sendo NOS!

Chamadas NOS-NOS e NOS-Vodafone consigo HD e HD+

NOS-MEO não consigo nada...”

“Hoje contactaram-me da MEO por causa do problema das chamadas HD para a NOS. Disseram-me basicamente que a NOS não tem ativado o melhor codec para a MEO (AMR-WB) e é por isso que as chamadas não têm tanta qualidade como para outros números MEO ou Vodafone. Não sei como é que isso se resolve, porque a NOS utiliza esse codec para números NOS e Vodafone. Não sei de quem será a culpa de entre NOS e MEO não ser utilizado...”

Obrigado

Jorge C
Super User
Super User
November 19, 2023

Algum desenvolvimento neste tema?

Isto já é um assunto falado à muito tempo até nalguns foruns da Meo, não há nada como técnicos falarem com técnicos porque tecnicamente não existe nenhuma limitação para que os protocolos de interligação de redes não sejam os adequados, até se diz que a limitação está do lado da Nos e não da Meo.

“Da minha experiência sendo NOS!

Chamadas NOS-NOS e NOS-Vodafone consigo HD e HD+

NOS-MEO não consigo nada...”

“Hoje contactaram-me da MEO por causa do problema das chamadas HD para a NOS. Disseram-me basicamente que a NOS não tem ativado o melhor codec para a MEO (AMR-WB) e é por isso que as chamadas não têm tanta qualidade como para outros números MEO ou Vodafone. Não sei como é que isso se resolve, porque a NOS utiliza esse codec para números NOS e Vodafone. Não sei de quem será a culpa de entre NOS e MEO não ser utilizado...”

Obrigado

Boa tarde @Rui Tavira,

A NOS implementou o codec AMR-WB na sua rede 3G e assim, permite a todos os clientes de telemóvel uma melhor experiência, cerca de 5 anos atrás, pode confirmar aqui.

Em relação ao VoLTE, foi cerca de 2 anos atrás, pode confirmar aqui.

Obrigado

Kilobyte
November 19, 2023

Ola Jorge, todos os operadores utilizam faz bastantes anos tendo sido a Nos a ultima a disponibilizar,  a questao nao é da rede para a propria rede e para vodafone, é na interligacao com rede meo e a rede fixa. Agora qual dos operadores está a limitar nao faco a minima ideia.

Mário P.
Gestor da comunidade
November 19, 2023

Boa noite @Rui Tavira

Não temos conhecimento de que existam limitações implementadas pela NOS, pelo que endereçámos a sua questão internamente para verificar a situação. 
Assim que tenhamos resposta partilharemos. 
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
November 19, 2023

Obrigado Mario P.

Kilobyte
May 14, 2024

Boa noite, algum desenvolvimento deste tema?

Obrigado

Jorge C
Super User
Super User
May 14, 2024

Boa noite, algum desenvolvimento deste tema?

Obrigado

Boa noite @Rui Tavira,

No cenário desenvolvido, acho que a NOS e Vodafone usam AMR-WB e a MEO usava AMR-NB.

Se um dos operadores ou dispositivos não suportar o codec utilizado pelo outro, pode ocorrer um fallback para um codec comum suportado por ambos.

O VoLTE oferece uma qualidade de chamada superior em comparação com essas tecnologias.

O Wi-Fi Calling pode oferecer uma qualidade de chamada comparável ao VoLTE

Obrigado

Kilobyte
May 14, 2024

Tenho 2 cartoes um da Meo e um da Nos.

Relativamente à explicacao tenho de discordar.

Deixo aqui um screenshor do meu telefone a usar AMR-WB na Meo.

A questao está na interligacao.

Se pretender escalar a informacao ao departamento tecnico agradeço, pretender apenas ficar pela explicação parcialmente incorreta tudo bem na mesma.

Obrigado

Jorge C
Super User
Super User
May 14, 2024

Tenho 2 cartoes um da Meo e um da Nos.

Relativamente à explicacao tenho de discordar.

Deixo aqui um screenshor do meu telefone a usar AMR-WB na Meo.

A questao está na interligacao.

Se pretender escalar a informacao ao departamento tecnico agradeço, pretender apenas ficar pela explicação parcialmente incorreta tudo bem na mesma.

Obrigado

Entendo a sua preocupação e agradeço a confiança em compartilhar sua questão.

No entanto, é importante esclarecer que, como utilizador do Fórum NOS, não possuo qualquer vínculo pessoal ou profissional com a empresa.

Sendo assim, sugiro que aguarde a intervenção dos gestores da comunidade, os quais são responsáveis por fornecer a informação oficial.

Obrigado

Kilobyte
May 15, 2024

Ola bom dia, nao reparei que nao tinha vinculo mas de qq forma obrigado, esperemos que alguem veja e dê seguimento para despiste.