Skip to main content
Header
Tiago C.
Moderador
October 17, 2018
Destaque

A NOS melhorou a qualidade das chamadas de Voz Móvel

A NOS melhorou a qualidade das chamadas de Voz Móvel

Reparou que as suas chamadas de voz são feitas com mais qualidade? A NOS implementou o codec AMR-WB na sua rede 3G e assim, permite a todos os clientes de telemóvel uma melhor experiência. Com esta melhoria, garantimos:

• melhor qualidade
  • maior definição de voz
  • voz mais realista e cristalina

Para os nossos utilizadores mais curiosos, partilhamos também algumas FAQS:

• A alteração foi feita em todo o país?
    Sim, esta alteração aplica-se a toda a rede 3G da NOS.
  •  Vou notar melhorias em todas as chamadas? 
    Em todas as chamadas realizadas entre clientes móveis da NOS. A maioria dos equipamentos é compatível com esta tecnologia.
  • O que é a voz HD?
    É a qualidade de voz de alta-definição. Chamadas de voz mais cristalinas e naturais são possíveis através da utilização de um fluxo de áudio com frequências de 50Hz a 7kHz processadas 16 mil vezes por segundo, utilizando o codec AMR-WB.

Conheça também a funcionalidade VoLTE e Wi-Fi Calling em:

O que acham destas novidades?

35 Comentários

Paulo Quinha
Kilobyte
June 11, 2019
Boa tarde, Falo dentro de casa para evitar os ruidos da rua como carros, pessoas e outros ruidos. E dentro de casa as pessoas não me ouvem e já mudei de telemóvel e só me ouvem se encostar o telemóvel junto ao vidro da janela do primeiro andar com telhado. Tenho rede 2G, 3G e 4G cheia e sem estar a internet ligada.
Se não tivesse a pagar internet mais barata, tinha mudado de operador
Mário P.
Gestor da comunidade
June 13, 2019
Olá @Paulo Quinha ,

Perante esta dificuldade, é preciso uma avaliação personalizada. Pedimos que nos contacte, por favor, pois é a melhor maneira de resolver esta situação. Ela terá que ser diagnosticada por uma equipa técnica especializada que vai detectar e resolver a origem da dificuldade.

Saiba como entrar em contacto connosco aqui.
Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
marcolopes
Super User
Super User
August 22, 2020

Sobre o tema para a QUALIDADE das chamadas / som na rede NOS… eu tenho tido EXTREMA dificuldade em OUVIR quando falo ao telemóvel. Pensei que fosse o meu telefone… mas na verdade, quando faço chamadas por Messenger ou Whatsapp, a VOZ é CLARA, cristalina, e perfeitamente audível!!!!

Na rede NOS, tenho-me debatido há LONGOS meses com uma qualidade ABAIXO do medíocre… estou sempre a aumentar o volume porque penso que baixei o volume inadvertidamente… mas sempre com o volume no máximo, luto por vezes para perceber as pessoas.

Parece-me que a qualidade da rede caiu a PIQUE, principalmente este ano.

NOTA: tenho o tarifário WTF EXCLUSIVO… pode ser por isso… discriminação??? Como é possível que uma melhoria na REDE tenha provocado, na minha experiência, uma PIOR qualidade no serviço?

Megabyte
November 15, 2020

Sobre o tema para a QUALIDADE das chamadas / som na rede NOS… eu tenho tido EXTREMA dificuldade em OUVIR quando falo ao telemóvel. Pensei que fosse o meu telefone… mas na verdade, quando faço chamadas por Messenger ou Whatsapp, a VOZ é CLARA, cristalina, e perfeitamente audível!!!!

Na rede NOS, tenho-me debatido há LONGOS meses com uma qualidade ABAIXO do medíocre… estou sempre a aumentar o volume porque penso que baixei o volume inadvertidamente… mas sempre com o volume no máximo, luto por vezes para perceber as pessoas.

Parece-me que a qualidade da rede caiu a PIQUE, principalmente este ano.

NOTA: tenho o tarifário WTF EXCLUSIVO… pode ser por isso… discriminação??? Como é possível que uma melhoria na REDE tenha provocado, na minha experiência, uma PIOR qualidade no serviço?

Boa dia a todos ,tenho rede nos , estou com a qualidade de som nas chamada muito fraca ,nao e do equipamento e um Samsung galaxy A70 ,o sinal  de rede 2 barras, cartão nos com suporte 5G , e vergonhosa a qualidade Nos ,assim que poder volto para a Vodafone sempre com qualidade, sem falhas de rede ,cumprimentos. 

Mário P.
Gestor da comunidade
November 15, 2020

Olá @Paulorcpereira

Lamentamos o que nos conta. 

Para podermos ajudar e melhor compreender o que se passa, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número e o código-postal da zona em que se encontra, por favor. 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
February 17, 2023

Bom Dia

Possuo um cartão vodafone red e um Woo ambos a usar VoLTE, quando ligo para um certo numero Nowo, que usa a rede meo, do vodafone, consigo chamadas em HD, usando o protocolo AMR-WB, e um som de excelência, usando o cartão WOO, que usa rede NOS, conectado em VoLTE, ligando para o mesmo numero, o protocolo usado é AMR-NB, logo menos qualidade de som.

A zona é AMADORA, moinhos da funcheira.

Visto estar a usar VoLTE, das 2 uma, ou a NOS nao tem protocolo para chamadas HD com a rede MEO,  ou caso tenha, o protocolo ativado deveria ser o AMR-WB e não o NB.

Mais alguém que tenha notado a ausencia do HD para chamadas da rede MEO, ou terá a ver com zonas?

Mário P.
Gestor da comunidade
February 17, 2023

Bom dia @Rui Tavira
Agradecemos a partilha connosco sobre a situação que tem verificado. 
Pedimos que, por favor, nos diga essa dificuldade, na mesma zona, só acontece para o número que refere (Nowo)?  

Adicionalmente para verificarmos que se há dificuldades de cobertura na zona que refere, pedimos que nos confirme o código postal da zona. 
Obrigado

Kilobyte
February 17, 2023

Olá Mário P

O código postal é 1449-015

Tenho este cartão à pouco tempo mas chamadas para Vodafone e Nos, tem HD no visor, excepto para numeros MEO, não se restringe a NOWO.

Penso ser mais protocolo de interligação com o operador MEO que ser uma restrição de célula.

Obrigado

Kilobyte
October 15, 2023

Apos alguns testes mais cheguei à conclusao de:

Efetivamente o protocolo usado para chamadas entre Nos e vodafone, nos com nos o protocolo usado é o AMR-WB. Tudo o que seja chamadas para rede fixa, e Meo usam o AMR-NB.

Usando VoLTE, nos dias que correm acho que já nao tem de haver estas diferenças de interligaçao com os outros operadores na questão de som HD visto todos usarem o mesmo protocolo. Poderia ser uma situacao a rever entre todos.…

Tenho 2 cartoes e com meo sucede o mesmo....WB entre rede meo e rede fixa, para os outros sai em NB, o que prova nao ser das celulas mas sim da interligacao entre os mesmos.

Obrigado

João H.
Gestor da comunidade
October 16, 2023

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem e partilha @Rui Tavira.

O seu testemunho é importante para nós para que possamos continuar a melhorar.
Iremos endereçar este tema internamente para que seja alvo da melhor apreciação.

Partilhe connosco caso surja algum outro tema. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.