Falei com a equipa de suporte do jogo e eles disseram-me que o problema está provavelmente no ponto de troca de tráfego (PTT).
O problema de conexão é da parte da NOS, não dos servidores do jogo.
O que devo fazer?
O mesmo problema por aqui, começou na última Terça/Quarta feira.
E o mais impressionante é não existir ninguém no suporte capaz de analisar (ou perceber) o problema. Sempre as mesmas sugestões rídiculas, e a preocupação é apenas com valores de download e upload. Na última chamada perdi mais de 1h a saltar de departamento para departamento até acabar na parceira deles pcmedic. Mas ainda assim nínguem conseguiu chegar à conclusão de que o problema está relacionado com a rota de pactoes até ao datacenter onde estão os servers da RIOT. https://www.peeringdb.com/net/5918
Não percebo muito do assunto mas no jogo eles usam um sistema de peering e ao que parece os acessos que passam no IP “162.249.72.1:” estão com valores altissimos. Este IP deve ser uma espécie de túnel até aos servidores físicos.
Agora dúvido muito que a NOS resolva esta situação, ou pelo menos tente perceber o problema. Acho mais provável ser a RIOT a encontrar alternativa. Até porque alguns do outros servidores passam por IPs na Amazon/AWS e esses são os que estão aceitaveis.
E sem dúvida que é algo que está a afectar outros programas e/ou acesso a sites em determinadas localizações. Pois tenho vindo a reparar que em chamadas pelo Microsoft Teams ou Slack a coneção falha bastante.
Mas de uma forma geral todos sabemos que a infrastrutura da NOS deixa um pouco a desejar, seja para servidores nacionais ou na europa os pings são sempre 10 a 15ms mais altos que a concorrência. Secalhar tava na hora de começarem a olhar para as ofertas do mercado e melhorar. Não sei se isto também acontece com os clientes de fibra ftth ou apenas com a treta do cabo coexial.
O apoio técnico nunca vai verificar situações destas. Penso que não haja nada a fazer a não ser aguardar.
Seria bom ter pelo menos uma resposta de alguem da NOS acerca deste problema mas ja estou a ver que por este andar vai estar complicado
O mesmo problema por aqui, começou na última Terça/Quarta feira.
E o mais impressionante é não existir ninguém no suporte capaz de analisar (ou perceber) o problema. Sempre as mesmas sugestões rídiculas, e a preocupação é apenas com valores de download e upload. Na última chamada perdi mais de 1h a saltar de departamento para departamento até acabar na parceira deles pcmedic. Mas ainda assim nínguem conseguiu chegar à conclusão de que o problema está relacionado com a rota de pactoes até ao datacenter onde estão os servers da RIOT. https://www.peeringdb.com/net/5918
Não percebo muito do assunto mas no jogo eles usam um sistema de peering e ao que parece os acessos que passam no IP “162.249.72.1:” estão com valores altissimos. Este IP deve ser uma espécie de túnel até aos servidores físicos.
Agora dúvido muito que a NOS resolva esta situação, ou pelo menos tente perceber o problema. Acho mais provável ser a RIOT a encontrar alternativa. Até porque alguns do outros servidores passam por IPs na Amazon/AWS e esses são os que estão aceitaveis.
E sem dúvida que é algo que está a afectar outros programas e/ou acesso a sites em determinadas localizações. Pois tenho vindo a reparar que em chamadas pelo Microsoft Teams ou Slack a coneção falha bastante.
Mas de uma forma geral todos sabemos que a infrastrutura da NOS deixa um pouco a desejar, seja para servidores nacionais ou na europa os pings são sempre 10 a 15ms mais altos que a concorrência. Secalhar tava na hora de começarem a olhar para as ofertas do mercado e melhorar. Não sei se isto também acontece com os clientes de fibra ftth ou apenas com a treta do cabo coexial.
O apoio técnico nunca vai verificar situações destas. Penso que não haja nada a fazer a não ser aguardar.
RIOT usa os serviços da cloudflare é normal.
O problema tem haver com o que chama-se “routing issues”, já aconteceu anteriormente.
https://twitter.com/RiotZiegler/status/1262849284010938368?s=20
Abres um ticket no suporte do valorant, explicas o caso (com informações do teu provedor e IP).
Passa-se o mesmo aqui deste lado também. Sempre com ping de 100 para cima nos servidores de Madrid mas com ping estável nos servidores de Paris, Frankfurt 1 e Londres...isto só começou desde a semana passada.
Tenho andado a investigar e em contacto e parece-me que o melhor mesmo é abrir ticket para o Valorant e esperar que eles entrem em contacto com a NOS para se ver este problema resolvido.
Bem-vindo ao Fórum NOS
Indique-nos, por favor, nota alguma dificuldade com o serviço de internet sem ser a jogar?
Obrigado
Passa-se o mesmo aqui deste lado também. Sempre com ping de 100 para cima nos servidores de Madrid mas com ping estável nos servidores de Paris, Frankfurt 1 e Londres...isto só começou desde a semana passada.
Tenho andado a investigar e em contacto e parece-me que o melhor mesmo é abrir ticket para o Valorant e esperar que eles entrem em contacto com a NOS para se ver este problema resolvido.
Boas, eu acho que o problema tem haver com RIOT Direct é um sistema de peering (como Guimas disse e muito bem), para quem não sabe esta aqui o video.
Mas por alguma razão a NOS pode não ser o ISP PARTNERED na EUW e por isso estamos a ser prejudicados, pelo menos não esta aqui na lista
Mais um com o mesmo problema.
Boa noite,
Após contacto com a Riot Games e tentativas de resolução chegaram à conclusão que o problema é da parte do ISP, como já tinha sido reportado por outros utilizadores.
Espero que tenha melhorado ao fim de 4 anos. Ping de 24 a 26? Livra!
Espero que tenha melhorado ao fim de 4 anos. Ping de 24 a 26? Livra!
Gostaria de me dar ao luxo de ter o ping de 24 a 26.
O meu ping situa-se dos 70 ou 1700 (tendo já atingido a casa dos 400.000) independentemente da hora do dia, ele só sobe e desce quando lhe apetece.
Durante o ano de 2021, foi-nos feita a atualização do router de internet para um GiGA Router (Router Wi-Fi 5.0), e se, por um lado, ficamos com sinal de internet mais forte em mais divisões da casa, por outro, e principalmente nos últimos dois meses, a latência da internet tem estado significativamente alta, o que tem levado a várias quebras do serviço (com contacto para a assistência), além de graves dificuldades na realização de videochamadas através do Zoom. Mesmo com a ligação através de cabo de rede, a latência tem estado significativamente alta (o último registo que tenho é de 1.9s). Entre constantes reboots ao router e contactos com a assistência, e mesmo seguindo as várias orientações que já encontrei aqui no fórum, a situação mantém-se sem justificação aparente. Estas constantes oscilações de serviço têm impactado o desempenho da minha atividade profissional em regime de teletrabalho, e a única solução que começo a ver é a alteração de fornecedor…
Tendo em conta que a utilização de internet que temos é bastante standard, há alguma sugestão que me possam dar para tentar mitigar estas dificuldades?
Usa vpn? é o router 5.0 v2?
Usa vpn? é o router 5.0 v2?
Apenas utilizo VPN quando tenho de aceder ao sistema da empresa quando estou em teletrabalho, mas, pelas validações que já fiz, não é a VPN que está a gerar a sobrecarga. E sim, é esse o router
Boa tarde
Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil
Obrigado
Bom dia
Tenho Internet 1gb e o pc ligado por cabo de alta velocidade ao rooter.
o meu ping varia entre 130 e 180 em ligações a servidores na alemanha, devia ser maximo 60.
Ligo para o apoio técnico e nada… como sempre.
alguma ideia?
O apoio técnico não verifica questões de ping. Apenas velocidade.
É só ping para a alemanha? Então nada a fazer. só aguardar.
Alemanha e frança, é onde são os servidores
tem de ser problema do fornecedor (NOS).
tenho amigos tb NOS mas noutras zonas que no mesmo jogo o ping é 40
Boa tarde
Agradecemos a sua mensagem.
Sugerimos que efetue o teste através da Plataforma de Testes NOS, com o computador iniciado em modo de segurança. Desta forma será possível garantir que não existem outros serviços no seu dispositivo que influenciem o resultado do teste.
Obrigado
Alemanha e frança, é onde são os servidores
tem de ser problema do fornecedor (NOS).
tenho amigos tb NOS mas noutras zonas que no mesmo jogo o ping é 40
A NOS não presta apoio. Reencaminham para a pcmedic que é empresa de microinformatica. Tem é custo de chamada 0,45cents/m (16991)
Boa tarde
Agradecemos a sua mensagem.
Sugerimos que efetue o teste através da Plataforma de Testes NOS, com o computador iniciado em modo de segurança. Desta forma será possível garantir que não existem outros serviços no seu dispositivo que influenciem o resultado do teste.
Obrigado
Como deve ter lido, é nos jogos. O que me solicita é descabido
Alemanha e frança, é onde são os servidores
tem de ser problema do fornecedor (NOS).
tenho amigos tb NOS mas noutras zonas que no mesmo jogo o ping é 40
A NOS não presta apoio. Reencaminham para a pcmedic que é empresa de microinformatica. Tem é custo de chamada 0,45cents/m (16991)
Já notei… é outra das chico espertices das empresas de telecomunicações
Alemanha e frança, é onde são os servidores
tem de ser problema do fornecedor (NOS).
tenho amigos tb NOS mas noutras zonas que no mesmo jogo o ping é 40
A NOS não presta apoio. Reencaminham para a pcmedic que é empresa de microinformatica. Tem é custo de chamada 0,45cents/m (16991)
Já notei… é outra das chico espertices das empresas de telecomunicações
é perfeitamente normal porque uma operadora não controla.
Boa noite
Agradecemos o seu testemunho.
Os testes feitos em consolas (Playstation ou Xbox), não mostram valores reais, umas vez que os ponderadores são medidos de forma geral.
O valor de download de um jogo ou de ligação a um servidor de jogo, pode variar. Devemos ter em conta vários fatores, como a sobrecarga do servidor onde está a ser feito o download, o tamanho dos ficheiros, a capacidade disponível da consola, entre outros.
Sugerimos que, se possível, ligue o cabo de rede diretamente à consola, poderá também configurar Port forwarding para o servidor de jogo que pretende, melhorando assim a ligação ao mesmo.
Obrigada
Comentário
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