Skip to main content
Header
João H.
Gestor da comunidade
December 27, 2023
Destaque

Como resolver dificuldades com a box UMA TV

• December 27, 2023
  • 59 comentários
  • 8283 visualizações

Está com dificuldades na utilização da sua box UMA TV?
Saiba neste tópico como pode resolver as dificuldades que encontrou a usar a box UMA como:

• Box bloqueada
  • Problemas com imagem
  • Mensagens de erro

Box bloqueada

Se a sua box se encontra bloqueada e não responde a qualquer ação do comando, siga os passos abaixo:

1. Desligue a box da corrente elétrica;
  2. Remova o cabo de alimentação e espere uns segundos;
  3. Volte a ligar a box à corrente elétrica.

Problemas com a imagem

Saiba o que fazer se tiver o ecrã da sua TV a negro, ou se tiver problemas de degradação da qualidade da imagem.

• Ecrã negro

Se o ecrã da sua televisão apresenta fundo negro, siga os passos abaixo:

1. No comando da sua televisão, selecione o botão para alterar o input/source e selecione:
    1. entrada AV, se tem uma ligação SCART;
    2. entrada HDMI, se tem uma ligação HDMI;

2. Confirme que a UMA TV está ligada à televisão e que a box não está em standby com luz roxa.

3. Caso continue com o ecrã negro, desligue o cabo de alimentação da tomada de parede e volte a ligar.

• Qualidade de imagem

Se a imagem proveniente da box apresenta pouca qualidade, arrastamento ou macro-blocos, siga os passos abaixo:

1. Confirme que o cabo de antena está corretamente ligado na tomada TV e na box.

2. Confirme que o cabo HDMI está corretamente inserido na TV.

3. Desligue a box da tomada de eletricidade, volte a ligar.

4. Caso continue com degradação de imagem faça uma reposição de parâmetros.

Mensagens de erro

Se recebeu uma mensagem de erro da box UMA, siga os passos abaixo:

1. Desligue o router e a box da tomada de eletricidade;
  2. Garanta que que a box está corretamente ligada ao router através do cabo de rede;
  3. Volte a ligar o router e a box à corrente elétrica;
  4. Reponha os parâmetros originais da sua box;

Conheça ainda, tudo o que precisa saber sobre o serviço de televisão na NOS:

Partilhe connosco caso continue com alguma dificuldade.
Estamos sempre disponíveis para ajudar.

59 Comentários

Kilobyte
September 25, 2025

Muito bom dia, sim foi agendada para hoje dia 25-09-2025 pelas 17H00 tal como ontem, vou ver se de facto alguemaqui se desloca.

E ainda por cima no meu mail, foi enviado um comprovativo da intervenção técnica, a informar que está tudo ok, quando na verdade o técnico nao se dignou a deslocar à minha morada nem reparou rigorosamente nada.

indicando ainda a hora da intervenção, é de facto de lamentar.

Kilobyte
September 25, 2025

Indicação de que foi realizada a intervenção técnica .

Se a intervenção tivesse sido realizada, nao estaria a surgir esta indicação no televisor desde dia 20-09-2025

João H.
Gestor da comunidade
September 25, 2025

Boa tarde ​@Augusto Capão,

Agradecemos o seu testemunho.

Sendo que já tem agendada uma manutenção de serviço, pedimos que aguarde por esta, por favor.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
marcolopes
Super User
Super User
September 25, 2025

Alguma forma de EVITAR a apresentação incessante de publicidade aos CANAIS PREMIUM de FUTEBOL logo no ecrã de INICIO da UMA??

Este tipo de propaganda deveria estar apenas na categoria respectiva “mais para si” ou similar…

Abomino futebol e não gostaria de ver qualquer publicidade a este tema sempre que estou a utilizar a BOX!!! principalmente no ecrã de INICIO!!!

João H.
Gestor da comunidade
October 9, 2025

Boa tarde ​@marcolopes,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho. Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta.

É possível ativar a opção de publicidade personalizada, para que receba publicidade direcionada ao seu perfil de utilizador de televisão, contudo não é possível remover publicidade.

Endereçámos ainda assim o seu testemunho junto das equipas NOS responsáveis para que possa ser alvo da melhor apreciação.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
marcolopes
Super User
Super User
October 9, 2025

Boa tarde ​@marcolopes,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho. Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta.

É possível ativar a opção de publicidade personalizada, para que receba publicidade direcionada ao seu perfil de utilizador de televisão, contudo não é possível remover publicidade.

Endereçámos ainda assim o seu testemunho junto das equipas NOS responsáveis para que possa ser alvo da melhor apreciação.

Obrigado

Eu não estou a falar da questão da publicidade que inserem eventualmente quando um utilizador vê programas em diferido, etc

Estou a falar dos BANNERS que A NOS toma a iniciativa de nos apresentar logo no ecrã de INICIO da UMA!!!

Entretanto abri um tópico sobre o assunto, pois merece ser discutido: 

Mário P.
Gestor da comunidade
October 13, 2025

Respondemos à sua questão neste tópico, ​@marcolopes.
Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
marcolopes
Super User
Super User
October 18, 2025

Acham mesmo que isto é LEGAL?

Então na área de INICIO que é onde o cliente tem acesso aos seus programas e gravações, etc, é onde a NOS faz PUBLICIDADE incessante (tanho a BOX há 1 mês e esta “coisa” não desparece!!!!)

A NOS quer vender SPORT TV ao fim da força??

O cliente é obrigado a passar por este banner sempre que quer aceder às funcionalidades da BOX??

Como cliente não tenho opinião sobre o conteúdo que a NOS me obriga a ver quando quero apenas UTILIZAR a box normalmente?

Mário P.
Gestor da comunidade
October 18, 2025

Sim, ​@marcolopes 

Lamentamos que não vá ao encontro das suas expectativas, mas é o funcionamento normal e cumprindo todas as normas. Ainda assim, agradecemos a partilha.

Caso tenha alguma questão adicional, por favor, partilhe-a. 
Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
marcolopes
Super User
Super User
October 18, 2025

Sim, ​@marcolopes 

Lamentamos que não vá ao encontro das suas expectativas, mas é o funcionamento normal e cumprindo todas as normas. Ainda assim, agradecemos a partilha.

Caso tenha alguma questão adicional, por favor, partilhe-a. 
Obrigado,

Como já está respondido no tópico sobre o tema, e para evitar que a NOS remova o conteúdo por duplicação, não voltarei a comentar este assunto neste tópico, limitando-me ao tópico específico. Obrigado.