Skip to main content
Header
Kilobyte
June 8, 2020
Respondido

Cancelamento Serviço MBphone sem acesso à aplicação

Olá,

Dirijo-me ao fórum para receber apoio para cancelamento do serviço MBphone.

Já estive neste tópico e não cheguei a nenhuma conclusão até porque a minha situação é ligeiramente diferente.

Fui cliente corporate até abril’2020. EM abril’2020 deixei de o ser pois saí da empresa e entreguei tudo o que me pertencia.

Em Março’19 (se não estou em erro) aderi ao serviço MBphone. A partir daí foram sendo cobradas as taxas pelo serviço.

Em Maio’2020 percebo que as taxas foram ainda cobradas em Aril.

Decido então cancelar o serviço mas não me é possível:

-Multibanco não dá

-O serviço de apoio da NOS não tem como o fazer.

Decidi então cancelar o débito direto associado à minha conta.

Não sei qual o efeito que surtiu, pois só quando for cobrado pelo mês de Maio (no presente mês de Junho) é que saberei.

A minha pergunta é:

Com o cancelamento do débito direto o serviço deverá continuar ativado.
Como desativar? Não tenho mais acesso ao cartão da empresa nem ao email (esta conta online está no entanto relacionada com a conta que tinha).

Alguém me pode ajudar?

Obrigado!

Melhor resposta por Tiago C.
Bem-vindo ao Fórum NOS, @CDMJ77.

Para cancelar o serviço MB Phone, deve ir a uma caixa multibanco e seguir estes passos:
  1. "Outras operações"
  2. “Serviço MB Phone"
  3. “Cancelar Serviço MB Phone"

Caso seja cliente Novo Banco ou Millennium deve fazer o cancelamento através da linha de apoio ao cliente do seu banco.

168 Comentários

February 28, 2020

Ha alguns anos nao era necessaria a Aplicaçao. Podia utilizar-se o serviço por SMS ou chamada de voz.

Alias, continua disponivel essa mesma informaçao no site Multibanco - MB Phone ... embora atualmente alguns operadores ja nao disponibilizem alguns meios (12980 nao atribuido; SMS p/ 1700 nao testado).

"…

A qualquer hora e em qualquer lugar estas operações podem ser realizadas através da aplicação Java ou por serviços de voz ou SMS.

..."

"...

UTILIZAÇÃO DO MB PHONE ATRAVÉS DE CHAMADA TELEFÓNICA
Contacte o seu operador móvel ligando para o número abaixo indicado e siga as instruções que lhe forem sendo dadas:
NOS – 12980; MEO – 12900; Vodafone – 12980.

UTILIZAÇÃO DO MB PHONE ATRAVÉS DE SMS
Envie um SMS para o número indicado, consoante o seu operador móvel:
NOS – 1700; MEO – 12900; Vodafone – 62980.
Esse SMS deve ter o seguinte formato:
[telecódigo] [cod. da operação] [n.º de seq. da conta] [outros]
Posteriormente, receberá uma mensagem escrita com a informação solicitada ou de confirmação de operação realizada.

..."

No site da NOS- Gestão de saldo existe informaçao sobre como utilizar o serviço MB Phone. Continua a nao ser necessaria a Aplicaçao, bastando aceder atraves da rede 3/4G ao site http://l.nos.pt/mbphone

Mesmo nao tendo o codigo de acesso (telecodigo), o sistema tera que efetuar varias verificaçoes, entre elas:

• o n.° movel ja aderiu ao serviço?
  • o n.° movel esta a aceder por dados moveis (3/4G)?

Caso nao se verifique alguma dessas condiçoes ser-lhe-a apresentada uma mensagem do tipo:

"Caro utilizador, de momento o acesso ao serviço MB Phone está indisponível. Se está a aceder através de outras redes móveis ou de Wi-Fi, o acesso não é possível. Actualmente o serviço está apenas disponível através da rede NOS. Agradecemos a sua compreensão."

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
Ana P.
Moderador
February 28, 2020

Olá @RAUL FRANCO e @C24XXXX201

@RAUL FRANCO, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta :disappointed_relieved: .

Já respondemos à sua mensagem privada. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Byte
May 30, 2020

@RAUL FRANCO , por favor, o Exmo é desnecessário. 

Vou abster-me de comentar o tempo que esteve a pagar por um serviço que não ativou.

Quanto aos terminais MB... ainda hoje confirmei, usando um cartão CGD, que a opção "Serviço MB Phone" está disponivel. Procure em "Outras Operações".

Eu também já tentei cancelar numa caixa multibanco e não aparece a opção Mb Phone nrm para ativar nem para cancelar. O ano passado fui cancelar esse serviço num balcão NOS e o funcionário nem sabia isso o que era. andou a falar com todos os colegas e no fim vem me dizer que esyava cancelado, mas não me deu nenhuma prova disso. Até hoje continuo a pagar por um serviço que não uso e já não sei que fazer pois já fui ao meu banco Millenium e dizem que esse serviço não é do banco porque não é cobrado pelo banco mas sim pela NOS. Alguém pode me ajudar? A verdade é que nem sei o que é o mb Phone….

May 30, 2020

@sussytattoo , penso que já foi aqui referido por mais do que uma vez que o Millenium é uma das excepções quanto à utilização dos terminais MB para operações relacionadas com o serviço MB Phone.

No site do Multibanco pode ler-se na secção PERGUNTAS FREQUENTES

:

“O que devo fazer para aderir ao serviço MB PHONE?

...

No caso de ser cliente do Millennium BCP e ActivoBank7, a associação ao serviço via MULTIBANCO não está disponível, pelo que, deverá ser ativado através do call center dos respetivos bancos.
Consulte a página do seu Operador Móvel para mais detalhes.

...”

Já quanto à resposta obtida aos balcões das instituições que referiu, só me ocorre dizer que maus funcionários existem em todo o lado, aliás, acho mesmo que é um dos grandes defeitos da gente da minha terra...o ordenado ao fim do mês e pouco mais.

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
Ana P.
Moderador
May 31, 2020

Olá @sussytattoo e @C24XXXX201

@sussytattoo, para que nos seja possível ajudar, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
oTonyStark
Kilobyte
June 8, 2020

Olá, essa questão do MB Phone pode depende dos bancos. Qual é o seu banco?

dituyAutor
Kilobyte
June 9, 2020

Olá,

O banco em questão é o ABanca.

Num outro tópico que me esqueci de referir no meu post inicial, percebi que o MIllenium pode ser diferente.

Honestamente o que mais me preocupa ainda é o serviço estar associado àquele cartão que num futuro pode ir para um outro colaborador daquela empresa e o serviço nunca ser desativado, mas não é ao mesmo tempo cobrado porque eu já cancelei o débito.

Ou seja, tenho receio que no futuro o colaborador/empresa seja importunado por uma dívida que não é deles e depois poderei ter que ser eu a pagar e eu não quero. Não quero pagar porque não quero que o serviço esteja mais relacionado com aquele cartão. Quero desativar tudo por completo e até agora a única coisa que foi desativar o débito direto que não tenho garantia que o serviço esteja desativado para o cartão da empresa.

Não sei se me fiz entender :)

June 9, 2020

@dituy , um pouco confuso…

Tentou cancelar num terminal MB e não conseguiu? Usou para isso o cartão da empresa? O tal cartão que entregou em Abril quando saiu da empresa?

O serviço MB Phone foi activado no seu telemóvel pessoal, associando o cartão bancário da empresa?

Significa que mesmo tendo devolvido o cartão à empresa (o tal que diz poder vir a ser entregue a outro colaborador) pode continuar a ter acesso àquela conta através do seu telemóvel, caso entretanto ninguém proceda ao cancelamento da associação cartão/telemóvel ou altere as credenciais de acesso?

Apesar das dúvidas, existem dois aspectos a ter em consideração:

1. Importa cancelar a associação do cartão bancário ao numero móvel no serviço MB Phone. Isto faz-se normalmente num terminal MB inserindo o respectivo cartão bancário e seleccionando a opção cancelar. Caso se trate de um prestador de serviços que não autorize este tipo de acções nos terminais MB, terá de o solicitar aos balcões da instituição.
  2. A taxa de utilização do serviço MB Phone é facturada pelo operador móvel na conta do número associado ao serviço, pelo que será necessário dissociar tal número móvel de qualquer cartão bancário.
dituyAutor
Kilobyte
June 9, 2020

Vou tentar resumir:

Ativei o serviço MBPhone com o cartão de débito X para o cartão NOS Y no telemóvel Z.

Em Abril devolvi o cartão NOS Y, e mantive o cartão de débito X e telemóvel Z, mas agora com o meu cartão pessoal W de outra operadora.

Quando me desloco a um multibanco com o cartão de débito Y não consigo desativar o serviço MBPhone  porque não tenho as opções disponíveis

Se tentar fazer o download da app MBphone da NOS não consigo porque a minha operadora é diferente

Posso não saber ao certo como desativar o serviço, simplesmente não quero inconvenientes no futuro.

Relativamente ao ponto 2 acima, “ pelo que será necessário dissociar tal número móvel de qualquer cartão bancário.”, posso fazer isto online nas configurações?
Esta conta que utilizo, está associada ao email da empresa, bem como ao cartão/número da empresa que devolvi em Abril.

June 9, 2020

@dituy , também com as letras houve confusão :smiley: ...

...

Ativei o serviço MBPhone com o cartão de débito X para o cartão NOS Y no telemóvel Z.

Em Abril devolvi o cartão NOS Y, e mantive o cartão de débito X e telemóvel Z, mas agora com o meu cartão pessoal W de outra operadora.

Quando me desloco a um multibanco com o cartão de débito Y não consigo desativar o serviço MBPhone  porque não tenho as opções disponíveis

...

… mas deu para perceber que afinal activou o serviço MB PHone com o seu cartão de débito pessoal e associou o serviço a um número móvel da empresa que usava na altura, certo?

Todas as regras de serviços semelhantes (MB Way, p.ex.) nos dizem para não associarmos outros números móveis para além daqueles de que somos titulares… (!)

Não, não dá para fazer online, porque essa dissociação envolve o cartão de débito e deve ser feita na rede MB ou pelo entidade emissora do cartão.