Header
Destaque

Novidades UMA TV – Funcionalidade HDMI-CEC


Reputação 7
Crachá +6

A UMA TV, a box preferida dos portugueses, para proporcionar o melhor entretenimento, continua a evoluir ao trazer novidades e melhorias à funcionalidade HDMI-CEC. 🤗

 

Para tornar a sua experiência de TV da NOS cada vez mais incrível implementámos novas funcionalidades, controle a sua TV com o comando da box 😎

No comando UMA tem mais um atalho para sintonizar automaticamente a entrada HDMI da box UMA TV. 📺

Se estiver a assistir a um filme ou jogar na mesma televisão que tem a box ligada, para voltar a assistir ao melhor da TV da NOS, selecione a tecla menu do seu comando UMA para ser direcionado para a extensão (fonte) da box, de forma fácil e rápida. 😊
 

Funcionalidade HDMI-CEC

 

  • Alterar a fonte da televisão

De forma a tornar a sua experiência de TV da NOS cada vez melhor, implementámos a funcionalidade HDMI-CEC na tecla Menu do comando UMA. 😎

Assim, caso esteja a assistir ou utilizar outra entrada HDMI ao selecionar a tecla menu, é sintonizada automaticamente a entrada da UMA.

 

  • Ligar/Desligar a TV com o comando NOS

Com o HDMI-CEC pode controlar a sua TV com o comando NOS. Quando pressiona o botão Ligar/Desligar do comando da box, liga/desliga a sua TV juntamente com a box, com um único comando. 

Caso a sua TV já esteja desligada, ao ligar a sua box está também a sintonizar a entrada HDMI da mesma.
Faça a gestão da funcionalidade HDMI-CEC e consulte mais detalhes, no menu “Definições”, em “Configurações” da UMA TV.

 


Desfrute do seu serviço de televisão ao máximo!📺 Descubra muito mais sobre o serviço de Televisão NOS no artigo abaixo:

 

Ficou com alguma questão sobre esta atualização da UMA TV? Preparámos algumas respostas para as perguntas mais frequentes:

  1. A minha box UMA tem estas alterações?

    A box UMA TV e UMA TV 4K são compatíveis com esta nova versão.

     

  2. Qual o benefício de utilização do HDMI-CEC?

    A funcionalidade permite fazer algumas ações na sua televisão com o comando da UMA. Isto é, permite ligar e desligar a sua televisão como, também, alterar a extensão/fonte.

     

  3. Como posso ativar/desativar a funcionalidade HDMI-CEC?

    Faça a gestão da funcionalidade HDMI-CEC e consulte mais detalhes, no menu “Definições”, em “Configurações” da UMA TV.

     

  4. Como sei se a minha televisão é compatível com a funcionalidade HDMI-CEC?

    Para utilizar esta funcionalidade é necessário que a sua televisão o permita e a funcionalidade esteja ligada, pelo que sugerimos que consulte o manual do fabricante.

     

Aproveite o que a UMA tem de melhor para si e partilhe connosco a sua experiência. 😊

O que achou das novidades? O seu feedback é importante para que possamos continuar a melhorar. Continue a ajudar-nos a melhorar a UMA TV.


8 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

UMA TV, a box preferida dos portugueses, para proporcionar o melhor entretenimento, continua a evoluir ao trazer novidades e melhorias à funcionalidade HDMI-CEC. 🤗

 

Entao já está explicado um dos erros da nova versao de software da box UMA.

Ao ligar a box ela automáticamente procura a porta HDMI em que a box está ligada e com isso também está a mudar a configuraçao de video para o valor por defeito.

 Quando ligo a box ela por vezes altera  a configuraçao de video de 1080p para 4K obrigando-me a mudar novamente, isto nao acontece sempre mas à 4.ª ou 5ª vez depois ligar/desligar.

  Com a anterior versao de software só aparecia um erro 1004, mas com esta acontece um erro 1004 mais um erro 1001 e mais a mudança de configuraçao de video quando se liga a box.

 Prefiro a anterior versao e podem ver neste tópico mais clientes a queixar-se:

 

Bom dia
Os problemas devido à ultima actualizaçao da Box UMA V2, continuam, sendo o mais aborrecido a mudança da configuraçao de video, sempre que se liga a box.
Eu tenho a resloçao da box configurada em 1080p, mas sempre que se liga ela muda para 4k, obrigando-me a voltar a mudar.
Com o anterior firmware issso nao acontecia, por isso venho pedir se nao havia hipotese de voltar para o anterior firmware ou bloquear a resoluçao de video, ou desactivar a funcionalidade automática de procura do HDMI, que é o que está a provocar o problema.
Agradecia que resolvessem o problema porque já se está a tornar um bocado aborrecido.
Obrigada
HAS


Sic: "A NOS e outras operadoras transmitem em 1080i, salvo os canais de streaming em 4K, e sendo assim a box se tiver a resoluçao em 4K vai fazer o upscaling de 1080i para 4K o que vai tornar a imagem pior.
Tudo isto terá a ver com a fraca qualidade da box UMA, mas se quiserem um upscaling digno desse nome mudem para a box da Nvidia que tem um dos melhores upscalings do mercado, proporcionando uma das melhores imagens.
Esta nova funcionalidade é cega porque detecta que o cliente tem um televisor 4K e muda a resoluçao para 4k, sem olhar para todas as condicionantes do sinal.
É por esta razao que a configuraçao de video tem de ser escolhida pelo utilizador e ficar fixa, aliás antes desta funcionalidade automatica de escolha aparecer, era a propria NOS que aconselhava a escolher a resoluçao que ficava melhor a cada cliente e agora vem com este automatismo cego e irritante?
A NOS tem de reverter ou acabar com esta funcionalidade inutil que só dá incomodos aos clientes."

P.S. A unica maneira que tive para contornar o problema foi desligar o HDMI-CEC

Para verem o contexto deste problema, envio os links dos topicos em que o mesmo é apresentado:

https://forum.nos.pt/televisao-nos-5/erro-da-box-depois-de-atualizar-38484?postid=283161#post283161

https://forum.nos.pt/televisao-nos-5/alteracao-da-resolucao-hdmi-uma-4k-38827?postid=283065#post283065

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @HASPT

Respondemos à sua questão neste artigo. 

Aguardamos o seu feedback. 
Obrigado

Melhoramento da Funcionalidade HDMI-CEC

Quando a box desliga por temporizador de inatividade , não envia a o comando (HDMI-CEC) para desligar a TV.

Então a box desliga e deixa a tv ligada sem sinal,.

Deveria ser rectificado na próxima actualização. 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @JONAS13

Respondemos ao seu comentário neste artigo.

Obrigado

Bom-dia!

Desde a última atualização da Box 4K, a mesma passou a permitir ligar e desligar a TV com o comando NOS, algo que não acontecia. Por outro lado, se a desligo com este último, quando a volto a ligar pede para configurar a conta. Também acontece, por vezes, que se desligo a TV com o comando TV e a box fica ligada (luz azul), esta desliga-se durante a noite e tenho de voltar a configurar a conta ao ligá-la.

Haverá maneira de parar esta situação?

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @MANEL,

Agradecemos a sua mensagem.
Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema.

Detalhe-nos, por favor, a que conta se refere. Quais os dados solicitados?

Faça a gestão da funcionalidade HDMI-CEC e consulte mais detalhes, no menu “Definições”, em “Configurações” da UMA TV.

Obrigado

Comentário