Header
Destaque Tutorial

Como fazer a autoinstalação do Descodificador Digital


Reputação 7
Crachá +6
  • Gestor da comunidade
  • 12822 comentários

Agora já pode instalar o seu Descodificador Digital (DTA) de forma rápida e cómoda! :blush:

Com a autoinstalação do Descodificador Digital aceda a todos os canais digitais da grelha da NOS numa televisão secundária, de forma gratuita e sem ser necessária a intervenção de um técnico em sua casa.

Instale o seu Descodificador Digital em menos de 5 minutos e tenha acesso à totalidade dos canais da grelha da NOS de forma imediata:blush:

Chegou a hora de autoinstalar o seu Descodificador Digital:smile:

Já tem o seu kit? Tem dúvidas sobre como o fazer? Este tópico é para si. 

 

Como adquirir o Descodificador Digital

O Descodificador Digital está disponível para todos os clientes com serviço de TV por cabo (HFC e FTTH), como box secundária. Na autoinstalação é também importante que tenha uma tomada de TV adicional.  

Para obter o seu equipamento, não precisa de efetuar qualquer alteração nos seus serviços, apenas tem de:

  1. Pedir o Descodificador Digital numa loja NOS ou fale connosco;
  2. Levar o Kit para casa ou recebê-lo via estafeta;
  3. Instalar o Descodificador Digital no ponto de acesso de rede coaxial.

Saiba como encontrar uma Loja NOS perto de si:

 

O que inclui o Kit Descodificador Digital

Conheça o que compõe o Kit Descodificador digital. Este é composto por:

  • Descodificador Digital (Transformador + Comando);
  • Guia de Instalação Rápida;
  • Cabo HDMI;
  • Cabo SCART.

 

Como instalar Kit Descodificador Digital

Após reunir o seu Kit, tem apenas de seguir os passos descritos no Guia de Instalação Rápida ou assistir ao video-tutorial que incorpora todo o processo necessário:

  1. Ligue o cabo de sinal entre a tomada e a ficha RF no painel traseiro do descodificador;

     

  2. De seguida, ligue o cabo HDMI entre a saída HDMI do descodificador e a televisão;
  1. Alternativamente se a televisão não tiver ligação HDMI, ligue o cabo SCART entre a saída SCART do descodificador e a televisão;

 

  1. Ligue o cabo de alimentação no painel traseiro do descodificador e na tomada elétrica.

 

  1. Aguarde que a luz do descodificador fique verde. Caso a luz permaneça vermelha, ligue o descodificador pressionando o botão power do comando.

 

  1. Ligue a televisão com o comendo da mesma, e selecione a tecla Input/ AV/ Source, para configurar a entrada de imagem da televisão.

 

  1. Por fim, selecione a entrada da televisão onde ligou o descodificador. Assim que selecionar a entrada correta verá o menu de sintonia da canais.

 

 

Assista ao video-tutorial e saiba como instalar o Descodificador Digital da NOS

 


Como usar o comando

 

 

Ajuda na resolução de problemas

  1. Verifique as ligações do teu equipamento
    Valida as ligações no painel traseiro do descodificador e certifica-se que as ligações entre a TV e o equipamento estão corretamente realizadas (HDMI ou cabo SCART).
  2. Desligue e volte a ligar o descodificador e a TV da corrente elétrica
    ​​​​​​Se o equipamento continuar sem funcionar corretamente efetue os procedimentos em baixo, de acordo com o tipo de constrangimento que verifica:
  3. Sem imagem ou imagem distorcida

    Se não tiver imagem ou a imagem estiver distorcida, verifique se tem

    selecionada a source correta. Para selecionar o canal HDMI/AV na TV, carregue

    várias vezes a tecla INPUT/SOURCE/HDMI/AV do comando da TV.

  4. Sem acesso ao Guia TV

    Efetue a reposição dos valores originais do seu equipamento.

  5. Sem som

    Verifique no comando da TV e do equipamento se a opção mute está ativa. Tente

    aumentar o volume no comando da TV e no comando do descodificador.

  6. Equipamento desligado ou sem luzes

    Verifique se o cabo de alimentação está corretamente ligado à corrente elétrica e se

    o equipamento está ligado. Caso não resulte, teste o equipamento noutra tomada

    para garantir que o constrangimento não está relacionado com a rede elétrica da

    habitação.

  7. Equipamento não responde ao comando

    Se o equipamento deixar de responder ao comando:

    1. Verifique se as pilhas estão bem colocadas

    2. Substitua as pilhas do comando.

  8. Formato de imagem parece errado

    Configure o descodificador de forma semelhante à sua TV (4:3=convencional,

    6:9=ecrã panorâmico).

 

Aproveite o melhor da sua TV em qualquer divisão de sua casa com o Descodificador Digital da NOS, sem custo de instalação* e sem período de fidelização associado:blush:

 

Características Descodificador Digital

O equipamento permite-lhe ter acesso a mais de 120 canais com uma qualidade de imagem HD e com som Dolby Digital.

O descodificador digital não dispõe de acesso a funcionalidades como Restart TV, Gravações automáticas ou Gravações agendadas, videoclube ou subscrição de canais premium.
Para ter acesso a estas funcionalidades recomendamos que consulte mais informações sobre as boxes UMA, Iris, Android TV ou Apple TV:

 

 

Ficou com alguma dúvida no processo de autoinstalação do Descodificador Digital? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Tenho um pacote de TV com a NOS, posso aderir ao Descodificador Digital, como box secundária? 

    Sim, o Descodificador Digital é compatível com qualquer equipamento de TV da NOS, desde que a soma dos equipamentos TV não ultrapasse 3 equipamentos. Conheça as soluções de box adicional para si.

  1. Pretendo instalar o Descodificador Digital através da autoinstalação, mas não tenho tomada para tal. É possível? 

    Para efetuar a autoinstalação do Descodificador Digital é necessário ter uma tomada de TV no local onde pretende efetuar a instalação. Se não tiver a tomada terá de optar pela deslocação de um técnico com o custo de 40€ (custo da tomada adicional + instalação do DTA).

  2. Tenho três boxes UMA, posso adicionar um Descodificador Digital? 

    Só pode ter um máximo de 3 equipamentos de TV.

  3. Vou substituir a minha box HD (Iris) para uma box UMA em autoinstalação. Posso fazer a autoinstalação do Descodificador Digital em simultâneo?

    Sim. Pode efetuar a autoinstalação do Descodificador Digital em simultâneo com qualquer equipamento da NOS, tanto boxes como routers. Saiba como pode autoinstalar alguns dos seus serviços de Televisão ou de Internet.

  4. Já tenho o meu kit de autoinstalação Descodificador Digital, mas ainda não procedi à autoinstalação. Tenho prazo para proceder à mesma?

    Não. Não existe qualquer prazo para proceder à instalação do Descodificador Digital, no entanto, o mesmo começa a ser faturado na data de entrega do seu Kit.

  1. Quero devolver o meu equipamento antigo que tinha como box adicional, como faço?

    Para devolver o seu equipamento antigo deve deslocar-se a uma loja NOS ou contactar-nos e agendar a recolha do equipamento por estafeta.

E para que fique a par de tudo consulte os 140 canais digitais que tem acesso: :point_down_tone2:

 

*A instalação é gratuita por autoinstalação, e tem um custo associado caso seja necessária a deslocação de um técnico.

 

Já instalou o seu Descodificador DigitalPartilhe com a comunidade a sua experiência.  :wink:

Saiba ainda como pode autoinstalar alguns dos serviços de Televisão ou de Internet da NOS:wink:

Caso tenha alguma dúvida sobre a autoinstalação, partilhe connosco.


123 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos, 

Prontos para as novidades? Agora, já pode fazer a autoinstalação do seu Descodificador Digital de uma forma cómoda, rápida e sem sair de casa. :blush:

Obrigada 

Boa tarde, com este aparelho, consigo ter acesso aos canais premium que subscrevo na box UMA?

 

Cumprimentos

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, com este aparelho, consigo ter acesso aos canais premium que subscrevo na box UMA?

 

Cumprimentos

Boa tarde, creio que não. Só através de uma box. Ou, noutros equipamentos,  através da app NOS TV.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @ThunderS e @Jose Rodrigues

@ThunderS, pode verificar aqui todos os canais disponíveis no equipamento. 

Obrigada 

Então qual é a alternativa à powerbox? uma vez que vão retirar as mesmas a quem as tem???

Reputação 7
Crachá +2

Então qual é a alternativa à powerbox? uma vez que vão retirar as mesmas a quem as tem???

box iris

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, 

O @Guimas fez uma boa sugestão sobre a sua questão @ThunderS.

Em alternativa poderá também considerar a Box UMA ou a Apple TV.

Descubra mais sobre estes equipamentos abaixo. :slight_smile:

Caso surja alguma  questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

 

Então, mas retiram as powerbox´s com o custo de 1€ por mês, para impingir outras mais caras porquê??

Então, mas retiram as powerbox´s com o custo de 1€ por mês, para impingir outras mais caras porquê??


Fiquei sem resposta… mandaram-me trocar de box e como é??

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @ThunderS,

Lamentamos a demora. Vamos ajudar a encontrar a melhor solução para si.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum, acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado 

Boa tarde, estou com dificuldades em mudar o formato de imagem na box. Assumiu 16/9 e queria 4/3. Podem ajudar? As instruções são mínimas.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @PAULA CRISTINA FERNANDES SILVA

O equipamento que tem instalado é um DTA? 

Obrigado

Sim

Reputação 7
Crachá +2

Acho que só na TV pode mudar o formato. Veja nas definições da mesma.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @PAULA CRISTINA FERNANDES SILVA,

Agradecemos a sua mensagem. 

O menu “Video e Audio” em “configurações” do DTA permite alterar a resolução da imagem, do output do sinal SCART e do modo de som emitido via digital.

Para alterar o formato da imagem faça-o, por favor, através das definições da televisão.

Obrigado 

ter que pagar dois descodificadores???

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @cristina cortez,

Agradecemos a sua mensagem. 

Detalhe-nos, por favor, a sua questão.

Obrigado

 

Estou com um problema, que não sei como resolver.

Os meus pais com 84 anos tem telefone mas por satelite.

Eles ligam para telemoveis mas depois esquecem-se de desligar a chamada e por vezes vai para o voice mail cada chamada fica +/- 40 euros. 

Se não existir  soluçao para barrar ou ter um telefone onde seja obrigatorio colocar no descanso e ele desligue, entao vou ter que declinar o contrato que foi renovado à cerca de 3 meses e ir para a Altice que ai como por fibra coloco um telefone dos antigos e qd coloca no descanso desliga a chamada.

 

fico aguardar as vossas breves noticias

 

Reputação 7
Crachá +1

Estou com um problema, que não sei como resolver.

Os meus pais com 84 anos tem telefone mas por satelite.

Eles ligam para telemoveis mas depois esquecem-se de desligar a chamada e por vezes vai para o voice mail cada chamada fica +/- 40 euros. 

Se não existir  soluçao para barrar ou ter um telefone onde seja obrigatorio colocar no descanso e ele desligue, entao vou ter que declinar o contrato que foi renovado à cerca de 3 meses e ir para a Altice que ai como por fibra coloco um telefone dos antigos e qd coloca no descanso desliga a chamada.

 

fico aguardar as vossas breves noticias

 

Este fio é para questões de dta e não telefone. Mas para o ajudar, essa questão tem a ver com o equipamento em si e não o serviço. 

Pode ligar qualquer tipo de telefone ao serviço da nos. 

um bem haja 

Bom dia, acho um roubo, vão me obrigar a gastar mais 3€ por mês ou comprar mais duas tvs.

O que nem os 4 canais obrigatórios tenho acesso.

Boa tarde... A minha televisão não tem entrada de cabo scart, posso utilizar o DTA?

Creio que tem uma entrada de Banana para imagem e uma apenas de som. 

 

Obrigada 

Reputação 7
Crachá +4

Boa tarde... A minha televisão não tem entrada de cabo scart, posso utilizar o DTA?

Creio que tem uma entrada de Banana para imagem e uma apenas de som. 

 

Obrigada 

Pode, terá de arranjar um cabo que tenha de um lado banana de saida de video e audio e do outro scart para poder ligar ao DTA.

Boa tarde... A minha televisão não tem entrada de cabo scart, posso utilizar o DTA?

Creio que tem uma entrada de Banana para imagem e uma apenas de som. 

 

Obrigada 

Pode, terá de arranjar um cabo que tenha de um lado banana de saida de video e audio e do outro scart para poder ligar ao DTA.

Muito obrigada :-)

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos,

Agradecemos as vossas mensagens. 

@Filipe Jose Ferreira Pancas, o @Bruno Aleixo prestou uma boa ajuda sobres a sua questão.

Por favor, fale connosco se tiver alguma dúvida. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

O @dxnog prestou uma boa ajuda sobre a sua questão @Susana Nobre

Fale connosco, por favor, se tiver alguma dúvida. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa Noite. Estou extremamente desiludido com esta questão do analógico, deixei de conseguir ver tv na cozinha onde tenho uma televisão e agora sou praticamente obrigado a ter um descodificador para voltar a ver tv neste local. faz poucos meses tive que aderir a uma box porque o descodificador no quarto dava uma imagem terrível e agora terei de ter mais um gasto para tal ter tv na cozinha???????

Pago mais de uma centena de euros para esta empresa, que apenas contacta os clientes para aderirem a produtos sem dar nada em troca. qual seria o problema em “oferecerem” gratuitamente um descodificador ao invés de cobrarem o aluguer do mesmo e assim manterem os clientes satisfeitos.

Muito sinceramente não creio que se importem com um cliente insatisfeito, do qual faz mais dezena de anos que se mantem fiel e duvido que assim aconteça num futuro proximo.

 

Alguma proposta ?????

Jorge Manuel Rita Gonçalves

C*********

Comentário