Header
Respondido

APPS NOS.TV E N.PLAY ANDROID abaixo de 4.3?


Reputação 2
Bom dia,

Gostaria de saber a razão de a maior parte dos vossos apps (e estou a falar como cliente de há 15 anos) no sistema operativo Android, serem só a partir das versões 4.3 e superior (especialmente nos Apps NOS.TV e N.PLAY). É que para quem tem telemóveis com versão abaixo (alguns deles em casa são versão 4.2) não consegue usufruir dessas aplicações. Acho que seria de bom tom, poder chegar ao máximo de clientes nas versões Android, pelo menos a partir da versão 4.0.!!!!
icon

Melhor resposta por Anonymous 12 December 2016, 12:37

Ver pergunta inicial

20 Comentários

Bom Dia,

De facto apenas é compatível com a versão 4.3 ou superior. O desenvolvimento das apps NOS acompanha a evolução do mercado, não sendo possível suportar as versões mais antigas. Verifique se o seu equipamento tem a possibilidade de fazer a actualização para uma versão superior ou aproveite a campanha de natal para adquirir um Smartphone novo! :$

Se eventualmente tiver mais questões não tenha problemas em dispor.
Reputação 2
Pois, mas muitas vezes há que ter em conta a retrocompantibilidade com os aparelhos... Porque senão, assim, estaremos constantemente a comprar aparelhos todos os anos, pois é mais ou menos o tempo que sai uma versão nova de sist. operativo Android. Acho errado e penalizante para muitos clientes. Até pq a maior parte dos aparelhos, não deixa fazer o upgrade de sistema.
Reputação 2
Até porque temos muitas aplicações modernas (empresas bem conhecidas no mercado) que normalmente até fazem a retrocompatibilidade ao Android 2.3!!!!!
Estas Apps também não funcionam (ID 05) em equipamentos com características superiores aos requisitos publicados, incluído a versão Android (4.4.4).
Será que estas Apps não permitem equipamentos ROOT?
Reputação 6
Crachá +1
Olá JR_Corroios, bem-vindo ao Fórum! :)
O Rui Carvalho deu uma boa resposta e uma dica para aproveitar a campanha de natal, caso seja do seu interesse, veja aqui.
Vamos de qualquer forma ter em atenção a sugestão que nos deu, de modo a podermos responder sempre às expectativas dos nossos clientes. 😉
Reputação 6
Crachá +1
Olá C24XXXX201, bem-vindo à comunidade! :)
Pela mensagem que recebe (ID 05) é importante que verifique a ligação que está a fazer à internet. Sugerimos que contacte a linha de Apoio ao Cliente, de modo a fazer despistes veja aqui: nos.pt/contactos.
Olá C24XXXX201, bem-vindo à comunidade! :)
Pela mensagem que recebe (ID 05) é importante que verifique a ligação que está a fazer à internet. Sugerimos que contacte a linha de Apoio ao Cliente, de modo a fazer despistes veja aqui: nos.pt/contactos.


Obrigado pela resposta, Sr Moderadora.
Entretanto não respondeu à questão: Será que estas Apps não permitem equipamentos ROOT?
Reputação 5
Crachá +2
Olá C24XXXX201, bem-vindo à comunidade! :)
Pela mensagem que recebe (ID 05) é importante que verifique a ligação que está a fazer à internet. Sugerimos que contacte a linha de Apoio ao Cliente, de modo a fazer despistes veja aqui: nos.pt/contactos.


Obrigado pela resposta, Sr Moderadora.
Entretanto não respondeu à questão: Será que estas Apps não permitem equipamentos ROOT?



Qual é a relação entre o equipamento ester em modo root e a versão do Android? O facto de se estar em root não criar nenhuma limitação a uma aplicação Android, pelo contrário torna disponível mais opções. Não acredito nem faz sentido que a NOS valide se o equipamento está em root, da mesma maneira que não faz sentido que usasse opções apenas existentes em root.
Reputação 3
Crachá
[quote=t3mujin][quote=C24XXXX201]Olá C24XXXX201, bem-vindo à comunidade! :)
Pela mensagem que recebe (ID 05) é importante que verifique a ligação que está a fazer à internet. Sugerimos que contacte a linha de Apoio ao Cliente, de modo a fazer despistes veja aqui: nos.pt/contactos.


Tal qual, na realidade se consegues instalar a partir da store da google nem se devia colocar a questão do _root. Já tentaste reinstalar? isso também já me aconteceu no tablet e só tive de desinstalar, reiniciar o equipamento e voltar a fazer download.

[]
Reputação 5
Crachá +2
Pois, mas muitas vezes há que ter em conta a retrocompantibilidade com os aparelhos... Porque senão, assim, estaremos constantemente a comprar aparelhos todos os anos, pois é mais ou menos o tempo que sai uma versão nova de sist. operativo Android. Acho errado e penalizante para muitos clientes. Até pq a maior parte dos aparelhos, não deixa fazer o upgrade de sistema.
Retrocompatibilidade é complicado porque implica muito mais testes e recursos de desenvolvimento. Qualquer autor de aplicações Android tem a perfeita noção de quantos utilizadores activos tem em cada versão Android, ao fazer evoluir a aplicação essas métricas influenciam as versões suportadas.

Até porque temos muitas aplicações modernas (empresas bem conhecidas no mercado) que normalmente até fazem a retrocompatibilidade ao Android 2.3!!!!!
Muitas não é bem verdade, tirando as aplicações oficiais da Google, que têm de funcionar com versões antigas por razões obvias, mas a norma começa a ser Android 4


Qual é a relação entre o equipamento ester em modo root e a versão do Android? O facto de se estar em root não criar nenhuma limitação a uma aplicação Android, pelo contrário torna disponível mais opções. Não acredito nem faz sentido que a NOS valide se o equipamento está em root, da mesma maneira que não faz sentido que usasse opções apenas existentes em root.


“Qual é a relação entre o equipamento ester em modo root e a versão do Android?”

Nenhuma. Apesar do post inicial (de JR_Corroios) questionar apenas as versões compatíveis com as aplicações, a minha questão não é essa. E como o título do tópico não se limita às versões, penso não ser despropositado colocar no mesmo tópico uma outra questão relacionada com o mesmo. Adiante!

“O facto de se estar em root não criar nenhuma limitação a uma aplicação Android...”

Tem certeza do que diz? Parece-me que não! Pois logo de seguida diz “Não acredito...”

“...pelo contrário torna disponível mais opções...”

Exatamente! E por isso mesmo é que os desenvolvedores de algumas Apps validam se o equipamento é ROOT ou não?
Quer que lhe dê exemplos? Basta ir ao Google Play e procurar algumas Apps de multimédia (IPTV por exemplo). Se tiver dificuldades poderei ajudar.
A maioria não faz qualquer referência (nos requisitos) quanto a equipamentos ROOT, porém, algumas, após a instalação, informam não ser possível continuar a executar a App devido ao facto do equipamento ser ROOT.

“..nem faz sentido que a NOS valide se o equipamento está em root,..."

Ora pense lá um pouquinho mais. Se os equipamento ROOT disponibilizam mais opções aos seus utilizadores, por questões de segurança não fará mesmo sentido limitar as Apps a equipamentos em que os seus utilizadores NÃO DISPONHAM de determinadas ferramentas que os auxiliem por exemplo no uso INDEVIDO das Apps (pirataria e afins)?

++++++++++++++++++++++++++



Tal qual, na realidade se consegues instalar a partir da store da google nem se devia colocar a questão do _root. Já tentaste reinstalar? isso também já me aconteceu no tablet e só tive de desinstalar, reiniciar o equipamento e voltar a fazer download.

[]


“..., na realidade se consegues instalar a partir da store da google nem se devia colocar a questão do _root.

Isso seria num mundo ideal, em que o programador não querendo causar dores de cabeça aos utilizadores, faria a validação do ROOT antes da instalação. Se quiser também lhe indico uma App em que essa validação apenas acontece na 1ª utilização.
Sim, re-instalado n vezes.

++++++++++++++++++

Há cerca de um ano que questiono a NOS sobre o ID 05 das suas Apps (Íris Online e NOS TV) num determinado equipamento que cumpre todos os requisitos publicados, sem que até ao momento, nos vários contactos havidos sobre o assunto, me tivessem dado qualquer explicação válida para o erro apresentado (e a sra. Moderadora insiste na velha questão já enumeras vezes despistada do acesso à net – era bom que os vários departamentos da NOS comunicassem entre si)

De forma alguma ponho em causa se é legítimo ou não a NOS limitar o uso das suas Apps, desta ou outra forma a este ou outro equipamento. São livres de o fazer, assim como eu sou livre de comprar e utilizar equipamentos ROOT.
O que me parece exagerado é não o assumirem, não dizendo aos clientes que para além dos requisitos publicados existem outras limitações.

Portanto, a questão continua sem resposta: Será que estas Apps não permitem equipamentos ROOT?

A NOS que responda.
Reputação 3
Eu também tenho por vezes o erro id50 e reportam-se a problemas de rede.

O router 3.0 tem um alcance baixo e a qualidade da rede decresce a ponto de ser impossível visualizar algo a 10 metros do router.

Testado num portátil com Windows 8.1 Enterprise noutro com o Pro e agora num telemóvel com android 6.0 SEM ROOT.

Ou seja, até pode haver essa validação, não sei é a se resposta a esse problema é tão complexa, ou basta ver a qualidade da rede.

Infelizmente no meu caso já percebi que se quero usar a NOS.tv no quarto tenho que comprar ou um router ou um replicador de sinal.
Reputação 6
Crachá +1
Olá a todos, só garantimos o funcionamente das app´s em equipamentos certificados pela NOS.
A responsabilidade destes root´s ou equipamentos com versões de android alteradas é sempre do fabricante, se os fabricantes fazem alterações de drivers, entre outros, podem incompatibilizar qualquer aplicação de funcionar correctamente.
Olá a todos, só garantimos o funcionamente das app´s em equipamentos certificados pela NOS.
A responsabilidade destes root´s ou equipamentos com versões de android alteradas é sempre do fabricante, se os fabricantes fazem alterações de drivers, entre outros, podem incompatibilizar qualquer aplicação de funcionar correctamente.


Típica resposta desta operadora. Nunca assumem nada e a responsabilidade é sempre de terceiros.

“...só garantimos o funcionamente das app´s em equipamentos certificados pela NOS.”

E quais são esses equipamentos? Onde está a lista de equipamentos certificados pela NOS?

“A responsabilidade destes root´s ... é sempre do fabricante...”

Nem sempre. Por vezes é dos utilizadores.
A questão colocada não tem a ver com a responsabilidade do root, mas para bom entendedor meia-palavra basta:
>>>>>>> AS APPS NOS NÃO FUNCIONAM EM EQUIPAMENTOS ROOTED!

Da parte da operadora dificilmente se conseguirá melhor resposta do que esta.
Resta saber se algum utilizador o desmente.
Alguém utiliza estas App’s NOS em equipamentos rooted (sem recurso a “app’s to hide root”, obviamente)?
Mais de um ano depois, chegou a resposta oficial da NOS (informação também passou a estar disponível nos requisitos da App na página da Google Store): "Compatível com versões Android 4.3 e superiores para smartphones e tablets. Não compatível com outros dispositivos Android".

Curiosidades disto tudo:
- A primeira questão que coloquei à operadora, há cerca de 1 ano, foi exactamente, se o problema estaria relacionado com o facto do equipamento ser uma “box”. Não, de forma nenhuma – foi a resposta.
- Inúmeros utilizadores deste tipo de equipamento (box) têm afirmado que a aplicação funciona nos mesmos.
- Tive azar na escolha que fiz do equipamento, mas apenas relativamente a estas Apps
Bom dia, eu usava app iris on line tudo bem era óptima criaram a nos tv como o meu tablet não passou do android 4.4 para usar a vossa app nova teria que comprar outro equipamento novo, não acham um pouco errado não ter compatibilidade com o android que começaram quando desenvolveram a primeira app?se seguirmos a linha de raciocínio cada vez que alterarem a app temos que comprar um dispositivo para a poder usar? e mais não estou a falar de um tablet de baixa gama é um asus Me301t que quando comprei era dos melhores ainda hoje tem specs melhores do que os que trazem o andtoid mais recente.
Bom dia, eu usava app iris on line tudo bem era óptima criaram a nos tv como o meu tablet não passou do android 4.4 para usar a vossa app nova teria que comprar outro equipamento novo, não acham um pouco errado não ter compatibilidade com o android que começaram quando desenvolveram a primeira app?se seguirmos a linha de raciocínio cada vez que alterarem a app temos que comprar um dispositivo para a poder usar? e mais não estou a falar de um tablet de baixa gama é um asus Me301t que quando comprei era dos melhores ainda hoje tem specs melhores do que os que trazem o android mais recente.
Reputação 4
Crachá
Claudia,

Todas as Apps, sejam da NOS ou não, vão sendo atualizadas. Qunando são lançadas, são para serem compatíveis com as versões recentes de Android ou iOS, para acompanharem a evolução técnológica e é dessa forma que funcionam melhor.

Isso também acontece com programas ou jogos nos computadores, por exemplo. À medida que a tecnologia avança e evolui, cada vez vamos ver mais isso: os progrmas recentes são para tecnologias recentes. 🙂
Reputação 6
Crachá +1
Olá claudia vaz, bem-vinda ao comunidade NOS :)

O tópico que criou já existe no Fórum. Por isso, associámos o seu post a um que já existe e tem resposta à sua pergunta. Desta maneira, garantimos a boa organização do Fórum.
Transcrevendo a opiniao dada pelo Sr. Rui Carvalho "De facto apenas é compatível com a versão 4.3 ou superior. O desenvolvimento das apps NOS acompanha a evolução do mercado, não sendo possível suportar as versões mais antigas. Verifique se o seu equipamento tem a possibilidade de fazer a actualização para uma versão superior ou aproveite a campanha de natal para adquirir um Smartphone novo! :" nem todas as pessoas tem possibilidade de comprar tlm novos todos os anos por muito boas que as "promocões" sejam. Vou dar o meu exemplo : tenho um tablet com android 4.2.1 que nao permite ser actualizado acima do que ja esta e gostaria de utilizar a app NOS TV da nos da qual sou cliente desde o tempo em que a net funcionava a 640 Kb com limite mensal de download. qual nao é o meu espanto quando na loja da google me diz que esta app nao é compativel com o meu aparelho e ao procurar a MEO TV essa nao me diz que o meu aparelho nao é compativel. Sera que essa teoria de só acompanhar a evolucao do mercado é bom???? Sera que os cliente mais antigos e que nao possuem a "ligeireza" de adquirir tlm novos a cada passo nao merecem tambem um pouco de respeito e atencao???

Comentário