Header
Pergunta

Router 4.0 Login


Relativamente ao Router 4.0 da NOS em que o acesso se faz através do link http://aminhanet.nos.pt , contrariamente com o que acontecia com o anterior, em que era através de um endereço IP entrando-se depois com o login e password, não encontro neste router, se é que existem, esses campos de forma a poder modificar os mesmos para proteger a minha rede de eventuais intromissões.

Agradecia que alguém me indicassem se sempre existem ou não e se não que proteção afinal é que eu tenho para que ninguém estre no meu router?

É que a única coisa que eu vejo, nesse aspeto, é a possibilidade de mudar o nome do router, mas isso não me oferece qualquer garantia de terceiros acederem ao mesmo?

20 Comentários

Reputação 7
Crachá +2
Queres evitar que acedam à internet através do teu router, ou evitar que acedam à página de configurações do teu router?
Queres evitar que acedam à internet através do teu router, ou evitar que acedam à página de configurações do teu router?

Eu não sou muito experiente nestas andanças, mas para acederem à internet através do meu router podem fazê-lo desde que conheçam a Password que eu defeni nas configurações WI-FI, portanto o que eu basicamente não queria é que acedessem à página das configurações do meu Router porque assim podem mudar todas as configurações que tenho, nomeadamente as configurações Wi-Fi e probavelmente mais outras coisas.
Reputação 7
Crachá +5

Queres evitar que acedam à internet através do teu router, ou evitar que acedam à página de configurações do teu router?
Eu não sou muito experiente nestas andanças, mas para acederem à internet através do meu router podem fazê-lo desde que conheçam a Password que eu defeni nas configurações WI-FI, portanto o que eu basicamente não queria é que acedessem à página das configurações do meu Router porque assim podem mudar todas as configurações que tenho, nomeadamente as configurações Wi-Fi e probavelmente mais outras coisas.

Mas se a password foi definida por si, como é que alguém vai ter acesso a essa passwiord ?
Reputação 7
Crachá +2
O @Jose Rodrigues tem razão.

Só quem souber a tua pass da área de cliente é que consegue aceder ao router. Se quiseres, altera a pass de acesso à área de cliente.

Mas se a password foi definida por si, como é que alguém vai ter acesso a essa passwiord ?


A Password foi definida por mim nas configurações do WI-FI que são feitas já dentro da pagina do router.
O problema é que não tenho nenhuma Password para aceder ao próprio Router.
Basta inserir o link http://aminhanet.nos.pt na pesquisa do Google que a página do Router é aberta automaticamente e é isso que me preocupa.
Reputação 7
Crachá +5
@ACB A entrada no Router é feita pelo mesmo processo, por todos os clientes, não se conhece (eu não conheço) outro endereço e outra maneira de alterar a password. Coisa difirente é depois de estar dentro do Router alterar a password que permite alterar as configurações do Router.
@ACB A entrada no Router é feita pelo mesmo processo, por todos os clientes, não se conhece (eu não conheço) outro endereço e outra maneira de alterar a password. Coisa difirente é depois de estar dentro do Router alterar a password que permite alterar as configurações do Router.

Penso que não te estás a referir às configurações da rede WI-FI, estas são as únicas onde se pode criar uma password e aí não tenho dúvidas.
Então onde é que alteras a Password que te permite alterar as CONFIGURAÇÔES DO ROUTER que não do Wi-Fi?
Reputação 7
Crachá +5

@ACB A entrada no Router é feita pelo mesmo processo, por todos os clientes, não se conhece (eu não conheço) outro endereço e outra maneira de alterar a password. Coisa difirente é depois de estar dentro do Router alterar a password que permite alterar as configurações do Router.Penso que não te estás a referir às configurações da rede WI-FI, estas são as únicas onde se pode criar uma password e aí não tenho dúvidas.
Então onde é que alteras a Password que te permite alterar as CONFIGURAÇÔES DO ROUTER que não do Wi-Fi?

Não tendo dúvidas qual á afinal a sua dúvida ? O que pode estabelecer é uma nova password para a sua rede WiFi. No meu caso, o meu Router é virgem. Nunca alterei nada nem mexi em nada. Tenho Wifi na casa toda, ninguem se queixa, há um pc portátil com rede WiFi, há uma tablet ligada o dia todo com uma boa rede WiFi o meu pc está ligado por cabo de rede. Não tenho problemas, se o meu vizinho se serve da minha rede WiFi é coisa que desconheço e que não me preocupa.
Reputação 7
Crachá +2
Que confusão :|

Só quem souber a tua password de acesso à área de cliente e que consegue mexer nas configurações do router.

Mais alguém a sabe? Altera na area de cliente e não a partilhes...
Reputação 7
Crachá +2
MUITA confusão sobre o ROUTER 4!

O router 4 tem uma forma de configuração "VIRTUAL". Existe um software de gestão remota que controla os acessos ao mesmo, através das CREDENCIAIS DA ÁREA DE CLIENTE!

Se o cliente não estiver "LOGADO" com as suas credenciais, elas serão pedidas. Só depois o site http://aminhanet.nos.pt responde com a informação do router e permite o acesso a um painel de configuração "básico" que é mais acessível para o utilizador comum do que a forma de configuração dos routers anteriores.

Portanto... a segurança está garantida por parte da NOS... qualquer falha é responsabilidade da NOS e não do cliente (excepto se este fornecer / permitir o roubo das credenciais de acesso da sua ÁREA DE CLIENTE).
O router 4 tem uma forma de configuração "VIRTUAL". Existe um software de gestão remota que controla os acessos ao mesmo, através das CREDENCIAIS DA ÁREA DE CLIENTE!

Se o cliente não estiver "LOGADO" com as suas credenciais, elas serão pedidas. Só depois o site http://aminhanet.nos.pt responde com a informação do router e permite o acesso a um painel de configuração "básico" que é mais acessível para o utilizador comum do que a forma de configuração dos routers anteriores.

Portanto... a segurança está garantida por parte da NOS... qualquer falha é responsabilidade da NOS e não do cliente (excepto se este fornecer / permitir o roubo das credenciais de acesso da sua ÁREA DE CLIENTE).


Finalmente alguém que explica corretamente como aceder à pagina do Router 4.0 que, diga-se de passagem é totalmente diferente dos Routers anteriores da NOS e de qualquer outro router existente no mercado.
Como não era muito evidente, tinha as minhas dúvidas relativamente ao seu acesso.
Agora já compreendi tudo, pelo que só me resta agradecer ao Marco Lopes.
Obrigado
Reputação 7
Crachá +2

O router 4 tem uma forma de configuração "VIRTUAL". Existe um software de gestão remota que controla os acessos ao mesmo, através das CREDENCIAIS DA ÁREA DE CLIENTE!

Se o cliente não estiver "LOGADO" com as suas credenciais, elas serão pedidas. Só depois o site http://aminhanet.nos.pt responde com a informação do router e permite o acesso a um painel de configuração "básico" que é mais acessível para o utilizador comum do que a forma de configuração dos routers anteriores.

Portanto... a segurança está garantida por parte da NOS... qualquer falha é responsabilidade da NOS e não do cliente (excepto se este fornecer / permitir o roubo das credenciais de acesso da sua ÁREA DE CLIENTE).
Finalmente alguém que explica corretamente como aceder à pagina do Router 4.0 que, diga-se de passagem é totalmente diferente dos Routers anteriores da NOS e de qualquer outro router existente no mercado.
Como não era muito evidente, tinha as minhas dúvidas relativamente ao seu acesso.
Agora já compreendi tudo, pelo que só me resta agradecer ao Marco Lopes.
Obrigado


No fundo veio simplificar a acesso via BROWSER dentro da mesma rede, o uso de endereços IP, credenciais esquisitas (muitos clientes nem sabiam que o LOGIN por defeito está inscrito no LABEL do router) etc etc etc... Não é uma má forma de gerir o equipamento. Falta informação? Falta... mas a que lá está é suficiente para 99% dos utilizadores! A configuração é mais lenta, requer acesso À INTERNET, mas também pode ser efectuada de qualquer local! A página de configuração responde de acordo com o LOGIN que estiver efectuado (as tais credenciais do CLIENTE na sua ÁREA de CLIENTE). Como tal, qualquer um pode fazer a gestão remota do ROUTER bastando para isso saber as credenciais da ÁREA de CLIENTE do amigo / familiar, etc...

NOTA: O router WIFI (3.0 com o mesmo design do ROUTER 4) também permite a gestão pelo portal A MINHA NET, mas o interface é muito mais básico, porque as funcionalidades também são (não tem WIFI 5ghz, não tem ECO wifi, rede de convidados, etc etc)
Nada é perfeito. Aceita-se o método de acesso...
Pior mesmo é nao poder usar a porta USB para ligar um disco. Ou se calhar nao... é que esses tais clientes que nunca souberam das credenciais na label e que nunca mudaram a pass do wi-fi , ficariam muito mais expostos. É preferivel nao permitir mesmo... Quem quiser que compre um router... ou um disco de rede...
Reputação 7
Crachá +2
Nada é perfeito. Aceita-se o método de acesso...
Pior mesmo é nao poder usar a porta USB para ligar um disco. Ou se calhar nao... é que esses tais clientes que nunca souberam das credenciais na label e que nunca mudaram a pass do wi-fi , ficariam muito mais expostos. É preferivel nao permitir mesmo... Quem quiser que compre um router... ou um disco de rede...


A porta USB é totalmente inútil desde o router 3! Dá para ligar uma ventoinha? Dá... Há quem tenha tido sucesso a ligar uma Impressora! Um disco? É para esquecer! A velocidade é tremendamente baixa, e perde-se a copiar ficheiros, o que fará se fosse usado para partilhar dados na rede!

Mas também os clientes não deveriam esperar esse tipo de funcionalidades de um ROUTER de um operador! Seria ficar dependente de um canivete suíço... que promete mundos e fundos, e na prática deveria ser BOM a fazer o que deve fazer: fornecer um serviço de INTERNET de forma rápida de FIÁVEL, e o router 4 não faz isso sequer...

Para além de tudo isto, a NOS simplesmente ABANDONOU a partilha de rede para os utilizadores da plataforma FONERA (de quem a NOS é parceiro), que a NOS rebaptizou de NOS WIFI... a partilha dos HOTSPOTS (https://fon.com/maps/) criados pelos próprios ROUTERS (a famosa ligação NOS_WIFI_FON) não está a ser implementada nos "novos" equipamentos. As promessas estão aí, desde o lançamento destes equipamentos, e no entanto, os anos passam e a implementação não acontece. Acaba por ser mau para todos, pois em qualquer parte do mundo um cliente NOS pode aceder à rede FONERA de forma gratuita, mas até quando?
Navegar a 3 Mbps? Isso ainda é pior que partilhar dados na rede com a porta USB do 4!

Sempre usei disco externo na USB enquanto tive o 3 e ainda uso com o smart e sempre chegou para as necessidades, ate para partilhar multimédia em varios dispositivos na rede.

Concordo com a parte do "...esperar esse tipo de funcionalidades de um ROUTER...". Por mim era só o modem. O resto ficaria ao critério de cada um. Mas se me colocar na pele de um utilizador com menos conhecimentos (infelizmente a maioria) verifico facilmente o quanto mais complicado seria...

Bom dia

Sou novo cliente e tenho um router 4.0. quando tento aceder ao mesmo pela app ou pelo browser o mesmo da um erro e não consigo ter acesso. Se clico em actualizar ele fica eternamente a faze-lo sem der dar a hipótese de o gerir. Gostaria de saber se me podem ajudar.

desde já grato pelo ajuda.

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia

Sou novo cliente e tenho um router 4.0. quando tento aceder ao mesmo pela app ou pelo browser o mesmo da um erro e não consigo ter acesso. Se clico em actualizar ele fica eternamente a faze-lo sem der dar a hipótese de o gerir. Gostaria de saber se me podem ajudar.

desde já grato pelo ajuda.

Bom dia, Já fez o registo dos seus serviços na Área de Cliente ?  importa-se de confirmar na sua Área de Cliente no separador Internet Fixa/Equipamentos se é mesmo o Power Router que está lá ? Se sim, está a entrar em  https://aminhanet.nos.pt/ com os códigos com que entra na área de cliente ? Quando foi feita  a instalação dos serviços ?  Quando se trata de uma nova instalação pode demorar algum tempo até se poder ter acesso ao Router. Mesmo assim, pode enviar por mensagem privada o seu numero de cliente NOS à moderadora @Ana P. para que o possa ajudar nessa dificuldade.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Barbosameister e @Jose Rodrigues

@Barbosameister, quando acede pelo browser à página interna do Router conecta o cabo de rede ou acede apenas por wi-fi? 

 

 

Bom dia

Ontem fui contactado pelo apoio técnico e os mesmos tentaram resolver o problema. Infelizmente não foi possível, mas ficaram de passar a um apoio especializado. Pediram-me para aguardar uns dias.

Desde já agradeço a vossa disponibilidade.

Bom trabalho

Reputação 7
Crachá +6

Olá@Barbosameister

Agradecemos o seu feedback 🙂
Caso tenha mais alguma dúvida partilhe connosco. 

Obrigada 

Comentário