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Boas.

Estou a ter uma situação um pouco chata com um ZonHUB (penso que é um modelo 2).

Por trás deste ZonHUB, na rede local tenho uma FreePBX e inicialmente tinha algumas portas re-encaminhadas para ele. Mais tarde devido ao excessivo volume de tentativas de entrar no sistema acabei por desactivar o re-encaminhamento no router e verifiquei logo na altura que mesmo tendo eu re-iniciado o ZonHUB as portas continuavam abertas (até podia ver na listagem de ligações do router as ligações do exterior ao FreePBX e no FreePBX a log de tentativas).

A forma que arranjei na altura para resolver o problema foi mudar o IP interno do FreePBX, mas passado uns dias comecei a ter notificações do Fail2Ban que havia novas tentativas, numa quantidade mais reduzida, mas há-as. Parece que o router está a encaminhar portas automaticamente sem a indicação expressa.

Isto faz-me lembrar o seriço uPNP que existe ao nível das aplicações, mas eu nem tenho conhecimento que exista para o FreePBX em Raspbian (RasPBX). Além disso também não acho opções sobre uPNP no ZonHUB...

 

Alguém já passou por algo parecido?

 

Cumprimentos.

 


E qual era o problema?

 

Basicamente a incapacidade de desactivar o uPNP (desconfio eu), no entanto o problema real é que o router abre/encaminha portas para o interior da rede sem que lhe sejam dadas ordens para o fazer.

Talvez deva ler os posts iniciais desta thread para perceber melhor.

Cumprimentos.
 


Nunca se sabe qual a situação sem perguntar.

upnp não existe essa opção nos routers da NOS. abre/encaminha portas para o interior da rede sem que lhe sejam dadas ordens para o fazer. Tentou reset de fábrica ao mesmo? é algo mais técnico/informático e o apoio da NOS provavelmente não verifica vão-lhe reencaminhar para a pcmedic.

Boa tarde.

Peço desculpa pela franqueza, mas isso já fui discutido nos posts anteriores desta thread, por favor leia.

E, à semelhança do que disse anteriormente: talvez obtivesse melhor apoio técnico se telefonasse para o número da Tele-Pizza do que para a PC-Médic.

Cumprimentos.


Peço-lhe desculpa, por algum motivo pensei serem utilizadores diferentes.


Bom dia.

A mensagem privada no forum deu origem a que fosse contactado novamente pelo apoio da NOS para fazer os mesmos procedimentos que já tinham sido feitos antes e obviamente não resultaram.

Também eles gostam de insistir em que telefone para a PC-Médic, mas conforme já expressei a minha opinião, é coisa que não farei, pelo menos se tiver que ser eu a suportar o custo.

Neste momento estamos num limbo em que estamos prestes a rescindir o contrato por não resolverem este problema.

Vamos aguardar mais uns dias a ver o que fazem e se não fizerem nada válido: bye bye.

Cumprimentes.


Olá @CidiRome,

A situação foi esclarecida no contacto de dia 10 de julho, pelo nosso serviço de apoio técnico.

Existem situações de âmbito informático que é necessário verificar com a linha especializada, de apoio informático.

Obrigada


Boa tarde.

Eu não necessito de apoio técnico, aquilo que necessito é que a NOS corrija a falha de segurança que este router tem ou que o substitua por um que não tenha essa falha.

Que tenta encaminhar uma situação destas para apoio informático “para tótós” , nitidamente não percebeu o problema e muito menos a sua gravidade.

A situação não foi nada esclarecida no dia 10, apenas tive que explicar novamente a situação para nada e o problema continua por resolver e vai dar origem à rescisão do contrato.

Cumprimentos.


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