Skip to main content
Header
Kilobyte
December 18, 2019
Respondido

Zon Hub Encaminhamento de Portas sem permissão

Boas.

Estou a ter uma situação um pouco chata com um ZonHUB (penso que é um modelo 2).

Por trás deste ZonHUB, na rede local tenho uma FreePBX e inicialmente tinha algumas portas re-encaminhadas para ele. Mais tarde devido ao excessivo volume de tentativas de entrar no sistema acabei por desactivar o re-encaminhamento no router e verifiquei logo na altura que mesmo tendo eu re-iniciado o ZonHUB as portas continuavam abertas (até podia ver na listagem de ligações do router as ligações do exterior ao FreePBX e no FreePBX a log de tentativas).

A forma que arranjei na altura para resolver o problema foi mudar o IP interno do FreePBX, mas passado uns dias comecei a ter notificações do Fail2Ban que havia novas tentativas, numa quantidade mais reduzida, mas há-as. Parece que o router está a encaminhar portas automaticamente sem a indicação expressa.

Isto faz-me lembrar o seriço uPNP que existe ao nível das aplicações, mas eu nem tenho conhecimento que exista para o FreePBX em Raspbian (RasPBX). Além disso também não acho opções sobre uPNP no ZonHUB...

Alguém já passou por algo parecido?

Cumprimentos.

Melhor resposta por Ana P.

@CidiRome

Para que seja possível ajudá-lo com as configurações que nos indica, sugerimos que contacte os nossos parceiros informáticos através do 16991, PC Médic. 

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada

30 Comentários

Ana P.
    Moderador
    December 18, 2019

Bem - vindo ao Fórum NOS @CidiRome

Vamos ajudá-lo! Para isso, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor.

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    December 18, 2019

Boa tarde.

Neste momento não tenho acesso ao router em causa (não é o meu) e penso que neste forum público o troubleshooting da situação deve ser feito por aqui à vista de todos para outros utilizadores poderem também apredender com este caso.

Nesse sentido agradecia que fizesse as tentativas de troubleshooting aqui.

Cumprimentos.

Ana P.
    Moderador
    December 18, 2019

@CidiRome

Para que nos seja possível verificar o estado do Router precisamos mesmo dos dados em questão. No entanto, isso não significa que a solução da sua dificuldade não seja partilhada :slight_smile:. Apenas queremos garantir o bom funcionamento do Router assim como todas as atualizações necessárias. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    December 18, 2019

Conforme disse não tenho acesso a esses dados neste momento, e no momento em que tiver acesso aos dados e ao router tenho alguma dúvidas que seja tão rápida a reponder como está a ser agora que não tem informação palpável para me dar.

Neste momento o meu objectivo é reunir informações e dicas para resolver o problema e não que tentem resolver o problema por mim. Felizmente o ZonHUB tradicional ainda permite fazer configurações decentes ao contrário do mais recente (versão 5 se não estou em erro) que tem aquele interface que necessita de internet e não vale nada.

Cumprimentos.

Ana P.
    Ana P.ModeradorResposta
    Moderador
    December 18, 2019

@CidiRome

Para que seja possível ajudá-lo com as configurações que nos indica, sugerimos que contacte os nossos parceiros informáticos através do 16991, PC Médic. 

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada

Kilobyte
    December 18, 2019

A PC Médic percebe menos do assunto que eu.

Por várias vezes fui obrigado a contactá-los para chegar à conclusão que não percebem nada e terem que escalar os assuntos para técnicos a sério dentro da NOS.

Cumprimentos.

Kilobyte
    December 20, 2019

Boas

Pessoal, nenhuma ideia de ninguém?
    Sra. Ana P., por favor abstenha-se responder se não tiver nada construtivo para dizer.

Acho que me vou virar para outros foruns fora da NOS que este é muito pobrezinho.

Cumprimentos.

Intechgeek
    Kilobyte
    December 20, 2019

@CidiRome, qual a ajuda que necessita?

Quando executa um netstat na sua linha de comandos DOS, qual o estado das ligações que estão a tentar ligar-se IP’s internos e respetiva porta?

Ex:

Proto  Local Address          Foreign Address        State
     TCP    10.232.24.116:58135    wsddfbf001:5061     ESTABLISHED

TCP    10.232.24.116:58167    vsps001:http        CLOSE_WAIT

Neste caso a porta é a :58135 e o state diz o estado da ligação. Tem ligações estabelecidas na porta que está supostamente fechada?

Knowledge does not occupy place
    Kilobyte
    December 20, 2019

Boa noite @Intechgeek

Obrigado pelo seu input.

Estamos a falar de ligações de fora para dentro aquilo a que parece estar a referir-se parecem ser ligações de dentro para fora.

Onde dentro=rede local e fora=internet

Apesar de haver netstat no linux, no ambiente que estamos a falar nem há computador com Windows (DOS).

Cumprimentos.

Kilobyte
    December 23, 2019

Deixo uma lista das ligações que vi que havia hoje.
    Esta lista foi tirada do ZonHUB para o Excel depois filtrei pelas ligações ao IP interno em causa e removi alguma legítimas. Alterei o IP interno e externo por razões de confidencialidade.

Os IPs que estão à vista não me importa que se vejam são IPs que estão a fazer bruteforce.

O.MEU.IP.LOC = IP do RasPBX
    O.MEU.IP.EXT = IP público do acesso internet

Cumprimentos.