Skip to main content
Header
Megabyte
October 2, 2019

Wifi lenta

Boa tarde,
Mais uma vez me venho queixar que a minha internet por wifi é hiper lenta. já liguei o 16990 uma infinidade de vezes e tudo continua igual.
Da primeira vez mandaram um técnico que não fez rigorosamente nada para resolver o problema, só mudou a ligação do cabo coaxial de um repartidor para outro... perguntei-lhe porque fez isso, ele respondeu que terá melhor sinal de tv... mas o problema era da net e não da TV...
Voltei a ligar o 16990 e por telefone fizeram um procedimento qualquer e disseram que a partir de agora iria ficar melhor, está tudo igual...
Liguei novamente voltaram a fazer uns procedimentos quais queres por telepatia, e claro está tudo igual ou até pior...
um técnico que esteve em minha casa há cerca de 2 anos para resolver outro problema subiu ao poste de onde vem o sinal para minha casa e na altura ele já disse que a linha estava sobrecarregada, os postes têm dezenas e dezenas de saídas de fios, claro que assim não há sinal para todos os clientes mas ninguém resolve, só quando os clientes mudarem todos de operador é que se vão preocupar.
Tenho fibra da Vodafone a passar mesmo em frente á minha casa, vai ser essa a solução.

65 Comentários

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    October 17, 2019

@Carlos Silva Ferreira Sim o seu sinal WiFi é muito bom 80% é melhor que o meu e não tenho problemas com o WiFi. Funciona na casa toda.

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    October 17, 2019

@Carlos Silva Ferreira Sim o seu sinal WiFi é muito bom 80% é melhor que o meu e não tenho problemas com o WiFi. Funciona na casa toda.

Convém Reiniciar o Router com frequência, já que ao Reiniciar o Router procura automaticamente o melhor canal.

marcolopes
    Super User
    Super User
    October 17, 2019

Convém Reiniciar o Router com frequência, já que ao Reiniciar o Router procura automaticamente o melhor canal.

Essa é boa… seria bonito ter de reiniciar o Router para optimizar o WIFI… O router faz (e tem de fazer) isso automaticamente. Mau era...

Megabyte
    October 17, 2019

Então não entendo o que se passa, não tenciono chatear a NÓS, só quero usufruir daquilo que está contratado e pago. Antes de obter este valor (80%) cliquei na célula de otimizar, não sei se teve influencia.

Bem, hoje á noite vai ser para fazer testes, amanhã já digo alguma coisa.

Obrigado.

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    October 17, 2019

@Carlos Silva Ferreira Se o problema persistir, envie o seu numero de cliente a um moderador do Fórum por mensagem privada  para que possam verificar  o que se passa com o seu WiFi.

marcolopes
    Super User
    Super User
    October 17, 2019

Em resumo: Velocidades WIFI na rede 2.4 na ordem dos 30Mbits é normal (no seu caso, terá 30DOWN e 10 UP, porque a NOS não lhe dá mais do que 10Mbits UPLOAD - como a mim!)

Já na rede WIFI 5Ghz (que o seu router NÃO suporta, apenas os routers 4 e 5) poderá ter a velocidade máxima contratada de 100Mbits DOWN (e claro… os míseros 10UP não vão mudar!)

COBERTURA? Isso é outra história… a REDE 2.4 é melhor a atravessar paredes… não deverá ter problemas em ter rede em toda a casa… mas… com a distância / obstáculos irá perder VELOCIDADE!!!! É normal que os 30 desçam para 15… ou 10! Agora imagine se meter um REPETIDOR na REDE! O repetidor por sí já desce as velocidades para metade (devido à latência de ter de receber → emitir em ambos os sentidos).

Não pode esperar milagres com um equipamento que é ROUTER e também tem WIFI por “simpatia”...

marcolopes
    Super User
    Super User
    October 17, 2019

Estive agora a fazer mais uns testes com o ROUTER 4 e o meu telefone NOKIA 5

Na rede 2.4, ainda consigo chegar ao outro lado da casa. 10 metros de distância e duas paredes e as velocidades caem para 10/2 :D

Na rede 5, não tenho rede sequer na mesma localização que tenho com a 2.4 (mas isso eu já sabia! basta afastar-me 10 metros e já era!)

Também depende do aparelho que se liga… se tem boas antenas ou não! A minha TV liga-se com mais sinal do que meu telefone...

Quer um conselho? Compre um bom PONTO DE ACESSO com boas antenas, ligue ao ROUTER, e crie uma rede WIFI como deve ser…

Guimas
    Super User
    Super User
    October 17, 2019

José rodrigues parece que o senhor está a confundir. As imagens que meteu é a conexão dos equipamentos ao router e vão variar dependendo da distância.  Normalmente junto do router deverá verificar que fica com 80 ou 100%. O que o senhor carlos meteu é a conexão naquela banda e não vai variar dependendo da distancia. Agora se os repetidores são da NOS é ligar para o apoio para se fazer o reset. Se não são da NOS tem que ser o senhor a fazer o reset para fazer a ligação ao router NOS.  O wifi só é garantido na mesma divisão. se está a receber por cabo 120 então está ok a NET. O sinal não vai ser aumentado.

marcolopes
    Super User
    Super User
    October 17, 2019

José rodrigues parece que o senhor está a confundir. As imagens que meteu é a conexão dos equipamentos ao router e vão variar dependendo da distância.  Normalmente junto do router deverá verificar que fica com 80 ou 100%. O que o senhor carlos meteu é a conexão naquela banda e não vai variar dependendo da distancia. Agora se os repetidores são da NOS é ligar para o apoio para se fazer o reset. Se não são da NOS tem que ser o senhor a fazer o reset para fazer a ligação ao router NOS.  O wifi só é garantido na mesma divisão. se está a receber por cabo 120 então está ok a NET. O sinal não vai ser aumentado.

Na verdade o WIFI não é garantido por nada nem ninguém! A NOS, que eu saiba, não garante nada,  nem mesmo as velocidades de NET por CABO, nem as velocidades da própria conexão!

Assim sendo, o WIFI é um extra que os equipamentos (ROUTERS) fornecem actualmente, devido à concorrência que existe entre operadores. Uns melhores que outros.

Quando o Router 4 foi lançado, a NOS fez uma publicidade onde dizia “10 VEZES MAIS VELOCIDADE!”. É muito bonito dizer isto no PAPEL… mas na prática, 10 vezes mais velocidade em relação à rede WIFI 2.4, e junto ao ROUTER! A uns 10 metros é tão lenta ou PIOR que a rede 2.4!

WIFI é mesmo assim… um BOM ponto de acesso WIFI requer um pouco mais de investimento do que um “router” fornecido pelos operadores.

Megabyte
    October 18, 2019

Na verdade o WIFI não é garantido por nada nem ninguém! A NOS, que eu saiba, não garante nada,  nem mesmo as velocidades de NET por CABO, nem as velocidades da própria conexão!

Assim sendo, o WIFI é um extra que os equipamentos (ROUTERS) fornecem actualmente, devido à concorrência que existe entre operadores. Uns melhores que outros.

Quando o Router 4 foi lançado, a NOS fez uma publicidade onde dizia “10 VEZES MAIS VELOCIDADE!”. É muito bonito dizer isto no PAPEL… mas na prática, 10 vezes mais velocidade em relação à rede WIFI 2.4, e junto ao ROUTER! A uns 10 metros é tão lenta ou PIOR que a rede 2.4!

WIFI é mesmo assim… um BOM ponto de acesso WIFI requer um pouco mais de investimento do que um “router” fornecido pelos operadores.

Boa tarde,

Pode por favor dar mais pormenores sobre o “bom ponto de acesso”? existe alguma solução no mercado?